segunda-feira, 9 de maio de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Sucesso do 25º ENCATHO


Ao completar 25 anos de realização, o Encontro Catarinense de Hoteleiros - ENCATHO realizado de 4 a 6 de maio no CentruSul, em Florianópolis, reuniu mais de 2.500 pessoas entre hoteleiros, estudantes, empresários e autoridades comprometidas com a evolução do setor. Representantes de 71 cidades de 20 estados brasileiros marcaram presença, entre estas, os presidentes de todas as ABIHs Seccionais do país. Consolidado como um dos mais organizados e produtivos eventos do gênero no Brasil, promovido pela ABIH-SC, na opinião dos participantes foi de excelente qualidade, tanto na organização como no conteúdo das palestras, seminários e oficinas.


Na solenidade de abertura, o Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Jr. Disse que “13% do PIB de Santa Catarina vem do Turismo e muito da impressão que o turista leva é referente à hospedagem, seus serviços e atendimento”. Falou ainda o secretário que o governo de Raimundo Colombo é parceiro das ações do turismo e uma das iniciativas é a criação de um portal abrangente para proteger, fomentar e defender o turismo e a hotelaria de Santa Catarina. Já o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato declarou que “o evento em Santa Catarina, que reúne e discute os problemas do setor é um exemplo que deve ser copiado e difundido por todo o Brasil”.

Seminário de Turismo

No 9º Seminário de Turismo, que faz parte da programação técnica do 25º Encatho foram apresentados três trabalhos classificados, resultado de pesquisas acadêmicas de universitários e professores. O seminário foi coordenado por Luiz Gonzaga de Souza Fonseca, diretor de Qualificação da ABIH-SC e pela professora Bianca Antonini, com a participação de Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. “Marketing Digital: Uma análise na Hotelaria Catarinense” foi um dos trabalhos, que concluiu a necessidade da hotelaria de melhorar o marketing digital para promoção, captação e relacionamento com clientes, além dos sites que deixam ainda muito a desejar.

"Turismo Acessível: Um nicho de mercado em expansão” foi uma pesquisa que verificou a necessidade da adequação dos meios hospedagem às leis sobre acessibilidade, de acordo com a NBR 9050. Segundo ele, mais de 30% da população brasileira sofre de algum tipo de limitação física e na maioria das vezes deixa de viajar pela falta de infraestrutura, como camas rebaixadas, banheiros adaptados, sinalização de alarme de emergência, entre outros itens. Seria um mercado a ser explorado.

O terceiro trabalho versou sobre as “As razões que motivam o colaborador do setor hoteleiro como estratégia de aumento da ocupação”. Analisou as estratégias para a motivação dos trabalhadores, tais como incentivo monetário, melhor ambiente de trabalho ou prêmios de bens materiais. Algumas empresas concedem viagens de incentivo, planos de carreira e outras formas de reconhecimento. A conclusão deste trabalho é que esses incentivos são fundamentais como fatores de incentivo à atividade laboral,

Gestão comercial


Clique na imagem para ampliá-la

Os profissionais da área comercial dos meios de hospedagem catarinense participaram do 1º Fórum de Gestores Comerciais, inserido na programação do 25º Encatho, com o tema “Qualificação, Mercado e Mídias”, tendo como mediador Pedro Barros, da SC Marketing. Os debatedores foram o presidente executivo do Sistema Brasileiro de Hotéis, Lazer e Turismo -SBTUR, Milton Zuanazzi, e o proprietário do Royal Palm Hotels & Resorts, Cesar Nunes e do Feller Hotéis, Nelson Goes.

De acordo com Zuanazzi, “o Brasil está longe de ser competitivo com outros países na indústria de turismo, porque confundimos simpatia com qualidade”. Quem já não ouviu que em determinado estabelecimento os funcionários são muito simpáticos? O que não significa que o estabelecimento tenha sido reconhecido pela qualidade de seu atendimento. O palestrante enfatizou a utilização das mídias sociais para conquistar e fidelizar o cliente. “Quem estiver fora da rede (social) está fora da pescaria”, afirmou Zuanazzi. Segundo os debatedores, “vivemos na era da informação. Redes sociais, como youtube, facebook, twiiter, blogs e sites, utilizados por 70% dos hotéis americanos são ferramentas que podem alavancar os negócios. ”

"Tendências Tecnológicas na Hotelaria” foi o tema da palestra de Olímpio Araújo Júnior, diretor da OAJ Gestão de Marketing. O profissional afirmou que a hotelaria de Santa Catarina precisa se profissionalizar. “O atual perfil do consumidor nos mostra que 90% das compras ocorrem após pesquisa de opinião e de produtos na internet. Isso nos faz ver que está na hora de rever os conceitos tradicionais de venda e marketing e integrar com a era digital”.

Negócios na Exprotel

A Exprotel teve seu espaço esgotado, o que prova a satisfação dos expositores em relação aos negócios realizados. Para os visitantes, com acesso gratuito, a Exprotel ajuda o hoteleiro a selecionar e adquirir seus produtos. Toda a feira oferece produtos de primeira linha e vários expositores participam há mais de uma década desta feira. Dezenas de empresas e entidades comercializaram produtos e serviços e apresentaram inovações em tecnologias. A 2ª Rodada de Negócios A 2ª Rodada de Negócios mostrou a que veio, com a presença de operadoras de alto calibre no mercado brasileiro de viagens. Trend Operadora, CVC, Azul Viagens, All Seasons, SBTUR e muitas outras conheceram a oferta catarinense de hospedagem.


Governantas e Camareiras


Cerca de 250 pessoas, entre camareiras, mordomos, auxiliares de limpeza, profissionais da lavanderia e passadoria participaram do 3º Simpósio de Governança Hoteleira. “Este encontro acontece em um momento em que o mercado está super aquecido e, em Santa Catarina, 20% a 30% das vagas estão em aberto em nível de média gerência (governantas)”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Governantas-SC (ABG), Carla Costa. Ressaltando a necessidade de qualificação, na oportunidade foi realizada a apresentação do Curso Técnico em Hospedagem, totalmente gratuito, pelo período de um ano e meio, oferecido pelo Centro de Educação Profissional Dr. Jorge Lacerda, de Florianópolis, em parceria com a Santur.

Tendências & Oportunidades

“Sábio é quem dá valor ao que tem antes de perder” foi a frase criada pelo professor João Roberto Gretz, que ministrou uma excelente palestra sobre Hotelaria: Tendências & Oportunidades. Ao longo da palestra enfatizou o treinamento e investimento nos funcionários, além de insistir para que gerentes não se “escondam” e circulem entre os hóspedes, ouvindo, com atenção, às opiniões sobre atendimento e o estabelecimento, e atendendo às suas necessidades. Gretz lembrou que “o custo para captar um cliente novo é cinco vezes mais caro que manter o antigo”.

Viaje Santa Catarina



Uma surpresa para hoteleiros catarinenses foi preparada pela Santa Catarina Turismo – SANTUR. O presidente Valdir Rubens Walendowsky, acompanhado do diretor de marketing, Flávio Luiz Agustini e da diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, anunciou investimentos em divulgação dos destinos turísticos de Santa Catarina para os próprios catarinenses. O presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz apoiou a iniciativa e garantiu parceria. Os hoteleiros demonstraram satisfação pela iniciativa com o anúncio e iniciaram mobilização para que o projeto funcione, decidindo pela criação de uma tabela de descontos para os hóspedes. SANTUR, ABIH-SC FHORESC e Câmara de Turismo da Fecomércio definirão as estratégias da campanha, que entrará no ar a partir de meados de maio.





Serviços ENCATHO

Alinhar à direita
O ENCATHO prima pelos bons serviços e organização em todas as áreas, apresentando um evento o mais próximo da perfeição. Tanto a equipe da ABIH—SC como da Assessoria de Comunicação merecem elogios. E se quiser obter mais informações ou fotos da 25ª edição, procure Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org; Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org ; Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br ou o site www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492.

Competitividade do destino

Profisionais do turismo não podem omitir a participação, nos dias 18 e 19 de maio será realizado no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, o Módulo 1 – Competitividade do Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor. É uma oficina realizada pelo Ministério do Turismo e Instituto Marca Brasil, para capacitar atores locais para a gestão do turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança dos destinos e sua inter-relação com as respectivas Regiões Turísticas. A articulação do evento está sendo realizada pela Santur e Promotur. A confirmação de presença pode ser feita pelo telefone 47 3453-2663, ou na Promotur, no Centro Comercial da Expoville.


Joinville Região CVB

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau, alcançou o número histórico de 102 associados, representando 82% de crescimento em relação aos últimos 3 anos. São 31 segmentos econômicos da cadeia produtiva que contribuem com o crescimento do segmento do turismo de negócios e eventos em Joinville e Região. Comparativamente com outros CVB`s, trata-se de um número representativo e que demonstra a confiança de seus associados ao JRC&VB, que vem trabalhando com o intuito de fomentar cada vez mais o calendário de eventos em toda região.

Quickly Travel

É uma empresa que lançou um diretório de hotéis e inclui boas opções da região sul. As cidades de Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçú, Londrina, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Caxias do Sul , Erechim , Gramado, Porto Alegre , Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville já fazem parte do circuito das viagens corporativas. Segundo pesquisa recentemente apresentada no VI Lactte – Encontro Latino Americano de Viagens Corporativas e Tecnologia – o crescimento em 2010 foi superior em 20 % ao ano anterior, movimentando mais de 21 bilhões de dólares. Com vistas a esse mercado promissor, a Quickly Travel lançou na última semana em São Paulo seu diretório de hotéis 2011, contemplando cerca de 250 estabelecimentos em 68 cidades e 20 estados nas regiões norte, nordeste, centro-oeste , sudeste e sul do país, e ainda, em caráter inédito, duas cidades internacionais – Buenos Aires e Santiago do Chile. Da região sul, foram contempladas 14 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que participam com cerca de 35 hotéis .

Nenhum comentário:

Postar um comentário