quinta-feira, 14 de maio de 2009

INFORMATIVO ABIH-SC

Reunião de Diretoria

A Diretoria da ABIH-SC esteve reunida nesta terça-feira (12) em Florianópolis, para tratar de diversos assuntos entre os quais a organização do Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a Exposição de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel), Seminário de Turismo e Hotelaria e o Ciclo de Oficinas de Atualização. Esses eventos acontecerão de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort, na Capital, dentro da programação do ECATUR 2009. Também foram definidas as homenagens a serem prestadas pela ABIH-SC no encontro, o andamento da comercialização dos estandes da Exprotel e inscrições de trabalhos acadêmicos para o Seminário de Turismo e Hotelaria.

Crise e oportunidades para Pousadas e Pequenos Hotéis


A ABIH-SC realizou quarta-feira (13) em sua sede em Florianópolis, uma "Trocas de Idéias" para pousadas e pequenos hotéis sobre "Oportunidades de Negócios para seu empreendimento frente à crise econômica". Os próximos encontros acontecerão dia 18/05, às 14h, na Pousada do Estaleiro em Balneário Camboriú e, no mesmo dia, às 19h, na Pousada D. Capudi, em Bombinhas. Segundo o coordenador do evento, Talmir Duarte da Silva, o objetivo é criar espaço para debater o atual momento da economia e identificar oportunidades para a geração de novas idéias e troca experiências. A ABIH-SC solicita aos Associados que convidem outros hoteleiros e pousadeiros para estes encontros. Confirmação de presença c/Rita ou Juliana: (48) 3222-8492 ou e-mail: recepcao@abih-sc.com.br.

ABIH-SC no Salão de Turismo do Paraná

Foi um sucesso a participação da ABIH-SC no Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. Com estande próprio a entidade distribuiu material promocional de 76 associados que enviaram à ABIH-SC. Também foi feito o lançamento do ECATUR para agentes de viagens, operadores e imprensa. O sorteio de diárias espontaneamente oferecidas pelos hotéis, entre agentes e operadores, também movimentou o estande. "A participação do associado é fundamental para o fortalecimento da entidade", ressalta o presidente João Eduardo Amaral Moritz. Segundo a executiva Helena Boal foram distribuídos 200 kits completos, 240 Guias de Hotéis de SC com a relação completa de Associados, além de panfletagem com mais de 1.000 folhetos do ECATUR e recebimento de mais de 170 cartões de visita. "A receptividade foi excelente" afirma Helena. Veja mais detalhes no site: http://www.abih-sc.com.br/.

Reunião ECATUR 2009

Dando continuidade a organização do Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009), representantes do trade participaram de mais uma reunião na terça-feira (12), em Florianópolis. Em pauta, a avaliação do lançamento em Florianópolis, no último dia seis e no Salão de Turismo do Paraná, apresentação do programa oficial do evento e programações paralelas. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, falou sobre o andamento da liberação de recursos e o envio de convites às autoridades para abertura e participação no evento. Cada entidade falou de sua programação para o evento que acontecerá de 25 a 27 de junho no Costão do Santinho. Estiveram presentes representantes da ABAV, FHORESC, ABEOC, ABIH-SC e Projecta Eventos.

WTTC começou nesta quinta-feira (14)


Acontece de quinta-feira (14) a domingo (17), no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, a 9ª Conferência Global de Viagem e Turismo (WTTC). "A escolha de Santa Catarina para sediar este evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, demonstra o grande potencial do Estado e do País para o turismo", afirma o governador Luiz Henrique da Silveira. Já o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel diz que o evento será um grande momento para SC no contexto mundial. "Aproveitaremos sua realização para fortalecer também a política estadual de desenvolvimento do setor, criando o Fórum Estadual de Secretários de Turismo", afirma Knaesel, reforçando a importância de discutir com os municípios que integram as nove regiões turísticas, ações e investimentos para a área.

Festival de Integração Multicultural Catarinense


Festival de Integração Multicultural Catarinense

Começou nesta quarta-feira (13) e vai até dia 17 (domingo), no CentroSul, em Florianópolis, o Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC) com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através do Funturismo (Funturismo). O evento integra a programação paralela à realização do 9º Fórum Mundial de Turismo do World (WTTC), momento em que SC receberá público internacional do maior evento do setor turístico mundial. Com ingresso gratuito, o evento é uma mostra da diversidade cultural e de atrativos do Estado, com a apresentação de suas nove regiões turísticas.

Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo

Acontece sexta-feira (15), a primeira reunião do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, dentro da programação do FIMC. A abertura às 16h30min, no Centrosul, deverá reunir secretários e dirigentes de turismo das nove regiões turísticas do Estado. "A participação dos dirigentes municipais é importante para alinharmos nossa atuação no que diz respeito à captação de recursos e integração às políticas estaduais e nacionais de turismo", afirma o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. A palestra de abertura será feita pelo presidente do Conselho Mundial de Turismo, Jean Claude Baumgarten sobre tendências mundiais do setor. No sábado (16), Guilberto Savedra, diretor geral da Secretaria, apresentará aos participantes a minuta do Estatuto da nova entidade para apreciação.

Hotéis associados poderão operar com moeda estrangeira
O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, participa na sexta-feira (15), em Campo Grande, MS, da Assembléia Geral da ABIH Nacional. Entre os temas em pauta está a alteração estatutária da associação e apresentação do Grupo Fitta que firmou parceria com a ABIH para viabilizar operações cambiais nos hotéis. O grupo é pioneiro em franchising de agências de câmbio no Brasil, através do qual os empreendimentos associados poderão habilitar-se para receber mais de dez tipos de moeda estrangeira. A troca será realizada com o grupo, cujas operações estão de acordo com as normas do Banco Central.

ABIH-SC e Oktoberfest na BNT Mercosul


Os organizadores da 26ª Oktoberfest de Blumenau farão o lançamento da festa na 15ª BNT Mercosul, aproveitando a expressiva presença de operadores e agentes de viagens do Mercosul, público alvo do lançamento da maior festa germânica das Américas. A apresentação acontecerá dia 22 do corrente, na abertura da BNT, no centro de eventos do Recanto das Águas Resort e SPA. Na ocasião serão entregues as Credenciais de Ouro às pessoas que marcam presença na BNT, desde seu início e que dará direito permanente à entrada em todas as suas edições. Também a ABIH-SC estará presente este ano no evento, com estande próprio para a divulgação institucional da entidade.

Praia do Rosa no congresso das baías mais belas do mundo


Única baía brasileira a integrar o Club des Plus Belles Baies du Monde, a Praia do Rosa, Imbituba, SC, estará presente no 5º Congresso Mundial desta ONG, na Baía de Setúbal, em Portugal, no 5º Congresso Mundial do Clube, de 15 a 17 do corrente, com o tema "Oceanos que nos unem", buscando reforçar a defesa e valorização dos oceanos como patrimônio da humanidade. Representarão a Praia do Rosa o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, Enrique Litman, presidente da Pousadas do Rosa Associadas (PROA), do Instituto Baleia Franca (IBF) e representante do Clube no Brasil; Eduardo Peixoto, vice-presidente do IBF, Jeziel Pamato de Souza, administrador do Porto de Imbituba, Leda Gonçalves de Souza, secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Francesca Berlingieri, fundadora do IBF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário