quinta-feira, 22 de abril de 2010

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Sérgio Zappelini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma

O Turismo Cultural em alta desde o dia sete até 30 de abril de 2010 nas dependências da Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma, com a Exposição Coletiva “PRETEXTO Cidade”. Local: Centro Cultural Jorge Zanatta, rua Coronel Pedro Benedet, nº 269 - Centro - Criciúma(SC). Na foto, Serginho Zapelini, presidente da Fundação Cultural.

As obras são dos artistas Alexandre Antunes, Danielle Zacarão, Helene Sacco, Ieda Topanotti, Janor Vasconcelos, Jonas Esteves De Bem, Mirça Martins Becker, Rosângela Becker e Vitor Maccari. A curadoria é de Charles Naroch. Parabéns a todos!

Texto “PRETEXTO Cidade”

Em muitos momentos da história, artistas subverteram a ordem imposta culturamente, questionando não apenas regras de mercado, mas também da função da própria arte. Assim, a matéria cedeu espaço ao conceito, à atitude do pensamento do artista. Os artistas abandonaram suportes tradicionais, a obrigatoriedade da representação da realidade, e a necessidade de manutenção de técnicas rígidas vinculadas ao ato do fazer artístico. Em seguida, o próprio espaço do museu e da galeria entrou em campo expandido, passando a ser uma parte da própria criação.

Mesmo com a expansão dos limites da arte em seus templos sagrados (museu e galeria de arte), era necessário que a arte falasse aos homens e mulheres, discutisse suas angústias, sonhos e fraquezas, questionasse sua existência. Nessa busca incessante pela busca de ser, a cidade surge como o meio onde as sociabilidades afloram. Assim a Urbe passa a ser tomada pelos artistas.

Três aspectos parecem ser motivadores da apropriação urbana em nome da arte. O primeiro parece ser o questionamento de valores e padrões aceitos, sejam eles morais, políticos, sociais ou formais. O segundo pode ser a possibilidade da apropriação formal e paisagística das urbes, como elementos constitutivos dos processos de criação. E o terceiro, é a ampliação da capacidade de reverberação do trabalho artístico, já que este,aparentemente,torna-se acessível a todos.

A cidade é o sítio fervilhante que permite novos fluxos para o olhar. Não se trata de obras nas ruas, mas de trabalhos pensados para situações urbanas específicas, onde o entorno e os observadores são englobados pelos processos criativos. Intervenções urbanas quase sempre rompem percursos assimilados, não necessariamente pelas dimensões, mas principalmente pelo inusitado. Interferir com arte neste sistema antropológico-urbano é lutar pela visão perdida, por uma possibilidade de percepção breve, tão sutil quanto drástica. Uma guerrilha poética que se lança pela reconquista do direito ao olhar atento.

Essa exposição traz o registro das intervenções artísticas pensadas e executadas por artistas de Criciúma no contexto da cidade. E os registros - é bom lembrar - podem ser partes integrantes destas obras.
Charles Narloch - Curador.

PIT STOP

* Acontecerá em Torres (RS) o 22º Festival Internacional de Balonismo, de 29 de abril a dois de maio próximo, com várias atrações para os turistas. Contatos com Ivone Ferraz (51 3664-1588) site
www.festivaldebalonismo.com.br.

* Cumprimentos a Valdir Walendowski, o novo Secretário de Estado de Turismo, Cultura Esporte de Santa Catarina. Sucesso amigo!


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, Diretor da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Membro titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC - 02360 - JP - OAB/SC-2281 (Membro Jubilado)
E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com
MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com
Site: www.difusora910.com.br
Site: http://abrajet-sc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário