quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ROTAS & DESTINOS por Jefferson Severino

ROTAS & DESTINOS
por Jefferson Severino - Jornalista - SC-01571-JP

FEIRAS DAS AMÉRICAS


Para quem não sabe, acontece no Rio a gigante Feira das Américas - ABAV, uma chance única de obter informações em primeira mão sobre os principais lançamentos, grandes investimentos e novas ações para o trade, bem como planos dos destinos para incrementar o setor turístico e aumentar o número de visitantes. No evento entre tantos expositores estará a Cia Aérea Emirates que mostrará os mais de cem destinos atendidos a partir de Dubai e as rotas atendidas pela maior aeronave no transporte de passageiros em atividade, o Airbus A380. Apresentará também detalhes da excelência em conforto, segurança e luxo a bordo que representam a Emirates, em suas três classes - econômica, executiva e primeira. O destaque ficará por conta do sistema ICE de entretenimento, com mais de mil canais à disposição do viajante, jogos compartilhados com amigos em outras poltronas e facilitadores como celular a bordo, tomadas para notebook e outros itens de conforto.

CONVENTIONS

O Diretor de Vendas Internacionais do Las Vegas Conventions and Visitors Authority, Rafael Villanueva, visitará o Brasil em Sales Mission para apresentar a "Capital Mundial do Entretenimento" e os novos empreendimentos parceiros, entre eles o novo resort Cosmopolitan. Las Vegas conta com intensa vida noturna, sete espetáculos do Cirque Du Soleil e apresentações fixas dos mais renomados artistas da atualidade.

TURISMO ESPANHOL

Também visitam a feira Melanie Lathan, Diretora de Desenvolvimento de Turismo para Espanha e Américas e Diarmaid O´Sullivan, Vice-presidente de Desenvolvimento de Turismo da NYC & Company - organização parceira responsável pelo Marketing e Turismo da Cidade de Nova York. Irão apresentar novidades para o trade, atrações e incrementos no turismo. Recentemente, a cidade, que tem como objetivo alcançar 50 milhões de visitantes anuais até 2012, fechou novas parcerias e rotas com companhias aéreas, ao mesmo tempo em que reforça promoções com o setor privado para garantir mais vantagens para os visitantes. Com isso, Nova York bateu o recorde de turismo no semestre com 23,5 milhões de turistas e celebra o aumento de brasileiros - o segundo maior mercado das Américas.


COMISSÃO PERUANA


A PromPerú (Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo) apresentará novidades deste país andino. São 19 empresas parceiras que mostrarão uma amostra da cidade de Lima. La o trade poderá conhecer um pouco mais degustando sua inigualável gastronomia e apreciando artigos de prata e artesanato em uma exposição de fotos elaborada pelo renomado jornalista Rafo Leon. A mostra será apresentada por Ricardo Bohl, geógrafo especializado em planejamento regional e estudos sobre recursos naturais e culturais.

CARIBE


Por sua vez, autoridades do Escritório de Turismo de St. Maarten apresentam novidades sobre a ilha, que é considerada a "Capital Gastronômica do Caribe" e possui, entre outros atrativos, 37 praias, 14 cassinos e um centro de compras de luxo totalmente livre de impostos. Este ano, os laços entre o Brasil e a ilha se estreitaram com a criação de freqüências semanais saindo de São Paulo, com escala em Manaus. Com viagens mais curtas e sem a necessidade de visto, o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado potencial, atrás apenas de Europa e Estados Unidos. Em vias de inaugurar uma nova opção de voo com escala no Panamá, a ilha traz muitas novidades.

PLANO CATARINA

Já à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e a SANTUR - Santa Catarina Turismo lançam oficialmente dia 21 de outubro, quinta-feira, às 11h45, na sala 101C do Riocentro, na Feira das Américas, o Plano Catarina 2020, que inclui o Plano Operacional de Marketing Turístico do Estado para o período 2011-2014, com apresentação de: 15 Produtos Estrela do Estado, responsáveis pela decisão do turista de viajar a Santa Catarina; Segmentos que serão promovidos nos mercados prioritários para posicionar Santa Catarina como destino de turismo ativo do Brasil; Os investimentos em promoção turística para os próximos 4 anos; O plano de ações de promoção e apoio a comercialização, incluindo as 42 ações urgentes para 2011 que inaugurarão o novo estilo de comunicação definido pelo Plano Catarina; A Organização da comunicação do Estado para 2014 e as expectativas para 2016.

ROTA DA AMIZADE

Esse grande evento que acontece entre os dias 20 e 22 no Rio Centro - Rio de Janeiro, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado contará também com a presença da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, que tem o objetivo de ampliar cada vez mais a promoção turística da Rota da Amizade. Vale informar que entre os inscritos na feira deste ano, 43% profissionais atuam em área de vendas. Metade do público ocupa cargos com poder de decisão – 30% diretores e 19% gerentes. Entre os segmentos de maior interesse do visitante, nas quatro primeiras colocações foram apontadas operadoras de turismo (81%), hotelaria (74%), agências de viagens (67%) e transporte aéreo (64%).


A equipe do Conventions irá mostrar as belezas da região, assim como o potencial que possui para receber turistas em todos os meses do ano, pois a rede hoteleira pode muito bem atender públicos exigentes com opções que vão das águas termais de Piratuba, às belezas das macieiras de Fraiburgo, da cultura austríaca de Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, às uvas de Videira e Tangará. Da cultura japonesa de Frei Rogério e a belíssima florada da cerejeiras ao grandioso carnaval de Joaçaba. As opções de lazer do Vale do Contestado são fenomenais, onde o turismo não é só lazer, mais um grande aprendizado justamente pela mescla de culturas.

CADEIA PRODUTIVA

A Feira das Américas - ABAV é o evento no Brasil que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo, num único local. Durante os três dias do evento os visitantes poderão buscar informações sobre o que está acontecendo no mercado, as novidades dos expositores, realizar networking com profissionais de diversos segmentos e preparar-se para o crescimento do setor. A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV ha 50 anos vem promovendo esse encontro contribuindo com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Seguindo a tendência mundial do crescimento do turismo, onde somente em Santa Catarina representa 12% do PIB, a Rota da Amizade não poderia estar fora e marca sua presença em busca de novos parceiros para operacionalizar e potencializar ainda mais o crescimento da região dando ainda mais ênfase a sua missão de promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região.

12ª FENAOSTRA

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Gastronômico da 12ª FENAOSTRA, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, às 15 horas, no CENTROSUL. O concurso é organizado pela ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia e conta com o apoio da ABRASEL. O concurso gastronômico será dividido em duas categorias: estudantes da área (Competição Júnior - Universidades) e para restaurantes associados à ABRASEL (Categoria Restaurante - Chefe Profissional). Os interessados devem encaminhar as receitas até o dia 17 de outubro pelo e-mail concursofenaostra@abrasel.com.br. Cada participante deverá apresentar um prato quente e uma entrada, tudo à base de ostra.


BALEIAS FRANCAS

Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, o homem das baleias, participou do Adventure Travel Summit - Irlanda - e me informa que a apresentação do Brasil -foi elogiada e considerada a melhor do evento. Nas fotos com o presidente do Summit - e um dos diretores da National Gheografic - que recebeu o livro das Baleias Brancas.

PAISAGEM

Clique na imagem para ampliá-la

Esse tempo está cada vez mais doido, embora a beleza seja fenomenal. Eu passei meu feriadão em Lages, na
Fazenda Boqueirão Hotel, onde ás 11 da noite a temperatura já tinha caído para os sete graus. Já quem foi para Urubici, na Pousada Kiriri-Etê, a temperatura foi abaixo de zero. Já fez sua reserva para o próximo feriadão. é bom antenar-se, mas não esqueça de votar. Caso contrário estaremos literalmente ferrados.

EXPORASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

Faça sua reserva com antecedência. Vem aí o ExpoRastro entre os dias 05 e 07 de novembro, e o Eco Resort Rio do Rastro é o lugar. Bem ali no topo da Serra, na beira do Aparados da Serra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário