terça-feira, 16 de novembro de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Festival do Turismo

Abre nesta quinta-feira (18) a 22ª edição do Festival de Turismo em Gramado, nos pavilhões do Serra Park. Uma das inúmeras novidades do Festuris, que já há alguns anos conta com o apoio do Sebrae-RS, nesta edição tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional. O projeto foi selecionado entre mais de mil concorrentes. Para Marta Rossi, diretora do Festuris, esse fato é uma das maiores conquistas do evento. “Isto porque sempre procuramos ter um foco de qualidade e de negócios. Além disto, o mercado turístico nacional é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas, e este aval passa a fortalecer as propostas do evento, estimula a participação cada vez maior do segmento e sobretudo avaliza nosso trabalho, que busca cada vez mais a qualificação e a agilização do negócios em si”, declara Marta. Outro aspecto a considerar no Festuris é a atenção e carinho sempre dedicados à imprensa de todas as partes do Brasil e do exterior. Os jornalistas são considerados amigos do Festival, o que faz a gente divulgar o evento com satisfação e não como obrigação. Através da Marta Rossi, minha colega de faculdade e sempre amiga agradeço à Diretoria e pela Lila Rizzon, mando o meu abraço a toda equipe da Comunicação. O 22º Festival de Turismo de Gramado encerra neste sábado (20).

O mercado LGBT

A comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT) da America Latina representa uma grande- e inexplorada - oportunidade de marketing para a indústria de viagens e turismo, revela uma pesquisa recente, divulgada na feira World Travel Market de Londres. A América Latina abriga mais de 25 milhões de pessoas LGBT. Este grupo representa um mercado potencial multibilionário para uma grande gama de indústrias incluindo o turismo. O estudo mostra que em 2010, consumidores LGBT residentes na Argentina gastaram um total de 4 bilhões de dólares americanos em viagens e lazer. No México, 5 milhões de consumidores LGBT gastaram 8 bilhões de dólares em turismo, enquanto os LGBT brasileiros gastam anualmente mais de 20 bilhões de dólares nestes segmentos. E mais: o Brasil não é somente o destino receptivo no. 1 na América Latina para turistas LGBTs vindos de países como EUA, Reino Unido, Alemanha , França e Holanda, mas também o maior mercado emissor da região. E importante: para conquistar este público é necessário um marketing específico por parte das operadoras, para que ele seja entendido nas suas preferências, se sinta bem recebido em todos os ambientes e não ser visto apenas como uma possibilidade de lucro. A Associação Brasileira de Turismo GLS – ABRAT GLS (www.abratgls.com.br) acabou de assinar um acordo de cooperação com a EMBRATUR- Empresa Brasileira de Turismo, para promover o Brasil no exterior como destino LGBT.

Aquapescabrasil

A cidade de Itajaí realiza nos dias 18 a 20 de novembro a maior feira do setor de pesca e aquicultura do Brasil. A Aquapescabrasil espera receber 10 mil pessoas e está confirmada a presença de comitivas de 11 países. Em Santa Catarina, o setor é responsável por 50 mil empregos indiretos e 15 mil diretos. O evento tem o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministro Altemir Gregolin prestigiou a abertura. A feira é uma oportunidade de troca de experiências e tecnologias e pode ser um marco para o setor, que hoje produz um milhão de toneladas de pescado por ano, mas o Brasil tem capacidade para produzir muito mais.
Dia do Hoteleiro

Photo: Jefferson Severino
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A ABIH-SC comemorou com sucesso o Dia do Hoteleiro (09/11). Teve palestra do secretário de Turismo Cultura e Esporte de SC, Valdir Walendowsky, que falou sobre “Hotelaria: Tendências e Oportunidades” e o governador Leonel Pavan também marcou presença. O evento foi encerrado com almoço de confraternização. Segundo Valendowsky a previsão para esta temporada de verão é o crescimento de 10% no número de turistas em SC. O Secretário falou ainda que nosso Estado está no topo da pirâmide do turismo brasileiro, em função da intensa ação oficial de divulgação realizada no Brasil e no exterior, principalmente nos eventos de turismo nos principais mercados emissores de turistas ao Brasil. Santa Catarina conquistou pelo quarto ano consecutivo o prêmio de Melhor Estado para o Turismo.

Estâncias Termais

A ATHISC – Associação de Turismo Hidromineral de Santa Catarina, em parceria com o Governo do Estado está realizando uma campanha de divulgação das 14 estâncias termais do Estado como opções de turismo lazer e saúde. Worksop, seguido de almoço para operadores, agentes de viagens e imprensa turística foi realizado no último dia 10, no Hotel Bourbon em Curitiba e o próximo ocorre no dia 17, no Hotel Plaza San Rafel, em Porto Alegre.

Parque Nacional

Photo: Jefferson Severino
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O Parque Nacional do Iguaçu recebeu cerca de 20 mil visitantes no feriado prolongado de Proclamação da República, último antes das festas de Natal e réveillon. E para alegria dos visitantes, as Cataratas do Iguaçu estão com vazão normal, de 1.500 metros cúbicos de água por segundo, com perspectiva de aumentar nos próximos dias.

Mina de carvão

Segundo informa o jornalista catarinense Airson Soares da Rosa, Criciúma, no Sul de SC voltará a ter uma mina de carvão aberta à visitação pública. O prefeito da cidade, Clésio Salvaro, anunciou que a antiga Mina São Simão, desativada em 1995 e localizada no Bairro Naspolini, será recuperada, para receber visitantes, a partir do segundo semestre de 2011, com a
denominação de Mina Museu de Visitação. Engenheiros e técnicos realizam trabalhos de limpeza, iluminação e sinalização, visando segurança total para os visitantes. Quando as adaptações estiverem concluídas, uma locomotiva para 12 passageiros levará visitantes pelos 300 metros do túnel, enquanto um guia de turismo contará a história da extração e mostrará as camadas de carvão nas paredes. Na entrada encontrarão uma imagem de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. A mina terá iluminação especial e audiovisuais mostrarão painéis e utensílios usados pelos mineiros. Assim, a Mina Museu tomará o lugar ocupado durante 20 anos pela Mina Modelo Caetano Sônega. Inaugurada em dezembro de 1984 e desativada em 2004, a Mina Modelo será também recuperada e reaberta como um Memorial Histórico.




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