segunda-feira, 30 de maio de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Turismo na Televisão

Numa iniciativa inédita a TV Cidade de Joinville criou um programa de 30 minutos, exclusivo sobre Turismo. A convite do diretor Vitor Guilherme assumi este programa, denominado “Pessoas & Lugares – Turismo, Cultura e Lazer”, que se divide em duas partes: no primeiro bloco, entrevista com uma liderança de algum segmento do turismo, regional ou estadual e no segundo bloco, notícias quentes de turismo e apresentação de imagens (vídeo ou slides), sobre destino ou evento turístico ligado a entrevista. Já participaram do programa, Valdir Walendowsky, presidente da Santur, falando sobre o turismo catarinense, desenvolvimento e projetos; Márcia Moritz, vice-presidente da ABIH-SC, com o tema, ENCATHO, atividades da ABIH-SC e desempenho atual da hotelaria; Mário Lobo Filho, presidente do SINDETUR-SC, sobre mudanças na indústria de viagens nas últimas décadas; Maitê Uhlmann, diretora executiva do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, falando sobre o processo do Bureau na captação de eventos, segmento de forte cunho sustentável; Aldeni Alves Cordeiro, presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Joinville esclareceu como o Conselho influencia junto aos órgãos públicos e entidades turísticas, as ações que visam o desenvolvimento do turismo da cidade; Francine Schoepping, do SENAC, anunciou os cursos de capacitação de profissionais para o setor do turismo; Carlos Higgie, gerente geral do Plaza Caldas da Imperatriz e Luiz Gonzaga dos Santos, diretor de Turismo de Santo Amaro da Imperatriz, ambos da ATHISC – Associação do Turismo Hidrotermal de Santa Catarina, entidade que reúne 14 estâncias de águas termais e três estâncias climáticas, para divulgar em conjunto este potencial turístico que poderá amenizar a sazonalidade do turismo no Estado e Ely Diniz da Silva Filho, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, fala sobre o Festival em sua 29ª edição, de 20 a 30 de julho. O programa segue, sempre com foco em destinos, atrações, viagens e outras atividades turísticas, numa contribuição para este setor produtivo.
Incentivo ao turismo interno



A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e a Santur, com apoio da ABIH-SC e da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, lançaram na última semana a campanha promocional “Curta Santa Catarina de Verdade”. A meta, segundo o diretor de Marketing da Santur, Flávio Agustini (foto) é reduzir a queda do fluxo de turistas na baixa temporada, incentivando os catarinenses a visitarem e conhecerem o seu Estado. Para isso os hotéis oferecem descontos nas diárias, que vão de 30% a 70%. “É importante a adesão do maior número possível de hotéis para atender a demanda de turistas que deverão ser atraídos pela campanha”, ressalta o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz. A partir desta semana a relação de hotéis associados participantes da campanha e o seu percentual de desconto estará disponível no site www.abih-sc.com.br.

EMBRATUR em Joinville

De 8 a 10 de junho acontecerá no Centrevento Cau Hansen, em Joinville, a EXPOGESTÃO (Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão). Na oportunidade o Joinville Região Convention & Visitors Bureau promoverá um workshop, com o tema “Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo de Eventos e Negócios”. A palestra será ministrada pela Sra. Karem Basulto, Gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da EMBRATUR, no dia 9 de junho, às 19h. Os interessados devem ligar para o telefone 47 3433-3483, ou através do jocvb@jocvb.com.br, com Luciana. As vagas são limitadas. O site da EXPOGESTÃO é www.expogestao.com.br.

Concurso galego

O conceito das Tapas é uma das mais importantes contribuições espanholas para o mundo da gastronomia. A Tapa é uma peça de comida pequena e leve que os espanhóis consomem antes do almoço ou do jantar, sempre acompanhadas de um copo de vinho ou uma cerveja. Luiz Otávio Lustosa, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, durante o intercâmbio gastronômico na Galícia, Espanha, provou grande variedade de tapas durante um concurso na cidade de Santiago de Compostela, um dos mais importantes destinos turístico da Espanha.

Pós Graduação em Eventos

A SOCIESC – Sociedade Educacional de Santa Catarina – Unidade de Joinville lançou um curso de Pós Graduação em Eventos, destinado à capacitação de gestores e profissionais para planejamento, organização e execução de eventos, agregando valor e competitividade aos organizadores.

Monte Verde

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, distrito de Camanducaia, Minas Gerais é um dos mais conhecidos destinos de inverno do Brasil, estação em que as temperaturas ficam em torno de 5 graus. A vila tem mais de 180 opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas, além de inúmeros bares, restaurantes e lojas, todos preparados para oferecer ao hóspede a melhor experiência de turismo de inverno. A estância fica a mais de 1.500m de altitude e está situada a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e 456 km de Belo Horizonte. Site www.monteverde.org.br. A organização turística local deve-se ao trabalho de união da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde – AHPMV, site www.ahpmv.com.br.

EXPOTUR SUL 2011

A CERETUR, em Florianópolis está convidando agentes de viagens para participar de um famtour com visita à EXPOTUR SUL 2011, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a 30 km de Gramado. O grupo sairá dia 30 de junho, às 18 horas, retornando dia 3 de julho. A viagem leva em torno de 6 horas. Informações, ceretur@ceretur.com.br, fone 48-32661011.



Turismo Pedagógico

O programa Turismo Pedagógico “Viva Ciranda”, criado pela Promotur foi eleito como uma das 18 iniciativas de turismo sustentável com base comunitária do Brasil, selecionadas para serem apresentadas na II Mostra de Turismo Sustentável, durante o 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, a ser realizado nos dias 17 e 18 de junho, em Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito durante o Curso & Planejamento de Destinos – Módulo 1, realizado pelo Ministério de Turismo e Instituto Marca Brasil, em Joinville, na semana passada.

Encontro de Apicultura

O 29º Encontro de Apicultura de Santa Catarina, em 2012 será realizado pela primeira vez em Joinville. A apicultura no Estado de Santa Catarina é referência no país, com um faturamento anual de 30 milhões de reais. O anúncio de Joinville como sede da próxima edição aconteceu durante a participação de 15 apicultores da Apiville - Associação dos Apicultores de Joinville no 28º Encontro Catarinense de Apicultura, realizado no município de Águas Mornas, em 20 e 21 de maio. Com 700 participantes, foram discutidos os rumos da atividade no Estado e, conforme o presidente da entidade, Nésio Medeiros, a atividade apicultora de Joinville é destaque no Estado, o que pesou na escolha de Joinville como sede da edição 2012. Santa Catarina produz por ano seis mil toneladas de mel em 30 mil propriedades rurais e a atividade influi também na produção de maçãs no Estado, visto que a polinização da fruta se dá através do chamado "aluguel de abelhas".

Bem Receber Copa

Na quinta-feira (26), das 9h às 12h, aconteceu no Hotel Intercity, em Florianópolis, a aula inaugural dos cursos “Bem Receber Copa” que vão qualificar funcionários do setor hoteleiro da Grande Florianópolis, visando à melhoria do atendimento dos serviços, com vistas a Copa de 2014. Ao todo 500 trabalhadores, já em atividade, passarão por um processo de reciclagem em suas áreas de atuação. Os cursos do programa “Bem Receber Copa” do Ministério do Turismo serão na modalidade de ensino à distância e tem como objetivo preparar mão de obra para atender aos turistas que visitarão o país durante a Copa de 2014. O alvo são trabalhadores da chamada “linha de frente”, aqueles que têm contato direto com o hóspede. Os cursos serão realizados nos próprios hotéis que vão oferecer a infra-estrutura mínina para os cursos, como sala de aula e computador. O aprendizado dos alunos será acompanhado por instrutores treinados (tutores), sob a coordenação da professora e consultora Bianca Antonini, coordenadora local do projeto.



Cultura em Barra Velha

A Prefeitura de Barra Velha, através da sua Fundação de Cultura está descentralizando as atividades culturais, levando espetáculos teatrais e musicais ao centro e aos diferentes bairros, para que toda a população tenha acesso. Uma série de eventos ocorrerá durante o mês de junho, todos com acesso gratuito. O prefeito Samir Mattar reforça o convite da Fundação de Cultura, para que todos os moradores de Barra Velha prestigiem esse novo momento cultural vivido no município.

Rota Turística

As cidades de João Pessoa e Recife, capitais da Paraíba e Pernambuco irão criar uma ‘Rota Turística’ com vistas a fortalecer o turismo regional para a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Por serem interligadas pela BR-101, a intenção é criar um Roteiro Integrado entre as duas capitais e implementar o turismo regional ao longo da rodovia federal. A informação é da presidente da PBTur, Ruth Avelino, que integrou a comitiva paraibana à primeira reunião da Comissão Permanente de Planejamento das Ações para a Copa de 2014, com o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. “Uma das sedes da Copa será a capital pernambucana e temos que estimular o turismo, a partir de agora, entre as duas populações”, explicou Ruth. No dia 8 de junho será definida a data do início do mapeamento dos atrativos existentes ao longo da BR 101.
Canindé Encantado


Clique na imagem para ampliála

Canindé de São Francisco é o primeiro município sergipano a divulgar sua programação junina completa dos festejos juninos, considerado o melhor e mais planejado do alto sertão de Sergipe. A festa junina de Canindé terá 30 dias de duração, cuja programação envolve a comunidade local, através das quermesses juninas na rede escolar municipal, mantendo viva a tradição e comemorando os santos da época -, Santo Antônio dia 11, no povoado Capim Grosso, São João de 17 a 19 de junho, na Praça de Eventos em Canindé e ainda dia 25, o São Pedro no povoado Curituba. A Secretária de Turismo, Silvinha de Oliveira, destaca que a programação é recheada de atrações que valorizam a cultura regional, a exemplo da final do concurso de quadrilha junina "Levanta Poeira" da TV Sergipe (Globo). No dia 12 de junho Canindé vai sediar uma semi-final promovendo o espetáculo de cores e brilho. Na decoração estará em evidência a fictícia cidade de Brogodó, da novela "Cordel Encantado", com homenagem aos figurantes que fizeram parte da novela e que residem no município. Haverá ainda o casamento do matuto dia 18, domingo, em Canindé e na manhã do dia 25, em Curituba, tradição mantida há 24 anos. Como a cidade mantém uma escola pública de sanfoneiros, os grupos de forró pé de serra se apresentarão no projeto "Minha Rua é 10" que, de 20 a 30 de junho irá percorrer ruas em Canindé até os bairros Beira Rio, Capim Grosso, Curituba e o assentamento Cuiabá. Com o objetivo de atrair turistas e movimentar a economia local, a Prefeitura Cidadã investiu em uma programação com apoio de parceiros como Banese, Governo do Estado de Sergipe e Petrobras mesclando artistas de renome nacional, regional e local. Bandas como Calcinha Preta, Aviões do Forró, Forró do Muido e grande forrozeiros como Adelmário Coelho, Mastruz com Leite, Danielzinho do Forró, Mano Valter e até sertanejo como Léo Magalhães estarão na programação. Já no dia 24, na Noite de São João, a Praça de Eventos vai receber a quadrilha junina do município, "Cordel Encantado" e show com a Banda Rojão Diferente e Sálvio do Acordeon. Saiba mais em www.caninde.se.br.

Praia do Rosa representa o Brasil



Única brasileira a fazer parte das "Mais Belas Baías do Mundo", a Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina representou o Brasil no 7º congresso mundial da associação, que aconteceu de 22 a 26 de maio, no Senegal. Durante o encontro, a Praia do Rosa apresentou proposição de sediar, em setembro, o Encontro das Baías Americanas, durante as comemorações da Semana da Baleia Franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário