terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC



TRILHOS DO CONTESTADO

Depois de virar peça de museu, ser vista apenas como uma romântica lembrança do passado ferroviário, a majestosa Maria Fumaça retorna após cem anos para uma viagem memorável e à pleno vapor. No itinerário, depois da partida triunfal na velha Santa Maria da Boca do Monte, a composição deve passar por Marcelino Ramos (RS), fazer embarque na estação Rio do Peixe e finalmente alcançar Itararé. O mais interessante é que para percorrer os exatos 1403 quilômetros de estrada, a locomotiva leva menos de uma hora. Falando assim, tudo isso mais parece filme e é: Para fazer deste sonho, uma realidade, entra em cena Memorável Trem de Ferro: Documentário produzido para celebrar o centenário da Ferrovia São Paulo - Rio Grande, com estréia nacional em Fevereiro. A obra cinematográfica promete uma verdadeira viagem no tempo.


Clique na imagem para ampliá-la


Para os cineastas Ernoy Matielo e Vilmar Sartori, fazer o filme foi uma verdadeira aventura. Começou em Itararé, SP, cidade onde a ferrovia parte de um entroncamento com a Sorocabana. Em Santa Catarina, os cineastas tiveram locações em Matos Costa, Calmon, Caçador, Rio das Antas, Pinheiro Preto, Herval d´Oeste, Irani e Piratuba em nossa fantástica Rota da Amizade. Cenas como a ponte férrea que transpõe o rio Uruguai, ligando gaúchos e catarinenses, além de uma viagem centenária entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), à bordo de uma locomotiva Ten Wheeler de 1922, e o cenário do assalto ao trem pagador em Pinheiro Preto (SC), são algumas das principais emoções desse filme.

PELÍCULA DIGITAL

São cem anos de uma história que se passa em quatro estados do país, contada em 18 entrevistas. Depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. O filme rodado em película digital, serve-se do que há de mais moderno em câmeras e softwares de última geração. A produção, com sessão de estréia marcada para a sexta-feira, 11 de Fevereiro no Centreventos Piratuba, também tem exibição marcada em Concórdia, Itararé, Santa Maria, Pinheiro Preto, Irani, Montenegro, Salvador do sul e Joaçaba. O projeto orçado em 200 mil reais, tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba – SC, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirt, além de várias outras empresas privadas.



EM GAROPABA


Clique na imagem para ampliá-la

Bacana a procisão da Nossa Senhora dos Navegantes de Garopaba. No barco Baleia Franca II, do meu amigo Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e proprIetário do Vida Sol e mar Eco Resort, até o Prefeito da cidade Luiz Nestor e sua esposa além do Secretario de Turismo Marcos.


VIAGEM LEGAL

O Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e a Federação Brasileira de Albergues da Juventude - FBAJ, lançaram um concurso cultural para os hospedes da Rede HI Brasil- “Minha Viagem Legal com camisinha”. As inscrições estão abertas até o dia 02 de março e deverão ser realizadas no portal http://www.aids.gov.br/viagemlegalcomcamisinha1, onde poderá ser conferido o regulamento completo da promoção. O concurso vai selecionar três historias reais, vivenciadas por hóspedes da rede HI Brasil, descrevendo suas experiências sobre o uso de preservativo em uma viagem. As histórias premiadas além das viagens poderão servir de base para a edição de publicações especiais destinadas ao projeto “Viagem Legal tem Camisinha”, estimulando assim a troca de experiências, incentivo a discussão da prevenção da DST/HIV/aids e promovendo o uso do preservativo e redução do estigma e preconceito sobre a doença.



PASSAGENS AÉREAS

A data final para participar da promoção é o dia o dia 02 de março de 2011. Três histórias, serão premiadas com viagens e estadias na rede Hostelling Internatinal, sendo que os dois primeiros receberão também as passagens aéreas. Para o primeiro colocado o destino é Buenos Aires com hospedagem em hostel da rede HI, com direito a acompanhante. O segundo colocado e um acompanhante vão conhecer o Rio Grande do Norte. Serão cinco dias, sendo que três em Natal e duas diárias na praia do Pipa. O premio inclui os traslados terrestres Natal/Pipa/Natal. Hospedagem em Hostel da rede HI Brasil. O Sul é destino do terceiro colocado e seu acompanhante. Duas diárias na capital paranaense e três dias na paradisíaca Ilha do Mel, com os traslados incluídos no prêmio.



HI BRASIL

A campanha “Viagem Legal tem Camisinha”, é uma parceria da FBAJ- Federação Brasileira de Albergues da Juventude Ministérios da Saúde e do Turismo. É dirigida aos hóspedes, particularmente aos jovens que viajam e freqüentam os 95 hostels- albergues da juventude - espalhados em todas as regiões do país, com ações de informações, prevenção e distribuição gratuita de preservativos. A rede HI Brasil www.hostel.org.br é uma opção segura e barata de hospedagem, onde se preza o espírito de amizade, o sentimento de solidariedade e o desejo de viajar. Viajar para conhecer gente nova, descobrir novas culturas, ir para a balada, “ficar”... e aí reside o perigo!!! Para esta diversão ficar completa e segura, o uso de preservativo é fundamental, somente ele protege das doenças sexualmente transmissíveis e da aids e pode evitar uma gravidez não planejada., lembrando sempre que para ficar completa a “Viagem Legal tem Camisinha”.

CHOCOFEST

Cumprindo agenda de audiências em Brasília, a produtora do Chocofest – Páscoa em Gramado, minh amiga Marta Rossi, esteve reunida com o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barreto. No encontro, que tinha por objetivo apresentar o projeto do evento, ainda participaram o prefeito de Gramado, Nestor Tissot e o assessor de Barreto, Carlos Silva. Barreto, que sempre foi um incentivador e parceiro desta região enquanto Ministro do Turismo, reagiu de forma positiva à demanda apresentada por Marta e confirmou ao prefeito Tissot a participação do Sebrae no Chocofest – Páscoa em Gramado.


Clique na imagem para ampliá-la

Marta Rossi destacou para o diretor-presidente a importância do Chocofest para a cidade e a importância de firmar uma parceria com o Sebrae Nacional. “O evento busca fomentar negócios em um período de baixa temporada, buscando satisfação e resultados positivos para a economia da Região das Hortênsias, que é sustentada pelas micro e pequenas empresas”, explica a produtora. Barreto, garantiu que o setor será alvo das atenções do governo. “O universo das micro e pequenas empresas são maioria no cenário brasileiro, o equivalente a 99, 33%”, comentou o diretor-presidente.


JURERÊ INTERNACIONAL


Clique na imagem para ampliá-la

Deu na Folha de São Paulo: "Bitucas de cigarro, latas de bebida e até lacres de champanhe jogados na areia de Jurerê Internacional fizeram a praia dos turistas "super-ricos" em Florianópolis perder o selo internacional de qualidade Bandeira Azul. Na quinta-feira, o IAR (Instituto Ambiental Ratones), responsável pela iniciativa no Brasil, detectou o descumprimento de critérios ambientais pela terceira vez desde que a bandeira foi hasteada, no dia 15 de dezembro. Agora, apenas a praia do Tombo, no Guarujá (SP), e a marina Meliá, em Angra dos Reis (RJ), detêm o certificado, criado em 1985 na França. Segundo Leana Bernardes, diretora do instituto, a limpeza no local é deficiente. "Há muito lixo pequeno." A gaúcha Nilma Pegoraro, 47, já tinha percebido. "Há seis anos, as pessoas punham lixo no lixo, a praia dava sacolinhas. Hoje, quem recolhe o lixo é o mar." Além da sujeira, pesou o fato de as passarelas de acesso à praia serem consideradas inseguras pelo instituto. Para Antônio Carlos Dainez, gerente da associação de moradores, não há razão para contestar a análise. Em junho, a Prefeitura de Florianópolis pode pedir novamente a Bandeira Azul para Jurerê Internacional, mediante nova vistoria. A prefeitura não se manifestou."

Nenhum comentário:

Postar um comentário