segunda-feira, 6 de junho de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Conselho de Turismo

Aconteceu no último dia 2, em Florianópolis, a posse do Conselho Estadual de Turismo, que tem como presidente de honra o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL, Cesar Souza Júnior e presidente, Joseli de Almeida Cintra. Valdir Rubens Walendowsky, presidente da Santur foi empossado como secretário Geral e Joel Euzébio de Campos, secretário Executivo. Também integram a entidade, representantes das diversas regiões do Estado e representantes da sociedade civil organizada, entre as quais a ABIH-SC, através de seu presidente, João Eduardo Amaral Moritz. O Conselho Estadual de Turismo é responsável pelas políticas que serão adotadas para o desenvolvimento do turismo de Santa Catarina.

Santa Catarina de Verdade

Já está no site da ABIH-SC a relação dos primeiros hotéis que aderiram à campanha “Curta Santa Catarina de Verdade”, iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, com apoio da ABIH-SC e da FHORESC. A campanha voltada ao mercado interno tem como objetivo reduzir a sazonalidade com promoções e descontos, que vão de 30% a 70% nas diárias dos hotéis participantes. Para conferir os hotéis associados que já aderiram, entre no site: www.abih-sc.com.br e após, clic no banner da campanha. Hotéis que ainda não confirmaram participação devem enviar com urgência as informações solicitadas pela ABIH -SC para serem disponibilizadas ao público consumidor no site.



Sucesso da 27ª BNT Mercosul

Realizada no Parque Beto Carrero, em Penha, SC, a 27ª BNT Mercosul foi encerrada com sucesso, com a presença de 5.542 profissionais de turismo, 6% a mais do que em 2010. Agentes de viagens, operadoras de turismo e jornalistas de 270 cidades brasileiras e 24 cidades de outros países -, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia e Canadá. O detalhado trabalho da GWG, de Geninho Góes e Jair Pasquini há 17 anos vem contribuindo para a divulgação do destino turístico de Santa Catarina. Foram 38 grupos de agentes de viagens organizados com facilidades oferecidas pela organização do evento, através da parceria com operadoras de turismo e com o trade turístico da cidade de Balneário Camboriú, com hospedagem aos participantes. Alguns eventos paralelos chamaram especial atenção dos participantes, como o musical “Sonho de Cowboy”, um mega espetáculo de Beto Carrero World. Realmente uma obra prima 100% brasileira, nos moldes dos grandes shows internacionais. Após o show, os profissionais de turismo se divertiram na festa típica alemã que oficializou mais uma atração do parque: a revitalização da Vila Germânica. A 17ª BNT Mercosul encerrou ao som da banda Cavalinho, com comidas típicas, chope gelado e muita alegria.



Conotel 2011

Depois de três anos no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional de Hotelaria – CONOTEL volta a ser realizado em São Paulo, de 9 a 11 de novembro. A decisão foi tomada em reunião do presidente da ABIH Nacional, EnricoFermi Torquato com Ricardo Domingues, diretor executivo da resors Brasil, Silvio Borelli, superintendente da FBHA – Federação Brasileira de Hospitalidade e Alimentação e Roberto Rotter, presidente do FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.


República Dominicana

A Costa Norte da República Dominicana é dotada de muitas belezas, atividades divertidas e ondas perfeitas para a prática de esportes marítimos. Conhecida como a costa Âmbar, pela abundância dessa resina fóssil na região, as areias das praias são douradas e as águas claras, além das deslumbrantes paisagens de montanhas e a rica vegetação.



Nomeada em 1492 como Puerto Plata por Cristóvão Colombo, a maior e mais importante cidade do litoral norte da República Dominicana reserva grande diversidade em recursos naturais e brinda o viajante também com cultura e história. Com 312.706 habitantes, Puerto Plata é banhada pelo Atlântico e oferece lugares magníficos para passeios como o Parque Central, no centro da cidade, conhecido como Cidade Velha. A praça está rodeada por edifícios de arquitetura admirável, entre eles, a Catedral de San Felipe, com desenho art déco. O Museo de Ámbar, um casarão de estilo vitoriano, mostra um fascinante acervo de peças com insetos, folhas e lagartos - eternamente envoltos pela substância amarelada. No piso superior, o museu apresenta e explica todo o processo de formação dos objetos. Outra atração é o Forte de San Felipe, construído à beira mar para proteger a cidade e a baía. Serviu também de prisão e conduz o turista à época colonial, ao visitar as torres dos canhões. Para uma vista perfeita de Puerto Plata e do Oceano Atlântico há um teleférico para passeio rumo ao pico Isabel de Torres, no parque do mesmo nome, próximo à cidade. Cada bondinho leva cerca de 20 pessoas e sobe a uma altura de 790 metros. No topo, há uma estátua do Cristo Redentor de 16 metros. Ainda na região Norte pode-se conhecer as maravilhas da vida marinha em Cayo Paraíso, lugar perfeito para mergulhar, pois um recife de corais cerca a ilha e impressiona pela diversidade de cores e tamanhos dos peixes. Hotéis oferecem passeios de barcos. Outro ponto de mergulho é Monte Cristi, pequena e aconchegante cidade, que oferece aventuras entre barcos naufragados e corais. Pela qualidade de suas areias e águas, Playa Dorada e Costa Dorada contam com a certificação “Bandeira Azul”, além de dispor de várias opções de resorts. Cabarete é praia famosa no mundo do surfe pela combinação de brisa e mar, com ondas perfeitas para o esporte. Atletas de todo o planeta buscam a cidade para praticar windsurfe, com a vela, e kitesurfe, no qual o esportista usa pipas para deslizar pelas ondas, em manobras muito radicais. À noite Cabarete se transforma em um dos lugares mais agitados da República Dominicana, dotado de muitos bares com música ao vivo para dançar a noite toda.

Feijoadíssima do Mabu


Clique na aimagem para ampliá-la

No Mabu Royal & Premium Hotel, em Curitiba, a feijoada, assinada pelo chef Jorge Marçal torna-se mais procurada nos almoços de sábado quando o calor diminui. O restaurante do hotel é considerado ponto de encontro na cidade e reúne, em um mesmo espaço, música ao vivo, boa culinária e ambiente descontraído. Um dos diferenciais da Feijoadíssima do Mabu consiste na forma como é servida. Cada caldeirão do buffet apresenta apenas um único ingrediente da receita original, possibilitando, desta forma, que os clientes optem somente pelo que desejam consumir. Além disso outros pratos compõe o menu - arroz, couve, bisteca de porco, laranja, farofa, torresmo, linguiça, caldo de feijão, pão de queijo, saladas e várias opções de sobremesa, além de bebidas variadas. Reservas, fone 41 3219-6000.

Setor marítimo

“O segmento de cruzeiros é uma importante alavanca para o desenvolvimento do país”, enfatizou o ministro do Turismo, Pedro Novais aos empresários e representantes das companhias marítimas participantes do Seatrade South America Cruise Convention, realizado em São Paulo. Foi recebido por Chris Hayman, chairman do Seatrade e Ricardo Amaral, presidente da Abremar. Novais reforçou os investimentos do MTur para o crescimento do setor náutico no Brasil e confirmou a proposta do governo federal em investir R$ 2 bilhões na melhoria dos portos brasileiros, sendo que R$ 740 milhões direcionados para aqueles portos que mais recebem turistas estrangeiros. "Até 2014, estaremos aptos a manter navios em operação para hospedar visitantes durante a Copa do Mundo. O MTur lançou também um programa especial de qualificação dos profissionais que atuam nos cruzeiros marítimos.

Cruzeiros em São Francisco


A temporada de cruzeiros marítimos 2010/2011 de São Francisco do Sul foi um sucesso. Prova disso é a próxima temporada, já confirmada. O prefeito Luiz Roberto de Oliveira (Zera) junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer vem atuando com afinco para potencializar o setor. Na última semana, Jamille de Freitas Machado, secretária de Turismo e Lazer, e Luiz Zera receberam Michael Ronan, vice-presidente da Royal Caribean, uma das maiores empresas de cruzeiros marítimos do mundo, proprietária dos navios Oasis e Allure of the Seas. Ronan vem ao Brasil para participar da Seatrade Cruise Shipping South America, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de maio. Na oportunidade Ronan veio a São Francisco para uma visita técnica. Conheceu os atrativos turísticos da cidade e a estrutura técnica para receber navios de passageiros. “Queremos que as companhias de cruzeiros vejam o que nós vemos sobre São Francisco do Sul, uma cidade linda com plenas condições de receber as escalas de navios”, afirmou Luiz Zera.

Inverno em Ushuaia



Ushuaia está localizada onde nasce a América, em um dos lugares mais emblemáticos e surpreendentes do planeta. Há mais de 30 anos é consagrada como um dos marcos do turismo internacional no verão, mas desde alguns anos vem chamando a atenção dos brasileiros a qualidade incomparável da neve e do Cerro Castor, características que marcam o seu perfil. Por esse motivo o local é escolhido por mais de 25 equipes internacionais para realizar sua fase de treinamento de contra temporada e também para ser a sede do Mundial de Instrutores Interski 2015.


Clique na imagem para ampliá-la

Há ainda fatores como a diversidade de atividades que permite a todos os integrantes da família desfrutar de uma verdadeira diversão na neve, a qualidade dos serviços, a possibilidade única e exclusiva de realizar compras de produtos importados originais das mais famosas marcas mundiais, livres de impostos, e a valores que chegam a ser até 30% mais baratos que em qualquer free shop de aeroportos em geral.


Clique na imagem para ampliá-la

Serviço gratuito de shuttle entre os centros invernais, novo sistema de controle de acesso aos meios de elevação e renovação de 30% do equipamento do rental do Cerro Castor, novo Restaurante na Cota 420 são alguns dos investimentos de renovação em Ushuaia, que vem se tornando a estação de esqui preferida de milhares de turistas. Veja site www.turismoushuaia.com.





TAM e Hostels

A TAM Viagens, uma das maiores operadoras de viagens do Brasil acaba de fechar acordo operacional com a FBAJ – Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, vinculada a Hostelling International, entidade com know how de mais de cem anos e que conta com mais de uma centena de hostels brasileiros filiados. Para a TAM Viagens, a possibilidade de reservas nos hostels brasileiros, bem como operacionalizar pacotes turísticos com hospedagem em hostels, representa atenção a esse novo nicho mercadológico: o de viagens para estudantes e jovens mochileiros, que normalmente não recorrem a uma operadora turística para planejarem suas viagens. Para o presidente da FBAJ, Carlos Augusto Alves, a parceria vai agregar maior comodidade para os adeptos do movimento alberguista. O acordo vai contemplar, inicialmente, os destinos com maior demanda: Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém. Para celebrar a nova parceria, em todos os vôos da TAM, no último verão, foi rodado um vídeo sobre os Hostels do Rio de Janeiro, apresentado pelo ator Cássio Reis, disponível em www.youtube.com/watch?v=zbngXWeo03E. Na próxima edição do Guia Viajante TAM Viagens, distribuída trimestralmente em suas lojas e nos vôos da TAM para as classes executiva e primeira, terá uma matéria destacando a parceria e os Hostels top Five. Saiba mais em www.hostel.org.br, no site internacional da rede HI, www.hihostels.com ou no site www.tamviagens.com.br.



Hotel Donati

Para quem procura tranqüilidade e contato com a natureza, nada melhor que um hotel em meio à exuberante Mata Atlântica, como o Hotel Donati, no Parque Nacional de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. Primeira área definida como Unidade de Conservação no Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia apresenta as diversificadas fauna e flora da Mata Atlântica - a Serra de Itatiaia é o paraíso do ecoturismo e da observação de pássaros. O Donati reúne 23 chalés, divididos entre geminado, geminado superior e individual. As acomodações contam com TV, frigobar, lareira e telefone e o individual possui banheira de hidromassagem e secador de cabelos. Para o feriado de Corpus Christi oferece monitores de lazer que acompanham os hóspedes às trilhas ecológicas em meio à mata. No restaurante o hóspede poderá desfrutar das delícias gastronômicas da serra. Preços, informações e reservas no site www.hoteldonati.com.br, ou fone 24 3352-1509.

Fraiburgo 50 anos


Clique na imagem para ampliá-la

No mês de julho, Fraiburgo, cidade do Oeste Catarinense irá comemorar 50 anos de emancipação. No dia 13 de julho será a largada do 3º Rally de regularidade “Transcatarina”, de 19 a 21 de julho, acontecerá o Seminário de Administração de Fraiburgo e na semana seguinte, a 12ª edição do Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado -Enfrute. Neste evento haverá um festival de gastronomia e folclore, com comidas típicas alemãs, italianas e austríacas, vinhos da região e chopes artesanais, organizado pela Rota da Amizade, que congrega os municípios de Fraiburgo, Piratuba, Tangará, Treze Tílias, Videira e Joaçaba.



Infinity Blue Resort e Spa


Clique na imagem para ampliá-la

No dia 27 de maio, mais de 120 jornalistas de diversas partes do Brasil e demais países do Mercosul participaram da apresentação da nova marca do Recanto das Águas Resort e Spa que passou a se chamar Infinity Blue Resort e Spa, sob direção do Grupo Embraed. O evento contou com a presença do presidente do Grupo Embraed Rogério Rosa, da diretora executiva Adriana Amorim, além da nova administração e gerência do resort. Rubens Spernau, administrador, do empreendimento, apresentou a equipe e falou sobre os projetos futuros. Segundo ele, a reestruturação do Infinity Blue Resort e Spa, com novos produtos e serviços será realizada de forma gradativa e a previsão de investimentos nos próximos cinco anos é de 200 milhões. Site www.infinityblue.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário