sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
O nosso querido BRASIL continua abençoado por DEUS, apesar dos pesares e das condições climáticas adversas e bem longe de terremotos destruidores como este em Porto Príncipe, que tirou a vida da carismática Doutora Catarinense Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Saúde.

Com “Dicas de Turismo” mostramos na edição de hoje, com textos do jornalista João Zuccaratto, de Vitória (ES), São José de Ribamar, um “DESTINO” dos maiores roteiros de Fé do Maranhão e do Norte e Nordeste brasileiros, distante apenas 30 km da capital São Luiz.Os indicativos turísticos marcam São José de Ribamar,como a terceira cidade mais populosa do Estado. Seu nome é uma homenagem ao Santo Padroeiro do Estado do Maranhão e, em virtude disso, lá foi erguido um dos santuários mais importantes do Norte e Nordeste do País. Ele está ornado por praias que nada devem ao paraíso.

Outras riquezas do local são seu artesanato e uma culinária à base de frutos do mar de deixar qualquer um com água na boca. Não podemos esquecer o povo, hospitaleiro que só ele, e que, como revela o excelente material de divulgação daquela região abençoada por todos os Deuses, produzido pela Prefeitura Municipal, “festeja a alegria todo o dia Santo e todo santo dia”.

A criatividade do seu povo simples transforma argila, palha, conchas, casca de coco, couro e madeira em bijuterias, bolsas e outros objetos criativos que encantam a todos. E vale a pena experimentar o “peixe pedra frito”, que só tem por lá. Acompanhado do onipresente arroz de cuxá, sem contar as delícias variadas feitas com caranguejos, camarão e sururu.

Durante o ano inteiro, São José de Ribamar acolhe um sem número de turistas que vão se divertir em suas festas populares. Uma delas é o “CARNAVAL DO LAVA PRATOS”, no final de semana logo após os festejos normais do Momo. Outra que é INÉDITA no Brasil é a “LAVA BOIS”, um encontro de grupos bumba-meu-boi que acontece na primeira semana de julho.

Em setembro, é a vez de a cidade receber os devotos para o festejo do Santo que dá nome à cidade. Durante 10 dias impera o turismo religioso e são realizadas romarias, procissões e missas campais que renovam a fé dos crentes a cada ano. Outro costume que já pegou entre a população de todo o Estado é de ir até lá nos finais de semana benzer os veículos logo que são comprados.

Toda esta religiosidade impregnada naquelas terras tem origem em uma lenda. Ela narra a salvação de um navegador português que, depois de se desviar de sua rota e ameaçado por uma tempestade, clamou pela ajuda de São José logo depois de prometer erguer em terra firme que avistava ao longe uma capela. O mar se acalmou, salvando ele e o barco. Em cumprimento à sua promessa, o marujo trouxe de Portugal uma imagem do Santo e a colocou numa modesta Igreja construída “arriba-mar”. Dali nasceu uma pequena vila que acabou se transformando na bela cidade de “São José de Ribamar”, atualmente ponto destino de alguns dos maiores roteiros de Fé do Estado, do Norte e do Nordeste Brasileiro.

A convite do Governo do Estado do Maranhão visitamos São Luiz, conhecemos São José de Ribamar, além de outras cidades e pontos turísticos, num “FAMTOUR” com apoio da Abav e do Sebrae.(na foto este colunista e João Zuccaratto, provando o peixe frito com arroz cuxá). Confira mais fotos na Galeria de Imagens.

PIT STOP

* No turismo desportivo, mais propriamente no futebol, precisa morrer atletas para que os “árbitros e delegados do jogo suspendam a partida? Nas praias, com trovoadas nem pensar... mas não devem nem começar...mas eles não estão respeitando... No Balneário Rincão (SC), três atletas foram internados às pressas, vítimas de faíscas elétricas....Mas isso vem acontecendo nos gramados também...então deu, né gente?

* O administrador e atleta Paulo Conti, que defende nos finais de semana o Panelão Futebol Clube, considerado um dos secretários mais atuantes do Governo Municipal da Prefeitura de Criciúma, foi exonerado do cargo. Uma pena, pois competência e dedicação não lhe faltaram na Secretaria da Saúde. Na verdade, uma grande baixa para o turismo de saúde.

* A coluna vem recebendo muitos questionamentos pelo fechamento da Mina Modelo Caetano Sônego, desde 2004. Na verdade, ela era a única mina aberta ao Turismo no Brasil e, segundo afirmam, a única na América Latina. TURISTAS vieram à Criciúma entre 1984 a 2004. TODOS aguardam a nova mina, prometida pela atual administração de Criciúma.


AIRSON SOARES DA ROSA, é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas De Turismo.
Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC.02360-JP. OAB/SC. 2281(Membro Jubilado)
airsonsoaresrosa@gmail.com.br
airsonsoaresrosa@hotmail.com
www.difusora910.com.br
www.http://abrajet-sc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário