sábado, 23 de abril de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Assembleia Geral ABIH

O Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho, que neste ano comemora bodas de prata será realizado de 4 a 6 de maio, no CentroSul, Florianópolis, promoção da ABIH-SC, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Durante o Encatho, no dia 4, a partir das 14h, a ABIH Nacional sob a presidência de Enrico Fermi Torquato, realizará a Assembléia Geral da entidade. Na pauta, a prestação de contas e apresentação do relatório anual da diretoria da associação. A ABIH aproveitará a oportunidade para discutir, juntamente com o trade de Santa Catarina, as Tendências & Oportunidades do setor.

Tendências & Oportunidades

Para a 25ª edição do ENCATHO, a diretoria da ABIH-SC elegeu o tema Hotelaria - Tendências & Oportunidades, com base na velocidade das mudanças do mercado e da tecnologia e dos ambientes externo e interno dos meios de hospedagem. “A entrada de novos players no mercado brasileiro, principalmente de gigantes mundiais de hospedagem, com tecnologia atualizada; consumidores com maior visão de mundo; pressão sobre preços; espaço sendo reduzido para pequenos empreendedores e individuais induzem cada hoteleiro à atualização, nos mais diversos aspectos e técnicas de gestão hoteleira. Equipamentos mais modernos, instalações e procedimentos sustentáveis são uma realidade dos tempos atuais”, comunica o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

Tecnologia da Comunicação

Com as atuais facilidades da tecnologia da comunicação, nenhum hoteleiro deixa de ter oportunidades para manter contato com o consumidor e seu potencial cliente. As mídias eletrônicas, o marketing online e as operadoras virtuais vêm crescendo em ritmo acelerado. Por isso, a comissão organizadora do ENCATHO, que se realizará de 4 a 6 de maio no CentroSul, Florianópolis, preparou palestras, oficinas, fóruns, seminários e espaços para a atualização do conhecimento dos hoteleiros e profissionais da hospitalidade.



Economia Solidária

Balneário Camboriú terá, de 20 de abril a 22 de maio de 2011, a IV Feira Regional de Economia Solidária, a ser realizada no Praia Shopping (2º piso), localizado na Avenida Brasil, nº 1670, Centro – Balneário Camboriú. O evento visa promover e fortalecer a Economia Solidária, que consiste numa prática regida pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano. Haverá atividades culturais, palestras e oficinas experienciais e a conscientização ambiental está presente em todas as fases da feira. As ações consistem na reciclagem do lixo produzido durante a feira, comercialização de produtos orgânicos, coleta de óleo de cozinha para ser reutilizado na confecção de sabão entre outras. Mais informações, fone 47 9121-2160.



Brasileiro gastador

O Brasil superou o Japão no quesito "maior gasto médio por passageiro em 2010", em viagens aos Estados Unidos. Até 2009, os japoneses eram os maiores gastadores nas cidades americanas, entre os turistas internacionais. Agora o brasileiro figura como o principal viajante em gastos médios nos EUA.

Inovações TAP

A TAP continua inovando nos canais online e, antes de lançar o seu novo site na internet, está convidando os mais de 100 mil fãs no facebook a navegarem no novo portal da companhia, comentando e apresentando sugestões de conteúdos e funcionalidades. Desta forma, os fãs da TAP no facebook têm acesso exclusivo, e em primeira mão, ao novo site da companhia. Todas as sugestões e comentários serão lidos e levados em consideração, com o objetivo de melhorar o portal e ir ao encontro do que os clientes desejam. O novo portal é www.flytap.com e registra uma média mensal 1. 20. 000 visitas mensais e de 4.600.000 pageviews.
Encontro de ultraleves

De 22 a 24 de abril, os apreciadores da aeronáutica terão a oportunidade de participar de diversas atrações no Aeródromo Costa Esmeralda. O IX Encontro de Ultraleves será o maior evento aeronáutico do sul do Brasil, e Itapema será sede de grandes espetáculos como paraquedismo, shows aéreos acrobáticos, modelismo, ultraleves, girocópteros, trikes, planadores, aviões e helicópteros. Além dos shows, a feira dará oportunidade de negócios e conhecimento. Os horários dos shows serão confirmados à véspera de cada dia do evento, por dependerem das condições climáticas. A entrada é gratuita.



Balonismo

Joinville sedia pela primeira vez um campeonato de balonismo e abre o calendário oficial do esporte no Sul do Brasil. O 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo, etapa Perini Business Park, será realizado em Joinville, de 6 e 8 de maio, com a participação de mais de dez pilotos de balonismo de várias partes do Brasil. É a primeira vez que a maior cidade do Estado de Santa Catarina sedia um campeonato oficial dessa modalidade, realizado pela Federação Catarinense de Balonismo. O belo espetáculo de balões no ar é um presente do condomínio Perini Business Park para a população de Joinville, pelos seus dez anos de funcionamento na cidade.
Anunciando as baleias


Clique na imagem para ampliá-la

Os famosos golfinhos de Laguna - litoral Sul de Santa Catarina - deram verdadeiro espetáculo no último dia 10 de abril, fazendo acrobacias que foram registradas pelo Presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Enrique Litman, ao levar uma operadora de eventos e sua equipe até o local para presenciar a exibição. A grande surpresa, entretanto, foi a presença significativa de uma ave migratória, que sinaliza o início do inverno na Antártica. Litman disse que "primeiro chegam estas aves, em maio as tainhas, em junho os pinguins e em julho as baleias francas.


Belezas da Jordânia

Clique na imagem para ampliá-la

Para muitos turistas, Petra é a única opção que a Jordânia tem a oferecer. Escondida entre montanhas, a cidade como o próprio nome diz, foi toda esculpida em rochas de coloração vermelho alaranjado. Com sete mil anos de história, Petra é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, constando entre as sete novas maravilhas do mundo desde 2007 e ainda foi locação para uma das aventuras de Indiana Jones. Mas nem só de Petra vive a Jordânia e assim, a Terra Mundi Viagens, operadora especializada em roteiros exclusivos e destinos pouco explorados, preparou o pacote Paisagens da Jordânia, unindo a Petra todas as cidades jordanianas que merecem uma visita. Veja no site da Terra Mundi, o que a Jordânia tem de espetacular para oferecer. www.terramundi.com.br.

Roteiro do Café

Dado o sucesso, o passeio guiado que mostra os principais pontos turísticos da cidade de São Paulo relacionados à produção cafeeira, o Roteiro do Café em São Paulo, foi prorrogado até 19 de junho. Criado pela São Paulo Turismo, através do projeto Turis Metrô, em parceria com o Café Moka, é uma boa opção para os turistas e os moradores de São Paulo A saída é na estação da Sé,nas seguintes datas e horários, em junho, nos dias 4, 5, 12, 18 e 19. Aos sábados, uma saída às 9h e uma às 14h; aos domingos, duas saídas às 9h e duas às 14h. É preciso chegar ao local com 30 minutos de antecedência e apresentar uma embalagem de qualquer produto Moka, que vale como ingresso. Para crianças de até 6 anos o acesso é gratuito. O passeio leva 2h30min e a capacidade é de 30 pessoas. Agendar no site www.cafemoka.com.br.


Lua de mel especial



Clique na imagem para ampliá-la

Em estações de esqui e regiões de frio não faltam opções, em alguns dos lugares mais bonitos do mundo, para celebrar o início da vida a dois. Em Bariloche, Argentina, a estação de esqui mais famosa da América do Sul, a opção de hospedagem é o Galileo Boutique Hotel, aos pés de Cerro Catedral. Requintado e aconchegante, oferece paz e privacidade em sofisticadas acomodações. À noite, os hóspedes são convidados a visitar o observatório astronômico para apreciar o céu através de um telescópio, instalado em uma cúpula giratória. Site www.galileoboutiquehotel.com.

Em Buenos Aires, a sugestão é o Hotel CasaSur, no mítico bairro da Recoleta. Fundado em 2008, e já no ano seguinte premiado pela conceituada revista Condé Nast Traveller, na categoria “Os melhores novos hotéis do mundo”, o CasaSur se destaca pelos detalhes. Veja site www.casasurhotel.com. No Chile, as alternativas incluem vinícolas, geleiras e deserto. O hotel La Casona, de propriedade da vinícola Matetic, fica no Vale San Antonio, uma das mais importantes regiões vinicultoras do país. Charmoso edifício centenário cercado por fabulosos jardins, conta com sete apartamentos dispostos em forma de U, de onde se avista centenas de vinhedos. Site www.mateticvineyards.com. Puerto Varas, na Patagônia chilena, convida ao romance. As águas azuis do Lago Llanquihue e a eterna vigilância dos vulcões Osorno e Calbuco são contempladas pelas construções que parecem casinhas de bonecas. A arquitetura enxaimel remete a Gramado (RS), da qual é considerada uma cidade co-irmã devido à sua história de colonização por alemães e suíços. Os majestosos vulcões que a rodeiam e a profusão de roseiras plantadas em suas ruas, garantiram à localidade a alcunha de “Ciudad de las rosas y de los volcanes”. Opções de hospedagem não faltam, das mais bucólicas às mais sofisticadas, tais como: Cabañas del Lago Hotel - www.cabanasdellago.cl; Hotel Cumbres Patagônicas - www.cumbrespatagonicas.cl; Hotel Patagônico - www.hotelpatagonico.cl e Solace - www.solacehotel.


Melhores do mundo

Dois hotéis portugueses figuram na listagem dos 25 melhores hotéis do mundo, segundo o site Trip Advisor. Todo ano o site britânico divulga o ranking dos melhores hotéis em diversas categorias, segundo votação dos usuários. Este ano o Traveler´s Choice Award 2011, dos melhores hotéis do mundo, contou com a participação de 20 milhões de viajantes. Os hotéis Britania, em Lisboa, e Albergaria Dias, no Funchal, Ilha da Madeira, estão na seleta lista, ocupando, respectivamente, o 10º e o 13º lugar do ranking. Ambos também estão no TOP 25 Europeu, no 6º e no 7º lugar, respectivamente. Há ainda a inclusão do The Cliff Bay – Porto Bay, no Funchal, em 8º lugar na lista dos 10 mais luxuosos da Europa. Site http://www.tripadvisor.com/TravelersChoice.



Hospedagens em motéis

Motéis em Ribeirão Preto se preparam para receber visitantes da Agrishow 2011, evento que deve atrair um público de 145 mil pessoas à cidade. A maior feira de agronegócios da América Latina, a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação será realizada de 2 e 6 de maio. Agricultores, pecuaristas, agroindustriais, empresários, industriais, entidades de classe e estudantes conhecerão os produtos de 765 expositores nacionais e internacionais na 18ª edição da feira. A região de Ribeirão Preto é referência em eventos agrícolas e sedia anualmente as duas maiores feiras do segmento: a Agrishow e a Fenasucro, que acontece em Sertãozinho. Como a oferta de vagas hoteleiras continua inferior às necessidades destes eventos, o Savana e o Village Motel se prepararam para agregar vagas para os clientes que procuram hospedagem de qualidade. Site www.savanamotel.com.br.

Esportes na Suíça

Considerada a Meca dos Esportes de Aventura da Europa, Interlaken oferece diversas atividades para atletas de todos os níveis: sedentários, atletas de finais de semana ou esportistas fanáticos. Não importa em qual categoria o viajante se encaixe, Interlaken tem uma opção de atividade que se enquadra em cada perfil. A primavera no hemisfério Norte acabou de chegar, o que torna a já encantadora Interlaken ainda mais bela e propícia para incursões outdoor. Rodeada por montanhas altíssimas, o alpinismo é quase uma atividade obrigatória, com opções para diversos graus de dificuldade. O degelo da estação é ideal para a prática de rafting e rapel. Os lagos Thunz e Brienz, e suas espetaculares águas azuis, convidam à prática de canoagem e wakeboard. Os viajantes mais convencionais podem se divertir com atividades como golfe, tênis, squash e trekking. Os amantes do esporte radical, encontram o ambiente e o cenário propícios para aventura. O sky diving e o passeio de paraglider oferecem uma vista magnífica dos Alpes, e o canyon jump, um mergulho de 80 metros de altura preso apenas por uma corda elástica nos tornozelos, acelera até os corações mais preparados. E não dá para ir a Suíça sem ver neve. Por isso, não perca o famoso passeio a Jungfraujoch, o Top of Europe. À medida que o trem leva à estação ferroviária mais alta da Europa, é possível observar a mudança na paisagem das flores à neve eterna. No topo, a 3.454 m de altura e com uma vista de tirar o fôlego, ainda é possível esquiar e praticar outros esportes de inverno mesmo durante as estações mais quentes. Para mais informações, acesse www.interlaken.ch e www.jungfraubahn.ch.

Baila Floripa



De 21 a 24 de abril, a Associação Catarinense de Dança de Salão –Acads realiza a X Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2011, com workshops de dança. As aulas serão ministradas, simultaneamente, em três salas do Majestic Palace Hotel, em cinco horários diferentes, entre 12h30 e 18h30, de acordo com o ritmo. Uma equipe de 31 professores de Santa Catarina e de outros estados dará as aulas práticas de bolero, forró, salsa, samba de gafieira, samba-rock, sertanejo, tango, west coast swing e zouk. As turmas para as aulas serão divididas nos níveis de iniciante, intermediário e avançado. Para inscrições, preços e horários, acesse o site www.bailafloripa.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário