segunda-feira, 4 de maio de 2009

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel

FESTA DO PATO

A Festa do Pato é uma das muitas festas típicas realizadas nas comunidades rurais de Joinville, importante exemplo de preservação dos costumes dos imigrantes germânicos, cuja simplicidade e tradições são delegadas de pais para filhos. Quem nunca viu uma corrida de patos numa arena especialmente preparada não pode perder a 8ª Festa do Pato e dar boas gargalhadas. É neste fim de semana -8, 9 e 10 de maio, na Sociedade Esportiva e Recreativa União Mildau, na Estrada Mildau, n° 1330, distrito de Pirabeiraba, Joinville. O ponto alto é a comida caseira servida com fartura no almoço e no jantar, em que não falta a carne de pato (dizem que é mais tenra e mais carnuda que a do marreco), com acompanhamentos típicos das regiões rurais, preparados com o delicioso tempero das vovós germânicas. Pode-se comprar pães e cucas para levar. Coroação da Boneca Frida e Kinder Fritz, shows de humorismo e de música para dançar, danças folclóricas são as atrações que preenchem os três dias de festa. Pela BR-101, o acesso se faz pela estrada Dona Francisca.
FESTA DO ARROZ

Outra festa rural, nos dias 15 a 17 de maio é a 13ª Festa do Arroz, na comunidade rural de Vila Nova, Joinville. Eleição da rainha da festa, Campeonato de Futebol de Lama Arrozeira, apresentações folclóricas, shows musicais e comida típica, com destaque para pratos feitos com arroz são as atrações. Para interessados haverá também o 14° Seminário do Arroz. O evento acontece no galpão da Igreja Católica Cristo Rei, na Rodovia SC 413 (Rodovia do Arroz), bairro Vila Nova. Mais informações na Promotur, fone 47 3453-2596.
ALMOÇO DAS MÃES

Neste domingo, a partir das 11h, o Recanto das Águas Resort e Spa servirá um almoço especial dedicado ao Dia das Mães. O buffet será servido no Restaurante Mata Atlântica para hóspedes e público em geral. Reservas, fone (47) 3261-0300.
BNT MERCOSUL

Já está confirmada a vinda de mais de 40 “famtours” para a 15ª BNT Mercosul, Bolsa de Negócios Turísticos, que acontece nos dias 22 e 23 de maio em Balneário Camboriú e Penha, em Beto Carrero World. São grupos organizados de agentes de viagens, em virtude da parceria feita entre a organização, operadoras nacionais e internacionais e trade turístico de Balneário Camboriú. Para a imprensa uma longa e interessante programação preencherá os dias 20 a 24 de maio, organizada pela competente assessora de imprensa Larissa Andrade.
ECATUR 2009

No dia 6 de maio foi lançado em Florianópolis o ECATUR 2009 - Encontro Catarinense de Turismo e no dia 8, em Curitiba, durante o Salão Paranaense de Turismo. O ECATUR 2009 será realizado de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort. Em paralelo haverá a 21ª EXPROTEL - Feira de Produtos para a Hotelaria. Informações, executiva@abih-sc.com.br ou fone 48 3222-8492.
18ª BNTM

A BNTM, realizada no dia 24 de abril em Fortaleza registrou a presença de 254 estandes, com aproximadamente 650 representantes de empresas. Apesar das adversidades do atual cenário econômico internacional houve crescimento de 15,2% no número de buyers. Pernambuco será o estado a sediar a 19ª BNTM e segundo o secretário de Turismo, Silvio Costa Filho vai surpreender.
BRASIL SABOR

Foi lançada no último dia 29 de abril, em Florianópolis a 6ª edição do Festival Brasil Sabor. Consiste na preparação de pratos exclusivos, preparados por chef’s dos restaurantes inscritos, em diversas cidades do País. É uma promoção da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes –Abrasel, em parceria com o Sebrae Nacional, Sebrae/SC e Ministério do Turismo e se estende até 31 de maio.
CONVÊNIO

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Florianópolis e a Caixa Econômica Federal assinaram convênio, no valor de R$ 200 milhões, para viabilizar linhas de crédito a empresas do ramo, com reduzidas taxas de juros e outros benefícios. Informações, 48 3224-8233.
COMTUR JOINVILLE

No dia 22 de abril, com a presença do prefeito Carlito Merss tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Joinville, tendo na presidência Ely Diniz da Silva Filho e na vice-presidência, Yoná Dalonso. A missão do COMTUR é fortalecer o turismo de Joinville como atividade sustentável, viabilizando o crescimento econômico do município.
USO DA COSTA

Santa Catarina criou o Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro – Gerco, uma iniciativa do Governo do Estado, que prevê um conjunto de atividades e procedimentos que visam o uso sustentável dos espaços litorâneos, com ordenação da ocupação do solo e dos recursos naturais do litoral. Demarcado por praias, restingas, manguezais, costões rochosos, dunas, baías e lagoas costeiras, o Litoral, que engloba 36 municípios catarinenses acolhe em seus ecossistemas as atividades pesqueira, turística, agrícola, industrial, portuária, aquicultura, reflorestamento e urbanização. Porém, com rigorosas normas de preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário