segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Cooperação turística

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de SC, Valdir Walendowsky esteve no dia 3 de agosto em Minas Gerais realizando um termo de cooperação turística com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Campos Drumond. Um dos objetivos do acordo é estabelecer uma parceria entre os dois Estados para promovê-los no mercado internacional, Europa e Américas. Os vôos internacionais que Belo Horizonte recebe, podem facilitar a vinda de turistas estrangeiros a Santa Catarina. O acordo visa também ampliar a visibilidade turística de Santa Catarina no Estado de Minas Gerais, 2º Estado de emissão de turistas, depois de São Paulo.

Patrimônio da humanidade

Ótima notícia para Sergipe. A Praça do Reino Luso-Espanhol, naquele Estado é o 18º sítio brasileiro declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. O Comitê do Patrimônio Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, por ocasião de sua 34ª Sessão, realizada em Brasília, decidiu incluir 21 sítios históricos na lista de patrimônios mundiais da UNESCO. Entre eles, a Praça São Francisco, no município sergipano de São Cristóvão. Trata-se do único registro material no Brasil da época em que Portugal e Espanha formaram um são reino.



Turismo e IPTU

Em Joinville, as notas fiscais emitidas por agências de turismo, hotéis, guias de turismo e empresas que oferecem serviços turísticos e de lazer (cinema, boates, boliche, shows) podem gerar créditos para desconto posterior de 5% do IPTU. É a lei complementar 315/2010, sancionada pela prefeitura e o cadastro é feito pelo site www.nfem.joinville.sc.gov.br. Já locação de carros, restaurantes, bares e compra de passagens aéreas ou terrestres não podem gerar créditos, pois nestes não incide ISS.

Aéreas

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) confirmou que vai comprar ainda este ano o ILS para o Aeroporto de Joinville. O equipamento reduzirá em 50% o cancelamento de voos por causa do mau tempo. A Infraero também emitiu a ordem de serviço para execução dos estudos preliminares para a ampliação das pistas de pousos e decolagens e de taxiamento, do pátio de aeronaves e de instalação de infraestrutura complementar para o aeroporto.

Instâncias de Governança

Nos dias 23 e 24 de agosto, representantes das dez regiões turísticas de Santa Catarina estarão reunidas em Lages, no I Fórum das Instâncias de Governança de Turismo de Santa Catarina, em que serão debatidas as políticas públicas de turismo do Estado.



Turismo de Saúde

Com o objetivo de impulsionar esse novo mercado no país, acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto, no Grand Hyatt São Paulo (SP), o Medical Travel Meeting - Brazil, primeiro evento internacional que vai apresentar a excelência médica do Brasil para operadoras de saúde, empresas corporativas, brokers e facilitadores internacionais. O patrocínio é do Hospital Santa Catarina e Apex-Brasil, com o apoio do Ministério do Turismo, SPTuris, Associação Paulista de Medicina, SPCVB, ANAHP e do SINDHOSP.

CONOTEL

Encerrou nessa quinta-feira (19), o 52. Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel, promoção da ABIH Nacional. O tema central foi “O Brasil é a Bola da Vez – A Sustentabilidade da Hotelaria Brasileira”, em referência a Copa do Mundo 2014 e os investimentos oficiais e privados necessários para aquele mega evento. Um grupo de hoteleiros catarinenses, liderado pela ABIH-SC, participou do congresso.

Farina Park Hotel

Em ritmo de Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, o hotel viabiliza curso de idiomas para colaboradores e está redobrando investimentos em qualificação de pessoal. Localizado na divisa de Farroupilha e Bento Gonçalves - RS, o hotel quer oferecer a tradicional hospitalidade gaúcha aos visitantes que chegam à região em busca de atrações diferenciadas no período dos grandes eventos. Site www.farinaparkhotel.com.br.

Construfair

Mais de 38 mil pessoas movimentaram o CentroSul durante o 17º Salão do Imóvel, Construfair/SC e Expo Condomínio, que encerrou no último domingo, no CentroSul, em Florianópolis - SC. A próxima edição trará mais novidades e atrações e será realizada de 24 e 28 de agosto de 2011.




Eventos

Segundo recentes pesquisas divulgadas pela ICCA-International Congress & Convention Association, Curitiba, a Capital do Paraná é a 8ª cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais em 2009. E, as perspectivas para 2010 continuam animadoras. “Curitiba é reconhecida por ser uma cidade de excelente custo-benefício para a realização de eventos e a agenda para 2010 e 2011 anuncia eventos de peso.


A locomotiva, no Centro de Eventos da Estação, lembrando os tempos do transporte ferroviário

Adeus aos toureiros

Por incrível que pareça, a Catalunha, uma das regiões mais importantes da Espanha, ficará sem suas tradicionais touradas a partir de 2012. Lei nesse sentido foi aprovada recentemente e porá fim à controversa prática, que vem de cinco séculos. O diferencial da tourada espanhola é que, nela, o touro é morto na arena, medida considerada por muitos como cruel. No entanto, a lei não foi bem recebida por todos. Entendem que as touradas, fazem parte do patrimônio da cultura espanhola. (Situação semelhante à “farra do boi” em Santa Catarina). As famosas Plazas de Toros terão que encontrar outra destinação e os espanhóis, outra forma de diversão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário