terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VIAGEM À PATAGÔNIA

A Allestur, de Joinville programou uma viagem rodoviária imperdível a Patagônia, com saída marcada para 11 de março. O trajeto inclui algumas cidades catarinenses, várias do Rio grande do Sul e depois, uma sucessão de interessantes cidades da Argentina como Santo Tomé, Azul, Bahia Branca, Viedma. Porto Madry, Comodoro, Trelew, Punta Tombo, entre outras, até chegar ao fantástico deserto da Patagônia, onde fica Gran Bajo de San Julian, uma depressão com 130 metros abaixo do nível do mar. Inclui ainda a travessia do Estreito de Magalhães, a chegada em Ushuaia, capital da terra do Fogo, passeio no Trem do Fim do Mundo e de barco pelo Canal de Beagle, além de visitas aos mais impressionantes parques chilenos são algumas das inúmeras atrações ao longo dos 17 dias de viagem repleta de surpresas e aventuras. O pacote inclui passagem em ônibus leito turismo, 16 pernoites com café da manhã, passagem aérea de El Calafate a Buenos Aires, visitas, seguro de viagem, guia entre outras regalias. Ligue 47 3433-1503 ou e-mail / msn: luciana.cartapasso@allestur.com.br para mais informações.


ORQUIDÁRIO PURPURATA

A Laelia purpurata é a flor símbolo de Santa Catarina e de Joinville, servindo também de inspiração para o início da história do Orquidário Purpurata, localizado no centro de Joinville. Pertencente à Família Kricheldorf, o cirurgião dentista Heinz Kricheldorf, apaixonado por orquídeas iniciou sua coleção em 1968 e hoje é um dos orquidófilos mais conhecidos da região. Suas milhares de plantas fazem parte das 25 mil espécies naturais e 35 mil híbridas registradas e a emoção é sempre grande ao desabrochar de cada flor. Com a participação ativa da esposa Norma e da filha Débora, o Orquidário Purpurata alça novos vôos e além de mudas e orquídeas em flor, oferece uma linha de perfumaria e cosméticos com o delicado perfume das orquídeas. Por tudo isso é hoje um dos pontos mais visitados pelos turistas em Joinville. Fone: 47 3422-9066.

ACCOR HOSPILALITY

Presente na América Latina desde 1977, a Accor Hospitality – unidade de negócios hoteleiros do Grupo Accor – detém a maior e mais completa oferta de hospedagem da região, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Os hotéis operados pela Accor Hospitality na América Latina somam 163 unidades com 26.364 quartos, sendo 142 no Brasil e 21 nos demais países latinos. Os hotéis são responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Oferecem, ainda, estrutura completa para a realização de eventos de grande, médio e pequenos portes. O Brasil é o quarto mercado da empresa no mundo, atrás somente de França, Alemanha e Estados Unidos.


MELHOR DESTINO

Foz do Iguaçu foi eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor destino turístico do Brasil entre localidades do interior do país. A cidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, ficou em primeiro lugar na categoria “não capital” do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. Nesta categoria, além de Foz do Iguaçu foram premiadas Ouro Preto, em Minas Gerais, Porto Seguro e Maraú na Bahia, Balneário Camboriú em Santa Catarina, Gramado e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Entre as capitais, a cidade de São Paulo aparece como a mais bem estruturada do Brasil para receber turistas.


MONTANHAS CAPIXABAS
O Governo do Espírito Santo através da Secretaria de Turismo lançou pacotes turísticos do Trem das Montanhas Capixabas, a ser operado pela Serra Verde Express, a partir do início de 2010. O trecho ferroviário que integra a Malha Centro-Leste sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) gera um passeio incrível, que parte de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar chegando ao destino a uma altitude de 530 metros. O passageiro vislumbra impressionante paisagem da serra, do mar e da Mata Atlântica, com pontes, túneis e cachoeiras. A cultura também é fato marcante no trajeto. Em Viana, local de partida impera a cultura açoriana. Já Domingos Martins, eleita em 2008 como a Cidade Mais Romântica do Brasil, mostra suas raízes alemãs. E chegando a Marechal Floriano, encontra a alegria contagiante dos italianos. Consulte seu agente de viagens.
PARA RICOS

O bilionário americano James Chanos, presidente do banco de investimentos Kynikos Associates de Nova York vai passar dez dias de férias na praia de Jurerê Internacional, em Floripa. Já alugou casa, lancha e jatinho. O executivo de 51 anos escolheu passar a virada do ano num camarote no Réveillon Boutique, do empresário Ricardo Kurtz. O espaço vip, com capacidade para receber até 20 pessoas, conta com segurança exclusivo e fica ao lado da mesa dos DJs.

Acqualândia

No último sábado foi inaugurado em Balneário Camboriú – SC o primeiro parque aquático inflável do Brasil e o maior da América Latina: o Acqualândia. De fabricação alemã, o parque é uma combinação de brinquedos infláveis de alta resistência, para crianças, jovens e adultos, instalados dentro da água e fixados com bóias de segurança. O equipamento já é sucesso em mais de 50 países, como Austrália, África do Sul, Emirados Árabes, França, entre outros. Os brinquedos têm diferentes graus de dificuldade, com capacidade para atender 150 pessoas simultaneamente, sempre acompanhadas por monitores treinados. O preço é 20,00 por 30 minutos e 90,00 o passaporte para o dia inteiro. Site: http://www.acqualandia.com.br/.


Reveillon deslumbrante

Só pode ser a Praia do Rosa, Imbituba – SC o lugar para uma romântica virada do ano. Pousadas e restaurantes cercados pela exuberante Mata Atlântica harmonizam o chique e o rústico com boa gastronomia. Para quem deseja exclusividade, o cenário ideal é a Ilha do Papagaio, no município de Palhoça, bem próximo à capital catarinense. Tranqüilidade e sofisticação, atividades aquáticas, e queima de fogos tornarão a virada de ano inesquecível. Site: http://www.praiadorosa.com.br/


Vitivinicultura
A qualidade dos vinhos, o clima, as belas paisagens catarinenses e a necessidade da criação de um projeto de Enoturismo para o estado foram o conteúdo do IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro no CentroSul, em Florianópolis. Estudantes, profissionais e empresários de diversas partes do Brasil e do mundo discutiram alternativas para o futuro do vinho em Santa Catarina e conheceram a realidade do setor em países como Bolívia, Chile e França. Palestrantes como a francesa Yvelise Sciard, do Conselho Interprofissional das Vinhas de Alsácia, uma das principais regiões enoturísticas do mundo, ficou encantada e o potencial de Santa Catarina no segmento e o futuro promissor para o enoturismo. Ela disse que o enoturista quer mais do que comprar vinhos, quer descobrir o universo do vinho, direto com o produtor.


PIB do Turismo

Segundo a Acavitis, já são 500 hectares plantados e os vinhos estão entre os melhores do Brasil. Para 2010 a expectativa é produzir um milhão de garrafas de vinhos finos de altitude pelos produtores das regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Se 12% do PIB catarinense vêm do turismo, 6% é proveniente do turismo de sol e mar. Por isso o governo quer investir em outros segmentos e uma das alternativas são as rotas do vinho, enriquecidas com belíssima natureza, oportunidade de ecoturismo, esportes radicais, gastronomia e outras atividades afins.


Virada em Canindé

A inovação no destino pode tornar sua viagem inesquecível. A cidade de Canindé de São Francisco, localizada no alto sertão de Sergipe é uma sugestão para passar o Reveillon 2010. Os dois principais hotéis da cidade, o Hotel Águas do Velho Chico e o famoso Xingó Parque Hotel, em parceria com a Prefeitura prepararam uma programação tipicamente sergipana, que terá inicio às 23 horas, no Forródromo de Canindé, com shows de bandas típicas da região, agito que irá virar a noite. Sem falar na queima de fogos à meia noite e a decoração natalina, considerada a mais bela do alto sertão, que prosegue até 10 de janeiro. Além disso, passeios turísticos inusitados, como o de escuna pelo quinto cânion navegável do mundo, a trilha do cangaço, a Usina Hidrelétrica e o Museu de Arqueologia do Xingó. Fone 79 3346-1920.


EMBRATUR

A Embratur comemorou dia 18 de novembro 43 anos. Criada em 1966, com a responsabilidade de cuidar de todas as políticas do turismo brasileiro, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do setor no Brasil. Esta história ganhou um novo capítulo em 2003, com a criação de um Ministério exclusivo para o turismo, decisão que espelha a importância da atividade turística nos últimos anos no país e no mundo. A partir de 2003 a Embratur passou à missão exclusiva da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional.


Óculos de Sol

Não brinque com sua visão. É um conselho da Câmara setorial de Ópticas, da CDL Joinville, que é própria para o verão e sobretudo para quem irá freqüentar a praia. Segundo os experts no assunto, o uso de óculos solar sem proteção e de baixa qualidade é responsável pelo maior número de diagnósticos de cirurgia de catarata, além de poder provocar tontura, mal estar e cegueira em seus usuários. Portanto, cuidado!


Que todos tenham um ótimo Natal e um Ano de 2010 repleto de felicidade e realizações, são os votos desta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário