quinta-feira, 11 de março de 2010

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
ATRAÇÃO TURÍSTICA - A Prefeitura Municipal de Criciúma, na gestão do doutor José Augusto Hülse e Roseval Alves, através de sua Secretaria de Turismo, recuperou, no bairro Mina Brasil, quase no Centro da cidade, uma mina (desativada) de extração de Carvão de Pedra. Isso aconteceu no ano de 1984 e esse ponto turístico foi inaugurado no dia quatro de dezembro, em homenagem a Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros. Foi uma festa!



Recebeu turistas de todo o mundo ficando conhecida como a única mina aberta para visitação pública no Brasil e na América Latina. De 1984 até 2004 foi citada pela Embratur, Santur e demais órgãos oficiais de Turismo espalhados pelo Brasil e Mercosul como visita obrigatória.



Foram 20 anos divulgando o potencial turístico e alimentando o comércio do Sul catarinense e figurava a Mina Modelo Caetano Sônego, como uma “âncora propulsora do progresso”, recebendo, em média, aproximadamente 10 mil turistas mensais, entre eles, as visitas programadas para estudantes e pesquisadores. Tudo era mostrado em seu interior (800 metros) sobre o carvão de pedra e sua importância econômica e cultural (fotos). Foi desativada em 2004, na administração do doutor Anderlei Antonelli. Uma perda lamentável, sentida até hoje pelo trade turístico nacional e internacional. Agora em 2010, o Prefeito Municipal Clésio Salvaro baixou edital de licitação e escolherá entre as empresas participantes o melhor projeto para a construção da nova mina para visitação pública no bairro Naspolini, distante 3,5 km do Centro da cidade. (www.criciuma.sc.gov.br) A intenção do Prefeito Salvaro é entregar a mina turística ao trade turístico macroregional no dia seis de janeiro de 2011, nas comemorações dos 131 anos de nossa colonização.


PIT STOP * A Festa do Pinhão será realizada no Parque Conta Dinheiro, em Lages (SC), de 27 de maio a seis de junho de 2010. * A cidade de Urussanga (SC) continua com a sua Festa do Vinho, de três a cinco de agosto de 2010. * No turismo desportivo, o empresário Antenor Angeloni, colocando a casa em dia no Criciúma Esporte Clube, tem apoio dos torcedores e terá dos novos empresários, antes distantes dos jogos de futebol.

* A limpeza do Balneário Rincão deverá continuar e os terrenos baldios também serão limpos. O código de postura deverá ser revisto pela Câmara de Vereadores de Içara. Foi o que declarou um de seus edis.

*
As inscrições para o Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma poderão ser feitas até o dia 30 de abril de 2010. Contatos com Sirlei no e-mail Sirleirc@hotmail.com.


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC-02360-JP.OAB-SC 2281 (Membro Jubilado) E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com.br E-mail: airsonsoaresrosa@hotmail.com Site: www.difusora910.com.br http://abrajet-sc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário