sexta-feira, 25 de junho de 2010

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM
Por Jefferson Severino - Jornalista - ABRAJET - SC


AGENTE DE TURISMO

A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público aprovou ontem o Projeto de Lei 4078/08, que regulamenta a profissão de agente de turismo. Pela proposta, os agentes de turismo poderão atuar na gestão das agências de viagem, na intermediação entre fornecedores e consumidores de serviços turísticos, na assistência a viajantes, na organização de roteiros turísticos, na organização de eventos e na venda de publicações do setor, entre outros serviços. A carga de trabalho desses profissionais será de até 40 horas semanais.

CONSELHO FEDERAL

O texto também cria os conselhos federal e regionais de entidades de Turismo, que serão responsáveis pela fiscalização do exercício da profissão e pelo cadastro dos agentes de turismo. Além disso, o projeto institui o Dia Nacional do Turismo, a ser comemorado em 24 de abril. Conforme o texto aprovado, para ter direito ao registro profissional, o agente deverá: portar diploma de curso superior de graduação em Turismo ou de curso superior de tecnologia nas áreas de hospitalidade e lazer; ter diploma de curso de educação profissional técnica de nível médio, na área de Turismo; ou provar, na data da publicação da lei, que exerce a profissão de agente de turismo em agência de viagens há pelo menos dois anos. A redação desses pré-requisitos surgiu de uma emenda aprovada anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura.

REGRAS CONTRATUAIS

A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público também manteve, como atribuição dos conselhos das entidades de Turismo, o estabelecimento das regras contratuais entre fornecedores, agências e consumidores para prestação de serviços turísticos.



FÓRUM

O Livro Histórias de Sucesso do SEBRAE, publicado em 2009 e distribuído em 2010, mostra todos os casos de sucesso aprovados pelo SIBÉRIA Nacional. No turismo só existe um caso, o grande trabalho desempenhado pela Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, cujo presidente é o hoteleiro e especialista em turismo Wilson Luiz de Macedo, do Thermas de Piratuba Park Hotel. O livro aborda o desenvolvimento do projeto e o Programa de Certificação de Qualidade Turística, único em um roteiro turístico brasileiro. Para falar deste sucesso, acontece em Videira o 13º Fórum da Rota da Amizade.

TRABALHAR COM QUALIDADE

O grande objetivo do Fórum é de sensibilizar os empresários para a necessidade de trabalhar com qualidade, integrar-se cada vez mais e entender o processo da cadeia produtiva do turismo e como interagir com ela. Espera-se para o evento que acontece no I Am Bier Club, a partir das 18:30 hs, em Videira, a presença do Rodrigo Rocha, diretor de produtos da CVC para a Região Sul, do Diretor Técnico do SEBRAE, além dos sete prefeitos das cidades que emglobam a Rota Da Amizade (Piratuba, Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Frei Rogério, Joaçaba, Tangará ), do presidente da Santur, do Secretario do Turismo de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Valendowski, dos Secretários de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Joaçaba, Videira e Curitibanos, Unoesc-Joaçaba, Senac, ABIH-SC e vereadores das cidades participantes. Também foram convidados os presidentes das entidades empresariais de Videira e toda a imprensa regional. Logo após um grande jantar de confraternização.




CONTESTADO

Vale lembrar que o turismo na região Vale do Contestado, em nossa Bela e Santa Catarina, teve seu início por volta de 1970, a partir dos municípios de Treze Tílias e Piratuba. No ano de 1994, iniciou-se a articulação regional para a criação da Fundação de Turismo Vale do Contestado (Conttur). No mesmo período iniciaram-se, também, as atividades de implementação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, com a inserção de vários municípios.

ATIVIDADE ECONÔMICA

As cidades que exploravam a atividade turística faziam isso de forma individual e não conseguiam atrair turistas com permanência mais longa. As ações realmente integrativas precisavam ser trabalhadas pelas instituições para que o turismo despontasse como atividade econômica e social em condições de impulsionar o desenvolvimento regional. Foi então que três empresários do setor hoteleiro – Edson Ziolkowski, Wilson Luiz de Macedo e João Klotz –, com o apoio dos gestores municipais de Tangará, Pinheiro Preto e Videira, iniciaram o processo de integração dos municípios, que percorreu a rodovia conhecida como Estrada da Amizade, dando origem à Rota da Amizade.

EVENTOS INTERNACIONAIS

O Brasil foi o 7º país que mais recebeu eventos internacionais em 2009. O dado foi divulgado pela International Congress and Convention Association (Associação Internacional de Congressos e Convenções), entidade que é referência para todo o segmento de turismo de eventos no mundo. No ano passado, foram contabilizados quase 300 eventos realizados em 48 cidades brasileiras. Entre elas está a capital do Estado de Santa Catarina, com a 4ª posição no ranking. Na rota dos grandes eventos internacionais, Florianópolis está atrás apenas de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, a conquista da melhor posição de Florianópolis no ranking da ICCA é fruto das políticas do governo de incentivo ao turismo voltadas à capital catarinense, e demonstra o potencial da cidade para receber eventos de porte internacional.

CONVENTIONS

Para a presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Jô Cintra, o desafio é manter a cidade sempre entre as 10 mais do país. "O resultado revela que a cidade está mais qualificada e preparada para receber um perfil diferenciado de turista. Parcela desta posição é empenho dos órgãos de turismo do Estado, entidades que atuam no desenvolvimento e fortalecimento do turismo e investimentos do trade em serviços e produtos", afirma.

FEIRAS

Em outras regiões do Estado, o nicho de eventos internacionais também apresentou crescimento. O presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Ricardo Ziemath, aponta as cidades de Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville e Chapecó. "Os eventos internacionais realizados no Estado são focados em feiras. Em Blumenau, feiras do setor têxtil, e em Balneário Camboriú, destaque para os eventos esportivos. Joinville reúne eventos na área da metalurgia e dos plásticos, e Chapecó cresce no ramo com as feiras relacionadas ao setor alimentício", comenta.

FUNDOS ESTADUAIS

Nos últimos cinco anos, 15 arenas multiuso foram contempladas com recursos dos fundos estaduais. Algumas estão em fase de planejamento e processo de construção, e outras já foram concluídas. Elas estão nas cidades de Balneário Camboriú, São José, Jaraguá, Itajaí, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Braço do Norte, Joinvile, São Lourenço, Piratuba, Luzerna e Blumenau. O Centro de Eventos de Balneário Camboriú já possui projeto arquitetônico aprovado e encontra-se em fase de elaboração de projetos complementares. O espaço impulsionará o turismo e o empreendedorismo em toda a região, gerando relevante impacto socioeconômico.

DESTINO TURÍSTICO

Além de destacarem a cidade sede como destino turístico, eventos internacionais são bem vindos por movimentarem a economia. O turista estrangeiro possui alto poder aquisitivo e costuma permanecer no local por uma média de tempo maior. O gasto aproximado em viagens de negócios é quase o dobro dos brasileiros, com permanência média de uma semana, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas realizada 2009.



TURISMO

Enquanto isso a Comissão de Viação e Transportes rejeitou o Projeto de Lei 442/07, que previa o acréscimo de novas receitas ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre os quais 1% do faturamento das vendas de passagens aéreas e marítimas internacionais. Pelo projeto, o recolhimento desse percentual caberia às agências de viagens e às empresas aéreas e marítimas. A proposta também destinava ao Fungetur 80% das tarifas de embarque internacional.

FINANCIAMENTO

Criado pelo Decreto-Lei 1.191, de 1971, o Fungetur é gerido pela Embratur - Empresa Brasileira de Turismo e destina-se a conceder financiamento para implantação, melhoria e manutenção de empreendimentos turísticos. Hoje, o fundo é constituído, principalmente, por recursos orçamentários. Segundo o relator, deputado Leonardo Quintão, que foi contrário à proposta, os recursos das tarifas aeroportuárias devem ser investidos na segurança e na qualidade do transporte aéreo, cuja demanda é crescente. Para ele, o projeto "não se alinha com as lições aprendidas com a crise aérea de 2007, que evidenciou a necessidade de maiores aportes financeiros ao sistema aeroviário brasileiro".

TWITTER

Pois então, navegar é preciso e quem não entra na era da informação/informática, não utilizando as infinitas ferramentas que temos a nossa disposição acaba perdendo o bonde da história. A tem gente que insiste em ficar de fora da WEB. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte acabou de marcar mais um gol. Entrou para o Twitter. Para conferir a atualização de informações sobre eventos, políticas para as três áreas, basta seguir SETCESC ou clicar no ícone http://twitter.com/SETCESC e "seguir" a secretaria.
REDES SOCIAIS



O secretário de Estado Valdir Walendowsky, diz que as redes sociais são cada vez mais indispensáveis como ferramentas de disseminação da informação e de relacionamento. Para ele, a crescente inclusão do brasileiro à rede mundial de computadores exige do poder público esta contrapartida. "Ainda mais em áreas como estas com as quais lidamos, turismo, cultura e esporte, a comunicação deve ser priorizada. No turismo, a web é hoje o maior ponto de vendas de pacotes e roteiros. Esporte e cultura são setores diretamente ligados à produção de informação e atualização", argumenta o secretário.

CRESCIMENTO

O Twitter é a rede social que apresentou maior crescimento nos Estados Unidos entre setembro de 2007 e de 2008, segundo pesquisa da Nielsen Online. No mês passado, 2,3 milhões de internautas locais contribuíram para um crescimento de 343% do serviço de microblog, considerando a quantidade de visitantes únicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário