sábado, 24 de julho de 2010

TURISMO - por Hugo Cassel

TURISMO - por Hugo Cassel

Essa palavra, ganha significado cada vez maior a cada dia que passa. É pronunciada milhares de vezes a cada dia, em centenas de línguas e em centenas de países por milhares de pessoas. Turismo já se coloca nas primeiras posições como a indústria do século. Um dos mais brilhantes jornalistas, membro da ABRAJET, Paulo Queiroga, de Minas Gerais, abordou a pouco, algumas nuances específicas, da profissão de “jornalista de turismo”.
Registrou com muita propriedade os deveres de quem assim se intitula. O fantástico crescimento da Indústria do Turismo no mundo, atinge no momento praticamente todos os segmentos da sociedade organizada. Transporte, Hotelaria, Segurança, Tecnologia, Saneamento, Preservação de patrimônio histórico, Natural, Lazer, Gastronomia e, tudo mais, forma um complexo turístico universal.

Basta que se olhe o que ocorre , por exemplo, na Copa do Mundo. Rádios, Jornais, TVs, motoristas, fotógrafos, policiais, técnicos e quantos mais estejam participando, não fazem por acaso parte dessa imensa engrenagem turística? Quando alguém escreve ou fala sobre a falta de algo em sua cidade, ou critica uma administração sobre a falta de segurança, transporte ou de banheiros públicos e chuveiros na praia, não está querendo o melhor para o turismo? A nossa ABRAJET diz: Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, mas poderia ser ABRAJETT, Associação Brasileira de Jornalistas, Escritores e Trabalhadores em Turismo.

Seja lá como for o que interessa mesmo é que essa fantástica e moderna máquina de fazer dinheiro, que já proporciona trabalho a milhões de pessoas, tenha condições estruturais e organizacionais, para atender a demanda. Devemos todos estar preparados para bem atender os 5 milhões de turistas previstos para 2014. Para preencher 1 milhão e setecentos mil postos de trabalho, inclusive com a qualificação, treinamento, e reciclagem de cerca de 300.000 especializados, como tradutores, guias, taxistas, policiais e voluntários. Essa não é uma tarefa de somente alguns.

É tarefa de todos. Tarefa que já devia ter começado, mas que ainda está no startingate, gerando preocupação. Preocupação essa que começou quando Lula imaginando coroar seu desempenho e auto promoção negociou com a FIFA a Copa mundial no Brasil, assumindo o compromisso dos fantásticos 50 bilhões para efetivá-la.

Que Deus nos ajude, coisa que não fez até agora, talvez porque estaria ajudando justamente “O Cara” que diz que ELE não existe. E tem mais: Como pode Lula assumir tamanho compromisso se não sabe como pensa o novo Presidente a ser eleito em Outubro e que espero, seja José Serra, para o bem deste país. A não ser que tenha consultado o Polvo, no que tenho duvidas, pois que lula é justamente uma das comidinhas mais apreciadas pelo octopode.

CHAVE DE OURO - Quem lá esteve conta que no encerramento da Copa, Lula preferiu como sempre usar seu “inteligente” improviso ao invés do discurso que o Amorim escreveu.Foi a “chave de ouro” das besteiras.Alertou os futuros turistas contra as balas perdidas, os assaltos, os roubos de carros, a as cobras venenosas. Disse mais que por aqui, ninguém entende inglês, mas que sabem fazer mímica. Tudo isso bêbado e debaixo das gargalhadas da platéia internacional. Jabulaaaaani!!!

MINA - A antiga Padaria 24 horas na Atlântica, fechada a mais de um ano, reabre em breve como restaurante. A vizinhança que esperava uma lancheria, conveniências e Banco 24 horas, frustrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário