segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha seibel

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha seibel

Uma mina de ouro

Conforme estatísticas do Ministério do Turismo, hoje, 32% da economia do turismo nacional vem do segmento de eventos, que em muitas cidades preenche o vazio da baixa temporada. Ao se preparar para feiras, congressos e encontros, a cidade também qualifica seus profissionais para bem receber os turistas que chegam à cidade para conhecer os seus atrativos naturais. São Paulo é o carro-chefe neste item, com 90 mil eventos por ano. São cerca de 25% de todos os eventos realizados no País, mais do que em Nova York. São 4,3 milhões de profissionais e compradores que circulam por ano pelas feiras de negócios, gerando uma receita financeira da ordem de R$ 2,4 bilhões por ano.

Agroturismo

Com o aumento da segmentação no Turismo, o Turismo Rural vem ganhando visibilidade e competitividade. Através do Salão do Turismo Rural, o Festival do Turismo de Gramado abre oportunidades de negócios e conhecimento para expositores, agências e visitantes. O Salão do Turismo Rural tem o apoio do Sebrae Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fiergs e Sebrae RS. O 22º Festival de Turismo acontecerá de 18 a 21 de novembro, no Serra Park, Gramado. Na região de Gramado, o Agroturismo se tornou uma atividade auto-sustentável, com os roteiros “Mergulho no Vale”, “Raízes Coloniais” e “O Quatrilho”. Os passeios têm saídas diárias em frente à Casa do Colono, junto a Praça das Comunicações de Gramado em um ônibus típico colonial. Site www.festivalturismogramado.com.br.


Visto Europeu

A Comissão Européia adotou uma proposta de acordo sobre isenção de visto para cidadãos brasileiros viajarem aos 27 países da União Européia por períodos inferiores a 90 dias. O acordo é recíproco e permitirá aos participantes da União Européia viajar sem visto também ao Brasil por período inferior a três meses, seja a turismo ou negócios. A decisão já aprovada, deverá ser referendada pelos Estados-membros e pelo próprio Brasil, para entrar em vigor o mais rápido possível.


Para valorizar a presença crescente da mulher no setor hoteleiro, a ABIH-SC inseriu em seu plano de Ação de 2010, a criação dos núcleos da ABIH-SC Mulher e ABIH-SC Jovem. A empresária Maria Helena Petry Makowiecky, atual diretora de Segmentação da entidade, e proprietária da Pousada dos Chás, em Jurerê Internacional, aceitou o desafio e vai coordenar a instalação do núcleo que reunirá mulheres que atuam na hotelaria catarinense.

Braztoa

Nos dias 23 e 24 de setembro, será realizado no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo o 34º Encontro Comercial Braztoa, combinando esporte. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br ou pelo telefone (11) 3259-9500. A promoção é da BRAZTOA-Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.


Construfair

Nessa semana foi realizado o 17° Salão do Imóvel, Construfair/SC e Expo Condomínio, no CentroSul, em Florianópolis, uma verdadeira vitrine de negócios imobiliários, construção civil e setor condominial. Os resultados foram altamente positivos. Site www.construfairsc.com.br.

Feira da Louça

De 2 a 12 de setembro será realizada a tradicional Feira da Louça, no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.

Kafe Fest

Uma ótima opção para quem procura qualidade, boa alimentação, ambiente tranquilo e aconchegante é o Restaurante Kafe Fest, localizado em uma casa centenária do Centro Histórico de Curitiba, o Solar do Rosário.


Dorothea Richter comanda pessoalmente o Kafe Fest há 17 anos

Cartão postal da cidade, a casa abriga um complexo cultural com Galeria de Arte, Livraria, Antiquário, Cursos, Oficinas, Restaurante e Casa de Chá.

Rainha da Oktoberfest

De 11 de agosto a 10 de setembro, moças interessadas em entrar no Concurso Rainha da Oktoberfest 2011 podem se inscrever na administração da Vila Germânica ou e-mail eventos@blumenau.sc.gov.br. Ter 21 anos completos até o dia 31.12, residir em Blumenau há dois anos, concluir o ensino médio até o final deste ano, nunca ter sido casada nem ter filhos e, não estar inscrita em outro concurso de beleza são as regras. As eleitas serão apresentadas ao público no dia 24 de outubro, último dia da Oktoberfest 2010.
Barra Velha

O município de Barra Velha conseguiu, junto à concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho local da BR-101, a distribuição de material impresso, para divulgar a 14ª Festa Nacional do Pirão, que se realizará na cidade de 3 a 7 de setembro.

Promoção Novotel

A Novotel lançou uma promoção, válida somente para reservas feitas pela web. A "Weekends Download" abrange sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas e emendas de feriados, desde 6 de agosto até 18 de dezembro de 2010, em todas as unidades da marca no Brasil, Chile, Peru e Argentina. Site: www.novotel.com.

Corrida Beach Park

Nos dias 28 e 29 de agosto, o complexo Beach Park, no Ceará promoverá a Corrida Beach Park. Os competidores poderão desfrutar de promoções no local. Os inscritos que completarem a prova receberão gratuitamente um ingresso para o Aqua Park (parque aquático do complexo), 5 ingressos com 50% de desconto para torcedores, além de desconto no Suítes Resort durante o período da competição.

Alemanha Criativa

Berlin é membro da rede de cidades criativas da Unesco e se inspira através de interessantes trabalhos em andamento. O pioneirismo de projetos arquitetônicos se alternam com habitações funcionais e bairros industriais revitalizados, que dão formas a elegantes ruas de comércio. Caldeirão de idéias, Berlin atrai talentos de todo o mundo. Cerca de 350 jovens designers e criadores se estabeleceram na capital da Alemanha e estão empregados na música, mídia, arte, moda e design. Um bom exemplo para o turista conhecer toda essa criatividade é o bairro de Kreuzberg, que abriga o projeto Betahaus www.betahaus.de, com visitas guiadas pelas suas instalações, as terças e quintas-feiras às 17h. Outra fonte de produtos de design é o moderno bairro de Prenzlauer Berg, site kwikshop www.visitberlin.de.




Nenhum comentário:

Postar um comentário