terça-feira, 3 de novembro de 2009

TENDÊNCIAS & TURISMO por Jefferson Severino




TENDÊNCIAS & TURISMO
por Jeferson Severino
Nada de novo no fronte. Redescobriram a lógica. Falta ação, muita ação. Projetos existem, todavia não saem do papel. É bla-bla-bla demais. Estou falando do Relatório Viagem & Comercial Turismo: Impacto Econômico, elaborado pelo World Travel Tourism Council (WTTC), o Conselho Mundial de Viagens e Turimo, e a Oxford University. Segundo quem mais discursa, o governador Luiz Henrique: "O documento é uma receita para desenvolvermos infra-estrutura para o futuro do Turismo em Santa Catarina. Ao mesmo tempo, precisamos resolver alguns nós que criam barreiras para a atração de investidores internacionais. O principal deles é a insegurança jurídica, especialmente na área ambiental, onde três órgãos - municipal, estadual e federal - são responsáveis pelo licenciamento de projetos".



RELATÓRIO

O relatório aponta as tendências do setor para os próximos 10 anos. Com relação ao Produto Interno Bruto - PIB, espera-se que a participação do setor de Viagens e Turismo aumente de 12,5% (cerca de R$ 14,8 bilhões) em 2009 para 13,3% (R$ 33,8 bilhões). No setor de empregos, projeta-se um aumento de 510 mil postos de trabalho em 2009 (11,9% do total de empregos) para 696 mil (12,7% do total de empregos). Considerando o Produto Interno Bruto, Emprego, Crescimento e Exportações, se Santa Catarina fosse um país, comparado a 181 outros, segundo o documento, seria o 66º em tamanho, o 54º em contribuição para a economia, o 95º em previsão de crescimento. A Santur, conforme o documento, investimentos em torno de R$ 13,5 bilhões para os próximos anos. VIAGENS & TURISMO Ainda segundo o dito relatório, o setor de viagens e turismo do Estado, neste ano, gere R$ 14,8 bilhões em atividades econômicas, gerando 230 mil empregos e um PIB direto do setor de R$ 6,7 bilhões. Para os próximos 10 anos, o número de empregos diretos salte para 305 mil e o PIB do setor para R$ 14,8 bilhões. Já pensaram se realmente tivéssemos um super infra-estrutura voltada para o Turismo, a exemplo de portos, estradas descentes e bem sinalizadas, além de seguras? Já pensaram um aeroporto internacional de fato e não uma pista de pouso? Já pensaram a Ponte Hercílio Luz funcionando? Um trânsito menos caótico? Segurança? Saúde? E ainda fazem propaganda de um tal de metrô de superfície!!! "Olhó lhó lhó lhó... sô manezinho mais não sou nenhum bocó..."


PARAÍSO


Levei apenas 10 minutos pra levar meu filho na última sexta-feira. Sem filas, engarrafamentos e todo o caos no trânsito. Os funcionários públicos não estavam na Ilha, que teve seu dia de folga em plena sexta-feira. Será que nossos governantes não percebem que uma das principais medidas para devolverem a Ilha a seu potencial turístico e sua tranquilidade seria a transferência de todos os órgãos públicos para o Continente? Quem será o governante que terá tamanha sabedoria além de coragem? Todavia lá vem o "metrô de superfície". Quando? Em agosto, isso mesmo "a gosto de Deus"!...rzzzz



DELEGAÇÃO ITALIANA


Até o próximo dia 8 de novembro estará em visita ao Estado de Santa Catarina uma missão italiana proveniente de Ravenna, na Região Emilia Romagna. Integram a missão o vice-prefeito de Ravenna, a Secretaria de Relações Internacionais daquele Município, os responsáveis pelo Museo do Ressurgimento (Movimento de Unificação da Itália), empresários, jornalistas, agencias de viagens e um grupo de teatro do qual integra a cantora lírica Emanuela Tesch - soprano de grande reconhecimento na Itália. São 25 italianos que durante uma semana visitarão Laguna, Praia do Rosa, Pinheira, Ilha do Papagaio e Florianópolis. A vinda desta delegação é resultado de um acordo de colaboração firmado entre as cidades de Ravenna e de Laguna (gemelaggio), a partir da iniciativa do Governo do Estado através da Santur. O acordo abrange os setores turístico, cultural e comercial.
A EPOPÉIA


A cidade de Ravenna está trazendo a SC o espetáculo "A Epopéia Garibaldina", baseada na vida de Anita Garibaldi, que será apresentada no TAC em Florianópolis. O vice-prefeito de Ravenna, Geannantonio Mingozzi é a maior autoridade italiana em Garibaldi - o maior herói italiano, responsável pela unificação do país no final do século XIX. Laguna, cidade natal de Anita Garibaldi, é para ele um excelente motivo por onde iniciar as relações com Santa Catarina, um estado, segundo ele, que tem grandes afinidades com a Região Emilia Romagna na Itália, e muito motivos para ser parceiro em iniciativas de cunho cultural, turístico e econômico.


PERSONALIDADE DO TURISMO

O jornal Mercado & Eventos e a Folha do Turismo com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), escolheram através de votação as personalidades de turismo do corrente ano. Foram eleitas onze personalidades, além de três instituições. O presidente da Santur Valdir Walendowsky, foi eleito pelo segundo ano consecutivo como personalidade do turismo e receberá o prêmio no dia 26 de novembro, em solenidade a ser realizada no Golden Roon do Copacabana Palace. Segundo Walendowsky, - "este prêmio representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o ano de 2009 e outros anteriores juntamente com o trade turístico catarinense e nacional".


PLANO DE MARKETING


A Chias Marketing faz reuniões da pré-elaboração do Plano Catarina de marketing, que vai nortear as ações promocionais do Turismo catarinense até 2020. As reuniões acontecerão nas regiões do Grande Oeste, Vale do Contestado e Grande Florianópolis.O diretor de marketing da Santur Flavio Agustini, e demais técnicos da Santur e da Chias Marketing estarão presentes nas reuniões com o turismo local e o trade. A Chias Marketing é a consultoria contratada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR, para criar o Plano Catarina, Plano de Marketing Turístico para o Estado até 2020. A empresa, que já assinou 103 planos de marketing para destinos turísticos no mundo, criou a marca Brasil com o slogan "Brasil Sensacional", para a Embratur, bem como o plano de marketing turístico da Espanha, que tem como marca o famoso Sol de Miró.

JAGUARUNA x BARRA DO CAMACHO

O turismo no Sul catarinense ganhou um novo impulso com a inauguração de 18,1 quilômetros de asfalto da SC-487, trecho que liga o município de Jaguaruna a Barra do Camacho. Finalmente a pavimentação dessa estrada melhora, e a abertura do canal do Camacho, melhora, e muito aqualidade de vida dos pescadores do local. Show de bola o asfalto. Agora só falta sair do papela execução da pavimentação do trecho entre a Barra do Camacho e a Barra da Laguna.


UNIFICAÇÃO


Estabelecer protocolos de ações combinadas e conjuntas na divisa entre os dois estados. Esta é a proposta dos Comandos Gerais da Polícia Militar de Santa Catarina e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Para tanto, oficiais do Estado-Maior Geral e comandantes das unidades operacionais das duas corporações que atuam nestas regiões encontraram-se para uma Reunião de Estado-Maior. O evento aconteceu em Torres, litoral norte gaúcho, e foi conduzido pelo chefe do Estado-Maior da BMRS, coronel Hildebrando Antônio Sanfelice, e pelo chefe do Estado-Maior Geral da PMSC, coronel Celso Dorian de Oliveira. A reunião deu continuidade ao primeiro encontro, realizado há cerca de um mês em Itá, no oeste catarinense.

PARADA DOS SONHOS




Puro amadorismo. A Ilha da Magia pode ficar sem o espetáculo que há três anos reúne personagens de contos de fadas e símbolos natalinos para celebrar a vida, a paz, o amor e a fraternidade, na Avenida Beira-Mar Norte, no mês de dezembro, como manda o verdadeiro espírito do Natal. A quarta edição ainda não tem recursos assegurados. Vale lembrar que em 2008, a parada reuniu 130 mil espectadores em dois dias de apresentações, tornando-se o maior evento de Natal em quantidade de público no Brasil. Cerca de 300 artistas e cinco carros cenográficos participaram do evento. O espetáculo também representa um momento para a confraternização das famílias, o que vem sendo cada vez mais raro de acontecer em Florianópolis. Enquanto isso em Canela e Gramado, o natal já começa no próximo dia 15 de novembro, com espetáculos e público garantido todos os dias até 10 de janeiro/2010. Questão de competência mesmo.


Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau através do seu Núcleo de Gastronomia, promove em novembro a 1ª Mostra Gastronômica de Balneário Camboriú. O evento denominado “Balneário Saboroso” tem por objetivo principal a promoção e a valorização da gastronomia de Balneário Camboriú, além de aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas. Nesta iniciativa, estão reunidos 21 dos melhores restaurantes da cidade, associados ao BC Convention Bureau. Assim, no período de 31 de outubro a 30 de novembro, os restaurantes participantes, oferecem pratos com descontos especiais. Para deixar tudo ainda mais atrativo, o cliente que visitar 3 três restaurantes e pedir o prato da promoção, ganha um brinde especial, oferecido pelo patrocinador máster do evento, o azeite Andorinha.



Para identificar o restaurantes participantes da Mostra, basta acessar o hotsite http://www.visitebalneariocamboriu.com.br/ ou retirar o material promocional do evento nos hotéis e principais pontos turísticos associados ao Convention Bureau. Para facilitar ainda mais, os restaurantes também possuem uma identidade visual padrão, com banner, display de mesa, entre outras peças de divulgação.

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