segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

CHOCOFESTE 2010

De 5 de março a 4 de abril, Gramado será palco do maior evento de Páscoa do Brasil, a Chocofest 2010. Durante um mês, a cidade será o Universo dos Coelhos, com personagens e espaços dedicados às crianças. Com o tema “Um Chocoamor à Terra”, comemora a abundância do chocolate na região, a importância da sustentabilidade para a preservação do planeta, além de celebrar a espiritualidade e a fé. Exposição de ovos decorados e customizados no Hall do Palácio dos Festivais, que depois serão leiloados com renda para a Segurança Pública do Município; desfile de moda em chocolate na Rua Coberta; concurso de vitrines e fachadas decoradas, pérgulas musicais -, as pérgulas serão palcos para apresentações artísticas e musicais, brincadeiras com personagens do Chocofest e autógrafos; Planeta do Chocolate, lugar mágico que será o QG do evento, onde toda a magia acontece, com quatro luas encantadas: Lua do Saber, Lua do Cacau, Lua do Brinquedo e Lua do Verde entre outras atrações.

GRAMADO ALELUIA

E para coroar toda essa variedade de atrações, a programação religiosa, com a Procissão dos Passos. Inspirada na Espanha, a procissão com carros alegóricos retrata a Paixão e Morte de Cristo. Mais de 600 figurantes com vestes monásticas, portarão archotes e caminharão pela Avenida Borges de Medeiros, com passos marcados ao som de matracas. Nos carros alegóricos, atores representam a Paixão de Cristo e o último carro, apresentará o Cristo Ressuscitado, acompanhado de 500 crianças vestidas de anjo e entoando canções de Aleluia.

ESPANHOIS EM SC

De 20 a 24 de janeiro aconteceu em Madrid, Espanha, a 30ª FITUR – Feira Internacional de Turismo. A Santur, há cinco anos marca presença neste evento, no estande da Embratur e segundo recente pesquisa vem trazendo excelentes resultados. Santa Catarina já consta no perfil do mercado espanhol e Florianópolis começa a ser um dos destinos preferidos dos espanhóis, junto com as cidades brasileiras, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo.

JORNALISTAS INGLESES

Até 2 de fevereiro estarão em SC os jornalistas Clemmy Manzo e Ed Stocker, percorrendo os principais destinos turísticos do Estado para incluí-los no guia Brasil Internacional, da editora inglesa Footprint, uma das principais editoras de guias de turismo do mundo. O roteiro inclui as cidades de Florianópolis, Joinville, Pomerode, Blumenau, Urubici, Rio do Sul, Ituporanga, Alfredo Wagner, além das serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro.

MILHO VERDE


Milho verde dá festa. E deliciosa. Quem garante são os organizadores da 18ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz, uma das mais destacadas estações de águas termais do Estado. A festa acontecerá de 12 a 14 de março, no Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker. A gastronomia terá como base o milho em inúmeras receitas e a atração principal será a pamonha gigante, de meia tonelada, que será distribuída gratuitamente aos visitantes no último dia da festa. Haverá também shows musicais de nível nacional.

FUNCAJU EM ARACAJU

Na belíssima Orla de Atalaia, a prefeitura de Aracaju promoverá de 30 de janeiro a 7 de fevereiro mais uma edição do Projeto Verão. São 25 shows de famosos artistas e bandas, entre estas NX Zero, Elza Soares e Farofa Carioca, Belo, Paralamas do Sucesso, Jorge BenJor, Reação, Naurêa, Sulanka e Lateiros Curupira, sempre a partir das 21h30min.

OCEANÁRIO

Uma das atrações, interessantes e educativas da Orla de Atalaia é o Oceanário. Em 1.700 m2, no formato de uma tartaruga gigante é o Centro de Visitantes do Projeto TAMAR em Sergipe, que visa a proteção às tartarugas marinhas. Em aquários que reproduzem o habitat natural, preserva cerca de 80 espécies de peixes e outros animais marinhos e estuarinos de Sergipe.

JAL EM BAIXA

A companhia aérea do Japão vai demitir 15.600 mil funcionários, 30% do total de empregos, segundo a agência de notícias Kyodo, a fim de pagar suas dívidas. O ETIC -Enterprise Turnround Iniciative Corp of Japan, responsável pela recuperação da JAL concluiu que as obrigações e dívidas excedem os ativos da companhia aérea em 860 bilhões de ienes, obrigando-a a pedir concordata. É, umas crescem, outras...

DESCENTRALIZAÇÃO

Em março próximo Santa Catarina sediará um seminário de debate do sistema descentralizado de gestão e o seu contraponto, o modelo centralizador, adotado pelo governo federal. O governador Luiz Henrique, em sua missão oficial a França e Itália confirmou a presença de um dos mais renomados economistas do mundo para este encontro, Ignácio Sachs, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário