sexta-feira, 29 de maio de 2009

INFORMATIVO ABIH-SC - 440

ECATUR 2009 adere ao marketing sustentável


Em reunião realizada terça-feira (26), os organizadores do Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009) elegeram sacolas de tecido, ecologicamente corretas, para distribuir aos participantes, em substituição as tradicionais de material sintético. Desta forma os promotores aderem a um movimento crescente de contribuir para a redução e descarte de material poluente. Também foi aprovado o plantio de árvores para neutralizar o Co2 produzido no evento (25 a 27/06 no Costão do Santinho, Florianópolis, SC). Esta ação contará com o apoio da Prefeitura Municipal da Capital. As inscrições, gratuitas para associados, devem ser feitas diretamente no site: www.ecatur.tur.br Informações: (48) 3222-8492.

HOTELEIROS


Numa parceria entre a ABIH-SC e a empresa GWG, organizadora da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul, a entidade participou dias 22 e 23 do corrente, com estande próprio, da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul, no Parque Beto Carrero World, em Penha, SC. Helena Boal (Executiva) e Janaina dos Reis (Financeiro) estiveram à frente do atendimento aos 347 agentes de viagem e operadores, entre os quais dezenas de estrangeiros, 51 hoteleiros, jornalistas e secretários municipais de turismo que visitaram o local para receber o Guia de Hotéis de SC e material promocional do ECATUR 2009. A participação foi uma parceria com a organização da BNT que em contrapartida estará presente no ECATUR, em Florianópolis.

BNT MERCOSUL


A 15ª BNT Mercosul, ocorrida dias 22 e 23 último, em Balneário Camboriú e no Beto Carrero World, reuniu 5.312 profissionais de turismo que circularam na feira de negócios que registrou aumento de 3,5% em relação a 2008. Ao todo o evento recebeu participantes de 152 cidades do Brasil, além da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Itália. Como expositores, foram mais de 420 empresas e destinos turísticos em 132 estandes com mostra de produtos, roteiros e novas atrações. A festa de abertura foi no Recanto das Águas Resort & Spa, com homenagens aos 15 anos do evento e entrega de credenciais de ouro aos participantes mais assíduos da feira.

ÁREA RESTRITA


A ABIH-SC comunica que acaba de liberar a Área Restrita de seu portal para os filiados. Para ter acesso basta entrar em contato com a Sra. Rita pelo fone: (48) 3222-8492 para obter a senha de acesso. A Área Restrita oferece uma série de informações/serviços exclusivos como Assessorias Técnicas, Consulta ao Banco de Currículos, Cadastro de Vagas Disponíveis, Assessoria Jurídica, Orientação Jurídica, Decisões Judiciais, Lista de Fornecedores e Manual de Conduta Hoteleira, entre outros. Outros itens podem ser sugeridos à entidade para ampliar o leque de opções ofertadas.

GOVERNANTAS


Aconteceu na terça-feira (26), mais uma reunião da Associação Brasileira de Governantas (ABG), núcleo de SC. O tema foi a organização final do 1º Simpósio de Governança Hoteleira - A Profissionalização do Setor, que acontecerá no Hotel Praiatur, dia 26 de junho. Também esteve em pauta a inscrição e a divulgação do evento que conta com o apoio da ABIH-SC. O seminário será gratuito para as participantes, incluindo almoço e coffee-break, São esperadas em torno de 150 governantas, supervisoras e camareiras. A ABIH-SC vai oferecer transporte ao grupo até o Costão do Santinho, para uma visita técnica à Feira de Produtos para Hotéis (Exprotel). Inscrições: www.governanca.org / abg@governanca.org

CAPACITAÇÃO GRATUÍTA


O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis está com inscrições abertas para o programa de cursos de Capacitação e Melhoria no Atendimento ao segmento de hotelaria, restauração, bares e similares. Estão sendo oferecidos os cursos de Serviços de Camareira (17,18 e 19/06 e 22 e 23/06), Recepção de Hotel (29/06 a 03/07) e Garçom (29/06 a 03/07). Os cursos são gratuitos e os alunos receberão material didático e certificado. Mais informações pelo fone: (48) 3224-8233 ou e-mail: cursos@shrbs.org.br

VICE PRESIDÊNCIA


Nosso associado Enrique Alfredo Litman, presidente do Instituto Baleia Franca (IBF) foi eleito vice-presidente para o Continente Americano do Club des Plus Belles Baies du Monde, durante o 5º Congresso Mundial da ONG, encerrado dia 18 de maio, em Setúbal, Portugal. O tema do encontro foi "Oceanos que nos unem", visando reforçar a defesa e valorização dos mares como patrimônio da humanidade. A baia da Praia do Rosa, em Imbituba, SC, é a única brasileira que faz parte do seleto grupo integrado por representantes das baias mais belas do planeta.

OKTOBERFEST 2009


Uma grande festa marcou nesta quinta-feira (28) no Parque Vila Germânica, em Blumenau, o lançamento de mais uma edição da Oktoberfest, com desfiles, muita música e danças típicas. A apresentação teve início com um desfile interno com as alegorias mais tradicionais da festa que foi animado pelas bandas "Os Montanari" e "Cavalinho". Durante o evento, foram apresentadas ao público algumas novidades para a festa deste ano. Foto: Marcelo Martins

TURISMO NÁUTICO


Foi criado na segunda-feira (25), o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico integrado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santur, secretarias de Turismo de Florianópolis, Itajaí, Porto Belo, São Francisco do Sul e Imbituba e os gestores dos portos destas cidades litorâneas. A gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Elisa Wypess de Liz, responsável pela implantação dos programas nacionais de Regionalização e Segmentação do Turismo em SC adianta que o grupo vai discutir prioridades e ações que integrarão as políticas e programas do governo estadual para a organização do segmento, um dos que mais cresce no mundo.

terça-feira, 26 de maio de 2009

DICAS DE TURISMO

Dicas de Turismo
por Airson Soares da Rosa



No turismo religioso, a Serra Gaúcha a cada ano fica unida na propagação da Romaria e Festa de Caravaggio de Canela. Com isso o Rio Grande do Sul fortalece o segmento turístico entre as cidades de Canela e Gramado, recebendo turistas do Brasil e do mundo. No Parque do Saiqui onde acontece o evento denominado Centro de Eventos Turísticos, Culturais e Religiosos acontecem várias atrações, desde as missas, apresentações artísticas e encenações teatrais, seguido de forte gastronomia, desfiles e muita música. Nesta semana, de 23 a 26 de maio, dia de Nossa Senhora Maria do Caravaggio acontece o percurso a pé, que sai em romaria da Catedral de Pedra, no centro de Canela, numa distância de sete quilômetros até o parque do Caravaggio.

A romaria motorizada (12 mil automóveis), cavalarianos, milhares de motociclistas e fiéis pagadores de promessas, a exemplo de Luiz Felipe Scolari, o Felipão quando aqui em Criciúma, era técnico do Tigre e pagava suas promessas com seus atletas, na igreja do Caravaggio, em Nova Veneza. Para o pároco de Canela, padre Edson Batista de Mello, o principal motivo, é motivar a fé e a devoção a santa. Para a diretora da empresa Estratégia Comunicação e Marketing Lu Zanatta, o velório inaugurado no ano passado, que tem estrutura para o acendimento de 1.200 velas, dos mais diversos formatos e tamanhos, o monumento de prece e a devoção do povo, levam a organização aguardar nos três dias de festa, 100 mil romeiros de diversas cidades e região da Serra Gaúcha.
A Rádio Difusora AM 910, com sua promoção Sou Fanático pela Minha Mãe, que levou com ônibus especial, 16 mães sorteadas e seus acompanhantes e convidados, para um passeio a Canela e Gramado no último domingo, dia 24, viram de perto, a festa de Nossa Senhora do Caravággio. VEJA A GALERIA DE IMAGENS
PIT STOP
* No turismo desportivo, Santa Catarina ainda caminha lenta no futebol, com Avaí, Figueirense e Criciúma. Mas o maior feito não foi no passado com o Joinville, um grande campeão, mas sim, com o saudoso e respeitável Esporte Clube Metropol, campeão do Sul do Brasil e com participações invictas pela Europa.
* No turismo político o ex-deputado federal Leodegar Tiscoski, andando pela Praça Nereu Ramos em Criciúma, afirmou a esse colunista que os R$ 28 milhões estão garantidos para a fixação da Barra do Rio Araranguá. Com isso o turismo náutico será prestigiado. Vamos aguardar!
* A comissão para organizar os festejos dos 130 anos de fundação de Criciúma (06/01/1880) composta pelo prefeito Clésio Salvaro, com José Augusto Hülse e Rubens Costa como presidente e vice merecem respeito e trabalham com o apoio de todos. Parabéns! * Fiquem de olho! O Ibama está divulgando novas regras no turismo náutico desportivo. A carteira para a pesca amadora é obrigatória. Os pescadores poderão obter informações no site http://www.ibama.gov.br/.
* Você sabia que a cidade de Criciúma tem 130 bairros e Joinville apenas 22 bairros? Airson Soares da Rosa é consultor de turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com

sábado, 23 de maio de 2009

BNT MERCOSUL EM GRANDE ESTILO NO BETO CARRERO WORLD


Crise! Crise que nada. A feira de negócios turísticos da 15ª Bolsa de Negócios Turísticos (BNT MERCOSUL) começou com toda força e com público recorde nesta sexta-feira, 22, no Castelo das Nações do Beto Carrero World, em Penha (SC). Já a festa de abertura aconteceu a noite no magestoso Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú com inúmeras atrações como a entrega das “Credenciais Ouro” e o lançamento da Oktoberfest 2.009. O evento, que encerrou no sábado repetiu o sucesso das edições anteriores na geração de contatos e de negócios entre destinos e empresas turísticas com mais de 4,5 mil agentes, operadores e imprensa dos países do Mercosul. “A Bolsa de Negócios Turísticos, BNT MERCOSUL, nasceu há 15 anos com o objetivo inicial de promover e divulgar os destinos do sul do país. Com a crescente procura por parte de expositores de outras regiões do país, graças ao retorno gerado através do evento, expandimos para todo o território nacional. Atualmente, o evento é considerado um dos principais da América Latina e atende empresas e destinos 99% nacionais e, inclusive, internacionais. Nossa principal proposta é apresentar as novidades, produtos e serviços turísticos a profissionais da área (agentes, operadores e imprensa) dos países do MERCOSUL, gerando divulgação, contatos e negócios comerciais. Através do trabalho de toda uma equipe e da parceria com órgãos e empresas, nos orgulhamos em poder contribuir para o desenvolvimento da indústria do turismo”, afirmam os organizadores Geninho Góes e Jair Pasquini. “Para a 15º edição, nosso objetivo não é com aumento de público, mas sim com a qualidade de participantes e, com isso, poder continuar gerando bons negócios e divulgação aos nossos parceiros, expositores e participantes em geral.”, completam.


Cerca de 400 empresas expositoras de todo o país e exterior, divididas em 138 estandes receberam visitas de importantes profissionais de turismo e imprensa do Mercosul. Dos cerca de 4,5 mil participantes, A BNT MERCOSUL é o único evento que traz mais de 2,5 mil profissionais de todo o Mercosul em “FAMTURS”. São delegações formadas por agentes e operadores com hospedagem, passeios, atividades sociais e transporte pagos, garantindo público de qualidade.


A CREDENCIAL OURO foi uma ação inédita da 15ª BNT MERCOSUL. Ao invés da entrega de placas e troféus – como é feito de costume nos eventos – a BNT presenteou com essa credencial, alguns dos colaboradores que sempre estiveram presentes e incentivaram o seu crescimento. As credenciais foram entregues durante a festa de abertura da BNT no Recanto das Águas Resort e Spa.


OKTOBERFEST 2009


Outro ponto importante da 15ª BNT Mercosul foi o lançamento oficial da Oktoberfest 2009, através de parceria feita entre a organização do evento com a prefeitura de Blumenau e organizadores da maior festa alemã das Américas que acontece em outubro no Parque da Vila Germânica em Blumenau. A apresentação das novidades e programação da 26ª Oktoberfest aconteceu também na sexta-feira durante festa no recém inaugurado centro de eventos do Recanto das Águas Resort e Spa. O maior já instalado em Balneário Camboriú, o centro de eventos se destaca pela qualidade dos espaços e serviços oferecidos, pela arquitetura e localização privilegiada

ADRENALINA

Este ano, durante a tradicional festa de encerramento no Beto Carrero World, houve a inauguração oficial para o “trade turístico” da nova montanha russa Fire Whip. De fabricação holandesa, é a mais radical e a única invertida do país, além de ser a maior do gênero da América Latina. A montanha russa tem cinco loopings, 700 metros de extensão e atinge uma velocidade de quase 100 km/h. Proporciona um sobrevôo por lagos e cachoeiras, em nova área temática construída especialmente para abrigar o brinquedo. Representou um investimento de R$ 10 milhões. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus às agências de viagens Campeãs de Venda Beto Carrero 2008/2009. Sem sombra de dúvidas, o objetivo de promover um maior intercâmbio entre os profissionais da área, fortalecendo os contatos e os negócios comerciais , desenvolvendo a nossa potencialidade turística foi plenamente alcançado.

ECATUR 2009

Agora é nos prepararmos para outro e não menos importante encontro de turismo e hotelaria de Santa Catarina que acontece entre os dias 25 a 27 de junho no Costão do Santinho Resort, em nossa Capital Florianópolis. Desta vez o trade turístico catarinense estará reunido durante o Ecatur 2009, que é promovido pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Abeoc-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Abrasel-SC (Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento), ABAV-SC (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Abrajet-SC (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Fhoresc (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Santur (Santa Catarina Turismo Ltda), FC&VB (Florianópolis Convention & Visitors Bureau) e Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Santa Catarina).


EM BUENOS AIRES


Já a segunda edição da RODADA DE NEGÓCIOS BNT BRASIL EM BUENOS AIRES acontece no dia 23 de setembro no Hotel Sheraton Libertador, na capital argentina. O evento, que teve sucesso absoluto em 2.008 é organizado pela GWG Marketing e Eventos, a mesma empresa que realiza a BNT MERCOSUL há 15 anos em Santa Catarina e é considerado um dos principais eventos do gênero da América Latina. Em formato de workshop, a RODADA é o único encontro brasileiro do setor realizado em outro país. O principal objetivo é vender o destino Brasil ao seu principal mercado emissor internacional.


A edição do ano passado contou com a presença de mais de 420 agentes de viagens e importantes operadoras da Argentina e, conforme informações das empresas que participaram, há muito que um workshop realizado em Buenos Aires não alcançava um público tão qualificado para a realização de negócios e de contatos comerciais. Os expositores são formados por representantes de destinos turísticos e empresas brasileiras do setor que apresentam seus materiais promocionais e tarifários, além de manterem contatos comerciais com importantes profissionais do país vizinho. “O mercado Argentino sempre foi o principal mercado internacional emissor de turismo para o Brasil e a realização da RODADE DE NEGÓCIOS em Buenos Aires representa a iniciativa privada trabalhando em conjunto com o poder público com o objetivo de promover e gerar negócios para empresários brasileiros”, afirmam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini.

Para a edição de 2.010 a organização anuncia que o evento se tornará móvel e será realizado na cidade de Córdoba. A proposta é aproveitar os principais pólos emissores da Argentina, divulgando e promovendo o Brasil naquelas regiões. Mais informações através do site: http://www.bntmercosul.com.br/ ou fone: (47) 3367-1119. Informações sobre o ECATUR 2009 – http://www.ecatur.tur.br/.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

PESQUISA DE SATISFAÇÃO


Visando aperfeiçoar seu atendimento, a ABIH-SC está realizando uma "Pesquisa de Satisfação" junto as associados. Serão levantados itens como grau de conhecimento dos benefícios ofertados como convênios, assessorias e eventos e satisfação pelos serviços prestados. A entidade acaba de liberar aos ssociado a "Área Restrita" do site: www.abih-sc.com.br/ ; Para receber a senha e ter acesso ao banco de currículos de candidatos, lista de fornecedores, operadores e agentes de viagens, assessoria jurídica e o Manual de Conduta Hoteleira, entre em contato com a entidade. Essa área deverá ser ampliada. Aguardamos sugestões de nossos associados.

ABIH & BNT MERCOSUL


ABIH-SC participa nesta sexta e sábado (22 e 23), com estande próprio, da Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul, no Parque Beto Carrero World, em Penha, buscando maior visibilidade à entidade e associados. A abertura oficial do evento acontece dia 22, com coquetel no Recanto das Águas Resort e SPA. A ABIH-SC vai fazer a divulgação dos seus filiados com farta distribuição de material e promover o Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009) para o público do evento, formado principalmente por operadores e agentes de viagens do Mercosul e jornalistas especializados. Mais informações através do site: www.bntmercosul.com.br/ ou fone: (47) 3367-1119.

TROCA DE IDÉIAS


A ABIH-SC, realizou segunda-feira (18), mais duas Troca de Idéias sobre "Oportunidades de Negócios para seu empreendimento frente à crise econômica". As reuniões com a participação de empresários de pousadas e pequenos hotéis foram realizadas na Pousada Estaleiro Village, em Balneário Camboriú e Pousada Dom Capudi em Bombinhas, contando nesta última com a participação de Jacob Hartmann, vice-presidente da ABIH-SC. Os encontros foram coordenados por Talmir Duarte da Silva, diretor da ABIH-SC e ex-presidente da Associação de Pousadas de Florianópolis.

ECATUR 2009

Mais uma reunião do trade aconteceu terça-feira (19), para tratar dos preparativos do Encontro Catarinense do Turismo (ECATUR 2009). O evento que vai reunir as principais entidades do setor como ABIH, ABAV, ABEOC, Abrasel, Abrajet, Fhoresc, FCVB-SC, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Athisc e Santur, terá como palco o Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, de 25 a 27 de junho. Na programação conferências, palestras, workshops, oficinas, debates e feira de produtos e serviços para a hotelaria e turismo. Cada entidade terá espaço próprio para encontros técnicos e institucionais. Com a presença da maioria das lideranças do trade, o encontro foi muito proveitoso, avalia João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC.

MÍDIA INTERNACIONAL


O Congresso Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), realizado em Florianópolis, teve 1,3 mil inscritos de 59 países e 110 jornalistas (70 brasileiros e 40 estrangeiros). Em três dias foram tratados temas como os rumos do turismo mundial, frente a atual crise econômica e a epidemia de gripe suína. Mas para SC o cenário é promissor com expectativa de investimentos e aumento do número de turistas estrangeiros, segundo líderes do setor. No encerramento o governador Luiz Henrique, afirmou que o WTTC "foi uma janela para o mundo. Muitas pessoas nunca haviam ouvido falar em Santa Catarina ou Florianópolis e agora conhecem nosso Estado" afirmou. Já o presidente do WTTC, Claude Baumgarten, disse que este foi um dos encontros mais importantes na história do evento. A ABIH-SC foi representada pelos diretores Jean Durieux e Matheus Lapagesse da Costa. Foto: Secom.

ABIH NACIONAL

Na Reunião da ABIH Nacional, ocorrida no último dia 15, em Campo Grande, MS, a diretoria da entidade discutiu vários assuntos, entre eles a reforma e adequação dos estatutos, projeto Gestão das ABIH's e apresentação do Conotel 2009. Outra participação foi do Grupo Fitta que acaba de assinar acordo com a associação para viabilizar as operações de câmbio em hotéis com 12 moedas estrangeiras. A ABIH-SC esteve representada pelo seu presidente João Eduardo Amaral Moritz, diretor da ABIH Nacional.

CONGRESSO NO PERU


De 23 a 28 do corrente acontece em Lima, no Peru, o 36º Congresso Latinoamericano do Skal Club Internacional que vai tratar do tema: "A responsabilidade ao fazer turismo". Em paralelo acontecerá uma Bolsa de Turismo, com mostra de produtos e destinos do Peru e de outros países do continente. Santa Catarina será representada pelos skalegas Luiz Fernando de Vicenzi e João Eduardo Amaral Moritz, vice-presidente do Skal Internacional do Brasil e que coordenará a delegação brasileira de 40 pessoas. Mais informações: www.skalinternacionallima.com/

SKAL INTERNACIONAL


Visita da presidente do Skal Internacional ao Brasil Está marcada para 04 a 07 de junho, a visita ao Brasil de Hulya Aslantas, presidente internacional do Skal Club, após visitar as cidades de Lima e Santiago. Para marcar a data será realizado um encontro com os presidentes das seccionais da associação, onde Hulya irá falar sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento dos skals clubes. Segundo Sonia Vidinhas, presidente do Skal Internacional do Brasil, ainda não está definido o local da reunião que poderá acontecer no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Vidinhas convoca a todos para este importante encontro.

FESTIVAL DE ITEGRAÇÃO

A ABIH-SC participou, na Capital, do Festival de Integração Multicultural Catarinense, promovido pela Assembléia Legislativa e FECAM e apoio do governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte. A ABIH distribuiu aos visitantes 1.000 exemplares do Guia de Hotéis de SC e material promocional do ECATUR 2009. A associação foi representada pelos diretores Francisco Carlos Costa e Jean Durieux e equipe de funcionários. O FIMC mostrou num único espaço a cultura e tradições das nove regiões turísticas de SC, em cenários interativos multimídia que agradou ao público e expositores. A ABIH-SC cumprimenta os organizadores pelo sucesso.

CURSO DE LIDERANÇA


No Hotel Internacional de Gravatal será realizado de junho a setembro - em quatro etapas - o curso Coaching Liderança, visando formar e desenvolver habilidades de líder, através de aprendizagem e gerenciamento de capacidades e tecnologias para gerar mudanças. As etapas serão realizadas nas seguintes datas: 27 e 28/06; 18 a 19/07; 15 e 16/08 e 12 e 13/09. As aulas serão ministradas por Paulo Ricardo Brandolt. Mais informações: (48) 3648-8100 - sadi@hotelinternacionalgravatal.com.br

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa


Dicas de Turismo
por Airson Soares da Rosa

O turista brasileiro precisa conhecer o Projeto Viaja Mais Melhor Idade, uma iniciativa do Ministério do Turismo, que facilita e estimula brasileiros de todos os níveis, acima de 60 anos a viajar pelo país, na baixa ocupação. É uma oportunidade para conhecer mais a cultura, a natureza, a gastronomia e o povo que faz do Brasil este lugar maravilhoso. Além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o país. Os pacotes de turismo, facilitam os turistas que desejarem conhecer o Brasil.
Aqueles com 60 anos ou mais, podem adquirir “pacotes montados” exclusivamente para a melhor idade, desde o transporte e passeios até a acomodação. O desconto é de 50% nos estabelecimentos cadastrados no projeto. Portanto, aqui está a dica. Cliquem o site http://www.viajamais.com.br/ do Ministério do Turismo, ou procurem uma agência de viagem (http://www.rotatropical.tur.br/). Podem acessar também o site http://www.portaldehospedagem.com.br/.


Na foto, este colunista no pantanal mato-grossense. PIT STOP - Em Urussanga (SC) de 22 a 26 de maio a cidade oferece aos turistas, o tradicional evento XI Ritorno Alle Origini. A etnia italiana em alta. Veja o site http://www.ritorno.com.br/.
- As enchentes no Pará, Amazonas e Maranhão estão prejudicando o fluxo turístico nacional. - O II Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux do estado de Minas Gerais acontecerá no período de 18 a 20 de agosto de 2009. O coordenador do evento, jornalista abrajetiano Hernany de Castro, aguarda a presença de 40 países sob a tema geral “Sustentabilidade e Inovação”. Informações e inscrições no site http://www.encontroamericalatinacvb.com.br/. O e-mail é exituscomunicacao@terra.com.br
- O rei Roberto Carlos teve público de 80 mil pessoas o aplaudindo. O espaço utilizado em Florianópolis será urbanizado e naturalmente, mais uma atração turística da Ilha da Magia. Parabéns! - Esta coluna Dicas de Turismo está sendo inserida no blog da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina abrajet-sc.blogspot.com .
- O jornalista Arnaldo Moreira, secretário executivo do Skal Club do Rio de Janeiro, informando que Florianópolis, sediará o congresso Skal, de 18 a 22 de março de 2010. Informações: www.skalbrasil.org.br/congressos. Airson Soares da Rosa é consultor de turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

15ª BNT MERCOSUL





BNT MERCOSUL COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA EM SANTA CATARINA

A feira de negócios turísticos da 15ª Bolsa de Negócios Turísticos (BNT MERCOSUL) inicia nesta sexta-feira às 15h no Castelo das Nações do Beto Carrero World, em Penha (SC). A festa de abertura do evento acontece no mesmo dia à noite no Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú e terá inúmeras atrações como a entrega das “Credenciais Ouro” e o lançamento da Oktoberfest 2.009. O evento, que encerra no dia 23 de maio (sábado) deverá repetir o sucesso das edições anteriores na geração de contatos e de negócios entre destinos e empresas turísticas com mais de 4,5 mil agentes, operadores e imprensa dos países do Mercosul. “A Bolsa de Negócios Turísticos, BNT MERCOSUL, nasceu há 15 anos com o objetivo inicial de promover e divulgar os destinos do sul do país. Com a crescente procura por parte de expositores de outras regiões do país, graças ao retorno gerado através do evento, expandimos para todo o território nacional. Atualmente, o evento é considerado um dos principais da América Latina e atende empresas e destinos 99% nacionais e, inclusive, internacionais. Nossa principal proposta é apresentar as novidades, produtos e serviços turísticos a profissionais da área (agentes, operadores e imprensa) dos países do MERCOSUL, gerando divulgação, contatos e negócios comerciais. Através do trabalho de toda uma equipe e da parceria com órgãos e empresas, nos orgulhamos em poder contribuir para o desenvolvimento da indústria do turismo”, afirmam os organizadores Geninho Góes e Jair Pasquini “Para a 15º edição, nosso objetivo não é com aumento de público, mas sim com a qualidade de participantes e, com isso, poder continuar gerando bons negócios e divulgação aos nossos parceiros, expositores e participantes em geral.”, completam.
ATIVIDADES DA 15ª BNT MERCOSUL FEIRA DE NEGÓCIOS

A feira de negócios turísticos acontece a partir das 15h no dia 22 de maio e a partir das 16h no dia 23 de maio no Castelo das Nações do Beto Carrero World, em Penha, SC. São cerca de 400 empresas expositoras de todo o país e exterior, divididas em 138 estandes que receberão visitas de importantes profissionais de turismo e imprensa do Mercosul. Dos cerca de 4,5 mil participantes estimados, A BNT MERCOSUL é o único evento que traz mais de 2,5 mil profissionais de todo o Mercosul em “FAMTURS”. São delegações formadas por agentes e operadores com hospedagem, passeios, atividades sociais e transporte pagos, garantindo público de qualidade.
CREDENCIAL OURO

A CREDENCIAL OURO será uma ação inédita da 15ª BNT MERCOSUL. Ao invés da entrega de placas e troféus – como é feito de costume nos eventos – a BNT presenteará, com essa credencial, alguns dos colaboradores que sempre estiveram presentes e incentivaram o seu crescimento. As credenciais ouro serão entregues durante a festa de abertura da BNT no dia 22 de maio, no Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú, SC.
FESTA DE ABERTURA/ LANÇAMENTO DA OKTOBERTFEST 2009

Neste ano, haverá na 15ª BNT Mercosul o lançamento oficial da Oktoberfest 2.009, através de parceria feita entre a organização do evento com a prefeitura de Blumenau e organizadores da maior festa alemã das Américas (Parque da Vila Germânica). A apresentação das novidades e programação da 26ª Oktoberfest acontecerá no dia 22 de maio durante festa de abertura da BNT no recém inaugurado centro de eventos do Recanto das Águas Resort e Spa. O maior já instalado em Balneário Camboriú, o centro de eventos se destaca pela qualidade dos espaços e serviços oferecidos, pela arquitetura e localização privilegiada.

FESTA DE ENCERRAMENTO

Este ano, durante a tradicional festa de encerramento no Beto Carrero World, haverá a inauguração oficial para o “trade turístico” da nova montanha russa Fire Whip. De fabricação holandesa, é a mais radical e a única invertida do país, além de ser a maior do gênero da América Latina. A montanha russa tem cinco loopings, 700 metros de extensão e atinge uma velocidade de quase 100 km/h. Proporciona um sobrevôo por lagos e cachoeiras, em nova área temática construída especialmente para abrigar o brinquedo. Representou um investimento de R$ 10 milhões. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus às agências de viagens Campeãs de Venda Beto Carrero 2008/2009.

ENCONTROS DE NEGÓCIOS

Além da Feira de Negócios Turísticos, os expositores, mediante inscrição antecipada, poderão participar de atividades sociais oferecidas especialmente aos cerca de 150 operadores e imprensa que terão programação diferenciada. As atividades incluem passeios pelos novos atrativos turísticos da região, além de almoços e jantares específicos mostrando as gastronomias típicas oferecidas por cidades catarinenses. De acordo com o organizadores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, o objetivo dos encontros é promover um maior intercâmbio entre os profissionais da área, fortalecendo os contatos e os negócios comerciais para, com isso, desenvolver a atividade turística.

ABRAJET-PR NA COPA DO MUNDO

ABRAJET-PR NA COPA DO MUNDO


O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, empossou na última quarta-feira os novos integrantes do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, elevando de 17 para 53 o número de entidades participantes da mobilização pela escolha de Curitiba como uma das subsedes de jogos do campeonato mundial de futebol. Entre os membros do Comitê está a ABRAJET/PR – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional do Paraná – representada por seu presidente, jornalista Sérgio de Almeida.

Na condição de presidente da Comissão Gestora do Comitê Executivo, no âmbito do Paraná, Orlando Pessuti disse estar convicto sobre a indicação de Curitiba como uma das 12 subsedes da Copa do Mundo, durante a cerimônia de escolha dia 31 deste mês, nas Bahamas. Segundo ele, o Paraná tem um dos principais atrativos turísticos do Brasil, que são as Cataratas de Foz do Iguaçu, e atenderá todas as exigências da Fifa para que uma cidade seja sede da Copa.A mensagem está pronta para ser enviada com estes anexos de arquivo ou link:Abrajet-PR na Copa

BRASIL NO ROTEIRO MUNDIAL DE TURISMO

Brasil quer estar entre 10 destinos turísticos do mundo e criar 1,7 milhão de empregos

O Brasil quer estar entre os dez primeiros destinos turísticos do mundo até 2020. A meta, divulgada pela presidente do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, prevê o aumento de investimentos e a potencialização de viagens domésticas.

Os planos a curto prazo incluem aumentar em 33% a receita derivada do turismo internacional em 2010, dos US$ 6 bilhões arrecadados pelo setor em 2008 até US$ 8 bilhões, afirmou Pires, em entrevista à Efe durante a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (WTTC, em inglês), que terminou neste sábado em Florianópolis.

Outro objetivo a curto prazo é potenciar as viagens internas dos brasileiros, passando dos 163 milhões registrados em 2007 até 217 milhões em 2010. Segundo ela, um dos fatores que contribuirão com a medida será a desvalorização do real em relação ao dólar, o que provocou uma queda de 32% das viagens de brasileiros ao exterior até março de 2009, e uma redução de 6% nas chegadas aéreas internacionais.

Já as viagens domésticas mantiveram um volume similar ao do primeiro trimestre do ano anterior.

Empregos
O governo brasileiro prevê gerar 1,7 milhão de novos empregos ligados diretamente ao turismo até 2010, o que significará um aumento de 28% frente aos atuais 6 milhões, e somar um total de 7,7 milhões no final do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil já se encontra entre os dez principais destinos que mais emprego geram no setor turístico: nos diretos, ocupa o quinto lugar, enquanto nos indiretos fica em sétimo, ressaltou Pires.
O quarto objetivo é ter, em 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol, com 65 destinos indutores do turismo de qualidade internacional.
Ao contrário de outros países, o turismo no Brasil não tinha sido afetado pela crise econômica até março, segundo a presidente da Embratur, que destacou a grande afluência de visitantes argentinos, com um aumento de 14% até fevereiro, e dos próprios brasileiros, cuja alta no número de viagens foi de 12% no mesmo período.
Também destacou que, apesar de os americanos terem viajado menos a todos os destinos, as viagens desses a países da América do Sul e da África aumentaram 0,4%.
Já a queda de viagens no mercado europeu acabou afetando o Brasil. A redução deve ficar entre 6% e 8%, pelo que a Embratur lançou uma campanha de promoção dirigida a oito países europeus, além de três sul-americanos e dos EUA, com um investimento de 28,6 milhões de euros, similar ao do ano passado.
Devido à crise, as previsões de Pires para o fim deste ano são de manter o mesmo volume de turistas, mas aumentar a receita, já que a estadia média cresceu e passou de 18 dias.
No entanto, o resultado do primeiro trimestre do ano representou uma queda anualizada de 12% na receita decorrente do turismo estrangeiro, até US$ 1,4 bilhão.
O gasto médio diário de lazer por turista oscila entre US$ 90 e US$ 100, enquanto entre os de negócios chega a US$ 300, apesar de a estadia no país ser mais curta.
No segmento de convenções, o Brasil conseguiu se situar em 2008, pelo terceiro ano consecutivo, entre os dez primeiros destinos, passando do oitavo ao sétimo lugar mundial, ranking liderado por EUA, Alemanha e Espanha.
Por cidades, São Paulo saltou de 23º para 12º, em uma lista liderada por Paris, Viena e Barcelona.

TURISMO UMA VERDADEIRA INDÚSTRIA QUE UNE POVOS E NAÇÕES

Mais de 220 milhões de pessoas ao redor do mundo se benificiam desta indústria e o WTTC encerra em Florianópolis com planos de estimular esta verdadeira indústria


Não deixem de viajar, esse será o recado que o presidente do World Travel & Tourism Council, Jean-Claude Baumgarten, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, que irão ao méxico dentro de duas semanas, dirão ao ao mundo. A decisão de ir ao país onde a gripe suína teria começado e a a partir daí, a exemplo de um efeito dominó, afetou grandemente toda a indústria de turismo da região, foi tomada durante o Summit do WTTC, que encerrou em Florianópolis, após dois dias de debates, visitas, encontros e nenhum desencontro.

Segundo afirmou Baumgarten no encerramento do encontro: Precisamos nos unir, governo, empresas privadas, agentes dessa indústria. Se não nos ajudarmos, os outros não vão ajudar. De acordo com o presidente do órgão, uma das principais conclusões que pode se tirar desse fórum, para ele um dos melhores já realizados, é que é preciso mudar o modo como de como fazer comunicação. Agradeceu a participação da mídia internacional e tem absoluta certeza de que tudo o que foi dito no Fórum vai ecoar pelo mundo afora.
Itálico
Em seu discurso declarou que: A informação mal noticiada pode afetar de maneira drástica, como afetou, uma indústria que emprega 220 milhões de pessoas, em resposta ao pedido de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, aos cidadãos do mundo para que ficassem em casa e não viajassem por conta da gripe Influenza. Ainda segundo ele: "Os políticos estão perdidos", "Vamos dizer a todos que o turismo é o maior gerador de empregos do mundo e vamos começar pelo México, o Ground Zero", ressaltou.

Não é só os políticos que estão perdidos, a própria mídia, que vende desgraças em seus noticiários em horário nobre, quase que destruiu por completo o turismo no litoral catarinense nas últimas enchentes sendo que, em nenhum momento nossas praias foram atingidas e nosso turismo, perdeu muito com tais informações. O prejuízo foi incalculável por conta da ânsia de conquistar mais ibope.

Já nosso govenador Kuiz Henrique da Silveira, juntamente com Jeanine Pires, presidente da Embratur, discursaramde encerramento, comentando o desafio de conquistar o evento para o Brasil e para, destacando que o retorno será garantido, tanto em temos a mídia motivada com novas idéias apresentadas: A partir de hoje podemos ver o turismo com outros olhos, concluiu Jeanine.

Luiz Henrique falou da beleza do estado, da gastronomia, da hospitalidade, do povo e convidou, chamando a todos de irmãos, a voltarem: Como amigos e irmãos sentiremos saudades, concluiu e, aplaudidos de pé, ambos ergueram os braços em sinal de vitória. Não há dúvidas de que nosso Estado, do final das contas, foi o grande vencedor do encontro e, acima de tudo, ganhou o turismo. Agora é só esperar que os discursos e decisões não sejam apenas discursos e decisões, mas que se tornem efetivamente realidade para o bem dessa fenomenal indústria que não gera somente dividendos, mas cultura que ultrapassa fronteiras unindo povos e nações em torno do bem comum.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

COLUNA ESPETO CORRIDO - por Hugo Cassel


Coluna Espeto Corrido
Hugo Cassel (Tribuna Catarinense)

Pantanal Matogrossense


É um privilégio para qualquer pessoa, e muito mais para um jornalista, conhecer e desfrutar de espetáculos da natureza, como na Cordilheira dos Andes, Pantanal e Chapada dos Guimarães em Mato Grosso. A primeira experiência na travessia por terra da Cordilheira, foi feita por conta própria. Nem desfeitas as malas, emendamos para Fortaleza, Recife e Salvador, para rever amigos. Novamente quase só trocando roupa, o embarque para Cuiabá, onde seria realizado de 6 a 10 do corrente o Congresso Nacional da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo). Comparecimento obrigatório como Coordenador Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Na companhia do presidente da Seccional de Santa Catarina, que é o nosso diretor Valmir Grein, aqui da Tribuna. Recepcionado na bonita capital de Mato Grosso por esse gentleman que é José Humberto Falcão, presidente da Abrajet-MT, tanto o Espeto aqui como os demais jornalistas foram brindados com uma programação fantástica, bem planejada e executada, onde foi dado um panorama completo da potencialidade turística de Mato Grosso. Em todos os seus aspectos, inclusive justificando a candidatura para sede de jogos da Copa do Mundo. Transporte, Segurança, Hotéis, Comunicações, Culinária, Estradas, Aeroporto. Tudo pulsando em consonância com a esperança de ser incluída a bela Cuiabá como sede. Agências de turismo e guias bem treinados, com tratamento atencioso e competente. Na verdade, a poucos dias do retorno às bases, a saudade já se faz presente dos dias passados em Cuiabá, Poconé, Pousada Araras no Pantanal e Chapada dos Guimarães. As ilustrativas palestras dos secretários de Turismo, prefeitos e demais autoridades, além de mostrar realidades desconhecidas para a maioria dos brasileiros, que julgam existir por lá somente cerrado, florestas e banhados, transformou para muitos em admiração e respeito pelo trabalho e cultura do povo matogrossense, as dúvidas que tinham.

Biodiversidade

Viajar pela Transpantaneira à noite, como sucedeu, é uma aventura, por 40 km de costeletas e buracos, cruzando cerca de 80 pontilhões, daqueles de dois pranchões e parando alguma vez para permitir que jacarés e capivaras pudessem atravessar o banhado de um lado ao outro, além, é claro, de uma revoada permanente de mosquitos e a presença sentida de outras criaturas voadoras e rastejantes.

Araras

Esse é o nome da confortável, bem equipada e melhor administrada pelo André e sua esposa, proprietários da Pousada. Dois dias de incríveis shows da natureza proporcionados por pássaros e animais, nascer e pôr do sol, cavalgadas, navegadas pelo rio Cuiabá, caminhadas “sobre as águas”, enfim o conhecimento de assuntos importantes com detalhes sobre preservação e respeito pela natureza. Tudo na palavra fácil (fala sete línguas) do André. Depois do Pantanal, veio Chapada do Guimarães. Outro show. Só posso recomendar e dizer que vale a pena, apesar do pé inchado e com hematoma pela picada de uma aranha venenosa. Muito feliz por não ter pisado no rabo de um daqueles enormes jacarés que circulam fora do banhado pelas alamedas da Pousada. Já imaginou?

quinta-feira, 14 de maio de 2009

INFORMATIVO ABIH-SC

Reunião de Diretoria

A Diretoria da ABIH-SC esteve reunida nesta terça-feira (12) em Florianópolis, para tratar de diversos assuntos entre os quais a organização do Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), a Exposição de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel), Seminário de Turismo e Hotelaria e o Ciclo de Oficinas de Atualização. Esses eventos acontecerão de 25 a 27 de junho, no Costão do Santinho Resort, na Capital, dentro da programação do ECATUR 2009. Também foram definidas as homenagens a serem prestadas pela ABIH-SC no encontro, o andamento da comercialização dos estandes da Exprotel e inscrições de trabalhos acadêmicos para o Seminário de Turismo e Hotelaria.

Crise e oportunidades para Pousadas e Pequenos Hotéis


A ABIH-SC realizou quarta-feira (13) em sua sede em Florianópolis, uma "Trocas de Idéias" para pousadas e pequenos hotéis sobre "Oportunidades de Negócios para seu empreendimento frente à crise econômica". Os próximos encontros acontecerão dia 18/05, às 14h, na Pousada do Estaleiro em Balneário Camboriú e, no mesmo dia, às 19h, na Pousada D. Capudi, em Bombinhas. Segundo o coordenador do evento, Talmir Duarte da Silva, o objetivo é criar espaço para debater o atual momento da economia e identificar oportunidades para a geração de novas idéias e troca experiências. A ABIH-SC solicita aos Associados que convidem outros hoteleiros e pousadeiros para estes encontros. Confirmação de presença c/Rita ou Juliana: (48) 3222-8492 ou e-mail: recepcao@abih-sc.com.br.

ABIH-SC no Salão de Turismo do Paraná

Foi um sucesso a participação da ABIH-SC no Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. Com estande próprio a entidade distribuiu material promocional de 76 associados que enviaram à ABIH-SC. Também foi feito o lançamento do ECATUR para agentes de viagens, operadores e imprensa. O sorteio de diárias espontaneamente oferecidas pelos hotéis, entre agentes e operadores, também movimentou o estande. "A participação do associado é fundamental para o fortalecimento da entidade", ressalta o presidente João Eduardo Amaral Moritz. Segundo a executiva Helena Boal foram distribuídos 200 kits completos, 240 Guias de Hotéis de SC com a relação completa de Associados, além de panfletagem com mais de 1.000 folhetos do ECATUR e recebimento de mais de 170 cartões de visita. "A receptividade foi excelente" afirma Helena. Veja mais detalhes no site: http://www.abih-sc.com.br/.

Reunião ECATUR 2009

Dando continuidade a organização do Encontro Catarinense de Turismo (ECATUR 2009), representantes do trade participaram de mais uma reunião na terça-feira (12), em Florianópolis. Em pauta, a avaliação do lançamento em Florianópolis, no último dia seis e no Salão de Turismo do Paraná, apresentação do programa oficial do evento e programações paralelas. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, falou sobre o andamento da liberação de recursos e o envio de convites às autoridades para abertura e participação no evento. Cada entidade falou de sua programação para o evento que acontecerá de 25 a 27 de junho no Costão do Santinho. Estiveram presentes representantes da ABAV, FHORESC, ABEOC, ABIH-SC e Projecta Eventos.

WTTC começou nesta quinta-feira (14)


Acontece de quinta-feira (14) a domingo (17), no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, a 9ª Conferência Global de Viagem e Turismo (WTTC). "A escolha de Santa Catarina para sediar este evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, demonstra o grande potencial do Estado e do País para o turismo", afirma o governador Luiz Henrique da Silveira. Já o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel diz que o evento será um grande momento para SC no contexto mundial. "Aproveitaremos sua realização para fortalecer também a política estadual de desenvolvimento do setor, criando o Fórum Estadual de Secretários de Turismo", afirma Knaesel, reforçando a importância de discutir com os municípios que integram as nove regiões turísticas, ações e investimentos para a área.

Festival de Integração Multicultural Catarinense


Festival de Integração Multicultural Catarinense

Começou nesta quarta-feira (13) e vai até dia 17 (domingo), no CentroSul, em Florianópolis, o Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC) com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através do Funturismo (Funturismo). O evento integra a programação paralela à realização do 9º Fórum Mundial de Turismo do World (WTTC), momento em que SC receberá público internacional do maior evento do setor turístico mundial. Com ingresso gratuito, o evento é uma mostra da diversidade cultural e de atrativos do Estado, com a apresentação de suas nove regiões turísticas.

Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo

Acontece sexta-feira (15), a primeira reunião do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, dentro da programação do FIMC. A abertura às 16h30min, no Centrosul, deverá reunir secretários e dirigentes de turismo das nove regiões turísticas do Estado. "A participação dos dirigentes municipais é importante para alinharmos nossa atuação no que diz respeito à captação de recursos e integração às políticas estaduais e nacionais de turismo", afirma o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. A palestra de abertura será feita pelo presidente do Conselho Mundial de Turismo, Jean Claude Baumgarten sobre tendências mundiais do setor. No sábado (16), Guilberto Savedra, diretor geral da Secretaria, apresentará aos participantes a minuta do Estatuto da nova entidade para apreciação.

Hotéis associados poderão operar com moeda estrangeira
O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, participa na sexta-feira (15), em Campo Grande, MS, da Assembléia Geral da ABIH Nacional. Entre os temas em pauta está a alteração estatutária da associação e apresentação do Grupo Fitta que firmou parceria com a ABIH para viabilizar operações cambiais nos hotéis. O grupo é pioneiro em franchising de agências de câmbio no Brasil, através do qual os empreendimentos associados poderão habilitar-se para receber mais de dez tipos de moeda estrangeira. A troca será realizada com o grupo, cujas operações estão de acordo com as normas do Banco Central.

ABIH-SC e Oktoberfest na BNT Mercosul


Os organizadores da 26ª Oktoberfest de Blumenau farão o lançamento da festa na 15ª BNT Mercosul, aproveitando a expressiva presença de operadores e agentes de viagens do Mercosul, público alvo do lançamento da maior festa germânica das Américas. A apresentação acontecerá dia 22 do corrente, na abertura da BNT, no centro de eventos do Recanto das Águas Resort e SPA. Na ocasião serão entregues as Credenciais de Ouro às pessoas que marcam presença na BNT, desde seu início e que dará direito permanente à entrada em todas as suas edições. Também a ABIH-SC estará presente este ano no evento, com estande próprio para a divulgação institucional da entidade.

Praia do Rosa no congresso das baías mais belas do mundo


Única baía brasileira a integrar o Club des Plus Belles Baies du Monde, a Praia do Rosa, Imbituba, SC, estará presente no 5º Congresso Mundial desta ONG, na Baía de Setúbal, em Portugal, no 5º Congresso Mundial do Clube, de 15 a 17 do corrente, com o tema "Oceanos que nos unem", buscando reforçar a defesa e valorização dos oceanos como patrimônio da humanidade. Representarão a Praia do Rosa o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, Enrique Litman, presidente da Pousadas do Rosa Associadas (PROA), do Instituto Baleia Franca (IBF) e representante do Clube no Brasil; Eduardo Peixoto, vice-presidente do IBF, Jeziel Pamato de Souza, administrador do Porto de Imbituba, Leda Gonçalves de Souza, secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Francesca Berlingieri, fundadora do IBF.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

FIMC COMEÇA HOJE EM FLORIANÓPOLIS

Evento realizado pela segunda vez em Florianópolis, destaca cultura, história e atrações turísticas das nove regiões do estado e pretende reunir 50 mil pessoas no Centrosul. O Festival acontece simultaneamente ao WTTC

A partir de hoje, quarta-feira, 13 de maio, até o próximo domingo, Florianópolis será palco da 2ª edição do FIMC – Festival de Integração Multicultural Catarinense. Promovido pela Assembléia Legislativa e pela FECAM, com o apoio do Funturismo do Governo do Estado de Santa Catarina, o evento vai apresentar as nove regiões do estado de maneira surpreendente e inovadora, sendo capaz de fazer o visitante ir da magnitude da Serra Catarinense à beleza do Vale Europeu em poucos passos. E neste breve percurso poder vivenciar novos olhares sobre melodias, sabores e cores diversificados que fazem parte do legado cultural da colonização catarinense.

O FIMC vai ocupar uma área de 7.605 m² no Centrosul, que vai abrigar os nove núcleos, representando as regiões de SC: Grande Florianópolis, Caminho dos Príncipes, Rota do Sol, Encantos do Sul, Caminho dos Cânions, Vale Europeu, Vale do Contestado, Serra Catarinense e Grande Oeste. Em cada um dos núcleos, os visitantes – estimados em mais de 50 mil – vão poder conferir os dados demográficos das regiões, bem como conhecer a história e cultura do local, além de interagir com os cenários multimídia. Uma bernunça gigante, uma fábrica de cristais, reprodução de uma mina de carvão, além de um bondinho do teleférico de Balneário Camboriú, são algumas das atrações apresentadas nos nove núcleos.

Há ainda uma área destinada ao lazer, com Praça de Alimentação e palco para shows; Anfiteatro da História Catarinense, onde serão apresentados vídeos e filmes para relatar os episódios importantes do passado, como a Guerra do Contestado e República Juliana; e a Feira de Artesanato do SEBRAE. Além disso, haverá uma série de atrações culturais – que vão desde a exibição de filmes e documentários catarinenses até a apresentação de grupos folclóricos e musicais de várias cidades do estado – bem como a parte de Gastronomia, que vai contar com 25 estandes com os mais variados tipos de culinária presentes em SC, onde será possível degustar os deliciosos produtos e pratos típicos catarinenses.

terça-feira, 12 de maio de 2009

CUIABÁ ENCERRA CONGRESSO DE JORALISTAS DE TURISMO - por Malu Souza

O XXVI Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), sediado em Cuiabá, no período de 6 a 10 de maio, atraiu a presença de jornalistas de diversos estados brasileiros, o presidente da Associação Européia e Portuguesa de Turismo, Salvador Dias, além de autoridades do setor turístico.

O presidente da Abrajet Nacional, Cláudio Magnavita Castro, disse que o mais importante do evento, é o vinculo que cada jornalista criou com o Estado de Mato Grosso, onde foram apresentadas as belezas naturais e o potencial turístico. “Cada vez que estes jornalistas depararem com informação sobre o Estado, com certeza darão mais atenção ao assunto, pois criaram um vínculo emocional com Mato Grosso”, observa

Magnavita frisou ainda que a mídia especializada em turismo permeia por todos os setores que envolvem a atividade turística, os hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, gastronomia e a cultura de cada região. Segundo ele, o jornalista é o agente de defesa e também de proteção aos ataques que o turismo sofre. Na sua avaliação, o jornalista de turismo tem uma missão maior do que divulgar apenas os destinos turísticos.

O presidente da Abrajet de Mato Grosso, José Humberto Falcão enalteceu a presença de todos os jornalistas e destacou que o congresso realizado em Cuiabá dará um grande resultado para o setor turístico. Ele informou que as regiões visitadas, despertaram interesse dos profissionais da imprensa especializada. “Tivemos a oportunidade de apresentar a eles o potencial turístico do nosso Estado, Os jornalistas conheceram Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e o Pantanal, onde apreciaram as belezas, a gastronomia e a cultura regional. Tivemos o apoio dos prefeitos municipais de cada município e também do Governo do Estado, na realização do evento”, lembrou Humberto.

CONGRESSO NACIONAL EM CUIABÁ

Comitiva catarinense com o presidente nacional Cláudio Magnavita e os secretários de Turismo de Mato Grosso e de Cuiabá

Presidente e vice da Abrajet-SC, Valmir Grein e Airson Soares da Rosa, com o presidente nacional da entidade, Cláudio Magnavita.



A Abrajet-SC esteve presente ao 26º Congresso Nacional da Abrajet, em Cuiabá, através de seus associados Valmir Grein (presidente), Airson Soares da Rosa (vice-presidente), Hugo Cassel e Iberê Jacques Aguiar. Além das reuniões do Conselho, da Assembléia Geral e de outros compromissos oficiais, foram realizadas visitas ao Pantanal Matogrossense, à Chapada dos Guimarães e à comunidade de São Gonçalo Beira Rio.
Encontro Sul-Brasileiro

Os presidentes da Abrajet do Paraná, Sérgio Almeida; de Santa Catarina, Valmir Grein; e do Rio Grande do Sul, José Carlos D´Ávila, aproveitaram a realização do Congresso Nacional, em Cuiabá, para propor a realização de um encontro de jornalistas especializados em turismo da região sul. A data e o local ainda não foram definidos, podendo ser em Foz do Iguaçu, Gravatal, Balneário Camboriú ou Gramado. Jornalistas da Argentina, Uruguai e Paraguai também deverão ser convidados.

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da rosa


A capital mato-grossense possui um riquíssimo patrimônio histórico-cultural. Com quase 300 anos, Cuiabá guarda prédios históricos importantes, como igrejas centenárias e prédios antigos, sedes de órgãos governamentais, sem falar nas residências dos antigos nobres e dos homens poderosos desde o século XVIII.




Não faltam lugares para os turistas visitarem são 58 atrativos no roteiro. O pantanal é uma das maiores planícies inundáveis do mundo e obriga uma grande concentração de vida silvestre. Situado no coração da América do Sul, tem cerca de 160 mil quilômetros quadrados, dos quais quase 90% pertencem ao Brasil. Lá existem cerca de 3.500 espécies de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce. No pantanal é possível avistar com segurança a onça-pintada, o maior felino da América do Sul e símbolo da fauna brasileira, safári de barcos com guias experientes.
A chapada, nas bordas do planalto central e no centro da América do Sul, é um dos mais belos cenários do cerrado, formando um visual único com seus paredões gigantes. Portanto, conhecer a Chapada dos Guimarães é uma opção para os turistas exigentes. Deixo ainda como sugestão as dependências do Hotel Fazenda Mato Grosso. E-mail: hfmt@terra.com.br.
A Rádio Difusora AM 910, através deste colunista participou do XXVI Congresso da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET), com mais 200 profissionais de imprensa especializada em turismo, além de autoridades do setor que discutiram questões relacionadas ao turismo, que movimenta diversos setores da economia mundial.
O presidente da ABRAJET-MT, jornalista José Humberto Montes Falcão, disse que além da integração, o congresso divulgou as belezas do seu estado, para pessoas e entidades, mostrando todo o potencial turístico de Mato Grosso, que detém os ecos-sistema: pantanal, cerrado e amazônia. O presidente da ABRAJET Nacional Cláudio Magnavita aproveitou os jornalistas para comunicar o local do próximo encontro, em junho de 2010, que será no Club Med no Rio de Janeiro.
PIT STOP
- A presidente da SULCATUR Diselda Benedet reuniu em sua sede, no Centro Empresarial de Criciúma, seus membros para traçar os planos de ação da entidade, junto aos órgãos públicos da região Sul, de Laguna a São João do Sul.
- Continuam descontes os veranistas e moradores da Praia do Rincão, pelo desprezo com aquele balneário. Com a palavra a Câmara dos Vereadores. Será que até o verão os serviços de limpeza estão concluídos? - No turismo desportivo o nosso Criciúma, na Série C é a esperança dos torcedores do Tigre. As arquibancadas do Heriberto Hülse, voltarão com sua lotação normal, quando? Airson Soares da Rosa é consultor de turismo e membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com