sexta-feira, 26 de junho de 2009

ECATUR 2009

Santa Catarina investe na qualificação do trade turístico para conquistar os mercados nacional e exterior ECATUR 2009 começou com declarações que reforçam o plano do governo do estado em ações que projetem SC


O governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira participou nesta última quinta-feira 25/06, no Costão do Santinho Resort e SPA, na Praia do Santinho, Florianópolis (SC), da solenidade de abertura do 4º Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009). “Desejamos que este encontro resulte em idéias, proposições e soluções para tornar Santa Catarina compatível e competitiva com o mundo que está aí. O Século XXI é o século da organização do lazer e o nosso Estado está disposto a investir na busca da excelência do turismo”, declarou Luiz Henrique.


A conscientização que todo o setor de turismo precisa investir na qualidade para conquistar os mercados nacional e internacional foi unânime entre as autoridades que se pronunciaram. O governador do Estado alertou que com a intensividade da automação e com a expectativa de vida aumentando, este era um processo irreversível.


O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, afirmou que até novembro o governo estadual vai receber o plano de marketing voltado para o cenário nacional e em especial internacional.


O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz afirmou perante um público de centenas de pessoas que “investir na qualificação de todo complexo turístico do estado de Santa Catarina urge união e diálogo, visando a revisão dos planos de desenvolvimento na área, com o objetivo de acompanhar as constantes mudanças nos cenários nacional e internacional, sejam elas econômicas ou naturais, como as catástrofes climáticas”. Representando todo o trade turístico catarinense Moritz recepcionou as autoridades políticas e empresariais na abertura do 4º Encontro Catarinense de Turismo (Ecatur 2009).


Na ocasião, o presidente da ABIH-SC destacou as realizações já feitas em prol do desenvolvimento turismo do Estado, tendo como resultado o aumento da oferta de trabalho, renda e visitantes. Moritz também lamentou o fato de Florianópolis não ter sido escolhida pela FIFA como uma das subsedes da Copa de 2014. “Todos perderam, mas por que? Por que não fomos escolhidos? Cabe destacar algumas questões cruciais, entre as quais destacam-se a falta de investimentos na malha viária e aérea”, acrescentando que “não desenvolvemos ainda todos os equipamentos turísticos potenciais”. Também questionou o fato do Governo Federal não conceder incentivos fiscais para o turismo, a exemplo do que concedeu à indústria automobilística.


Autoridades políticas e empresariais também participaram da solenidade, entre as quais a senadora Ideli Salvatti, representando o ministro de Turismo Luiz Barretto; deputado federal Edinho Bez, representando o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer; Dário Elias Berger, prefeito de Florianópolis; Fernando Marcondes de Mattos, presidente do Conselho Estadual de Turismo; Valdir Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur).


Magia


Para abrir a solenidade no espaço Ilha do Cascaes uma apresentação circense encantou a todos. A intenção do trade foi projetar aos participantes a idéia que, como no turismo, os trapezistas não conseguem trabalhar sozinhos. Um depende do outro, bem como as entidades turísticas, que devem se unir na busca da excelência do turismo no Estado.


Após a abertura os convidados vislumbraram um show de fogos para brindar o sucesso e o recorde de inscritos e expositores em relação às edições anteriores do Encontro Catarinense de Turismo – ECATUR. Em seguida todos se dirigiram ao espaço Tuguá, para a abertura de duas feiras de negócios: a Fecatur – Feira Catarinense de Turismo – e a EXPROTEL – Exposição de Produtos para Hotéis, seguida de coquetel.


A partir desta sexta-feira (26/06) no período da manhã começam as programações de palestras, oficinas e seminários que visam à qualificação do setor. Às 14h30 ocorre o debate do trade sobre: “Demandas para um Turismo de Qualidade”, com a participação dos presidentes das entidades organizadoras. O encontro será mediado pelo jornalista Moacir Pereira. Cada representante vai levar para o encontro os problemas setor, colocando em pauta a infraestrutura, atendimento, serviços, recepção aos turistas e comércio. Também será discutido o papel de cada organização como entidade de turismo. A programação segue até sábado (27/06). Confira no site http://www.ecatur.tur.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário