terça-feira, 14 de julho de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista

VEJA A GALERIA DE IMAGENS


As baleias Jubarte chegam em Morro de São Paulo. O chamado “whale watching”, ou observação de baleias, no Sul da Bahia, tem a preocupação de pescadores e marinheiros da região de Morro de São Paulo e vários grupos de baleias Jubarte nadavam por lá calmamente, na última semana.
Os enormes mamíferos não eram vistos na Bahia desde outubro do ano passado, quando iniciaram a migração para o continente antártico. Embora a aproximação das baleias da costa pareça uma coisa inusitada é um comportamento absolutamente normal, mas observado apenas por poucas pessoas> Agora, turistas internacionais clientes da Agência Rota Tropical Turismo já estão solicitando reservas. As baleias da espécie Jubarte (megaptera novaeangliae) migram anualmente para as águas quentes do litoral baiano para procriar. As fêmeas que estiveram no Estado no ano passado - quando engravidaram, agora estão voltando para ter seus filhotes. As águas calmas e quentes da região são o melhor ambiente para os recém-nascidos, que serão amamentados por alguns meses antes de iniciar a migração para o Sul. Durante o verão, as baleias se alimentam de pequenos camarões - o krill - encontrado em abundância nas águas gélidas da Antártida. Protegidas por lei desde a década de 60, essas baleias podem ser observadas no seu ambiente natural desde que tomando uma série de cuidados.
Como no Sul de Santa Catarina acontece com a Baleia Franca, a observação de baleias é um tipo de turismo que vem crescendo a cada ano em Morro de São Paulo. “Podemos dizer que essas baleias são baianas, pois nasceram aqui”, diz Rafael Ramires (foto), diretor da Rota Tropical Turismo, principal operadora desse tipo de passeio no Sul da Bahia. Para não molestar as baleias, e mesmo garantir a segurança dos turistas, é necessário seguir uma normativa do Ibama que determina de que forma e a que distância é possível se aproximar. Rafael comenta que “no ano passado vimos grupos de mães e filhos várias vezes e nesses momentos precisamos ter muito cuidado, pois os filhotes são curiosos e se aproximam da lancha”.
As baleias Jubarte devem permanecer no litoral baiano até outubro e as reservas já estão abertas via internet, no site www.morrodesãopaulobrasil.com.br para embarcar num passeio de observação em mar aberto, que já começam em agosto próximo. A equipe da Agência Rota Tropical pode ser contactada no telefone (075) 3652-1284 e nos endereços eletrônicos agencia@rotatropical.tur.br; www.rotatropical.tur.br; e-reservas@rotatropical.tur.br.

Um comentário: