terça-feira, 5 de abril de 2011

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista



CULTURA ATRAVÉS DO MAR


A preservação das áreas naturais onde ocorrem os passeios é de fundamental importância para a qualidade de vida do ser humano. Nosso compromisso é de trabalhar dentro dos princípios de conduta consciente em ambientes naturais. São regras seguidas pelo experiente guia de turismo da Área de Proteção Ambiental Julio Cesar Vicente (foto). De Laguna, Santa Catarina, vem um belo exemplo de cumplicidade entre o homem e o animal. Quem não ouviu falar dos famosos “golfinhos da Laguna” que mostram e trazem o peixe para os pescadores? Quando os golfinhos ajudam pescadores a encher a rede de tainhas, a parceria vira um espetáculo para os turistas. Quando os golfinhos dão o sinal, as tarrafas começam a cair num ritual seqüencial. O espetáculo da pesca com o auxílio de golfinhos só existe em três lugares no mundo: na costa da Austrália, na Mauritânia, na Costa Africana, e em Laguna no Estado de Santa Catarina, Brasil, mas somente na Lagoa de Santo Antônio. VEJA A GALERIA DE IMAGENS


Os pescadores mais velhos afirmam que desde 1930 eles interagem com os pescadores e ganharam apelidos, como Fandango, Chinelo, Judeu, Rampeiro, Alumínio, Cego, Boto Branco, Cisne Branco, Cisne Pequeno. Sabe-se, no entanto, que é secular a presença deles e uns 50 habitam a lagoa. Nas margens, os turistas até recebem aulas dos pescadores com suas tarrafas e tentam abrí-las para apanhar os peixes (tainhas), trazidos pelos golfinhos. É uma festa!

A partir de 50, os golfinhos velhos foram misteriosamente desaparecendo, surgindo novos e já foram batizados com novos nomes, como Galha Torta, Galha Cortada, Marusca, Prego e Riscadeira. Também são conhecidos como “ruins e bons”. Os ruins são aqueles que não se aproximam da costa e os bons são aqueles que empurram o cardume em direção das tarrafas dos pescadores e ficam sempre por “ali”. Em 1977, os golfinhos foram declarados, por Lei, Patrimônio Natural de Laguna. (ver Galeria de Imagens)

Venho fazendo contatos com este conceituado guia de turismo, transcrevo o último deles:
Bom dia Airson! Agradeço enormemente pelas suas divulgações, aguardando sua visita. A embarcação tem capacidade para 116 passageiros sentados, banheiros higienizados, água, sistema de som. Com dois motores, cumpre com todos os requisitos de segurança, exigido pela Capitania dos Portos, bem com tripulação habilitada pela Marinha do Brasil, com um Capitão, dois marinheiros de convés, um de máquina e guia de bordo. Antes de cada passeio ,é realizado resenhas sobre o ecossistema lagunar, características dos golfinhos e abordados alguns dados sócios econômicos, históricos e geográficos da região, logo o passeio além de ser de lazer, toma cunho educativo.
Att. Julio Vicente (jcvtur@Hotmail.com) - Trilhas, Baleias e Golfinhos
AGTA - Associação de Guias da APA
Julio Cesar Vicente
Fones (48) 9977- 6352/ (48) 9948- 2224
Reservas roteiro.sul@hotmail.com (www.juliocesarcetaceo.blogspot.com)



PIT STOP

* O historiador Mário Belolli, membro fundador da Academia Criciumense de Filosofia (1972), tomou posse como “Sócio Emérito” do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina no último dia 30 de março, em Florianópolis (SC). A partir do Convênio de Cooperação e Reciprocidade, realizado com a Academia Boliviana de História em La Paz, em 23 de novembro de 2010, lhe foi outorgado o Diploma, como Acadêmico Estrangeiro. Parabéns colega!

* No Turismo Cultural, o artista plástico Janor Vasconcelos, filho do saudoso “Mago” do Bandolim, o criciumense Abílio Vasconcelos, com mais uma fantástica exposição, com o título “Olhar Subterrâneo - Entre a Escuridão e a Beleza”, nas galerias de arte do Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis. Visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas (www.mhsc.sc.gov.br).

* O Estado de Santa Catarina recebeu em Porto Alegre o Prêmio de “O Melhor Destino Turístico Nacional”, eleito pelos empresários, executivos e profissionais liberais do Rio Grande do Sul. O competente e incansável Valdir Walendowsky (presidente da Santur) foi quem recebeu, representando o Governador Raimundo Colombo. Parabéns!

* O Município de Maracajá, no Sul de Santa Catarina, através de sua Secretaria de Turismo, colocando à disposição dos Turistas do Brasil e do exterior o seu Parque Ecológico Maracajá - “Uma Prova de amor à natureza”. Como chegar: paralelo a BR-101.(Caminho dos Canyons) Contato pelo telefone (48) 3523-1111 ou www.maracaja.sc.gov.br/turismo. Agende sua visita!

* A 8ª edição da Feira de Turismo do Uruguai (Montevideo), Encotur de 25 a 28 de setembro de 2011, com os estandes à venda. Maiores detalhes no www.encotur.com. Estarão presentes Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel.

* Florianópolis (SC) convidando para o maior festival de filmes de turismo do mundo, nos dias 19 e 21 de maio de 2011. O Tourfilm Brasil, etapa da América Latina e Caribe, terá 16 tipos de inscrições. Contatos: imprensa@ibade.org e contato@tourfilmbrazil. Telefone (48) 9966-8285.

* Os associados da Abrajet, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina, estarão escolhendo através de eleições diretas no dia 25 de abril o seu novo presidente para o biênio 2011/2013. Alberto Gonçalves de Souza, Hugo Cassel, Mauro Fiúza, Jefferson Severino e Nelci Seibel são os nomes mais citados para substituir Valmir Grein, de Balneário Camboriú (SC).

AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, diretor Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de turismo da site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br)
DRT-SC.02360.JP
OAB-SC. 2.281 (Membro Jubilado)
Ee-mail airsonsoaresrosa@gmail.com
http://abrajet-sc.blogspot.com
http://nossojornalsc.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário