quarta-feira, 16 de março de 2011

DICAS DE TURISMO - Por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



ARTISTAS DA TERRA
- A cidade de Criciúma (SC) já há algum tempo vem torcendo pelos seus filhos que brilham pelo Brasil e pelo mundo. São os “artistas da terra” como se costuma dizer e com muito orgulho, citamos alguns deles. No futebol, o nosso Valdomiro Vaz Franco, o camisa 13 da Seleção Brasileira do Zagallo, autor do gol salvador contra o Zaire (1x0) na Copa do Mundo de 1974, jogador aqui do Criciúma (Comerciário) e orgulho e símbolo do Internacional de Porto Alegre onde foi vereador e deputado estadual constituinte, agora embaixador da Copa do Mundo de 2014 e hoje em Criciúma, com uma escola de futebol com mais de 600 garotos e com um museu de futebol (construído por ele).

O grande Maicon Sisenando, o nosso lateral da Seleção Brasileira e considerado o maior jogador do mundo na posição, fazendo sucesso na Europa e pretende voltar a seleção do nosso País. Ele também é empresário do ramo imobiliário na cidade.

No atletismo, os feitos dos atletas da FME atualmente, não esquecendo os grandes campeões da CME de 1974 a 1987 Euclides Jerônimo Ribeiro, Francisco de Oliveira, Sandro Renato Araújo e nem os ensinamentos trazidos pelo ex-atleta da Seleção Brasileira em Saltos Ornamentais Professor Antônio Carlos Leite (Pelé), que sagrou-se campeão no Canadá nos Jogos Olímpicos.

A mesatenista paraolímpica Bruna Costa Alexandre (Bruninha) da FME, tão jovem vestindo a camiseta do Brasil e divulgando Criciúma pelo mundo. O nosso skatista campeoníssimo Tocha (Marcos Rodrigues) levantando a bandeira do Brasil no bicicróss.

No jornalismo (jornal, rádio, televisão) por longos anos acompanhamos Celso Freitas no Fantástico, na Globo, agora estamos com ele na Record News, onde é um dos âncoras da emissora. Citamos o nosso Zé Dassilva, jornalista e autor do livro sobre o maior time do futebol catarinense e de Criciúma, o saudoso e famoso Metropol (campeão Sul Brasileiro), que é cartunista do Diário Catarinense e da Rede Globo (Rio de Janeiro).




Na música temos nomes como os conhecidos professores Zequinha e Albertino de Oliveira com seus violões, o Saulo do Saxofone, Abeúde acordeonista e compositor, com passagem pela Itália e Mônaco com vários CDs gravados, mais o professor, compositor, arranjador, maestro, flautista e saxofonista Tayrone Mandelli (foto) vem conquistando admiradores pelo mundo, com o lançamento de seu CD “Choro Cubano”. Sua música brasileira foi editada na Europa, Japão e por toda Suécia. (48)9144.5316 e e-mail tayrone.m@ibest.com.br.



PIT STOP


* No Turismo social, o trabalho do intendente e vereador Lauro Pirola, interagindo com mais de 40 bairros, nas dependências da Intendência Distrital (que mais parece uma Prefeitura) pelo seu patrimônio e ações (piscinão), já vem chamando atenção pelo bom atendimento de seu funcionalismo voltado para mais de 60 mil habitantes do distrito de Rio Maina.

* No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube calou a euforia dos torcedores da capital derrotando o Figueirense e contou com a torcida do Avaí, que disseram no Scarpeli que eram Criciúma desde pequeninos... Valeu Tigre! Mais uma vez campeão do Catarinense e voltando para a Copa do Brasil onde é campeão. Parabéns Antenor Angeloni e sua equipe.

* No Balneário Arroio do Silva (SC), na praia da Meta, a maior corrida da caminhões à beira mar do mundo de 17 a 20 de março. Pilotos e caminhoneiros de todo o país fortalecem o Turismo Desportivo e disputam valiosos prêmios, com apoio do Município.

* Florianópolis receberá de 19 a 21 de maio de 2011, um dos maiores festivais de filmes de Turismo do Mundo (www.tourfilmbrazil.com). Contatos vânia.monteiro@ibade.org. Fone (48) 9966.8285.


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC.02360-JP. OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com.br
www.abrajet-sc.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário