quarta-feira, 16 de março de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC



BROCKER TURISMO

A Brocker Turismo, uma das principais agências da Serra Gaúcha, irá trazer para a região as principais operadoras e agências de viagens do Brasil. Os profissionais estarão de 23 a 28 de março, conhecendo os atrativos turísticos de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Região da Uva e Vinho e participando de outras atividades que estão sendo programadas pela equipe da Brocker Turismo. O tema do evento, que encerra as comemorações dos 15 anos da Brocker Turismo, é “Venda este destino e ganhe prêmios à altura”. Anualmente, no mês de novembro, acontece a premiação Troféu Infinito, uma homenagem da Brocker Turismo para as 15 operadoras que mais enviaram passageiros durante os 12 meses que antecedem o prêmio.


Clique na imagem para ampliá-la

Como em 2010 a Brocker Turismo comemorou 15 anos, essa premiação foi ampliada e as operadoras que foram agraciadas com o troféu Infinito em novembro último, farão o ranking das suas agências parceiras, baseadas no mesmo critério do Troféu Infinito: maior geração de negócios com a Brocker Turismo. Estas 15 operadoras e um representante de cada uma das agências indicadas estarão participando do encerramento da campanha “Venda este destino e ganhe prêmios à altura”, juntamente com a imprensa e convidados. A Brocker, que busca sempre excelência em seus serviços, presenteia seus convidados com aéreo, hospedagem e terrestre.




DIRETORIA DE TURISMO



O prefeito de Joaçaba Rafael Laske, deu posse nesta última sexta-feira ao novo Diretor de Turismo do município Jaime Telles, grande comunicador, profissional do rádio, envolvido com a comunidade, participa de várias entidades ligadas ao meio cultural e tem uma extensa folha de serviços nesta área. Telles também já foi presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau. A posse foi prestigiada pelo atual presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo.

NEGÓCIOS & TURISMO

Nos dias 27 e 28 de maio, Santa Catarina receberá a 17ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul. A feira de turismo será realizada no maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World, na cidade de Penha e contará com a participação de mais de cinco mil profissionais da área, entre agentes de viagens, operadores de turismo, empresários do setor e imprensa especializada. A cidade vizinha de Balneário Camboriú será sede da hospedagem dos participantes, visitas técnicas e atividades sociais. A BNT Mercosul é uma vitrine de produtos, destinos e serviços especialmente brasileiros para que os participantes conheçam as novidades e tendências do turismo, para realizarem contatos e negócios comerciais.



FAMTURS

A BNT Mercosul oferece diferenciais para garantir público qualificado no evento. É o caso dos “famturs”, grupos organizados de agentes de viagens de várias partes do Brasil e de demais países do Mercosul que participam da feira com facilidades como transporte, hospedagem, atividades sociais e inscrições, graças à parceria com importantes operadoras e com empresários do “trade” de Balneário Camboriú. Na última edição do evento, foram 42 grupos organizados de várias regiões do país e do exterior (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Os participantes que efetuarem as inscrições com antecedência e que não participam de Famtur, também contam com facilidades como a hospedagem gratuita durante o evento.

PROFISSIONAIS

A qualidade de profissionais é um dos fatores que justifica a aprovação unânime pelo evento por parte dos expositores e participantes – segundo pesquisas realizadas pela organização - como cenário produtivo para a realização de contatos comerciais, de divulgação e de negócios. Já está confirmada a participação de cerca de 400 empresas divididas em 112 estandes. Além da feira, a programação contará com palestras de capacitação, visitas técnicas aos principais atrativos turísticos da região catarinense, atividades sociais e a tradicional festa de encerramento promovida pelo Beto Carrero World que todos os anos traz um novo tema e uma atração diferenciada ao público da BNT. Informações sobre inscrições, famturs, reservas para expositores e participações especiais podem ser obtidas através do site: www.bntmercosul.com.br.

ROTA DA AMIZADE


Enquanto isso o turismo em nossa fantástica Rota da Amizade, no Vale do Contentado segue em ritmo crescente e acelerado por conta da beleza da região. Nossa Fraiburgo, a Terra da Maçã é a porta de entrada. E não param de chegar os ônibus de uma das maiores operadores do País, a CVC. É o Brasil descobrindo a Rota da Amizade. De lá segue para Videira, Treze Tílias...

RESULTADO POSITIVO

Falando nisso, a equipe da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau tem atualizado anualmente os dados para a interpretação e análise dos dados e entendimento de situações. Já em fevereiro, o IBGE publicou os resultados de 2008. Portanto, há um atraso nas informações econômicas em três anos. Nele, Santa Catarina pulou do 5º para o 4º lugar em renda per capita a nível nacional e em relação ao PIB, agora é o 6º estado da nação em produção, ultrapassando a Bahia e o Distrito Federal de 2007 para 2008. O que mais chamou atenção é que em 2006 haviam 18 municípios que tinham PIB per capita acima de R$ 20.000. Em 2007, subiu para 34 e em 2008, para 62. Salta aos olhos que muitos destes municípios que cresceram neste quesito são pequeninos. As cidades que compõem a Rota da Amizade, fizeram com que, na média ponderada, a renda per capita, nestes municípios aumentasse em 13,3%, neste mesmo período.



VALE DO CONTESTADO

Outra observação muito positiva para o Vale do Contestado (62 municípios) é que entre os 20 primeiros municípios em renda per capita, há 9 da região – Treze Tílias, Vargem Bonita, Seara, Videira, Salto Veloso, Joaçaba, Capinzal, Catanduvas e Água Doce. A Universidade de Oxford, contratada pelo WTTC – World Travel & Tourism Council, com sede em Londres, revelou, através de estudo detalhado, que o turismo contribui com 3,3% do PIB brasileiro e 12,8% do PIB catarinense. O WTTC foi criado após o 11 de setembro de 2001 e é formado por pouco mais do 100 maiores empresários mundiais que contribuem para a cadeia do turismo no mundo.



IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Em Santa Catarina existem 2.500 Meios de Hospedagem, levantados pela ABIH-SC em 2007, há 3 anos. Se dividirmos pela população do estado, o índice será o maior do Brasil. Ou seja, o turismo tem maior importância econômica a Santa Catarina do que a qualquer outro estado brasileiro. O pensar de forma conjunta para toda uma reunião é que vai realmente fazer diferença para o desenvolvimento econômico sustentável.

ITB BERLIN

Meu amigo Enrique Litman do Instituto Baleia Franca (Praia do Rosa/Imbituba/SC) compôs a comitiva de Santa Catarina que apresentou os produtos turísticos do Estado na mais importante feira mundial do setor, a ITB Berlim. Outros eventos no continente europeu – sobretudo na Inglaterra – também fizeram parte do roteiro dos executivos do trade turístico catarinense. É o caso do “The Americas Workshop”, que termina nesta quinta-feira, 17, bem como a conferência de imprensa da LATA – Latin American Travel Association.

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com o Presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Enrique Litman, – que desde o início do mês está divulgando o turismo de observação de baleias (whale watching) naquele continente – “Os europeus se mostram cada vez mais interessados na América Latina e nos chamados ecoturismo e turismo de aventura. São os segmentos que mais crescem”, diz Litman. Segundo ele, na ITB Berlim, a delegação brasileira – e em especial a de Santa Catarina - procurou mostrar que estamos além do roteiro ‘praia, sol, futebol e carnaval’. “Além de sermos um Estado de grande diversidade cultural, temos roteiros sob medida para o turista europeu, que aprecia o contato com a natureza e pratica o turismo responsável. É o caso do whale watching, do surf, da observação de pássaros e outros produtos que se destacam na região de Imbituba ”, complementa.


TRAVELMART

A comitiva catarinense – que incluiu o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Jr; o Presidente da SANTUR (Santa Catarina Turismo), Valdir Walendowski, Martin Desmaras (Coordenador do TravelMart Latin América 2011), entre outros profissionais do trade turístico catarinense – aproveitou a ITB Berlim para lançar o TravelMart Latin America 2011, evento que ocorre em Florianópolis, de 11 a 13 de setembro deste ano. “O lançamento foi um sucesso. O stand da Embratur – em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) - onde realizamos o coquetel, estava absolutamente lotado de operadores, agentes de viagem e jornalistas, um feito histórico. Aproveitamos para convidar alguns operadores para conhecerem os roteiros de Santa Catarina três dias antes ou três dias depois do TravelMart, que é o maior evento de negócios de turismo da América Latina. Foi uma estratégia acertada, pois nos antecipamos e o trade catarinense terá muito a comemorar ”, aposta Litman.


Clique na imagem para ampliá-la

“Os operadores ingleses também estão muito interessados em conhecer Santa Catarina. Grande parte deles já operava em outros Estados, mas afirmaram que não perderão a chance de vir ao sul por conta do TravelMart”, complementa Litman. Outro grande motivo de satisfação é o interesse do trade europeu no turismo de observação de baleias na região de Imbituba. “Não é por acaso que o whale watching foi definido como um dos produtos-estrela do Plano Catarina, que projeta as ações para o turismo até 2020”.


MULTISPORT BRASIL


Clique na imagem para ampliá-la

Será neste final de semana o desafio de 90km de corrida, mountain bike e canoagem cruzando a ilha de Florianópolis de Sul a Norte. Atletas profissionais e amadores de dentro e fora do País já confirmaram presença. Os vencedores da prova conquistarão uma vaga no 25º desafio Tetra Del Chapelco, realizado na Argentina. Pioneiro no Brasil, o desafio de 90km mistura estágios de corrida em trilha, mountain bike e canoagem passando pelos lugares mais paradisíacos da nossa Ilha da Magia.

TRILHAS & DUNAS


Uma das novidades desta edição é o TRAIL RUNNING, uma corrida em trilhas de 9km. A prova, paralela ao Multisport, une belezas naturais e badalação: partindo de Jurerê Internacional, os atletas passarão por trilhas, um morro de onde se tem uma visão de 360° das paisagens da região e pelas praias do Forte e Daniela. As inscrições estão abertas no site www.multisportbrasil.com.br. O kit de prova do Multisport inclui camiseta, viseira, caramanhola, numeral e placa de identificação para a bicicleta. Os atletas também têm direito a caiaque para participar da competição, medalha de finisher, hidratação e frutas no final da prova. Já as inscrições do Trail Running dão direito a camiseta em tecido tecnológico, hidratação e frutas na chegada.

COPA DO MUNDO

José Francisco de Salles Lopes, Diretor do Ministério do Turismo, veio a porto Alegre Para participar da Reunião de alinhamento da Câmara temática do Turismo e hotelaria para a preparação da cidade sede e apresentou os resultados da pesquisa feita durante a Copa de 2010 na África, pela Fundação Getulio Vargas. José Francisco deu tres informações importantes para potencializar os 600 mil turistas, que é a previsão do governo para os 30 dias do evento qu será realizado no inverno de 2014: “Na copa, pelo que se coletou de informações na África do sul, o turista É jovem, gasta mais e o motivo da vinda será a copa e não o país.



QUALIDADE



Para quem procura altíssima qualidade, aqui vai a dica. O Empório Bettin fabrica e comercializa cosméticos de alta qualidade, utilizando conceitos de fabricação e comercialização diferenciados, visando despertar os sentidos dos consumidores finais de seus produtos, garantindo o crescimento sustentado dos seus negócios e dos seus parceiros, além de cumprir magnificamente sua responsabilidade social.



Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP
(48) 7811-3587 NEXTEL
113*6080 - rádio nextel
Florianópolis -SC
www.colunaonline.com.br
http://rotasedestinosdeviagem.blogspot.com/
http://abrajet-sc.blogspot.com/
Skype: jeffseverino
http://twitter.com/colunaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário