terça-feira, 12 de maio de 2009

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da rosa


A capital mato-grossense possui um riquíssimo patrimônio histórico-cultural. Com quase 300 anos, Cuiabá guarda prédios históricos importantes, como igrejas centenárias e prédios antigos, sedes de órgãos governamentais, sem falar nas residências dos antigos nobres e dos homens poderosos desde o século XVIII.




Não faltam lugares para os turistas visitarem são 58 atrativos no roteiro. O pantanal é uma das maiores planícies inundáveis do mundo e obriga uma grande concentração de vida silvestre. Situado no coração da América do Sul, tem cerca de 160 mil quilômetros quadrados, dos quais quase 90% pertencem ao Brasil. Lá existem cerca de 3.500 espécies de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce. No pantanal é possível avistar com segurança a onça-pintada, o maior felino da América do Sul e símbolo da fauna brasileira, safári de barcos com guias experientes.
A chapada, nas bordas do planalto central e no centro da América do Sul, é um dos mais belos cenários do cerrado, formando um visual único com seus paredões gigantes. Portanto, conhecer a Chapada dos Guimarães é uma opção para os turistas exigentes. Deixo ainda como sugestão as dependências do Hotel Fazenda Mato Grosso. E-mail: hfmt@terra.com.br.
A Rádio Difusora AM 910, através deste colunista participou do XXVI Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET), com mais 200 profissionais de imprensa especializada em turismo, além de autoridades do setor que discutiram questões relacionadas ao turismo, que movimenta diversos setores da economia mundial.
O presidente da ABRAJET-MT, jornalista José Humberto Montes Falcão, disse que além da integração, o congresso divulgou as belezas do seu estado, para pessoas e entidades, mostrando todo o potencial turístico de Mato Grosso, que detém os ecos-sistema: pantanal, cerrado e amazônia. O presidente da ABRAJET Nacional Cláudio Magnavita aproveitou os jornalistas para comunicar o local do próximo encontro, em junho de 2010, que será no Club Med no Rio de Janeiro.
PIT STOP
- A presidente da SULCATUR Diselda Benedet reuniu em sua sede, no Centro Empresarial de Criciúma, seus membros para traçar os planos de ação da entidade, junto aos órgãos públicos da região Sul, de Laguna a São João do Sul.
- Continuam descontes os veranistas e moradores da Praia do Rincão, pelo desprezo com aquele balneário. Com a palavra a Câmara dos Vereadores. Será que até o verão os serviços de limpeza estão concluídos? - No turismo desportivo o nosso Criciúma, na Série C é a esperança dos torcedores do Tigre. As arquibancadas do Heriberto Hülse, voltarão com sua lotação normal, quando? Airson Soares da Rosa é consultor de turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário