sábado, 18 de junho de 2011

FESTIVAL FOLCLÓRICO E GASTRONÔMICO DA ROTA DA AMIZADE

FESTIVAL FOLCLÓRICO E GASTRONÔMICO DA ROTA DA AMIZADE



A Vinícola Panceri, em Tangará, na Rota da Amizade, maior produtora de uvas de Santa Catarina, será palco do Lançamento do Festival Folclórico e Gastronômico da Rota da Amizade. Um evento que acontecerá nesta segunda-feira, dia 20, a partir das 17h30. Na ocasião, público e imprensa irão conhecer o evento que acontecerá em julho, congregando os municípios de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Videira e Fraiburgo, e que apresentarão ao público seus encantos e sabores através da gastronomia, apresentações culturais, danças, canto, teatro, grupos folclóricos, entre outras atrações; a exemplo de exposição de produtos artesanais desenvolvidos a partir de pesquisas históricas na região e através de cursos de qualificação, sempre pensando no ganho da qualidade nos serviços e produtos.

Trata-se de um grande projeto que acontecerá entre os dias 26 e 28 de Julho, no Parque da Maçã, em Fraiburgo. Este grande evento tem a parceria do Grupo RBS, empresários da região e Prefeituras dos municípios da Rota da Amizade. A idéia é de que anualmente este evento seja realizado em um dos municípios integrantes da Rota da Amizade, promovendo a integração através de apresentações de pratos típicos, atrações culturais e apresentações dos produtos desenvolvidos nas cidades que compõem o roteiro.

ROTEIRO TURÍSTICO



Vale ressaltar que a Rota da Amizade é um roteiro turístico regional integrado, desenvolvido na região turística Vale do Contestado e que tem se destacado como um dos roteiros turísticos mais organizados de Santa Catarina. O objetivo da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau é apresentar ao público seus atrativos de lazer, o crescente potencial na realização de eventos de negócios, além de demonstrar a qualidade dos seus restaurantes e serviços. Com tanta diversidade de produtos turísticos, a região que tem como marca o trabalho e a hospitalidade de sua gente, mostrará que desenvolve o turismo como importante fator econômico, provocando aumento na circulação de turistas DA região PELA região.
A VINÍCOLA


Clique na imagem para ampliá-la

A Família Panceri, originária da Lombardia – norte da Itália – sempre teve suas raízes ligadas à viticultura. Em 1884, quando Giuseppe Panceri imigrou para o Rio Grande do Sul, renasceu em solo brasileiro a tradição no cultivo da vinha. Mais tarde, em 1953, seu neto Nilo Panceri, que já havia se estabelecido em terras catarinenses, iniciou o que viria se tornar o projeto da Vinícola Panceri. Foram plantadas videiras americanas com o objetivo da venda da mesma in natura ou para industrialização. Com muita dedicação, Nilo cuidou das vinhas e repassou a seus filhos todos os conhecimentos sobre esta cultura.

Com o objetivo de agregar valor a propriedade Nilo e seus dois filhos, Celso e Luiz, fundaram em 1990 a Vinícola Panceri. Os primeiros vinhos elaborados eram comercializados a granel e foi somente em 1994 que foi lançado o primeiro vinho engarrafado com a marca Panceri. Aos poucos a empresa percebeu que se encontra em uma região diferenciada, de excelentes condições pedoclimáticas para a viticultura e, a partir de 1999 passou a cultivar videiras européias e elaborar vinhos finos com a marca de um novo terroir.

Os vinhedos da Panceri estão localizados em encostas com altitudes de 1.000 a 1.200 metros, onde os solos são bem drenados e profundos. As videiras são conduzidas em espaldeiras de forma que as uvas recebam a máxima insolação. Essas características fazem da Serra do Marari uma nova proposta de tipicidade para os vinhos catarinenses e brasileiros. O primeiro vinho fino da empresa foi um Cabernet Sauvignon lançado em 2001. Em seguida vieram também garrafas de Merlot e Chardonnay, produtos estes, responsáveis pelo reconhecimento da empresa. A Vinícola Panceri tem suas atenções voltadas para a qualidade da matéria prima, mas também trabalha com alta tecnologia e conhecimento enológico, elaborando assim, vinhos diferenciados e com um terroir único.

Com este diferencial em 2007 a empresa iniciou a exportar. O Panceri Chardonnay 2006 foi o primeiro vinho catarinense a ser exportado, fazendo da Vinícola Panceri exemplo de pioneirismo na vitivinicultura do estado. Atualmente a empresa conta com um uma produção variada entre vinhos tintos, brancos, espumantes e destilados que são comercializados principalmente na região sul e sudeste do país e na Europa.
ARTESANATO & CULTURA

Treze Tílias, também na Rota da Amizade, é conhecida pela preservação da cultura dos colonizadores austríacos que trouxeram na bagagem uma cultura marcante, baseada na produção artesanal, que até hoje encanta aos visitantes. É por este motivo que entre os dias 23 a 26 de junho, a Secretaria de Turismo, Industria e Comércio em parceria com a ASTURTLIAS e o CRAS, promoverão a Feira de Manifestações Artesanais, Culturais e Gastronômicas de Treze Tílias. Um evento para valorizar a produção artesanal, que é muito presente no município, expressar a cultura artística através de inúmeros grupos e mostrar a gastronomia que é apreciada por todos.


Clique na imagem para ampliá-la

Aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi, o evento traz uma programação variada. A abertura será dia 23, às 11h com apresentação da Banda dos Tiroleses. Todos os dias os artesãos estarão apresentando seus trabalhos com venda de artesanatos produzidos em Treze Tílias. Haverá também apresentações culturais, show de talentos e música ao vivo. Na quinta-feira, sexta-feira e sábado a tarde acontecem as oficinas de arte, gastronomia e esculturas em balões e maquiagem facial. A artista plástica Ingrid Thaler ministrará as oficinas de artes, onde ensinará trabalhos manuais com argila.

OFICINAS DE GASTRONOMIA

As oficinas serão ministradas por chefes de cozinha e cozinheiros da cidade, que ensinarão receitas de pratos típicos austríacos como knödel, Gulasche e Scheiterhaufen. As oficinas de esculturas em balão e pintura facial acontecem na quinta-feira e sexta-feira a partir 14hs. Na sexta-feira, a partir das 19h30min acontecerá a exibição do documentário “Vida em Tronco”, que foi um dos 40 ganhadores do concurso “Revelando os Brasis”, de autoria da trezetiliense Keila Zanatto. O documentário será exibido em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e faz parte do circuito dos ganhadores do concurso, que é patrocinado pela Petrobras. A Feira encerra-se no domingo às 16h00min. O evento acontece na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é aberta ao público em geral e haverá alimentação no local. Informações pelo telefone (49) 3537-0997 ou pelo site www.trezetilias.sc.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário