sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

A CHAPADA DAS MESAS - A coluna “Dicas de Turismo” continua sugerindo visitas pelo nosso Brasil e agora surge a vez da “Chapada das Mesas”, mesmo porque lá estivemos recentemente a convite do Governo do Maranhão. Através do material de divulgação, distribuído aos jornalistas e turistas pelo Sebrae e Secretaria Estadual de Turismo, pudemos constatar os seguros roteiros, com apoio de hotéis, pousadas e empresas transportadoras. Segundo o jornalista João Zuccaratto da Abrajet Nacional, este material classifica imenso complexo de atrativos naturais, com um dos lugares mais bonitos do Brasil. E esta frase é muito feliz porque a região permite ao visitante uma viagem por acidentes geográficos que são únicos no País.

Com proteção aumentada a partir da criação de um Parque Nacional, o conjunto de riquezas engloba formações rochosas, rios de água cristalina, que desabam 50 metros de altura dentro de cavernas, lagos, ilhas fluviais, trilhas, escarpas e tudo o mais que a natureza pode oferecer. E o que é melhor: e tudo muito próximo e fácil de ser visitado.

Se todo aquele espaço por volta de 350 milhões de anos atrás era fundo de mar bastante plano hoje recebe o nome de Chapada das Mesas porque está tomado de morros de grande altura esculpidos pela erosão do vento e da água. Aliás, esta está presente por toda parte, pois é cortada por 22 rios que formam um sem número de corredeiras e quedas d’água. Uma das mais impressionantes é a “Cachoeira da Pedra Caída”. Para formá-la, a corredeira desaparece da superfície por um buraco escavado na rocha, formando um véu que só pode ser apreciado depois do turista se aventurar correnteza acima por dentro de uma caverna cujo fundo é um piscina. Há outras por ali mesmo com acesso bem fácil (veja as fotos na Galeria de Imagens).

Como revela o texto de apresentação de empreendedores do turismo local, Chapada das Mesas é daqueles segredos que nosso País guarda, sertão com cerrados mais preservados na Nação, que impressiona com sua natureza majestosa de um sem numero de gigantescas de esculturas naturais. E tem tudo para se rivalizar com “BONITO”, outro de nossos paraísos.


Dicas da Coluna: A Chapada das Mesas deve ser visitada sem pressa, com o turista baseado na simpática cidade de CAROLINA, famosa por integrar um dos trechos do “Rali dos Sertões”, considerado dos mais difíceis, mas também dos mais bonitos. A melhor época vai de maio a junho depois que param as chuvas e as águas se exibem caudalosas perfeitas para esportes radicais. Maiores informações, com os técnicos Vilmar e Izabel Lieber. Visite o site www.ciadocerrado.com.br.

PIT STOP

* No Turismo desportivo, a cidade de Criciúma (SC), na modalidade “mesatenista”, estará presente nos dias 20 e 29 de outubro participando com sua atleta Bruna Costa Alexandre, a paraolímpica Bruninha, no campeonato mundial na Coréia do Sul.

* O nosso Criciúma Esporte Clube necessita do apoio de todos (atletas, empresários, políticos, torcedores e da imprensa). A cidade deverá voltar a respirar “futebol”. Salvem o nosso Campeão Brasileiro!

* Surgiu e trabalha forte pela cidade de Criciúma e região o “NAC”, o Núcleo de Artistas Criciumenses pela Cultura. O teatro, artesanato, o tradicionalismo, as artes visuais e o turismo são pautas discutidas semanalmente e que serão transformados em projetos reais. Tudo isso, sem a interferência de políticas públicas partidárias. Contatos no e-mail nucleo62@gmail.com.

* O Balneário Rincão (SC), um Município que terá o seu Prefeito Municipal somente em 2012 (por ouvir dizer) continua nadando no lixo. Ainda algumas ruas sem calçadas, com mato, lama e os terrenos baldios, com a infestação de ratos, baratas, lagartos, gambás, aranhas e cobras. Os proprietários notificados pela fiscalização da Prefeitura de Içara (SC) não estão nem aí..... Fomentar o Turismo, como???


Airson Soares da Rosa é Consultor de Turismo e Diretor Nacional da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC .02360-JP. OAB/SC. 2281 (Membro Jubilado)
airsonsoaresrosa@gmail.com.br
MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com.br
www.difusora910.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário