terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista


O DIA DA FILOSOFIA


Dia 19 de novembro se tornou uma data alusiva à Filosofia. A Filosofia é uma expressão que se originou do grego e significa “amor à sabedoria”. Desde os primórdios, a medida que o homem começava a refletir sobre o seu cotidiano e ia deixando para trás o domínio que os deuses exerciam sobre suas vidas, a Filosofia nasceu. Desta relação ética e moral, política e estética a Filosofia foi se legitimando e se tornou a rainha mãe da sabedoria, a árvore da sabedoria contendo em si todo o conhecimento do universo. Assim, o homem foi se constituindo um ser, agente de mudanças da sua própria condição. A contemplação do universo instigava o homem nas descobertas e a evolução se tornou uma caminhada profícua, com avanços e recuos e marcas profundas na história. A Filosofia constitui-se de suas correntes de pensamento que nortearam o agir dos homens neste imenso universo.
O pensamento de Heráclito de Éfeso quando dizia que tudo corre, “Panta rei”, nada permanece igual, tudo muda, tudo se transforma em contraposição às idéias de Parmênides que defendia o pensamento metafísico, o pensamento das tradições, das raízes, conservador, tudo permanece estático. Essas duas correntes de pensamento se digladiam até os dias de hoje, uma querendo segurar as raízes e a outra na luta por permanentes mudanças. Quem é filósofo? É todo aquele que procura se cercar do conhecimento, todo aquele que tem olhar diferenciado para os fenômenos sociais, culturais, naturais. O filósofo é o investigador, o inquiridor, aquele que está sempre inquieto.
A Filosofia traz à luz a reflexão dos atos dos homens sobre a Terra, sua condição, sua trajetória, o seu pensamento, sua construção de mundo e de identidade. O filósofo é humilde diante do vasto conhecimento existente no cosmos. A Filosofia foi sendo superada pela ciência que segmentou as áreas do saber. Mas a Filosofia continuou firme nos seus propósitos e se tornou auxiliar nos questionamentos das ações de cada ciência. O homem sábio é aquele que sabe utilizar a inteligência a favor da humanidade. Sendo assim, a Filosofia está no coração de todo aquele que deseja construir um mundo melhor.
JÁDNA VALÉRIA, Presidente da Academia Criciumense de Filosofia. Cadeira número nove. Com essa homenagem ao Dia da Filosofia, a Acadêmica Jádna Valéria aproximou mais a Filosofia do Turismo Filosófico, e fica aqui nesta coluna “Dicas de Turismo” mais uma opção de buscas, de pesquisas, de conhecimentos, pois a definição ‘resumida’ de Turismo é o deslocamento de pessoas na procura de seus objetivos. A Academia Criciumense de Filosofia, fundada em 17 de setembro de 2002, é de Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 4.795/2005), Estadual (Lei Nº 14.120/2007) e reúne seus acadêmicos todas as primeiras terças feiras de cada mês, às 20 horas, nas dependências da Fundação Cultural de Criciúma (Centro), na Rua Coronel Pedro Benedet . Contatos nos telefones (48) 3433-9887 e (48) 9948-8140.
PIT STOP
* A cidade de Criciúma, localizada no Sul de Santa Catarina, seguidamente nos fins das tardes de calor, nuvens escuríssimas acompanhadas de chuva e ventos fortes (103km/h), trovoadas, granizos, vem assustando sua população. Alguns afirmam que a ex-capital do carvão está na rota dos tornados. Os estragos começam a preocupar os seus 200 mil habitantes.
* E por falar em “TEMPORAL”, nos idos dos anos 1945/1950 era comum as igrejas baterem os sinos. Diziam os fieis que o “bronze” espalhava a trovoada. A Igreja São José, hoje Catedral, não fugia à regra. Começavam a bater com o sino pequeno, quando a trovoada era pequena, quando batiam o “SINO GRANDE” era só olhar pro céu que o toró era feio (mas às vezes passava mesmo). Eu gostaria de ouvir os sinos novamente! Agora já temos Dom Jacinto, o novo Bispo, que é Colorado...
* Criciúma ganhará, em breve, sua guarda municipal, você sabia? Também terá um contingente de agentes de trânsito, bem maior que o atual.
AIRSON SOARES DA ROSA é Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur. DRT-SC.02360.JP OAB/SC -2.281(Jubilado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário