quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino

FALANDO DE TURISMO- Por jefferson Severino - Jornalista - SC-01571-JP


REPÚBLICA DE LAGUNA

Já está confirmado. Este grande evento acontecerá entre os dias 25 e 28 próximos no Porto de Laguna. Um grandioso espetáculo ao ar livre, desta vez com Henry Castelli, Adriana Birolli e Fátima Guimarães. O apóio é da Prefeitura Municipal de Laguna, Lei de Incentivo a Cultura Ministério da Cultura e Laguna Tourist Hotel, com o patrocínios do Funturismo Governo do Estado de Santa Catarina, Tractebel Energia e BRDE.


FESTIVAL AUSTRÍACO

Com 54 anos de funcionamento, a Casa da Suíça, que está promovendo mais um Festival Austríaco no Rio de Janeiro é, com certeza, uma referência na gastronomia carioca, apresentando o que há de melhor na cozinha internacional, com suas especialidades Suíças e com forte influência de seus vizinhos: Itália, França, Alemanha e Áustria. E evidentemente a cidade de Treze Tílias, o Tirol brasileiro, em nossa fenomenal Rota da Amizade é a grande parceira, enriquecendo o Festival Austríaco que só termina no próximo dia 28. Com o apoio do Secretario Estadual de Turismo Valdir Valendowsky e do presidente da SANTUR, Cimélio Marcos Pereira, lá estiveram a Secretária do Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias - Dirlei Barbieri Rofner, a escultora Mariana Thaler e o Grupo de Danças Austríacas Schuhplattler. Meu amigo Hans Doner, também, como sempre, esteve lá. Para quem não sabe a Casa da Suíça foi responsável pela introdução da famosa batata rösti e das fondues no Brasil. Deste então, estas iguarias ficaram conhecidas não somente no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Meu amigo o Chef Volkmar Wendlinger, que assumiu o comando do restaurante em 1977, sempre teve a preocupação e o desejo de apresentar o que há de mais saboroso e atual no mundo da gastronomia, adaptando as receitas aos ingredientes das estações do Rio de Janeiro e ao gosto do público que frequenta a casa. Cabe ressaltar que nossa Secretaria de Turismo e Santur nunca foram tão atuantes como na atual gestão.


Clique na imagem para ampliá-la

Em 1987, a Casa Suiça realizou o 1º Festival Austríaco, com um cardápio formado por 20 opções entre entradas, pratos principais e sobremesas. O menu foi criado a quatro mãos, já que um Chefe Austríaco foi trazido especialmente para o evento. Depois desta rica e saborosa experiência, passou-se a realizar dois eventos gastronômicos ao ano, um Austríaco e outro Suíço, sempre homenageando uma região destes países e, claro, contando com a participação de um Chefe convidado vindo da região escolhida. Estes festivais temáticos passaram a ser eventos culturais e, a cada edição, os cariocas já aguardam ansiosos a realização dos próximos, contando com a oportunidade de expandir suas experiências gastronômicas, experimentando o que os renomados chefes trazem em suas bagagens, contando com um toque especial de Brasilidade.

CENTENÁRIO DE PIRATUBA

Um resgate histórico com criatividade e emoção marcou o Desfile do Centenário, realizado em Piratuba, também na Rota da Amizade, neste sábado, dia 20, para comemorar os cem anos de colonização da “Vila do Rio do Peixe”, nome dado a Piratuba antes da emancipação. A Vila do Rio do Peixe surgiu em 1910 quando operários que construíam a estrada de ferro, “Brazil Railway”, que ligou São Paulo ao Rio Grande do Sul, se instalaram às margens do rio. Foi o início da colonização. Mais tarde, em 1949 foi elevada a município, chamado de Piratuba, que em Tupi-Guarani significa “Abundância de Peixes”.


Clique na imagem para ampliá-la

O público que lotou a Avenida 18 de Fevereiro assistiu um desfile criativo, com a presença de autoridades que fizeram parte da evolução de Piratuba. Entidades, trajes, ferramentas, eventos, o trem, as origens, as indústrias e demais fatos de destaque em cada década, foram representados na Avenida. Os principais empreendimentos de cada década também estiveram no desfile através de réplicas construídas especialmente para o evento. Ainda na comemoração do centenário, em frente à Estação Ferroviária a administração municipal inaugurou, no sábado pela manhã, o memorial, “Nos trilhos do Trem - A História de um Povo”, onde alguns metros de trilhos foram construídos e cada família do município terá uma pequena placa de registro.

FESTIVAL DE TURISMO

Uma noite especial cercada de lembranças e reconhecimento. O Festival do Turismo de Gramado compartilhou conquistas alcançadas ao longo de 22 anos na companhia de Silvia Zorzanello. E marca, a partir desta edição, uma nova etapa, com os dois novos sócios: Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello. Os anfitriões dividiram o palco do Palácio dos Festivais com grandes expoentes do turismo brasileiro e internacional. Num clima de agradecimento, dez personalidades agraciadas com o troféu Amigos do Festival receberam os aplausos pelo apoio e dedicação ao evento.

Clique na Imagem para ampliá-la

Com um discurso firme e ao mesmo tempo emocionada, Marta Rossi deu boas vindas aos amigos do trade e fez questão de render agradecimentos especiais às autoridades presentes, às comitivas internacionais, destacando a participação do Ministro da Região do Veneto, Marino Finozzi, e à imprensa especializada, que sempre acreditou no projeto do Festival. A empresária destacou que “o turismo é uma grande rede mundial de amigos, precisamos fortalecer a cada dia nossas relações”. Enfatizou também o momento ímpar que vive o turismo nacional, com a proximidade da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Finalizou enaltecendo o valor dos amigos no momento mais triste, a partida de sua grande amiga Silvia. “Este imenso carinho merece ser retribuído. A nossa responsabilidade é maior do que a nossa dor. Temos que continuar! Bons negócios à todos”, concluiu Marta.

CICLO DE PALESTRAS

Clique na Imagem para ampliá-la

O primeiro dia de Congresso do 22º Festival do Turismo de Gramado abriu com dados animadores apresentados pelos painelistas, no Centro de Convenções do Serrano Resort. O presidente do Conselho Administrativo da CVC Turismo, Guilherme Paulus, abriu o ciclo de palestras com o painel: Um novo olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada : Sustentabilidade, Negócios e Investimentos, tema central do evento. Para Paulus, "O Brasil é o país foco para os demais países em termos de sustentabilidade, negócios e investimentos". Afirmou ainda que o Brasil tem uma vasta área turística para explorar. Já Márcio Favilla, diretor da Organização Mundial de Turismo (OMT), apresentou informações de pesquisas realizadas pelo órgão. Entre elas mostrou que 75% do produto interno bruto (PIB) do Brasil vem do turismo doméstico e 25% do turismo internacional.


GESTÃO DE SERVIÇOS

No segundo bloco, Chieko Aoki, presidente da Rede Blue Tree, apresentou o tema “Gestão de Serviços e Liberdade Criativa” que contou com a participação de Francisco Luiz Weinmann, diretor da Arquipélago Viagens. Cheiko, fez questão de elogiar Gramado e a direção do Festuris. Para a presidente, “a cidade não criou apenas um evento, mas sim uma oportunidade para a sustentabilidade”. Encerrando os debates do primeiro dia, Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas, Faustino Pereira, presidente da ABRACORP e Márcia Grespan Godinho, consultora de Marketing e Turismo do Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Sebrae, Confederação Brasileira de Convention Bureaux e outros, apresentaram dicas de marketing e vendas do turismo. Márcia Godinho, mostrou aos participantes do Congresso que a maior parte dos turistas escolhe os destinos de suas viagens buscando satisfazer suas emoções. As classes emergentes do turismo foram o ponto central da manifestação do presidente da Azul. Janot pontuou que o mercado precisa ser criativo para criar ferramentas que possam atender a este novo segmento.

ROTA DA AMIZADE


Clique na imagem para ampliá-la

Evidentemente que o Estado de Santa Catarina, que pelo quarto ano consecutivo foi eleito como o melhor destino turístico do país foi o centro das atenções e a Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau começou seus trabalhos mesmo antes de iniciar a feira, em Porto Alegre no evento promovido pela Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), que está promovendo workshops em importantes pólos emissores de turistas ao Estado. O primeiro foi em Curitiba, o segundo em Porto Alegre, depois em Gramado, durante o Festival e na próxima semana em São Paulo. Em seguida Florianópolis (1º de dezembro), terminando por Blumenau no dia 02 de dezembro.

FÓRUM



Ainda sobre a Rota da Amizade, neste domingo acontece em Joaçaba o 14º Fórum e confraternização da Rota da Amizade, onde os membros do Conventions se confraternizam, pois o ano foi sem dúvidas de intenso trabalho, trocam idéiasque e principalmente, novos e velhos membros se conhecem melhor fortalecendo ainda mais seus laços de união. Esses são os valores e encantos da Rota da Amizade, nacionalmente conhecida justamente por este gigantesco trabalho e fortalecimento do turismo.

ESTÂNCIAS TERMAIS



Nosso Estado, apesar de sua pequena extensão territorial - com apenas 94,5%, ou 1% do território nacional - é um dos estados brasileiros com o maior número de fontes hidrotermais, aproveitadas em 14 estâncias turísticas, possuindo a segunda melhor fonte de água termal do mundo, a de Caldas da Imperatriz, precedida apenas pela de Vicky, na França. Visando aumentar a presença de turistas nesses locais, a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR promovem nesta quinta-feira, em São Paulo, o Encontro do Turismo Termal de Santa Catarina, para apresentação do produto à imprensa e formadores de opinião. O objetivo é criar oportunidades de comercialização e divulgação desses produtos e seu potencial, para os empreendimentos e a municipalidade junto ao mercado paulista.

ESTÃNCIAS HIDROTERMAIS

As estâncias estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas do Estado. Na região dos Encantos do Sul encontram-se nos municípios de Tubarão (Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso), além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas; no Vale do Contestado, na fenomenal Rota da Amizade, as estâncias estão em Piratuba, Itá e Treze Tílias, e no Grande Oeste estão em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado em seu programa Momento Temperado, gravado no restaurante Kibelândia, centro de Florianópolis, e em Buenos Aires, Argentina, entrevista com o domoterapeuta Flávio Girol, que comenta a relação entre mito e magia interferindo em nossa realidade. Já em Buenos aires Fernando nos mostra a relação dos portenhos com a morte, expressada no cemitério da Recoleta, e a sua culinária urbana. Para encerrar o artista plástico Gustavo D'Ávila, que revela sua reconstrução de imagens a partir de novas tecnologias. O programa vai ao ar neste sábado ás 21h:30m pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

PORTUGÁLIA

Clique na imagem para ampliá-la

Falando em momento temperado me lembrei do Restaurante Portugália em Gramado. Que maravilha! Parece um castelo. Comida de altíssima qualidade. Isso sem contar o atendimento. Só para você ter uma idéia eles mandam uma limosine te buscar no hotel. Realmente Gramado é outro país. Mas faça a tua reserva antes já o restaurante é super requisitado e na cidade ainda está acontecendo o fenomenal, o fantástico Natal Luz. Imperdível. Coisa de primeiro mundo e de quem sabe trabalhar muito bem o turismo.

BETO CARRERO

O tempo ruim não impediu que a velocidade invadisse o Beto Carrero World no último domingo, dia 21, para a disputa da prova Beto Carrero Mountain Bike. O circuito, percorrido em meio à natureza e alegria do Parque, deu nova ênfase à adrenalina comum ao esporte. O trajeto envolveu tanto as áreas pavimentadas, já bem conhecidas dos visitantes, como o relevo montanhoso das imediações. Cento e setenta e dois ciclistas participaram das provas. Noventa atletas também participaram da corrida de pedestres, que precedeu a disputa sob duas rodas. As provas também contaram com o apoio da Marinha do Brasil, que além de oferecer suporte aos atletas durante o trajeto, ainda participou das competições.

Clique na imagem para ampliá-la

A premiação ocorreu durante a tarde, no Teatro Cine Aragão. Após concluírem o desafio, muitos atletas aproveitaram para curtir e comemorar o desempenho no mundo mágico do Beto Carrero World. André Luís Gonçalves foi o vencedor da disputa alcançando o tempo de 58’20. Os ciclistas Ewerson Cardoso Ferreira, de Itapema e Leandro PuttKamer, de Palhoça, ficaram com a segunda e terceira posição. De acordo com Aline Mathiola, coordenadora de eventos do empreendimento, a intenção é que nos próximos anos esta disputa se consolide como uma das maiores do país dentro da modalidade.


ESTAÇÃO ESPACIAL

Veja o que aconteceu entre de 1998 a 2010. Em apenas doze anos a Estação Espacial ISS tem crescido mais e mais. No link abaixo, observe o diagrama, crescendo pedaço a pedaço. Depois da animação terminada, clique na tabela do lado direito, para identificar cada parte. E esteja atento às datas, na parte superior esquerda. Poucos imaginariam quanto a Estação Espacial cresceria até atingir este tamanho. Em breve FANTUR da ABRAJET para a Estação Espacial. Doido é quem duvidar. http://i.usatoday.net/tech/graphics/iss_timeline/flash.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário