quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM
por Jefferson Severino


CARTEL
Está comprovado o que eu venho escrevendo ha muito tempo. A Secretaria de Direito Econômico, órgão do Ministério da Justiça, finalmente constatou a formação de cartel entre sete companhias aéreas: Air France, American Airlines, KLM, ABSA, VarigLog, Alitalia e United Airlines, no serviço de transporte de cargas. Resta-nos agora esperar que o referido órgão faça a lição de casa e olhe o cartel das passagens aéreas que impera aqui no Brasil. Quinze executivos e funcionários das sete empresas são suspeitos de envolvimento no esquema. O parecer da SDE será encaminhado ao Cade, que vai decidir se aplica sanções às companhias. É ver pra crer.
FESTA POMERANA

A cidade de Pomerode entre na contagem regressiva para as comemorações de mais uma festa que reforça as origens germânicas de sua gente. Entre os dias 15 e 24 próximos, o município encravado no Vale do Itajaí receberá turistas dos quatros cantos do mundo que chegarão à região embalados pelo ritmo alemão, chope, comida típica e muita animação. O Pavilhão Municipal de Eventos será o palco principal da festa, o local onde ocorrerão as competições esportivas diferenciadas, os concursos culinários, as apresentações musicais e servirá de cenário para as bodas dos noivos que casarão oficialmente durante o evento. Toda a programação aposta na manutenção dos costumes dos antepassados, tão fortemente mantidos na cidade catarinense, considerada, aliás, como a mais alemã do Brasil.


Se no dia a dia de Pomerode já é comum ver de perto pessoas falando o alemão, preparando comidas típicas e ainda curtir a rotina hospitaleira e simples dos moradores, em tempos de Festa Pomerana todas estas atrações ganham ainda mais charme. Em sua 27ª edição, a programação é uma forma de comemorar os anos de emancipação político-administrativa homenageando aqueles que vivem na cidade e incentivar o turismo, numa época em que as atenções do setor estão voltadas ao litoral de Santa Catarina. A abertura está marcada para o dia 15 de janeiro, às 18h, com um desfile pelas ruas centrais da cidade. Em seguida, às 20h, é realizada a sangria do barril de chop já no Pavilhão Municipal de Eventos. A festa segue com a banda alemã Blechdatschi, Banda Estrela D’alva e Lino e Orquestra, que comanda a alegria até às 4h da madrugada no pavilhão central.
GASTRONOMIA & CHOP

Quem já visitou Pomerode sabe que a culinária é algo indescritível, digna de ser saboreada. Durante a Festa Pomerana, para que o visitante tenha condições de levar as iguarias locais para suas casas, tem a Casa da Gastronomia. Todos os dias, o espaço é aberto para venda de produtos típicos, preparados à moda colonial. Pães e cucas são assados no forno à lenha, aos olhos do público. A responsável pelas delícias é a cozinheira pomerodense Hanna Lora Dahlke, que ensina truques e dicas aos visitantes. Bolos, Cucas, Tortas Doces, Tortas Salgadas, Geléias, Pães, Licores, Batidas e Sobremesas. Os pratos mais apetitosos e originais serão eleitos pelo público.
CELESC
A Celesc Distribuição reiniciou as obras de construção de duas linhas de transmissão subterrâneas com extensão total de 10,7km no entorno da Avenida Beira Mar. Uma das linhas fará a ligação entre a Subestação Ilha Centro e a futura Subestação Florianópolis Agronômica, e a outra ligará esta nova subestação à Subestação Trindade, no bairro Córrego Grande. Essas duas linhas fazem parte do projeto de ampliação do sistema de energia elétrica para a Ilha de Santa Catarina, composto também pela construção da Subestação Florianópolis Agronômica, em andamento desde agosto de 2008, na Avenida Beira Mar Norte, e de suas respectivas redes de distribuição subterrâneas. O conjunto dessas obras representa investimento total de R$ 72 milhões.
MAIS CAPACIDADE
A futura Subestação Florianópolis Agronômica será a primeira blindada em Santa Catarina e comportará dois transformadores de 40 MVA (megavolts-ampères), o que praticamente mais do que dobra a quantidade de energia disponível para atendimento do centro de Florianópolis. Os transformadores, com baixo nível de ruído, serão instalados em baias com tratamento acústico e utilizarão óleo de origem vegetal (biodegradável) para isolamento dos equipamentos, evitando degradação ambiental.
PROJETO GOLFINHO
O 7º Batalhão de Bombeiro Militar abriu a temporada do Projeto Golfinho, com cerimônia na praia de Cabeçudas, em Itajaí, às 8h30min. A partir deste horário, os cursinhos iniciarão simultaneamente em todas as praias entre Bombinhas e Itapoá. A expectativa do comando é orientar 600 crianças por semana até a primeira quinzena de fevereiro, quando encerram as férias escolares. O objetivo é formar cidadãos conscientes dos perigos do mar, dos cuidados necessários com o meio ambiente e multiplicadores na prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina atende crianças de nove a 13 anos, que precisam ser inscritas gratuitamente pelos pais em qualquer posto guarda-vidas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário