terça-feira, 15 de março de 2011

CRISE NO TURISMO por Hugo Cassel

CRISE NO TURISMO
Hugo Cassel-Abrajet-SC

O Brasil perdeu 7 posições no ranking mundial de turismo. Entre 139 países, ocupa a posição 52 e ,permanece em queda. É o que diz o Fórum Econômico Mundial. Se forem examinadas as conseqüências do corte de 1,5 bilhão de reais nos Ministérios ligados ao setor, é fácil prever o tamanho do problema, às vésperas de uma Copa Mundial e uma Olimpíada. A gastança desenfreada, e criminosa, do governo anterior, compromete profundamente o êxito dos eventos programados em vários setores, particularmente transporte, segurança, comunicações, Estádios e, fere mortalmente o item Aeroportos.

Encerrando meu périplo por cidades candidatas a sediar jogos, depois de Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Natal, Brasília, estive a pouco em Recife. Aproveitei para saborear as deliciosas “Patinhas de Caranguejo Patola à Milanesa” com molho agridoce, prato que deve se degustado de joelhos cantando aleluia! Contado com as preciosas informações do colega Luiz Felipe, Presidente perpétuo da Abrajet Pernambuco, nos pouco intervalos de sua intensa atividade social pré-carnavalesca, juntei minhas observações com entrevistas e opiniões de gente do povo. Recife é uma cidade aparentemente organizada, com trânsito disciplinado, mesmo nas horas de maior fluxo. As faixas de segurança, respeitadas até onde foi possível observar. O seu cartão de visitas que é a praia da Boa Viagem, com suas “piscinas” apresenta as carências que parece modelo do Brasil: Não tem banheiros públicos, embora tenha interessantes chuveirinhos tirados da água do mar. Além disso desmente a tese de que turista é que suja as praias. Em todo o Nordeste que visitei, os porcalhões são os barraqueiros, que jogam seu lixo na areia, mesmo tendo latões à curta distância.

Detalhe comum nas declarações de gente do povo: Corrupção. O atraso nas obras para a Copa, é proposital eis que um orçamento inicial de 3 bilhões já anda na casa de cinco e subindo. Quando chegar uma data crítica, se aprova tudo a galope com a intenção que já se sabe. É um botim de “lamber os beiços”. É o que tem acontecido principalmente por aquelas bandas. O governo anterior derramou literalmente um navio de dinheiro em seu querido Pernambuco e pouca coisa apareceu. Se esvaiu por ralos misteriosos. Assim que nesta pequena radiografia , da mesma forma que nas anteriores, já divulgadas no Blog mais lido no Brasil, que é este da Abrajet-SC, é lícito dizer que a comida é cara e nem sempre confiável, principalmente na beira da praia. Apesar disso arrisquei com as lagostas. A todos esse percalços, se sobrepõe um que poderia ser chamado “O pai” dos problemas e que se chama:

AEROPORTOS - Nenhum. Mas nenhum mesmo em todo Brasil, tem condições mínimas de atender um fluxo de milhares de turistas por ocasião de uma Copa ou Olimpíada. Depois de peregrinar em várias viagens, pelos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Navegantes, Congonhas, Brasília, Guarulhos, Salvador, Belém, Fortaleza, Manaus, Vitória, Recife, entre outros, a decepção é imensa. Bagunça geral. Portões de embarque trocados 4 e 5 vezes, correria abaixo e acima. Malas atiradas e retiradas de qualquer jeito, expostas às intempéries como aconteceu em São Paulo, centenas de pessoas sentadas no chão. Conexões com até 6 horas de intervalo. Em Congonhas no retorno de Recife, a aeronave do vôo para Navegantes ficou estacionada atrás dos galpões a 2.000 metros, tal o congestionamento.
Decolagem de Recife 4 da manhã. Chegada em Navegantes: 19 horas. Como poderá um turista acompanhar sua seleção na mudança das sedes? Congonhas está “Em obras” ha pelo menos 10 anos e já consumiu 300 milhões. Obra de Santa Engrácia. Tudo nos leva a um vexame planetário produzido para um presidente (minúsculo) cultivar sua VAIDADE pessoal.

A pouco mais de mil dias para a Copa, só um milagre, mas o cara, que dizem, fazia isso, foi crucificado a mais de 2.000 anos, sem ter ensinado pra ninguém a palavra mágica que permanece perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário