terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DICAS DE TURISMO - Por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Os ensinamentos expostos na imprensa nacional e internacional pelo conceituado jornalista gaúcho, o nosso querido colega abrajetiano, Hugo Cassel (foto abaixo), chama atenção e nos leva a uma reflexão sobre o receptivo nos municípios e estados brasileiros. Trata-se de um torcedor do Grêmio Porto Alegrense, que no Turismo Desportivo sabe respeitar o nosso Internacional dos pampas e os times catarinenses, especialmente o único Campeão da Taça Brasil, o Criciúma, agora na Série B, torcendo por Avaí e Figueirense na Série A. Mas vamos ler nesta coluna, na íntegra, o que escreveu o Cassel...


“TURISTA FELIZ”

Pois o cidadão tendo chegado ao fim do ano, já no bagaço e estressado nota mil, finalmente estava entrando em férias. Poderia descansar e recuperar forças para enfrentar 2011, com todas as incertezas e dúvidas que lhe pertubavam a cabeça, a julgar pelo que se antevia do novo Governo.

Muito tinha escutado sobre as maravilhas das praias de Santa Catarina e particularmente de Balneário Camboriú. Pela internet conseguiu alugar por 15 dias um apartamento com ar condicionado, TV à cores e principalmente com vista para o mar. Mulher, dois filhos, cachorro, canário, malas, prancha, caniço e tudo o que se deve carregar, mais a revisão do carro e lá se veio. Fez grande esforço de paciência para suportar o congestionamentos e desvios da BR. Parou todas as vezes que alguém, inclusive o cachorro, estava afim de aliviar a bexiga ou intestino. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já dizia Fernando Pessoa.

Depois de escapar de acidentes pela dezena de loucos na estrada, aleluia! Chegou. E então caiu na real. O apartamento que alugou e pagou adiantado ficava na subida do morro. A vista para o mar realmente existia, porém lá quase no horizonte. Estacionou o carro na avenida e tomou uma multa, enquanto foi comprar um coco pisou numa casca e quase foi atropelado por um marmanjo de bicicleta sobre a calçada. Teve que desviar de outro que passeava com um baita pit-bull, que garantiu ser “um gatinho” de tão manso.

O Junior quis ir ao banheiro público e não havia isso. Foi aconselhado a “fazer dentro do mar” como todo o mundo. O “turista feliz” reclamou para uma moça que aplicava multas e ela disse que bicicletas e cachorros não eram com ela e sim com os “auxiliares de trânsito”. Um deles, porém, afirmou que isso era com a PM... O nosso turista, então, já no limite, resolveu almoçar. Ocupou uma mesa no restaurante naquele “dek” e aspirar toda aquela poeira e fumaça dos carros, motos e caminhões que passavam zunindo. Depois voltou para o apartamento. No outro dia de manhã, mesmo sem devolução, voltou pra sua cidade, que nesta época fica vazia, curou seu estresse nas piscinas do condomínio.

Essa estória é um exemplo do que acontece onde ninguém assume responsabilidades onde os problemas se repetem a cada temporada, sem que haja vontade política (ou falta de). Com isso, ônibus, bicicletas, motos, skates, patins, skates motorizados, zig-zag e pernas de molas continuam sem qualquer fiscalização dos responsáveis. E toca a gastar dinheiro convidando gente para vir conhecer um exemplo de “incompetência administrativa”.

Pois é, caro Hugo, nós aqui no Sul do Estado (Balneário Rincão - Içara), a Prefeitura não consegue exigir a limpeza dos terrenos baldios e limpar as ruas, etc, etc. Falta ainda, um “código de postura respeitável”.





PIT STOP


* Quem será o primeiro prefeito municipal eleito pelo povo no Balneário Rincão (SC) em 2012? Já existem três candidatos. Mas somente vencerá o que tiver conhecimento e vocação turística. Lembrem-se: TURISMO é o maior gerador de empregos e renda no mundo.

* BOAS FESTAS A TODOS E A TODAS! SÃO OS VOTOS DESTE COLUNISTA.


AIRSON SOARES DA ROSA, consultor de turismo, diretor nacional da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Membro titular da Prensa Turistica de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br) DRT-SC.02360-JP- OAB-SC.2.281 (Membro Jubilado)
e-mail: AirsonSoaresRosa@gmail.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário