quinta-feira, 30 de junho de 2011

PARINTINS-POR BAIXO DOS BOIS por Hugo Cassel – Abrajet SC

PARINTINS-POR BAIXO DOS BOIS
por Hugo Cassel – Abrajet SC


Hugo, Alberto, Airson, Ibere, Diretores da Abrajet SC - Em Manaus

TUPINAMBARANA A ILHA DA FANTASIA, situada a 370 km de Manaus, em linha reta e 420 por via fluvial, essa grande ilha, que disputa o título com Florianópolis, abriga a cidade de Parintins. Com uma população de cerca de 100.000 habitantes, nos confins da Amazônia, é conhecida no mundo inteiro. A razão é que ali se realiza anualmente o que chamam “A Maior Opera a céu aberto do mundo”. Com o Carnaval no Rio de Janeiro e o Natal Luz de Gramado o Brasil detém os ter maiores espetáculos do planeta.

BUMBÓDROMO - Nesse local durante três dias duas facções, disputam a vitoria das Evoluções, Fantasias, Canções , Enredos e, Adereços , representadas pelos bois Garantido de cores branca e vermelha, e Caprichoso, azul e branco. Mal termina uma festa já começam os trabalhos para o ano seguinte, envolvendo milhares de pessoas, tanto locais como de vários Estados do Brasil e até do estrangeiro. A disputa entre os bois é, um verdadeiro clássico cultural, que consome milhões de reais em patrocínio de algumas das maiores empresas do país.

ABRAJET- A entidade que reúne os jornalistas de turismo, foi este ano convidada para a abertura da festa, junto com altas autoridades não só do Amazonas, como de todo o Brasil. Cada jornalista, viu, escutou e observou do seu jeito tudo que mereceu atenção. Para esta matéria foram buscadas informações com profissionais de várias áreas, e particularmente gente do povo, motoristas, garçons, pesquisados os bastidores do famoso festival de Parintins. A constatação foi que em nada difere do que acontece neste país minado pela corrupção.

FERVEÇÃO - Durante o mês de Junho, o Amazonas, mas principalmente Manaus, ferve em função de Parintins. Ganham todos: Motoristas, Hotéis, Comercio, Transporte Fluvial, Companhias Aéreas, Agencias de Viagens, e afinal por conseqüência os governos, mais a classe política que não perde a ocasião para figurar em tudo que diga respeito à festa, inclusive aprovando verbas imensas das quais, segundo se conta ninguém presta conta. Esse “esquecimento” vale também para os proprietários das marcas “Garantido” e ,“Caprichoso” sobre os valores dos patrocínios, que já fez dezenas de milionários.

DEVASTAÇÃO - Por baixo dos cantos de “Defesa da Amazônia” as autoridades, a Igreja, o Ministério Publico, e todos que teriam o dever de preservar, fazem vista grossa à devastação da Ilha, gerando desconfiança sobre as razões do descaso. Árvores centenárias (270) foram cortadas para construção de um condomínio. Registre-se que no verão a temperatura chega aos 40 graus. Os esgotos são lançados no rio “in natura” o tratamento da água é deficiente; Parintins é a “Jóia da Coroa” do turismo do Amazonas. Não pode ser devastado e poluído enquanto todos cantam “Não mate a Mata” Não mate a Mata”.



Pacotes - Arraial do Infinity





Nenhum comentário:

Postar um comentário