terça-feira, 29 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Parque dos Lençois Maranhenses

Com muito prazer recebemos de vários colegas jornalistas especializados em Turismo contribuições para a Coluna “Dicas de Turismo” e, claro, como o espaço é democrático, ainda mais tratando-se de um artigo escrito pelo jornalista João Zuccarato, presidente da Abrajet de Vitória (ES). Leiam esta:

“O Parque dos Lençois Maranhenses”. É um deserto de areia branca entremeado de lagoas de água doce. Se existe lugar que toda pessoa devia conhecer antes de morrer este local é o Parque dos Lençóis Maranhenses. Pode-se descrevê-lo de forma simples dizendo que é um deserto de areia branca à beira mar, com média de 30 quilômetros de largura por 90 de comprimento, entremeado por lagoas formadas pelas chuvas entre dunas que atingem 50 metros de altura.

Mas é bem mais que isso, apesar da paisagem remeter à monotonia como um tapete que alcança as nuvens. Num primeiro olhar parece uma região morta, mas a vida é intensa mostrando a adaptação de plantas e animais a um ambiente inóspito. E vale lembrar que as dunas parecem vivas, mudando de lugar devido à ação constante dos ventos.

A primeira curiosidade de todos que visitam esta parte única do Brasil é sobre como tudo aquilo foi formado. Pode-se dizer que a história começou há milhões de anos pela a erosão das águas nas planícies centrais do Estado do Maranhão, terreno no fundo do oceano. Os grãos de areia ali arrancados são levados pelos rios para o litoral. A maré vai acumulando o material nas praias e as correntes de ar, sempre no sentido Leste para Oeste, fazem o resto. Com uma beleza singular, os Lençóis Maranhenses podem ser apreciados o ano todo. Mas o melhor período vai de dezembro a Julho. Época das chuvas, com as lagoas cheias e muito convidativas parta banho e mergulho. O Parque dos Lençóis Maranhenses está sob a gestão do Instituto Chico Mendes, que promove estudos para controlar o fluxo de visitantes. O que se procura é reduzir ao mínimo impacto sobre o frágil equilíbrio natural ali existente. O plano de manejo vai limitar à quantidade de pessoas a serem admitidas por dia e à forma como elas chegarão lá.

Hoje há portas de acessos pelas cidades de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro. É importante estar sempre acompanhado por um “guia regional” que conhece os melhores caminhos e evitam as armadilhas que as dunas aprontam para os mais afoitos. Além da visita à pé, outra boa opção é descer e subir o Rio Preguiças.

PIT STOP

* Atenção proprietários de terrenos baldios localizados no Município de Balneário Rincão. Devido a falta de atenção e respeito para com os moradores e turistas, a partir de 2010 a Municipalidade tomará medidas severas de acordo com o Código de Postura. Limpeza geral, calçadas, lixeiras nos prédios e condomínios serão prioridades. VAMOS AGUARDAR E CONFERIR!

* A todos os leitores e a direção da Rádio Difusora AM910, os votos de Bom Natal e Bom ano de 2010. Sucesso!


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC. 02360 –JP- OAB-SC. 2281(Membro Jubilado)
E-Mail:
airsonsoaresrosa@gmail.com.br
Site:
www.difusora910.com.br
http://abrajet-sc.blogspot.com
www.jornaltribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário