segunda-feira, 5 de julho de 2010

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM
por Jefferson Severino - Jornalista - SC-01571-JP
ABRAJET - SC



FÓRUM

Clique na imagem para ampliá-la

Rota da Amizade Conventions & Visitors, que congrega as cidades de Piratuba, Joaçaba, Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Tangará e Frei Rogério, junto com a Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte e a Santa Catarina Turismo - SANTUR, vem realizando um trabalho fenomenal na região, cujo potencial turismo é fantástico, tanto que a Rota da Amizade, em pleno Vale do Contestado realizou o 13º Fórum da Rota da Amizade, no Centro de Multiuso de Tangará - SC. Na oportunidade realizou-se a Reunião da Instância de Governança Regional Vale do Contestado, bem como a apresentação do Programa de Inventário da Oferta Turística - INVTUR / Turismo Ferroviário. Segundo o Secretário Valdir Walendowski, "estamos discutindo aqui não política partidária, mas sim a política do turismo, pois somos o Estado que mais se desenvolve turisticamente no Brasil." Ainda, de acordo com ele, não existe uma fórmula mágica, mas sim muito esforço e trabalho para fortalecer o turismo, "estamos deixando aqui uma matriz política que atenda essas necessidades propiciando acesso ao Fundo de Turismo - Fundo de Incentivo ao Turismo - porque justamente contribui para que a nossa Santa & Bela Catarina seja um destino ainda mais competitivo".

INTEGRAÇÃO


O objetivo do Fórum foi o de sensibilizar os empresários e autoridades presentes a trabalhar com qualidade, integrar-se cada vez mais e entender o processo da cadeia produtiva do turismo e como interagir com ela. O Fórum contou com a palestra da Gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Eliza Wypes, bem como do Diretor Técnico do SEBRAE/SC, Anacleto Ortigara, que brindou as principais autoridades com o Livro Histórias de Sucesso do SEBRAE, publicado em 2009 e distribuído em 2010, livro este que mostra todos os casos de sucesso aprovados pelo SEBRAE Nacional. Vale lembrar que em turismo só existe um caso, o grande trabalho desempenhado pela Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, cujo presidente é o hoteleiro e especialista em turismo Wilson Luiz de Macedo, do Thermas de Piratuba Park Hotel.


Clique na Imagem para amplia-la

O livro aborda o desenvolvimento do projeto e o Programa de Certificação de Qualidade Turística, único em um roteiro turístico brasileiro. O evento aconteceu no I Am Bier Club. Lá estavam prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo, educação, agricultura, vereadores, das cidades que englobam a Rota Da Amizade, além de outros convidados. Também presentes os presidentes das entidades empresariais de Videira e toda a imprensa regional. O evento foi seguido de um grande jantar de confraternização.


POSITIVIDADE

Após o jantar de confraternização, o que ficou claro, além do grande interesse da Secretaria de Turismo e SANTUR, foi o alto grau de união além de positividade para aqueles que participaram do evento, que foi compacto, com programação técnica muito bem explicativa, focada nas necessidades não só dos associados da Rota da Amizade, mas nas necessidades de toda a região. De acordo com a Gerente da SOL, Elisa Wypes, existem soluções e ferramentas que estão a disposição de todos, independente deste ou daquele governo, basta seguir o que determina a lei.

CONQUISTA


A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau comemora mais esta conquista, pois acredita que as políticas públicas e privadas devam estar sempre alinhadas e compartilhando os bons resultados. Tanto que a Gerente Elisa
como o Secretario Walendowski, deram ênfase ao Fórum, já que a indústria do turismo em nosso Estado representa 12% do seu PIB, e a região da Rota é extremamente importante dentro deste contexto. Já o presidente da entidade Wilson Macedo, enfatizou que "as grandes realizações são possíveis quando se dá atenção aos pequenos começos e a Rota da Amizade vem construindo isso gradativamente, prestando a atenção em cada detalhe, não se esquecendo da infraestrutura e na qualificação dos serviços de turismo, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da Rota."

ESTALEIRO X BIGUAÇU

A empresa OSX, do empresário Eike Batista, informou que estuda e negocia com o governo do Rio de Janeiro a transferência do estaleiro previsto inicialmente para ser construído aqui em Santa Catarina. A alternativa de transferência avaliada pelo empresário se deve ao fato de que a OSX está enfrentando dificuldades de obter o licenciamento ambiental em Santa Catarina. Para a autarquia federal Instituto Chico Mendes, o empreendimento é inadequado para a região. Próximo à área, no município de Biguaçu, estão a Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Estação Ecológica de Carijós e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Pois então, graças a intransigência dos ecochatos perdemos um investimentos de bilhões de reais. Isso sem contar com os empregos diretos, indiretos...

FÉRIAS & FAMÍLIA

Em breves dias começam as férias escolares e o Recanto das Águas Resort e Spa reserva inúmeras atrações especiais para curtir momentos agradáveis com toda a família. Entre as opções oferecidas em julho, está o Arraial no Recanto que acontece todos os sábados à noite do mês. Na festa, estão brincadeiras, quadrilha, comidas e bebidas típicas de inverno (pinhão, quentão, pipoca, mesa de doces juninos e muitas outras), além de decoração especial. Tudo isso, ao som da banda “Forró no Pé”.

A equipe de recreação do resort também anuncia outras novidades. Uma delas é a implantação da “Tenda Kids”, um espaço de lazer para as crianças, coberto, para o desenvolvimento de atividades dinâmicas e esportivas. Mais um dos destaques de julho é a pista de aventura para os “pequenos”, inaugurada este ano e que está fazendo grande sucesso. A pista conta com uma mistura de obstáculos militares com mini arvorismo. Além das festas como o Arraial, alternativas de esporte como arco e flecha, escalada, hidroginástica na piscina térmica são algumas das atrações.

ÁGUAS TERMAIS



Já para a turma que gosta de muita água, piscina e saúde, a dica é o Thermas de Piratuba Park Hotel. O frio é o que menos importa graças as águas termais. Diversão para gente grande e pequena.

CLIMA SERRANO



E pra você que adora turismo rural, pescarias, cavalgadas, fogo de chão, comida campeira... o endereço é o Boqueirão Fazenda Hotel. Detalhe para todas essas dicas: Demorou ! Espero que você consiga fazer a tua reserva. Boa sorte e boas férias.

GRUPOS FOLCLÓRICOS

As inscrições para o 1º Festival Internacional de Grupos Folclóricos terminam nesta segunda-feira, dia 5 de julho. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de julho e faz parte da programação do 3º Pomeroder Winterfest, evento que movimenta a cidade mais alemã do Brasil até 25 de julho. Participarão grupos folclóricos com dançarinos do Brasil e de países do Mercosul. Eles se apresentarão na Praça Jorge Lacerda, no Centro de Pomerode. Durante os espetáculos, os artistas poderão mostrar toda a sintonia através da dança. Haverá também durante o festival mais uma edição de Wintermarkt, feira de produtos artesanais e industriais, entre às 10h e 18h.



TEMPORADA 2011

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a SANTUR devem antecipar a promoção do turismo catarinense para a temporada de 2011, conforme a estratégia do Plano Catarina de marketing a ser aplicada pela consultoria responsável pelas ações no Mercosul e no Chile. A SC Mais apresentou, no auditório da SOL, um balanço das ações realizadas no referente mercado em 2009 e o calendário de eventos previstos para 2010, de acordo com o que prevê o plano de marketing em aplicação até 2020 no estado. “Com base nas pesquisas e direções apontadas pelo Plano Catarina, vamos atuar com mais precisão nos mercados potenciais, ofertando produtos adequados às demandas”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Walendowsky.

ROTEIROS

Os segmentos contemplam produtos e roteiros para o turista da terceira idade, jovem, GLS e outros apontados pela demanda. O lançamento dos produtos do verão 2011 no Chile, Paraguai e Argentina acontece dentro de um mês. A consultoria contratada pela SOL e SANTUR realizará caravanas pelas províncias argentinas para promover o destino entre operadores e agentes. Em novembro, Santa Catarina estará na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina –, na Argentina e a Vyva Achet, no Chile.

MERCOSUL

Outra notícia trazida pela consultoria do turismo catarinense no Mercosul e Chile ao Governo do Estado e ao trade é o lançamento, em setembro próximo, dos voos Montevidéu/Florianópolis, pela empresa Buquebus, empresa de transporte marítimo que entrou para o mercado aéreo recentemente.

ESTAÇÃO GRAMADO

Para quem não sabe, entre os dias 3 de julho e 1º de agosto, o Estação Gramado vai encantar gaúchos e turistas com o melhor da música, gastronomia, cultura e esporte. Com o tema “Espetáculo”, o evento terá shows, espaço de beleza, artesanato, passeios e workshops e outras atividades nas quatro embaixadas espalhadas pela cidade. O projeto tem o patrocínio de Itaú, Hyundai, Garoto e Avon e apoio da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

MUSIC FEST


Inicia, no próximo dia 6, o Serrano Music Fest - Temporada de Inverno 2010. Com o espetáculo “Quem não chora, não samba”, estreante na programação, o avant premier será voltado para convidados especiais e conta com a presença do presidente do Conselho de Administração e acionista da CVC, Guilherme Paulus, do presidente da GJP, Baltazar Saldanha, do gerente do Serrano, Rogério Poloni e do diretor de Marketing e Vendas da GJP, Marcelo Mesquita, imprensa e patrocinadores. Serão 20 dias de shows, a partir do dia 7 de julho, com a Companhia World Map Entertainment - WME, comandada pela diretora Artística Thais Sanches e exibida por um elenco de 35 artistas entre cantores, bailarinos e músicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário