terça-feira, 10 de agosto de 2010

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



PRAIA DA PRINCESA, O NOVO ENCANTO DO VERÃO PARAENSE

Areias finas e brancas, águas verdes e de temperatura agradável e horizontes sem fim. Você está na ilha de Algodoal, um paraíso perdido no Nordeste do Estado do Pará, região do Salgado Paraense, a 182 km da capital Belém. A ilha oceânica, que fica próxima à cidade de Maracanã, reúne algumas das mais belas e exóticas praias do Pará.

A mais badalada delas é a Praia da Princesa (foto). Com quase 14 km de extensão, nas altas estações embala as férias de turistas de todo Brasil e também do exterior ao som do carimbó e em seus famosos luaus. Outra atração recomendada é a Lagoa da Princesa, uma piscina natural de água doce cor de “Coca Cola”, cercada de dunas e cajueiros.

Além dos seus encantos naturais, Algodoal é uma festa. Durante o dia, a opção é curtir as praias, saborear os pratos a base de frutos do mar, dançar ao ritmo de reggae, MPB, pop rock e, claro, o carimbo. Também podem ser feitas caminhadas por trilhas desertas e dunas, além de passeios em carroças puxadas por cavalos. Isso mesmo, carroças, pois não há automóveis na ilha e as ruas são todas de areia.

A noite é anunciada com um imperdível e belo pôr do sol. A diversão continua nos românticos luaus a beira mar, tipo voz e violão, em volta das fogueiras. Se a intenção for simplesmente contemplar a natureza olhe para cima e aprecie uma visão única do céu, já que nas ruas da ilha não há iluminação artificial favorecendo a visibilidade total das estrelas.

A rede hoteleira local é simples, mas oferece todas as condições de conforto e higiene. É recomendável fazer reservas com antecedência nas altas temporadas e feriados prolongados.


O acesso à ilha de Algodoal é feito por Belém seguindo pela rodovia BR-316 até o Porto de Marudá. Depois, o transporte é feito por barco, durante 40 minutos, até a ilha. Os textos são do jornalista Penaforte Diaz (foto), membro da Abrajet Palmas/Tocantins. Veja mais fotos na Galeria de Imagens, que registra a presença de jornalistas especializados em Turismo brasileiro, inclusive deste colunista, representando a Rádio Difusora AM910, durante a Primeira Semana do Turismo de Belém, a convite de Benígna Soares Leitão, presidente da ABRAJET, com apoio de empresários e do Governo do Pará. Confira a galeria de imagens.

PIT STOP

* No Turismo Desportivo, Marco Aurélio Rodrigues, o nosso Tocha, sagrou-se campeão brasileiro na modalidade Bicicross. Parabéns!


Clique na imagem para ampliá-la. Eco Resort Rio do Rastro em Bom jardom da Serra e Pousada Kiriri-Etê em Urubici.

* A neve em Santa Catarina, que caiu nos dias quatro e cinco de agosto último, em várias cidades, teve a liderança da pequena Urubici, seguida por Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lauro Muller, Orleans e Urussanga (essas três últimas embaixo da Serra do Rio do Rastro) Lindo!

* No Turismo Político continuam as reclamações dos diretores das etnias Italiana, Polonesa, Alemã, Portuguesa, Negra, Espanhola e Árabe. A Festa das Etnias de Criciúma não recebeu ainda as verbas acordadas desde 2009. Promessa não é DÍVIDA? O evento e a Feira ExpoCriciúma acontecerão de 10 a 18 de setembro de 2010 no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.

* Também o Festival Internacional de Danças Folclóricas acontecerá de 10 a 11 de setembro em Criciúma, no mesmo Pavilhão, uma realização da Associação Hispano-Brasileira de Tradição e Cultura de Criciúma, coordenada pelo presidente da Etnia Espanhola doutor Julio Lopes.

* O litoral Sul da Bahia também se encontra em festa. Aqui no Sul e na serra de Santa Catarina, a neve é a atração principal. Lá, os baianos e turistas fazem passeios com barcos especiais da Agência Rota Tropical para ver de perto as tranquilas BALEIAS JUBARTE. Acompanhem pelo site www.rotatropical.tur.br.

* No Turismo Desportivo, o presidente Antenor Angeloni espera superar a casa dos 10 mil associados visando a tranquilidade financeira do Criciúma Esporte Clube. Mas há quem diga que, mesmo chegando a 15 mil sócios, terá que receber apoio de bons patrocinadores. Dá-lhe Tigre!


AIRSON SOARES DA ROSA é Consultor de Turismo, Diretor da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Membro Titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910.
DRT-SC 02360 JP
OAB-SC-2281(Membro Jubilado)
E-MAIL airsonsoaresrosa@gmail.com.br
MSN airsonsoaresrosa@hotmail.com
SITE www.radiodifusora910.com.br
SITE http://abrajet-sc.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário