quarta-feira, 27 de abril de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


EXPROTEL



A Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – 23ª Exprotel, que será realizada no 25º ENCATHO – Encontro Catarinense de Hoteleiros, apresenta mais de 100 empresas expositoras. Pousadas, pequenos e grandes hotéis encontram ali produtos e serviços para a atualização de seus estabelecimentos. “Quando pensamos em mega eventos como Copa do Mundo em 2014, Olimpíadas em 2016, ambas no Brasil, com a expectativa de novos e grandes investimentos em hotelaria; quando vemos o país crescendo em ritmo maior que 5% do PIB podemos confirmar que, aqueles que não se atualizam, ficarão à margem ou até mesmo fora do mercado”, explica o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.


Eventos do ENCATHO

A 25ª edição Do ENCATHO congrega: 23ª Exprotel; 25ª Reunião de Hoteleiros; 9º Seminário de Turismo e Hotelaria; 5º Ciclo de Oficinas de Atualização; 3º Simpósio de Governança Hoteleira; 2ª Rodada de Negócios; 2ª Mostra Espaço Conceito; 1ª Fórum de Gestores de A&B (Alimentos & Bebidas) e 1º Fórum de Gestores Comerciais. São esperados mais de três mil participantes. Site www.encatho.com.br.


Festival de Gastronomia

A comissão organizadora do Festival de Gastronomia de Barra Velha já encerrou as inscrições de estabelecimentos gastronômicos da cidade que irão participar da 3ª edição do evento, a ser realizado no período de 29 de julho a 4 de setembro. Está confirmada a realização de mais uma etapa da cozinha experimental, de 2 a 31 de agosto, que no ano passado teve 35 apresentações e workshops de convidados e participação de mais de 700 pessoas, na Praça Lauro Carneiro de Loyola. O livreto do festival, com 20 mil exemplares e circulação dirigida, também será desenvolvido, e serão novamente criados pratos específicos para a nova edição. Os restaurantes Butiá, Tudo Alles Blau e Siri, além das confeitarias Da May e Doce Sabor não faltam nesta promoção, que também divulga Barra Velha como um excelente centro de gastronomia.

17ª BNT Mercosul

A imprensa brasileira e estrangeira já tem programação específica para a 17ª Feira de Negócios Turísticos do Mercosul, de 26 a 28 de maio. Inclui recepção nos aeroportos de Navegantes, Florianópolis ou rodoviária de Balneário Camboriú e transporte para os hotéis em Balneário Camboriú e à feira de Negócios em Beto Carrero World, Penha. Hospedagem nos hotéis de Balneário Cambroriú, almoços, traslados, acesso à Feira de Negócios, passeios estão em final de definição. Haverá Coiletiva de Imprensa especial sobre a Copa do Mundo 2014, visitas Marina Tedesco e Parque Unipraias. Contato com Larissa Andrade, Larissa@rotascomunicacao.com.br.



Aeroportos temporários

Seria esta a solução para a Copa do Mundo de 2014? Para o professor Paulo Tarso Vilela de Resende, esse tipo de estrutura é a alternativa para um sistema multimodal eficiente para a Copa. Apesar dos investimentos anunciados no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, especialistas consideram que o prazo para a conclusão de ampliações e reformas de portos, aeroportos e metrôs, além da implantação de sistemas multimodais de transporte inviável para que tudo esteja pronto no tempo necessário. Mas segundo Resende, diretor de Desenvolvimento, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de logística, cadeia de valor, supply chain e planejamento de transporte, a solução seria investir num modal, com base em uma estrutura modular que não se integra no sistema do aeroporto. "Monta-se e desmonta-se o terminal (daí o nome temporário), de forma modular, sem qualquer outra possibilidade de exploração comercial como um terminal permanente que seja parte integrante do sistema aeroportuário", explica. Seja como for, já se está lutando contra o tempo.

Bandas da 28ª Oktoberfest


Clique na imagem para ampliá-la

O público que pretende se divertir na Oktoberfest 2011, de 6 a 23 de outubro em Blumenau (SC), já pode conhecer as bandas alemãs que darão o tom da festa. Mais de 100 músicos, distribuídos em seis grupos vindos da Alemanha, prometem encantar blumenauenses e turistas durante os 18 dias da festa. Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica afirma que as bandas foram criteriosamente escolhidas, a exemplo de anos anteriores. São as bandas amadoras: Trachtenkapelle D' Rauschberger–Zell, originária de Ruhpolding, sul da Baviera, já agradou o público da 27ª Oktoberfest; Musikkapelle Chieming, de Chieming, Baviera, grupo especializado em festas como a Oktoberfest de Munique, tocou em Blumenau em 2008; Die Dorf Oxn, banda procedente de Bad Aibling, Bavária, especializada em música bávara. Este conjunto se apresentará acompanhado do grupo Schnalzer Verein, que utiliza chicotes para dar o ritmo à música. Grombacher, banda vinda de Obergrombach, estado de Baden e a Akkordeonorchester Fröhliche Eichsfelder, grande orquestra de acordeões, composta por 30 pessoas, vinda da Turingia.


Melhor Hospedagem

A revista National Geographic Traveler, uma das publicações internacionais mais respeitadas na área do turismo ambiental, acaba de publicar uma lista dos 80 melhores lugares para se hospedar na América do Sul. Entre os hotéis selecionados, cinco estão na Colômbia: El Cantil Ecolodge, em Nuquí; Hotel Delirio e Tcherassi Hotel & Spa, ambos em Cartagena; Estado Natural Ecolodge, na Playa del Viento, em Córdoba, e Hacienda Bambusa, situado nas proximidades de Armênia. Observou-se na escolha, a mistura de autenticidade, ética sustentável e responsabilidade social, nas três categorias: hotéis na cidade, nos arredores da cidade e na selva. Os escolhidos oferecem excelentes serviços e reservam cenários naturais incomparáveis, como a selva, o mar, as muralhas e os campos cafeeiros. De acordo com o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, o país recebeu em 2010 um total de 1.474.884 milhões de turistas internacionais. Deste total, 66.309 foram brasileiros, um crescimento de 39,6% com relação a 2009.



Donato Operadora

O turista de hoje quer o roteiro dos seus sonhos, ao realizar uma viagem. A Donato Operadora de Turismo está sempre disposta a organizar e viabilizar experiências únicas a seus clientes, com conhecimento, atenção aos detalhes e personalização. Inspirada em novas possibilidades, a operadora organiza a viagem com dicas preciosas e qualidade, resultando no melhor aproveitamento da viagem. Fundada em 1995 pelo casal Qamal e Suely Donato, juntamente com o filho Ronaldo, bem antes da inauguração da operadora, os três já organizavam viagens para amigos e conhecidos, sob medida para o cliente, permitindo que momentos únicos se tornassem exatamente como o sonhado. As sugestões podem ser desde os tradicionais destinos europeus, regiões que estão florescendo, as recentes novidades nos Estados Unidos, os mistérios dos países do Oriente Médio ou as riquezas culturais e espirituais do Sudeste Asiático. Veja mais no site www.donatoviagens.com.br.

Presente para as Mães



Em vez de um liquidificador ou um vestido novo, oferecer uma viagem a Mamãe no seu dia, 8 de maio, é muito mais original e criativo. A CVC criou uma nova forma de vender pacotes, o Vale-Viagem CVC. O vale-presente é uma opção que surpreenderá as mães, que poderão viajar ao destino dos seus sonhos, pelo Brasil ou no exterior. Vale-Presente CVC é personalizado e composto por um kit que contém manual de instruções, cartão com número de série, sacola, caixa-presente e cartão temático. Veja mais no site www.valeviagemcvc.com.br. Em uma das lojas da CVC ou no seu agente de viagens.

Folclore no Pará

Estão abertas as inscrições para o 28º Festival Folclórico de Belém, o maior evento do gênero do Norte do país. A expectativa é reunir cerca de 330 grupos de danças tradicionais. Segundo a organização, participantes vindos de mais de 40 municípios paraenses já confirmaram presença nas seletivas, que começam no dia 9 de maio, e seguem até a grande final, no dia 25 de junho, quando será eleito o melhor grupo de dança folclórica do Pará. Este evento estreou em 1984, no bairro do Jurunas, por iniciativa de Reginaldo Lopes, que continua à frente da organização do festival que cresce a cada ano. Em 2010, o evento alcançou um público de 35 mil que abarrotou seis quarteirões da rua dos Tamoios, um grande palco a céu aberto, para grupos de quadrilhas roceiras, boi-bumbá, cordões de pássaros, pastorinhas, marujada de Bragança e de Quatipuru. “O objetivo é resgatar a identidade cultural paraense. Informações: 3223-9463/ 9905-8115.

Viagem romântica

Se a sugestão para uma viagem romântica for longe do frio, a sugestão é o aconchego do Tierra Atacama Hotel & SPA, no deserto do Atacama, Chile. Recém-casados encontram por lá o ambiente ideal para se recuperar do estresse do casamento e celebrar a união e o início de uma vida a dois repleta de emoções. Gêiseres del Tatio, Salar de Tara, Valle de la Luna, Valle de la Muerte, Salar de Atacama e Termas de Puritama são apenas algumas das mais de 30 excursões organizadas pelo hotel. Os roteiros variados são pensados para atender desde o mais exigente dos aventureiros aos hóspedes que buscam a tranqüilidade de um passeio cultural. À noite, o deslumbrante céu do Atacama, considerado melhor ponto de observação astronômica das Américas, convida à contemplação ao redor das terrazas – um tipo de lareira escavada no chão, a céu aberto – depois de um jantar primoroso regado pelos melhores rótulos da vinícola Matetic selecionados pela enóloga do hotel. Mais informações podem ser obtidas no site www.tierraatacama.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário