segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
Gastronomia baiana

O município de Prado, extremo sul da Bahia tem 84 km de praias recortadas por falésias de tons variados e abundantes rios, recebe a visita das gigantes e dóceis Baleias Jubarte e a possui a mais completa infra-estrutura turística da região da Costa das Baleias. Destaca-se também no cenário gastronômico e promove de 9 a 18 de outubro o seu 4º Festival Gastronômico. Este ano o tema é o resgate do legado dos colonizadores e primeiros habitantes, valorizando, junto com a gastronomia, a dança e música dos que povoaram a região – indígenas, africanos e portugueses, com variedade de deliciosos pratos. A iniciativa é Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais, site: www.aprhope.com.
Abav 2009

O 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, de 21 a 23 de outubro no RioCentro terá mil expositores e espera mais de 27 mil profissionais do setor. A oportunidade é única para o aperfeiçoamento profissional, ampliação da rede de relacionamentos e realização de negócios. O tema central das palestras e seminários é "Mercado de Viagens: Direcionamento Estratégico das Agências de Turismo.
26ª Oktoberfest

A 26ª Oktoberfest tem 18 pontos de venda de alimentação espalhados pelo Parque e os preços são acessíveis. Pastel 4,00, codorna 10,00, X-Alemão 8,00, batata recheada, 8,00 são alguns exemplos. As novidades são o bufê de sopas e o café colonial, ambos a 20,00. Os ingressos custam 15,00 nas sextas sábados e domingos e de segunda a quinta, 5,00. As pessoas com trajes típicos têm acesso gratuito.
Morangos

Até este domingo (11) os morangos são o ingrediente principal no tradicional Festival Delícias de Morango, no Holz Hotel, Rua 15 de Novembro, 4195, Joinville. Nesta edição a novidade é a parceria com a Perfect Chocolate, empresa joinvilense especializada em cascatas de chocolate. O bufê consta de mais de 20 receitas com morangos, e ainda o chocolate preto e branco da Perfect Chocolate, das 16h até o último cliente.
Cristo Luz

O Complexo Turístico Cristo Luz, em Balneário Camboriú comemorou no dia 4 de outubro seu 12° Aniversário. O monumento foi inaugurado na data em que é celebrado o Dia de São Francisco, que além de todas as virtudes, amava a vida e se tornou um defensor da natureza e dos animais. Uma missa festiva marcou o evento.
Programa de índio

O turismo da Bahia acrescenta aos seus atrativos e roteiros turísticos o passeio a reservas indígenas, em cinco aldeias na região de Porto Seguro. Guiados pelos pataxós, os turistas podem tomar banho no rio, fazer exercícios com arco e flecha, pintura do corpo e participação no ritual de confraternização. À noite, ao redor da fogueira, há palestra sobre tradições e lendas indígenas e repouso em rede ou esteira, na oca. As refeições são compostas de pratos indígenas. A agência Pataxó Turismo é responsável pelo programa, que atende no máximo a 12 pessoas por vez. As partidas ocorrem nas semanas de lua cheia ou lua nova, sempre às terças-feiras.
Eleição da FC&VB

No dia 21 de setembro ocorreu a eleição da diretoria da Federação de Conventions & Visitors Bureaux de SC para a nova gestão, com a reeleição do atual Presidente Ricardo Ziemath. O Vice-presidente é Cimélio Marcos Pereira, de Balneário Camboriú, Secretário, Ivan Cascaes, da Serra Catarinense e o Administrativo Financeiro, Edson Ziolkowski, da Rota da Amizade.
6º ENEMPRE

É o Encontro Nacional de Empreendedorismo que será realizado no Centroserra Convention Center, em Lages -SC, de 22 e 24 de novembro. O evento tem caráter técnico-científico, abrangência nacional e neste ano será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em parceria com a Fundação Carlos Joffre. Saiba mais no site www.congressos.egc.ufsc.br/enempre2009.
Turismo do Senado

O senador catarinense Neuto de Conto é o novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Ele pretende dar continuidade aos trabalhos do Legislativo em relação a temas como a Lei Geral do Turismo e cita Santa Catarina como exemplo de experiência bem sucedida na gestão das políticas de turismo.
ALASFS

A Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul, da qual ocupamos a cadeira de nº 36 completou no dia 29 de setembro um ano de fundação. Neste pequeno espaço de tempo já realizou incontáveis ações em favor da valorização e reconhecimento da cultura, artes e letras da cidade e região, além de diversos projetos em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário