segunda-feira, 13 de junho de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Curta Santa Catarina

curta santa catarina


Dezenas de hotéis associados à ABIH-SC já incluíram suas ofertas de desconto de diárias, na campanha promocional que visa reduzir a sazonalidade. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Santur, com apoio da ABIH-SC criaram a campanha “Curta Santa Catarina de Verdade”, para incentivar os catarinenses a conhecer o seu Estado, nesta temporada de inverno. Os descontos vão de 30% a 70%, conforme o hotel. João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC aposta no sucesso desta campanha, por isso convoca os associados a aderirem e assim atender a demanda. Moritz lembra que o turismo já representa 13% do PIB catarinense, sendo fator importante na economia do Estado, e fundamental para os municípios e cidades que têm no turismo sua principal fonte de renda, como é o caso do litoral e estâncias termais. Santa Catarina integra uma cadeia de mais de 2.500 empreendimentos no Estado e alavanca boa parcela dos negócios do turismo. “Afinal, a hotelaria é fator chave para o desenvolvimento do turismo de uma região. E a presença de turistas durante todo o ano é vital para manter os negócios aquecidos nas regiões turísticas”, ressalta Moritz. A expectativa da campanha é incrementar a taxa de ocupação em até 40%. Os hotéis associados à ABIH-SC que já aderiram à campanha podem ser encontrados no site: www.abih-sc.com.br.


Festival do Fondue no Holz

De junho a agosto, todas as quintas, sextas e sábados, o Holz Hotel, de Joinville -SC, promove o Festival do Fondue, um dos mais tradicionais da cidade. É uma sequência de carne, com filé mignon, peito de frango e cinco tipos de molho; queijo, elaborado com ementhal e gruyère; e chocolate, acompanhado de frutas e biscoitos. O valor para casal é de R$ 120. O Holz Hotel fica na Rua XV de novembro, perto do centro de eventos Expoville. É o único estabelecimento de Joinville afiliado à rede Recantos e Requintes. Mais informações no site www.holzhotel.com.br.

Festival de Iguaçu

Começa nesta quinta-feira o 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu e se estenderá até o dia 18 (sábado). São esperadas mais de seis mil pessoas e pela primeira vez marcam presença, representantes da Bahia, Rio Grande do Norte, Fortaleza, Espírito Santo, Florianópolis, Ponta Grossa e Caxias do Sul, além de participantes do Uruguai, Peru, Paraguai e Argentina. A Feira de Turismo ocupa mais de quatro mil metros quadrados, que abrigarão cerca de 400 expositores. As companhias aéreas TAM, Gol, Trip e Pluna, Webjet e a chilena LAN tem seus estandes. Desde a última edição, o Festival mostra que é um evento ecologicamente correto. Suas emissões de gases de efeito estufa foram compensadas por meio do plantio de 311 mudas de árvores nativas. Neste ano, o evento também utilizará o GHG Protocol, ferramenta científica que permite analisar o conjunto das emissões geradas pelas atividades de uma empresa, setor econômico, produto, evento e até mesmo de um indivíduo. Vários eventos paralelos compõem a programação. Site www.festivaldeturismodascataratas.com.

Eventos em Florianópolis

Florianópolis já recebeu este ano mais de 30 mil pessoas para encontros de negócios e eventos, segundo o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau -FC&VB. "Estamos trabalhando fortemente, em parceria com os órgãos de turismo para fortalecer a imagem de Florianópolis como destino qualificado para eventos", afirma Eugênio Neto, presidente do FC&VB. Para este ano estão programados 10 eventos de grande porte, com participação mínima de 2.500 pessoas, com previsão da vinda de mais de 30 mil turistas à cidade.



37 agências premiadas por vendas do Parque Beto Carrero

Durante a 17ª BNT Mercosul, que aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de maio no Beto Carrero World, em Penha - SC, as 37 agências de viagens que mais venderam Beto Carrero World e o destino Santa Catarina em 2010/2011, receberam o concorrido troféu “Campeão de Vendas”. Foram premiadas as agências que se destacaram nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, e dos países: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia. O troféu da Campeã Geral foi para a agência de Curitiba, J. Lopes.



26 º Natal Luz

Os milhares de turistas que a cada ano prestigiam o Natal Luz de Gramado já podem começar a agendar sua visita ao maior evento natalino do Brasil. A 26ª edição do evento, que acontecerá de 3 de novembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012, já começa a divulgar a programação que promete encantar com shows, decoração, fogos e muita emoção, durante 74 dias. Serão 20 apresentações de cada um dos grandes espetáculos, Nativitaten, Fantástica Fábrica e Grande Desfile, além de 37 da Arca de Noel. No dia 3 de novembro acontecerá o Grande Concerto de Abertura. "Faremos uma grande temporada de encantamento e emoção. Será a maior edição de todos os tempos", afirma o presidente do evento, Gilberto Tomasini. Serão 3 shows do Natal Gaúcho, além da Vila de Natal, Show de Acendimento diário, Árvore Cantante, Parada de Natal, Exposição de Renas, Tannenbaumfest, Tour de Natal, Exposição de Quebra Nozes, entre tantas outras atrações. A pré-venda dos ingressos inicia em 15 de junho. Veja no site os descontos pela compra antecipada dos ingressos: http://www.natalluzdegramado.com.br/.



Evento na Toscana

Palio Di Siena, que acontece duas vezes ao ano em homenagem a Nossa Senhora, resgata festejos medievais e atrai milhares de turistas. Uma corrida de cavalos disputada por 17 paróquias em homenagem a Nossa Senhora é a proposta da Palio Di Siena, uma festa religiosa que acontece desde o século XVII na cidade de Siena, Toscana. As datas do evento em 2011 serão 2 de julho e 16 de agosto. É um espetáculo de destreza, força e, acima de tudo de fé, na Piazza del Campo e os cavaleiros competem trajados com vestimentas tradicionais. Carregam as bandeiras da paróquia que representam e ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça. O prêmio é um estandarte, o Palio, criado exclusivamente para cada evento. A multidão, acomodada em arquibancadas, vai ao delírio com as manobras dos cavaleiros e aposta em seus favoritos. Para aproveitar uma das festas populares mais famosas do mundo, o Laticastelli Country Relais organiza saídas e faz reservas para os melhores assentos. Situado a apenas 22 quilômetros de Siena, o hotel foi construído sobre as ruínas de um castelo do século 13, em uma colina, com vista deslumbrante. A ambientação medieval está em cada detalhe da decoração, rústica, de origem camponesa, porém com a comodidade dos recursos da modernidade. A área de 50 hectares contém vinhedos, bosques com trilhas para cavalgadas ou caminhadas, piscina e campo para prática de pólo. No restaurante "La Taverna", rótulos consagrados de vinhos fazem a alegria dos amantes da boa mesa, sempre acompanhados dos mais saborosos pratos da culinária italiana. Site www.laticastelli.com ou com as operadoras de turismo brasileiras.


Investimentos em Hotelaria

Estudo da BSH International apresenta previsão de 198 novos hotéis no país e geração de 31.729 empregos diretos no setorA BSH Travel Research, divisão estatística da BSH International. No relatório “Investimentos no Brasil: Hotéis & Resorts – 2011” apresenta intenções de investir R$ 7,3 bilhões na hotelaria nacional até 2014. As regiões com mais projetos são a Sudeste - 38% do total, com predomínio de estabelecimentos de categoria econômica, e Nordeste - 34%, com maior concentração de resorts. Considerando as redes hoteleiras com o objetivo de investir no país, a Accor Hospitality é a que pretende abrir mais empreendimentos – 73, totalizando 10.417 unidades habitacionais, seguida pela Atlantica, Allia Hotels, Blue Tree Hotels, InterCity e BHG. A Copa do Mundo é um fator determinante para a concentração de inaugurações. No Rio de Janeiro, por exemplo, serão 17 lançamentos.

Roteiro Religioso

A cidade paranaense de Piraí do Sul, distante 178 quilômetros de Curitiba, está colocando em ação planejamento estratégico de turismo, que tornará o município ponto de partida para uma rota de turismo religioso, e que culminará com a chegada no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. Balneário Camboriú poderá entrar neste roteiro com o Cristo Luz e demais atrativos turísticos da cidade, como o Parque Unipraias. Piraí do Sul recebe por ano, em seu Santuário de Nossa Senhora aproximadamente 140 mil turistas e Nova Trento , mais de 500 mil peregrinos.



Balneário SC recebe jornalistas ingleses

Com o apoio da Santur, um grupo de seis jornalistas do programa "Extreme Fishing with Robson Green" - Pescaria Radical com Robson Green, do Canal 5 da Inglaterra chegou a Florianópolis. O programa faz parte de uma série de sucesso na Grã Bretanha e no mundo. Robson Green é um célebre ator britânico que viaja pelo mundo em busca de locais para fazer as pescarias mais incríveis do planeta. Vários países, como África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Espanha entre outros, transmitem o programa através de suas próprias emissoras. No Brasil o programa vai ao ar pela “Discovery Channel Networks – Europe”. Os profissionais iniciaram a produção de uma nova série de oito programas e desta vez irão procurar os mais extraordinários peixes dos mares e dos rios nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Peru. Em Santa Catarina, Robson Green e os jornalistas percorreram as áreas marítimas das cidades de Florianópolis e Laguna para desvendar os mistérios da nossa costa. Em contrapartida ao apoio, a equipe fará a divulgação do site da Santur na página oficial do programa "Extreme Fishing with Robson Green", menção nos créditos de agradecimento, além da divulgação das belezas naturais do Estado em vários continentes do mundo.



ABEOC no Uruguai

A presidente da ABEOC, Anita Pires, esteve na FIEXPO LATINOAMERICA, única Feira Internacional do mercado de Reuniões e incentivos para a promoção da infraestrutura e serviços na América do Sul, América Central, Caribe e México. “Foi uma oportunidade para a ABEOC representar o Brasil e junto com nossos parceiros buscar o espaço de liderança que o país precisa ocupar no mercado de evento de nosso continente", afirma Anita.


"Eagle Award"

O Aeroporto de Praga, na Turquia é o único no mundo a receber o "Eagle Award", da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, outorgado em reconhecimento às realizações de destaque na satisfação do cliente, eficiência de custos e melhoria contínua. Na entrega do prêmio, realizada em sua 67ª Reunião Anual, a IATA também ressaltou o desenvolvimento tecnológico do aeroporto de Praga, como os módulos de auto serviço, bem como o esforço pela conservação do meio ambiente, motivando as companhias aéreas a usar aviões menos poluentes. Entendendo as necessidades dos seus clientes, o Aeroporto de Praga congelou suas taxas até março de 2012, sem comprometer os níveis de qualidade A IATA representa 230 companhias aéreas responsáveis por 93% do tráfego aéreo em todo o mundo.

Todo mundo vira alemão



A Oktoberfest de Blumenau, já nas suas primeiras edições, consagrou-se como uma festa que congrega brasileiros e estrangeiros de diferentes etnias, das mais diversas origens culturais. Em outubro, a cidade ganha um colorido diferente e uma movimentação regida pela alegria do povo local, que contagia o diversificado público. Em outubro, todo mundo vira alemão em Blumenau, cantando, dançando e se divertindo com o jeito alemão de ser do blumenauense. Ao chegar à sua 28ª edição, a Oktoberfest, em quase três décadas de história já foi visitada por mais de 18 milhões de pessoas e é para este público que a festa este ano rende sua homenagem. De 6 a 23 de outubro, várias bandas alemãs e 30 das melhores bandas brasileiras farão a animação dos festeiros. Os desfiles deste ano contam a história da colonização alemã e exaltam a cultura e os costumes dos descendentes germânicos. Serão mais de 2.500 figurantes e 15 carros alegóricos, mais charretes, carroções, carros de mola e Bierwagens (carros da cerveja) motorizados e a tração animal, na Rua XV de Novembro, centro da cidade. Ingressos já podem ser adquiridos via site www.zetks.com. Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. A expectativa para este ano é receber até 650 mil pessoas. Norberto Mette explica que a proposta, desde 2005, tem sido manter a qualidade do público. A abertura oficial da festa será no dia 6 de outubro, às 22h, com entrada gratuita, logo após o desfile na rua XV de Novembro, que começa às 19h30min.




Nenhum comentário:

Postar um comentário