quarta-feira, 6 de abril de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC



NOVO ENDEREÇO

Faço minhas as palavras do professor e jornalista Laudelino José Sardá, que faz uma reflexão sobre a Ilha dos palácios e seus inquilinos soberbos. "Não é sem motivo que a capital carece de legitimidade e de respeito de interioranos. Até pescadores levam a pecha de mandriões em nome de homens públicos que tornaram a máquina pública ociosa, sedentária e inoperante. As construções públicas ocuparam as áreas nobres e ofuscaram a identidade histórica da Ilha, que se desordenou aos interesses de governantes e caudatários. As suas praias ao norte foram arrebatadas por caudilhos e a maioria dos prefeitos não passou de intendente da regência estadual. Mudar a capital implicaria várias estratégias, entre as quais a redução da estrutura, com demissões incentivadas e utilização da tecnologia para alcançar a eficácia do serviço público".



NOVO ENDEREÇO II

"Muitos funcionários não deixariam a Ilha, o que permitiria profissionalizar o governo, com menos políticos e aduladores. Os investimentos em construções na nova Capital seriam recuperados em médio prazo, com a redução dos excessivos gastos na Ilha e em secretarias regionais. Em Floripa, só ficariam servidores da saúde, educação e segurança. E a Ilha? Com certeza, rejuvenesceria. O prédio do Legislativo daria lugar a um centro de convenção (o atual, no aterro, seria implodido), o Centro Administrativo, na SC-401, abrigaria um instituto de recuperação de menores infratores; o Palácio da Agronômica um museu; a sede do Tribunal de Contas, um enorme aquário, e os demais prédios vendidos para ajudar a recuperar a ponte Hercílio Luz. Enfim, a Ilha finalmente seria uma cultura viva, liberta das artimanhas políticas. E agora, você concorda que a Capital deva deixar Floripa? Ah, os órgãos federais têm que ir junto. E a justiça também. E que levem o sistema de tratamento de esgoto do aterro".

ADEUS CAOS

Com essas medidas, desapareceriam por completo as filas, os congestionamentos, a hora do ruch e a Ilha seria um paraíso turístico. Caso isso não seja feito em médio prazo nossa Floripa irá implodir-se.

GRAMADO & PORTELA


Clique na imagem para ampliá-la

Gramado tem tudo para ser o samba enredo da Portela para o carnaval de 2012. Às reuniões estão acontecendo na melhor cantina italiana de Gramado, a Del Vículo. Na foto Márcio Almeida, promotor da escola, Nilo Figueiredo, presidente o Valdir Carvalho, financeiro



ENCONTRO NACIONAL

A renda de bilro de Florianópolis estará na vitrine do Mercado Brasil de Rendas e Bordados, que acontece entre os dias 7 e 10 de abril, no Foyer da Sala Villa Lobos, no Teatro Nacional de Brasília. O encontro está reunindo cerca de dois mil artesãos de 15 comunidades situadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, atendidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural, do Ministério da Cultura. A participação do município no evento tem a parceria da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.


Clique na imagem para ampliá-la

Além de exposição, com a venda de produtos revertida para as comunidades envolvidas, acontece também mostra de documentários e demonstrações do fazer artesanal de cada pólo produtor. O encontro visa revelar a diversidade do artesanato brasileiro e divulgar as diferentes técnicas de produção existentes, fomentando o intercâmbio cultural entre rendeiras e bordadeiras dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.



DESTINOS & ROTEIROS

Em continuação ao trabalho de divulgação e capacitação para operadores e agentes de viagem de como melhor vender o Estado de Santa Catarina, a CERETUR e o órgão oficial de turismo no Estado, a SANTUR, deverão treinar mais de três mil profissionais em 2011. Pioneira nesta modalidade de eventos, a CERETUR com o projeto “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS”, capacita os profissionais de turismo levando maiores conhecimentos das particularidades que fazem a diferença na venda deste Estado, privilegiado pela natureza. Na agenda de maio estão marcados sete eventos começando em Vitória–ES, Salvador–BA, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Fortaleza-CE e Natal-RN.

CAPACITAÇÃO

O grande evento de capacitação que acontece todos os anos em Santa Catarina, em 2011 será o V ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS, que acontecerá na Praia de Garopaba, Município de Imbituba. A programação estende-se a Praia do Rosa, Laguna, Parque Beto Carrero e culminando com dois fam tours que percorrerão os melhores destinos turísticos do Estado. Um dos fam tours fará o roteiro da Serra Catarinense e o outro a região de Joinville e São Francisco do Sul, e ao final o encontro de ambos será em Florianópolis. A CERETUR receberá este ano cerca de 200 operadores, agentes de viagem e jornalistas do turismo para treiná-los in loco como melhor vender o Estado de Santa & Bela Catarina.

MARKETING DE DESTINOS


Clique na imagem para ampliá-la

A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, a convite da Secretaria de Turismo Estadual, participou nesta segunda e terça-feira da capacitação promovida pelo Ministério de Turismo, a fim de levar aos seus associados às tendências do mercado de marketing para o turismo. As consultoras em turismo e hospitalidade do Instituto Cia. do Turismo, Priscila Vilarinho e Simone Scorsato, abordaram no workshop, entre outras questões, o marketing como ferramenta para a competitividade dos destinos; a relação entre marketing, turismo e hospitalidade; planejamento do marketing turístico; potencialidades e estratégias da internet; e apresentação de diversos cases. O workshop está sendo ministrado em 20 dos 65 destinos indutores do país – escolhidos pelo Ministério do Turismo com o objetivo de atingirem padrão de qualidade internacional, e de induzirem o desenvolvimento do turismo no Brasil.


Clique na imagem para ampliá-la. Wilson Luiz de Macedo, Presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Dirlei Rofner, Secretária de Turismo de Treze Tílias, Patricia Rudeck, executiva da Rota da Amizade C&VB e Elói Ronnau, Secretário de Turismo de Fraiburgo.

Em Florianópolis o seminário reuniu representantes do setor turístico da capital catarinense, sendo que a cidade é um dos destinos indutores em Santa Catarina, assim como Balneário Camboriú e São Joaquim. Nesta quinta (07) e sexta-feira (08) o workshop será ministrado em Balneário Camboriú.


TRILHA ECOLÓGICA


Clique na imagem para ampliá-la

A Secretaria Municipal Turismo, Indústria e Comercio e Diretoria de Esportes de Treze Tílias convidam para a Osternwanderung – Trilha Ecológica de Páscoa, que acontece no próximo dia 23 de abril, com saída as 8h30 em frente à Prefeitura Municipal. Segundo a minha grande amiga Dirlei Rofner, Secretária Municipal de Turismo, às trilhas contam com vários atrativos naturais, onde a mata nativa continua preservada, podendo-se vislumbrar nascentes de água, árvores nativas como araucária, imbúia, canela entre outras.

GADO LEITEIRO


Clique na imagem para ampliá-la

Vem aí à Feira Agropecuária e Industrial e Exposição de Gado Leiteiro de Treze Tílias que aconteceentre os dias 29 de abril e primeiro de maio e que mostra o potencial agrícola de Treze Tílias, onde o setor é o destaque da economia, principalmente na atividade leiteira. Segundo Antonio Bildhauer, Secretario de Agricultura, a feira terá shows de bandas e talentos locais, mateada, exposições de gado, concurso leiteiro, desfile, sorteios, baile do chopp, exposição de implementos agrícolas, apresentações folclóricas e banho de leite. A Feira tem como objetivo a valorização da agricultura, pecuária e o setor industrial que são os sustentáculos da economia municipal.

WEEKEND CVC


Clique na imagem para ampliá-la

Aproximadamente 400 agentes de viagens do Rio Grande do Sul estão reunidos no Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado, participando do 6º Weekend CVC, evento organizado anualmente pela base da CVC no Sul do País, com o objetivo de levar à equipe de vendas da região as últimas novidades da operadora. Após o cronograma de palestras, os agentes de viagens acompanharam no almoço de sábado o show do cantor Daniel Torres, e a noite no jantar o show da "Família Sarara ". O Weekend CVC na sua sexta edição, já faz parte do calendário de eventos da Operadora que é uma das maiores da América Latina, e que é responsável por uma grande parcela do turismo brasileiro e estadual.



QUALIDADE



Para quem procura altíssima qualidade, aqui vai a dica. O Empório Bettin fabrica e comercializa cosméticos de alta qualidade, utilizando conceitos de fabricação e comercialização diferenciados, visando despertar os sentidos dos consumidores finais de seus produtos, garantindo o crescimento sustentado dos seus negócios e dos seus parceiros, além de cumprir magnificamente sua responsabilidade social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário