segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

DELÍCIAS DE MORANGO




De 5 a 20 de setembro, sempre as sextas, sábados e domingos (e segunda, 7 de setembro) acontecerá a 13ª Festa Nacional do Moranguinho, em Bom Princípio, situada a 70 km de Porto Alegre –RS. Com uma população de 13 mil habitantes, Bom Princípio é um dos municípios de melhor qualidade de vida do Sul do Brasil. Sua economia, além da agricultura familiar bem monitorada e modernizada tem como base a indústria da construção civil -, cerâmica, esquadrias e móveis de excelente qualidade, conhecida no Brasil e exterior, agora se projetando também na indústria de confecções. No segmento da agricultura se destaca na produção de morangos, responsável pela criação da Festa Nacional do Moranguinho, realizada anualmente em setembro, no Parque Municipal, cujo portal de entrada é um enorme morango, símbolo da cidade. Nos três fins de semana recebe milhares de visitantes, atraídos pelas delícias de morangos – in natura, bolos, cucas, tortas, sorvetes, pastéis, entre inúmeras receitas, preparadas com dedicação pelas mulheres do Clube de Mães. Um imenso bolo será preparado e depois distribuído aos presentes neste sábado, logo após a solenidade de abertura, com o desfile “O Mundo do Morango”. Shows musicais com artistas nacionais, bandas típicas, corais, desfiles de moda, feira colonial e de artesanato animam os visitantes das 10h às 22 horas. Veja site http://www.festanacioanldomoranguinho.com.br/.

HOTELARIA BRASILEIRA


A ABIH Nacional declara que o Congresso Nacional de Hotéis, realizado na última semana cresceu 25% em relação à edição anterior, com 700 congressistas e 300 visitantes. Segundo o presidente da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello, o congresso foi sucesso na qualidade técnica e no crescimento. Uma das metas para a próxima edição é incentivar a participação de pequenos e micros empresários da hotelaria nacional.

TURISMO RECEPTIVO

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados promoveu no dia 25 de agosto, em Brasília, audiência pública para debater o "Turismo Receptivo Brasileiro e sua possibilidade de Classificação como Atividade Econômica Exportadora". Participaram os ministros, Luiz Barreto do Turismo e Guido Mantega, da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da Brazilian Incoming Travel Organization (BITO), Roberto Dutra entre outras autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor.

FESTIVAL NÁUTICO

Neste fim de semana acontecerá a 2ª edição do Festival Náutico e do Salão de Seminovos de Santa Catarina, na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, em comemoração aos seus três anos de funcionamento. Barcos luxuosos de maior porte e a participação de importante marca de carros importados serão novidades. A programação inclui ainda cursos de Arrais e Mestre amador, Rally Náutico, feijoada e outras atividades.





Neste fim de semana acontecerá a 2ª edição do Festival Náutico e do Salão de Seminovos de Santa Catarina, na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, em comemoração aos seus três anos de funcionamento. Barcos luxuosos de maior porte e a participação de importante marca de carros importados serão novidades. A programação inclui ainda cursos de Arrais e Mestre amador, Rally Náutico, feijoada e outras atividades.


PROJETOS DE JOINVILLE

O prefeito de Joinville, Carlito Merss e a presidente da Promotur, Maria Ivonete Peixer da Silva tiveram audiência com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, para apresentar o projeto de estruturação do Complexo Turístico da Expoville e pleitear recursos para a implantação de parque de lazer e a urbanização do parque de negócios, com ampla área de estacionamento, paisagismo e a construção do Centro de Convenções Expoville.

QUALIFICAÇÃO



A ABIH-PR incentiva o aperfeiçoamento profissional para a hotelaria do Estado do Paraná, com a nova parceria, PF&B: Capacitação e Qualificação Profissional, há dez anos prestando serviços de consultoria a hotéis e hotéis e ministrando cursos em escolas conceituadas como Senac e Centro Europeu. Os cursos possuem módulos específicos para cada função, abordando aspectos técnicos e comportamentais, com aulas práticas e teóricas, visando um atendimento qualificado aos hóspedes.




COPA 2014

O presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, disse que a entidade trabalha para preparar não só as 12 sedes de jogos, mas também 88 cidades localizadas no entorno dessas capitais que podem receber turistas. Espera-se que a Copa sirva para promover o turismo no Brasil. A Confederação identificou 3.600 municípios com apelo turístico que poderão receber visitantes durante os jogos da Copa. A intenção é incentivar os turistas a viajar pelo Brasil entre um jogo e outro.

BOM FERIADÃO

O Hotel Bandeirantes, no Balneário de Barra do Sul, próximo a São Francisco do Sul oferece pacote especial para o feriado da Independência. De quatro pernoites, de 4 a 8 de setembro paga-se somente três, incluindo café da manhã e o jantar de sábado. O hotel é ideal para descanso, com belíssima vista para o mar.

ATLETISMO MUNDIAL

Porto Alegre irá sediar em 2013, a 20ª edição do World Master Championship Stadia. O encontro deverá reunir cerca de 20 mil participantes entre atletas nacionais, estrangeiros, comissões técnicas e turistas. É a primeira vez que o evento, captado com apoio da Embratur, acontece na América Latina. A captação ocorreu em parceria com o Porto Alegre Convention and Visitors Bureau, Secretaria de Turismo do governo do Rio Grande do Sul e Associação Brasileira de Atletismo Máster (Abram).

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DICAS DE TURISMO

Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista


O TRADE TURÍSTICO - Muito tem se falado em trade turístico como uma espécie de organismo que a todos representa e que teria o dom de traduzir as opiniões, aspirações e necessidades que envolvem a atividade turística em nossa cidade, no nosso Estado e País. Entretanto vemos que essas opiniões exprimem o pensamento de alguns e às vezes até mesmo da imprensa, que usa o termo como interpretação de opiniões abrangentes. O que ocorre na prática é que raríssimas vezes alguns segmentos representados por suas entidades de classe se reúnem para expressar alguma opinião, fazer alguma reivindicação ou até mesmo para reclamar de atitudes tomadas pela esfera pública. Então ficamos assim: quando o assunto diz respeito a Florianópolis chamam de trade turístico da capital; quando é da esfera estadual chamam de trade turístico catarinense; e se o assunto é de interesses de todo o Páis denominam de trade turístico nacional.
Tudo muito bonito e prático, mas na grande maioria das vezes representa apenas alguns poucos, em atitudes isoladas, que se expressam em nome de todos, sem que esses tenham a menor idéia do que está se passando. Pensamos que, se o assunto realmente fosse levado a sério, deveríamos reunir as entidades interessadas na área do turismo para que pudéssemos organizar o trade de forma que ele realmente existisse; e que sua representação se fizesse valer por existir um cunho jurídico legal, um foro consolidado, uma representação baseada em parâmetros colhidos pela participação dos verdadeiros interessados.
O que se observa hoje em dia é que o termo trade virou símbolo de expressão de determinada parcela da sociedade com atividade econômica na área do turismo que, não raras vezes, se expressa individualmente, mas usando indevidamente o termo, querendo com isso fazer crer que se expressa em nome de todas as entidades do setor. Está na hora de assumirmos as verdadeiras identidades dos segmentos representados para que realmente estejamos falando a mesma linguagem. Por isso seria necessário darmos uma feição, se não jurídica, pelo menos administrativa, no sentido de criarmos um estatuto em forma de normas, para que com isso as entidades participantes legalmente se expressassem por intermédio de um organismo que as representasse adequadamente.
Temos de corrigir urgentemente esse “modismo” para que no futuro não sejamos cobrados por aquilo que não queríamos, mas que alguns assumiram por conta própria, mas em nome de uma maioria da qual não detinham representação. Este artigo foi escrito por Estanislau Emilio Bresolin e publicado no espaço “Opinião” do jornal A Noticia (SC), no dia 28/9/2005, numa quarta-feira. Com o devido respeito disciplina e ordem faço dele minhas palavras, cumprimentando o brilhante advogado doutor Bresolin, presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina, pelos ricos detalhes mostrados ao “trade turístico”, que infelizmente ainda nos dias de hoje não estão totalmente corrigidos.

PIT STOP

A Feira das Américas 2009 acontecerá de 21 a 23 de outubro no Rio Centro, no Rio de janeiro. O evento continua sendo o maior da América Latina.

TURISMO INTERNACIONAL

Anotem algumas dicas sobre o turismo internacional:
Turismo de Lisboa em http://www.visitlisboa.com/
Turismo do Porto em http://www.portoturismo.pt
Instituto de Turismo de Portugal em http://www.iturismo.pt
Solares de Portugal em http://www.turihab.pt
Pousadas de Portugal em http://www.pousadas.pt
Pousadas de Juventude em http://www.pousadasjuventude.pt

AMAZONAS

O Amazonas é o maior Estado brasileiro. São 62 municípios distribuídos numa área de 1.577 milhões de km2 e uma população de 2,8 milhões de habitantes. Há no estado 120 mil indígenas, divididos entre 66 etnias.
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira e Jornalistas de Turismo (Abrajet). DRT-SC.02360.JP E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com Msn: airsonsoaresrosa@hotmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
FESTA DO QUIABO
Quiabo também dá festa, porque não? É na cidade de Canindé de São Francisco, a 212 quilômetros da capital, Aracaju, que irá ocorrer de 18 a 20 de setembro a quarta edição da Festa do Quiabo e Feira Agropecuária do Alto Sertão, eventos já consolidados no calendário oficial do Estado de Sergipe. A Feira terá exposição e premiação de animais bovinos, caprinos, ovinos e eqüinos, campeonato leiteiro, competição de raças mestiças e assinos. Este e tantos outros projetos foram criados pelo prefeito Orlando Porto de Andrade (Orlandinho) e pela diretora de Turismo, Sílvia de Oliveira (Silvinha), que desde a gestão anterior vem colocando o município com destaque no mapa do Estado. Eventos e qualificação abrem espaço para empregos, desenvolvem o turismo e levantam a auto-estima da população local. Merecem aplausos: mais ação e menos política (agem) é que o povo brasileiro precisa.
SÃO PAULO ENFERVECENTE
São Paulo é como uma máquina programada para não parar ou como um coração que pulsa ininterruptamente. Negócios, cultura, sociedade, turismo, eventos mobilizam a metrópole. Só no último mês de julho, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) registrou 123 eventos, entre feiras, congressos e convenções, movimentando mais de 1,1 milhão de visitantes nacionais e estrangeiros, crescimento 61,8% em relação ao mesmo período de 2008.
EXPONÁUTICA
Biguaçu, município da grande Florianópolis realiza de 4 a 7 de setembro a primeira Feira Exponáutica, na Marina Píer 33, do Rio Biguaçu. Além da Exposição de lanchas, jet-ski, motos e carros, a Exponáutica terá palestras, fóruns, shows e lazer e praça de alimentação, numa área de 15 mil m2 , com 4,5 mil cobertos. Santa Catarina tem a segunda maior indústria náutica do Brasil. Site http://www.exponauticapier33.com.br/.
ÓTIMA SOLUÇÃO
O sufoco de trânsito, na única via que liga Porto Belo e Bombinhas nas concorridas temporadas de verão vai acabar. O vice-governador, Leonel Pavan confirmou o início das obras do segundo acesso entre os dois balneários ainda este ano. Serão 10 km pavimentados, com mirantes para apreciar as belezas da região, principalmente a vista do morro da Antena.
INTERCON
De 2 a 5 de setembro o Megacentro Wittich Freitag, em Joinville sedia mais uma edição da INTERCON - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Equipamentos, Material de Construção e Acabamentos. Em paralelo acontecerá a primeira edição da ILLUMINA 2009 - Feira de Iluminação e Materiais Elétricos e o Cintec 2009 - Congresso de Inovação e Tecnologia. Site http://www.messebrasil.com.br/.
FERIADO EM ILHA BELA
Excelente opção para o feriado de 7 de Setembro é Ilhabela, a 230 km do centro de São Paulo, conhecido destino turístico nacional e internacional. Lindas praias e uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país são atrativos, aliados à estrutura de hospedagem e restaurantes variados. A Associação de Hotéis, Bares, e Restaurantes de Ilhabela preparou pacotes especiais, disponíveis no site http://www.visitilhabela.com/.
TURISMO SUSTENTÁVEL
A prefeitura de Barra Velha assinou convênio com a UNIVALI -, curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, para elaborar inventário do potencial turístico e um plano de desenvolvimento sustentável para o turismo da cidade. Cerca de 30 universitários e professores irão trabalhar no projeto, sob a coordenação da professora Sílvia Regina Cabral e deverá ser concluído até julho de 2010.
CIRCUITO MANTIQUEIRA
O Campos do Jordão e Região e Convention & Visitors Bureau criou um catálogo turístico do Circuito Mantiqueira, englobando sete municípios do interior do Estado de São Paulo -, Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos). Os municípios têm em comum forte vocação para o turismo, especialmente negócios, ecoturismo, lazer e aventura.
MABU THERMAS
O Mabu Thermas & Resort de Foz do Iguaçu (PR), instalou cobertura, no estilo cúpula, sobre uma das piscinas externas do hotel, oferecendo mais conforto aos hóspedes nos dias frios, “permitindo a utilização até em dias de chuva”, explica o gerente do Mabu Thermas & Resort, Adão Alves. A Rede Mabu de Hotéis & Resorts é um grupo hoteleiro do Paraná, com três empreendimentos: Mabu Royal & Premium Hotel e Mabu Parque Resort, ambos em Curitiba, e Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu. Site: http://www.hoteismabu.com.br/
CONSTRUFAIR
O 16º Salão do Imóvel e Construfair/SC, realizado na última semana em Florianópolis teve sucesso além da expectativa. O sonho da aquisição da casa própria se torna realidade para inúmeros visitantes, em virtude dos financiamentos da Caixa Econômica a juros baixos, em especial o Programa Minha Casa Minha Vida e a casa pré-fabricada da COHAB. Todo cidadão merece um aconchegante cantinho para chamar de seu.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PROFISSIONAIS DO TURISMO

Mercado de trabalho está mais aquecido para profissionais do turismo em Florianópolis

No Norte da Ilha, onde estão as praias mais desenvolvidas de Florianópolis, o mercado de trabalho é promissor para a próxima temporada, principalmente para quem tem qualificação na área hoteleira

Florianópolis promete ser uma boa opção para os que procuram empregos ligados à área de turismo e hotelaria na próxima temporada de verão. Além de ser a campeã do Estado para se fazer carreira e estar entre as 15 melhores do Brasil no mesmo ranking, segundo a Revista Você SA, a abertura de novos empreendimentos turísticos no norte da ilha traz oportunidades para quem atua na área. Mas isto não significa emprego fácil, é necessário estar bem preparado e qualificado.


O boom de profissionais bem qualificados em Jurerê Internacional, no Norte de Florianópolis, não é de hoje. Com um perfil de moradores classe A, refúgio de milionários do Brasil e inclusive do exterior, o local exige serviços especializados e de qualidade. No Jurerê Open Shopping, por exemplo, desde 2008 os lojistas fazem cursos de inglês para atendimento no comércio, com o intuito de se adequar ao perfil realmente internacional do balneário.


Com a abertura do Il Campanario Villaggio Resort, também em Jurerê Internacional, em dezembro do ano passado, o número de profissionais bem qualificados aumentou ainda mais na região, devido ao padrão de serviços oferecidos no hotel. “Nesta temporada, a previsão de contratos será maior já que a crise econômica está passando e todas as torres do resort estarão em funcionamento, diferente do ano passado, quando apenas metade dos apartamentos estava disponível para os hospedes”, explica o gerente Carlos Kiehl. Entre os meses de dezembro de 2008 a março deste ano, o hotel contava com uma média de 65 funcionários contratados, fora camareiras e auxiliares de limpeza extras.


Para ser recepcionista do Il Campanario, por exemplo, é necessário ter nível superior completo ou em andamento na área de Turismo e Hotelaria, inglês fluente e de preferência conhecimento em um terceiro idioma. Mas a responsável pelos recursos Humanos do resort, Deborah Ricci, acrescenta que além de qualificação profissional e experiência na área, é fundamental que os empregados se destaquem no quesito relacionamento humano, “para que o hotel consiga oferecer qualidade diferenciada de atendimento tanto para os hóspedes quanto para os proprietários”, destaca.

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
Dicas de Turismo Airson Soares da Rosa


A bandeira nacional terá lugar de destaque num mastro de 40 metros de altura instalado no Parque Centenário, entre a Prefeitura de Criciúma e o Monumento das Etnias. Nele , no dia 29 de agosto, 130 dias que antecipa o aniversário dos 130 anos da cidade, será hasteada a bandeira nacional brasileira. Segundo o Decreto nº 596, a substituição dessa bandeira será feita com solenidades especiais no último sábado de cada mês. Na base do mastro especial estarão inscritos os seguintes dizeres: “Sob a guarda do povo criciumense, neste Parque Centenário, a bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria”. Os festejos fazem parte do pré-calendário dos comemorativos dos 130 anos do município.


A cerimônia do primeiro hasteamento do pavilhão nacional no parque estará a cargo da Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga - Satc. Na foto, o secretário de Comunicação e jornalista Archimedes Naspolini Filho (D) fazendo entrega a este colunista de um ofício assinado pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal Clésio Salvaro, entregue ao Excelentíssimo Senhor Sérgio Antônio Herrera, Diretor do Portal da América, durante o FÓRUM DE PRENSA TURÍSTICA DEL MERCOSUR, realizado nos dias 19 e 20 últimos, na cidade de Colônia Del Sacramento no Uruguai.


Participaram deste encontro, jornalistas especializados em Turismo, além do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Portugal. No oficio, o prefeito Salvaro disse que Criciúma está se preparando para se tornar pólo turístico nacional, razão pela qual, convidava os integrantes do FÓRUM, a visitá-la.

PIT STOP

O segmento turístico de Criciúma liderado pela Sulcatur, a Associação Sul Catarinense de Turismo, entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal, no início apreensiva com a omissão do governo Clésio Salvaro para com o Turismo, agora respira mais aliviada em saber da construção do monumento da Bandeira Nacional no Parque Centenário, a implantação de uma nova Mina Modelo no bairro São Simão, o Parque das Etnias no bairro Próspera.e a intenção de ser pólo turístico nacional. Na pauta das reivindicações falta a criação da Secretaria de Turismo.

TURISMO DESPORTIVO

No turismo desportivo, a eleição de novos conselheiros do Criciúma Esporte Clube, com a vencedora Chapa 2, o objetivo é aumentar o número de sócios e colocar o Tigre na Série B do Campeonato Brasileiro.

TURISMO POLÍTICO

No Balneário Rincão, distrito de Içara (SC), muitas expectativas de progresso: a emancipação política e administrativa e a eleição do novo Prefeito Municipal ainda em 2009. É o Turismo Político em marcha!

BALEIAS

Nas duas plataformas marítimas de pesca, a alegria é geral com a passagem das baleias Franca, no Balneário Rincão.O turismo de observação das baleias está em alta.

SAÚDE PÚBLICA

Uma coisa mudou no Brasil.... a preocupação com a saúde pública. Antes foi a Dengue, agora a Gripe A. O povo está mais atencioso consigo mesmo. Se minha vózinha mãe Geni estivesse viva diria que isso é o fim do mundo. Assim o Turismo de Saúde...vai indo...

E AGORA?

No turismo comercial, o lucro fabuloso do Banco do Brasil com os juros baixos conseguiu emprestar mais e mostrou que os bancos particulares exploram o povo. E agora como fica?
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) DRT-SC.02360 JP E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com Msn airsonsoaresrosa@hotmail.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Dicas de Turismo Airson Soares da Rosa


Fale com o colunista

Os albergues brasileiros se mobilizam na prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Os Ministérios da Saúde e do Turismo lançam campanhas com a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com a distribuição de 3,6 milhões de camisinhas, além de materiais informativos. Com o slogan “Viagem legal tem camisinha”, cartazes, folders e cartões-portais em três idiomas (Português,Inglês e Espanhol) são distribuídos para os albergues da rede Hi Hostel Brasil.

A jornalista gaúcha Neneca Campos, assessora de comunicação da rede, que aparece na foto ao lado do presidente da Abrajet/Nacional Cláudio Magnavita, disse que a campanha foi apresentada durante o Salão do Turismo em São Paulo com sucesso e teve que fechar o estande às 16 horas (duas horas antes do encerramento da feira) porque acabaram as 20 mil camisinhas previstas para entregar durante o evento. A expectativa, no entanto, é atingir 1,2 milhão de turistas que viajarem pelo Brasil nos próximos dois anos.
A hostelling internacional é a maior rede de hospedagem do mundo e a forma mais prática, divertida, segura e barata para se viajar. São mais de quatro mil albergues em 80 países, 300 mil leitos e 35 milhões de pernoites em todo o mundo. Esta rede de albergues contribui com US$1,5 bilhão por ano para a economia do turismo mundial. No dia 21 de setembro é comemorado no mundo inteiro o Dia do Alberguista, conhecido também como o Dia da Paz. Os jovens usuários, estudantes ou não, estão comprometidos com o meio ambiente e o turismo sustentável. Contatos no site www.hostel.org.br ou pelos telefones (051) 3224-0819 ou 9176-0644. O movimento alberguista completa 100 anos neste mês de agosto.

PIT STOP

O Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha (SC), que atende também Criciúma e a região Sul do Estado, recebe os vôos da NHT Linhas Aéreas, com aeronaves Let 410, com 19 lugares. Agora seus diretores pretendem incorporar a frota com aviões de 50 lugares. No entanto, a empresa solicitou ao governador Luiz Henrique da Silveira a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no combustível das aeronaves, além da compra antecipada de passagens. O mesmo que foi prometido à TRIP, que pretende operar na região ainda esse ano. O governador aceitou e concedeu o desconto. Agora é só esperar um vôo direto para São Paulo, o que é um anseio dos empresários.

FRIO & GRIPE

Falam os mais antigos que há mais de 40 anos o Sul do Brasil não sentia “tanto frio continuado” como esse agora do mês de julho. O pior de tudo é que veio acompanhado com a Gripe A (dores pelo corpo, febre, coriza e mal estar) os dias e noites frias, com geada, neve...e chuva de granizo...

FÓRUM

O Ministério do Turismo do Uruguai, nos dias 19 e 20 de agosto de 2009, estará presente no Fórum de Prensa Turística del Mercosur, na cidade de Colônia del Sacramento, no Uruguai,sob a coordenação do jornalista Sérgio Antonio Herrera, diretor do Portal de América (www.portaldeamerica.com). A Rádio Difusora AM910 estará presente com este colunista, que é membro fundador do Fórum, a convite da Abrajet Nacional. Participarão Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

CICLISMO & ATLETISMO

No turismo desportivo, algumas modalidades orgulham os criciumenses. Quais são elas? O ciclismo, o atletismo, o futebol de campo, o futsal ,o tiro ao alvo... Em breve falaremos sobre os atletas.

CARÊNCIA

A cidade de Criciúma (SC), com quase 200 mil habitantes, continua carente no setor turístico. Não possui postos de informações, não possui mapas e nem folders para os visitantes. A maior âncora de visitas, a mina de carvão Caetano Sônego, a única na América Latina até 2003 entregue a visitação pública, está fechada desde 2004. Por falta de uma Secretaria de Turismo não contamos com um calendário de eventos. É uma pena! Pois verbas sobram no Ministério do Turismo, mas faltam projetos!
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET). DRT-SC.02360 E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com MSN airsonsoaresrosa@hotmail.com

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TURISMO DO BRASIL SERÁ PROMOVIDO AOS PRINCIPAIS AGENTES E OPERADORES DA ARGENTINA



Primeiro evento de turismo do Brasil a ser realizado em outro país, a BNT Mercosul (edição argentina) vai intensificar a promoção de empresas e destinos turísticos brasileiros ao seu principal mercado emissor Empresas e produtos turísticos do Brasil serão destaques durante a Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul – edição Argentina), que acontecerá no dia 23 de setembro no hotel Sheraton Libertador, em Buenos Aires. Como se trata do primeiro evento de turismo brasileiro a ser realizado em outro país, o principal objetivo dos organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini é intensificar a promoção do turismo e vender o Brasil na Argentina com apoio e participação das principais operadoras de Buenos Aires.

Em formato de workshop, as empresas e destinos brasileiros e operadoras argentinas terão mesas de trabalho e devem receber em um único dia mais de 450 profissionais de turismo responsáveis pelo fluxo turístico do Brasil para manterem contatos e estabelecerem negócios. Além disso, os visitantes argentinos terão a oportunidade de coletar materiais promocionais e tarifários dos expositores, e participarem de um “coffee break” em salas especiais com sorteios durante o evento. Poderão ainda incluir os produtos e serviços brasileiros nos seus pacotes turísticos para a próxima temporada verão. Segundo informações da organização que também é responsável pela realização da BNT Mercosul Brasil (há 15 anos com sucesso absoluto em Santa Catarina), “como os argentinos são os principais “clientes” do Brasil, a BNT também será uma alternativa eficaz para, além de promover o turismo, evitar os possíveis impactos gerados pela gripe suína (H1N1) já que não se pode deixar que esse fator comprometa a próxima temporada e a atividade econômica”, alertam.

“O mês de setembro é o melhor momento para promoção do Brasil na Argentina, uma vez que neste mês os operadores estão lançando os pacotes para o verão, mesmo porque o destino Brasil sempre está à disposição de turistas argentinos”, completam.



SUCESSO COMPROVADO


A equipe da BNT já tem confirmada a participação de importantes empresas e destinos brasileiros para a participação no evento do dia 23 de setembro. A organização pretende mais uma vez superar as expectativas e manter o grande sucesso que obteve em 2.008, quando aconteceu a sua primeira edição.No ano passado, o evento teve a participação de 428 agentes de viagens da capital argentina e - conforme informações de algumas empresas participantes - há muito que um workshop realizado em Buenos Aires não alcançava um número tão expressivo de profissionais para a realização de negócios e contatos comerciais. Além disso, as 14 mais importantes operadoras de turismo da Argentina expuseram seus pacotes turísticos garantindo ótimos negócios para a última temporada de verão. Segundo pesquisa realizada entre os participantes, obteve 100% de aprovação.



A BNT (edição Argentina) é o único evento nacional que se realiza em outro país, o que representa a iniciativa privada trabalhando em conjunto com o poder público com o objetivo de promover e gerar negócios para empresários brasileiros. Informações sobre o evento: http://www.bntmercosul.com.br/. Às empresas e destinos turísticos brasileiros que desejarem participar com sua mesa de negócios ou participações especiais, as reservas ainda podem ser garantidas através do tel: (47) 3367-1119 ou dos e-mails: jair@gwg.com.br; dag@gwg.com.br.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
nseibel@terra.com.br

26ª OKTOBERFEST


Marcada para 1 a 18 de outubro de 2009, a 26ª Oktoberfest de Blumenau já está com a programação completa das bandas que irão animar a festa. São três bandas alemães -, Heidelberg Quartett of Five, Original Haderlumpen e Alan Best und die Gaudibuam, além dos melhores grupos de bandas da região e da novidade deste ano, que é a participação de DJs internacionais. Serão 925 horas de música durante os 18 dias da maior festa alemã das Américas.

FENARRECO

A 24ª Festa Nacional do Marreco, em Brusque, que acontecerá de 7 a 18 de outubro também já está com as atrações definidas. Música e alegria, tendo como atrativo principal a gastronomia típica, onde o marreco é o ingrediente principal.

COPA 2014


A ABIH-SC, junto com a Embratur irá divulgar a próxima temporada de verão no Chile, Argentina e Paraguai. Santa Catarina será também o primeiro estado a lançar, em parceria com a Embratur, uma campanha para atrair ao Estado, visitantes que estarão no Brasil durante a Copa 2014.

RECANTO DAS ÁGUAS


O empresário e apresentador Amaury Jr. foi uma das recentes visitas de celebridades ao Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú. Ele veio para a inauguração de dois empreendimentos e para conhecer as novidades turísticas da cidade. Site: www.resortrecantodasaguas.com.br.

POLINÉSIA

Os encantos da Polinésia estão materializados no Restaurante Polinésia, especializado em frutos do mar. Construído sobre um espelho d’água, o restaurante fica no bairro Espinheiros em Joinville, próximo ao trapiche do Barco Príncipe de Joinville. A sugestão do Chef é o prato Polinésia Exótica, uma seleção de frutos do mar, com acompanhamentos de legumes e saladas cultivadas na chácara local, sem agrotóxicos.

BIRDWATCHING


O ícone de Foz do Iguaçu são as Cataratas, mas um novo atrativo vem ganhando força -, a observação de pássaros. Em torno das quedas d’água existe uma das maiores concentrações de espécies de aves raras e exóticas do planeta. Só o Parque das Aves abriga mais de 900 pássaros tropicais de 150 espécies, sendo o único parque da América do Sul a permitir que o turista entre nos viveiros. A expressão birdwatching (observação de pássaros) foi cunhada na Inglaterra em 1901, pelo ornitólogo inglês Edmund Selous. Porém, um século antes, os americanos já haviam criado uma sociedade devotada ao assunto, a Audubon Society, que hoje possui 70 milhões de adeptos.

ROTAS DO PINHÃO

Opções baratas e convidativas de turismo no Paraná são as Rotas do Pinhão, compostas de natureza, história, cultura, gastronomia, ruralismo, esportes e qualidade de vida, com uma infinidade de paisagens, restaurantes, vinícolas, parques e áreas rurais para lazer e hospedagem. São diversos roteiros que incluem os municípios da Região Metropolitana de Curitiba -, desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais. Esta região se destaca pela convivência de diversas etnias com costumes referenciados em memoriais, na dança, música, gastronomia, artesanato e em muitos eventos realizados durante o ano todo. São alemães, poloneses, italianos, japoneses, ucranianos e muitos outros povos, que contribuem para a formação de um mosaico de cores e sabores. Mais informações no site www.viaje.curitiba.pr.gov.br.

PARATY EM FOCO

De 23 a 27 de setembro, a histórica cidade de Parati - RJ reúne fotógrafos e apaixonados por fotografia de todo o mundo, para a quinta edição do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia – FNAC. Relevantes discussões estarão em pauta, sobre as revoluções da fotografia contemporânea. Site www.paratyemfoco.com.

COLÔMBIA EM GRAMADO


A Colômbia estará pela primeira vez no Festival do Turismo de Gramado, com o objetivo de consolidar no Brasil, destinos como Cartagena, San Andrés, Santa Marta e Bogotá. A Colômbia recebeu em 2008 a visita de 45.489 brasileiros e quer aumentar este número com promoções junto aos operadores e agentes de viagens brasileiros. Site www.festivalturismogramado.com.br.

TREM VOADOR

Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014, deverá estar em operação até então o Trem de Alta Velocidade que ligará Rio, São Paulo e Campinas. Com velocidade máxima de 300 km/h e aproximadamente 33 minutos para cobrir a distância, o trem poderá transportar de 458 a 600 passageiros. A implantação custará R$ 34 bilhões.

CAMINHO DOS INCAS

Representantes de países sulamericanos estão tratando do reconhecimento do Caminho dos Incas, no Peru, como Patrimônio de la Humanidade, até 2011. Além do Peru, estão envolvidos Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, em conjunto com altos funcionários da UNESCO, aos quaisforam apresentados investigações e registros sobre O Caminho dos Incas (Qhapaq Ñan).

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
VEJA A GALERIA DE IMAGENS

A cidade de Fraiburgo, Santa Catarina, depois da maçã, entra para o cenário desportivo nacional com o evento Transcatarina. O maior rali de Santa Catarina, que iniciou e terminou no mês de julho durante o período das férias escolares, com um registro especial: a conquista por pilotos catarinenses nos primeiros lugares, nos três dias de provas, da região serrana ao litoral, percorrendo cerca de 700 quilômetros. Com textos de Caroline de Paula e fotos de Junior Almeida (ver na Galeria de Imagens) pudemos sentir a importância do evento que reuniu 89 inscritos, dentre eles pilotos, navegadores e zequinhas. Confira o site www.aceleracao.exp.br. O Primeiro Transcatarina largou de Fraiburgo passando pelos municípios de Curitibanos, Lages, Atalanta, Rio do Sul e Botuverá, chegando em Balneário Camboriú com muita festa.

Mas, paralelas às etapas que enfrentaram nas quatro categorias de modalidades, os que têm carros de 4x4, o turismo chamou a atenção. O circuito teve passeios que percorreram serras, túneis, rios e áreas de reflorestamento. O total inicial das inscrições reuniu 130 participantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul. Na categoria Super Máster, o campeão foi o carro 16, com Flávio Kath e Rafain Walendowski, de Blumenau (SC), com 57 pontos; em segundo o carro 34, com Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel, de São Bento do Sul (SC), com 52 pontos; em terceiro o carro 3, com Eduardo Moser e Fernando Hostin, de Gaspar (SC), com 47 pontos. Na categoria Graduado, o campeão foi o carro 19, com Luciano Mueller e Wilson Reichwald, de Rio Negrinho (SC), com 47 pontos; em segundo o carro 82, com Fernando Kowalski e Roberto Spessatto, de Apucarana (PR), com 47 pontos; em terceiro o carro 84, com Paulo César da Silveira e Fernando Amorim, de Florianópolis (SC), com 46 pontos. Na categoria Jeep, o campeão foi o carro 74, com José Schazmann e Edson Baretta, de Joaçaba (SC), com 66 pontos; em segundo o carro 73, com Eloy Petry e Naor Petry, de Joaçaba (SC), com 60 pontos; em terceiro o carro 71, com Patrício Zucchi e Leandro Minuzzi, de Ilhota (SC), com 54 pontos. Na categoria Junior, o campeão foi o carro 47, com Adir Dagostin e Marcio Eurich, de Chapecó (SC), com 64 pontos; em segundo o carro 115, com Osni Casas e Rodrigo Borges, de Joinville (SC); em terceiro o carro 99, com Antonio Russi e Marcio Deloni, de Itapema (SC), com 46 pontos.




Subiram também ao podium (foto), com o conceito de incentivadores e patrocinadores, os conhecidos empresários Yin (chinesa), Edson e Edilberto. Mais informações no e-mail realtimeproducoes.com.br.

PIT STOP

Li no boletim da Afabb/SC o seguinte lembrete, que serve para o turismo político e para guardar junto com o seu Título de Eleitor: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos os que se interessam” (Arnold Toynbee).

AVAÍ

No turismo desportivo, os torcedores do Leão da Ilha continuam falando em voz alta: “ESSE AVAÍ FAZ COISA,HEIN?”. Enquanto isso, o Tigre anda “brabo e enjaulado” e o futebol do interior em baixa. O que fazer, né? Um dia é da caça e outro do caçador... E o Figueira, onde anda?

BORRACHUDOS

Os veranistas do Balneário Rincão já estão preocupados, pois está chegando o verão e a emancipação está demorando a sair. Com isso, os terrenos continuam sem calçadas, sem muros, com entulhos e borrachudos.

TURISMO EM GRAMADO

Você sabia que a 21ª edição do Festival do Turismo de Gramado acontecerá de 19 a 22 de novembro de 2009, com a presença de 51 países? E que 2,6 mil marcas estarão expostas? E que os pavilhões do Serra Park receberão 360 estandes? E que por isso que esse evento é considerado o melhor local para negócios na América do Sul?

ETNIAS

A Festa das Etnias, que acontecerá em Criciúma, no Pavilhão José Ijair Conti, de cinco a 19 de setembro, poderá ser acompanhada pelo site www.festadasetniasdecriciuma.com.br. Mais informações pelos telefones (48) 8422-1721 e 9964-2213.

FESTIVAL DE DANÇA

A cidade de Nova Veneza (SC) festejando ainda com a conquista pela segunda vez de segundos lugares no Festival de Dança de Joinville, nas categorias Sênior e Avançado. O Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Nova Veneza desfilou no carro do Corpo Bombeiro em grande estilo. Parabéns!
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) DRT-SC.02360 JP E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com Msn airsonsoaresrosa@hotmail.com Site www.abrajet-sc.bigspot.com

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

JURERÊ INTERNACIONAL LANÇA IL CAMPANARIO PARA TRADE TURÍSTICO


Música ao vivo e feijoada serão os atrativos do lançamento do Il Campanario Villaggio Resort para o trade turístico de toda Santa Catarina. O almoço acontece no sábado, dia 8 de agosto, nas dependências do hotel, em Jurerê Internacional, e vai contar com a presença de jornalistas, políticos, representantes da Santur, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e outras associações e empresas ligadas ao setor turístico.

Os convidados serão recepcionados com welcome drink, uma saborosa feijoada acompanhada de música ao vivo e depois participarão de uma apresentação sobre o Il Campanario, com visita às dependências do resort. O hotel está em funcionamento desde dezembro de 2008, mas até então não havia sido apresentado para o trade turístico. Nas próximas semanas, o Il Campanario será lançado também em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
O objetivo com o evento é mostrar o Il Campanario como opção requintada de hospedagem em Florianópolis, tanto para inverno, com uma estrutura que oferece lazer independente do clima, quanto no verão e feriados. Ainda neste mês, a administração deve lançar os pacotes de Natal e Reveillon, com tarifas diferenciadas para agências e operadoras. No ano passado, o hotel já ofereceu uma charmosa e requintada festa para os hospedes e convidados, com a presença, inclusive, de alguns famosos como José de Abreu, Eduardo Bueno, Paula Taitelbaum e Íris Stefanelli.

Sobre o Il Campanario


Num misto de belezas naturais e arquitetura provençal, o Il Campanario Villaggio Resort foi projetado para encantar. O Complexo residencial e hoteleiro que fica no coração de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, oferece conforto, privacidade e segurança típicos de um resort exclusivo, e isso tudo a apenas 20 minutos do centro de Florianópolis e a 35 minutos do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. São 288 apartamentos de estilo requintado e serviço de padrão internacional, divididos em belíssimos studios e suítes equipados com home theater, TV digital, Internet, cozinha e hidromassagem vertical.


Situado em lugar considerado como um dos destinos mais cobiçados entre turistas de bom gosto do mundo inteiro, a estrutura de lazer do Il Campanario Villaggio Resort é diversificada. São cinco piscinas (temperatura ambiente, aquecida, térmica e duas infantis), Espaço fitness, Kids club, Teen Club; Espaço Gourmet, Sala de jogos, Sauna, e pontos estratégicos de oferta de massagem relaxante.

O Il Campanario Villaggio Resort dispõe de um elegante Lobby bar e uma aconchegante sala de lareira, inspirados na charmosa Riviera italiana e francesa que, aliados aos restaurantes de cozinha internacional, com cardápios assinados pelo renomado chefe Helton Costa, proporcionam um misto de requinte, conforto e exclusividade. Acrescenta-se a isso o excelente atendimento do hotel que, com cordialidade e simpatia, faz o hóspede se sentir privilegiado em desfrutar do resort. Julio Iglesias, Ney Matogrosso, Zezé di Camargo e Luciano, Alessandra Ambrósio, Junior Lima, Glória Maria e outras celebridades habituadas aos melhores hotéis do mundo aprovaram e elegeram o Il Campanario Villaggio Resort como a melhor opção de hospedagem em Florianópolis.


Na intenção de melhor atender tanto hospedes a passeio, quanto o turismo de negócios, o Il Campanario Villaggio Resort oferece também uma excelente estrutura para eventos. São três salas com divisórias móveis, com capacidade total de até 300 pessoas em auditório e uma privilegiada área externa para a realização de jantares e festas, garantindo sucesso de qualquer evento que exija, sobretudo, requinte.