quinta-feira, 14 de julho de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) reuniu-se no dia 4 de julho, com representantes do turismo religioso de Santa Catarina, para dar continuidade à estruturação deste setor, iniciada no ano passado. O turismo religioso está inserido na política de segmentação turística do Governo do Estado, no segmento cultural. Atualmente, 14 segmentos turísticos são considerados prioritários no contexto da política de segmentação. O principal objetivo da reunião foi nivelar com os representantes à situação atual do Grupo Temático de Turismo Religioso, que será responsável por articular com a SOL questões como infraestrutura e ordenamento, roteirização e segmentação, qualificação de serviços e de equipamentos, promoção e apoio à comercialização, e legislação turística. O Turismo Religioso é uma das grandes demandas que Santa Catarina tem hoje, e a Secretaria começará a estruturá-lo pela religião católica, o que não dispensará o ecumenismo. A iniciativa vem ao encontro das estratégias para atração de turistas além da temporada de verão, do fortalecimento do setor e de aumentar o turismo interno de Santa Catarina.



A diretoria de Políticas de Turismo, Elisa de Liz destaca ainda a necessidade de agregação de valor aos produtos vendidos nos locais religiosos, como a comercialização de souvenirs confeccionados com matérias-primas da própria região. Serão destinados recursos para o turismo religioso, através do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo) e do fomento de novas estratégias de investimento e captação de recursos. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destacou a importância do turismo religioso em Santa Catarina, que acontece durante todo o ano, e enfatizou a necessidade do desenvolvimento de roteiros integrados entre municípios que oferecem a atividade, com o objetivo de que os turistas permaneçam pelo menos dois dias na região visitada. "As cidades têm que ter um entrelaçamento de ações, para que se complementem", afirmou Walendowsky.

Destinos Religiosos em SC

Santa Catarina oferece importantes pólos de turismo religioso, como Nova Trento como o Santuário Santa Paulina e Santuário N. Sra. do Bom Socorro, que recebem 6 mil pessoas aos domingos; o Santuário Nossa Sra. de Azambuja, em Brusque; a Catedral e a Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis; o Santuário Diocesano da Bem Aventurada Albertina, em Imaruí; a Romaria Penitencial Frei Bruno, em Joaçaba; o Santuário Nossa Sra. de Angelina, em Angelina; a Romaria de Nossa Sra. Aparecida em Campos Novos, entre outros locais e manifestações religiosas. No dia 10 de julho, ocorreu em Nova Trento a festa litúrgica de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, em homenagem ao falecimento da Santa, que ocorreu no dia 9 de julho de 1942. Cerca de 10 mil pessoas passaram pela cidade.

Excursões do Tierra Patagonia

O Tierra Patagonia, hotel em construção no Parque Torres Del Paine na Patagônia Chilena, leva hóspedes para conhecer e vivenciar as belezas da região. O hotel, que será lançado no final deste ano, disponibiliza guias especializados para orientar cada hóspede sobre a melhor alternativa de passeio, dependendo de seus interesses e níveis de energia. São caminhadas, escaladas, passeios a cavalo e tours por van ou carro, em opções de meio dia ou de dia inteiro. Entre os roteiros já definidos estão os tours pelo Parque Torres Del Paine, que em 1978 foi transformado em Reserva Mundial de Biosfera pela UNESCO, como forma de protegê-lo. Neste roteiro é possível ver os grandes picos, as torres Del Paine e realizar caminhadas ao longo das margens dos lagos existentes no local. Apreciar as lagoas Verde e Azul e conhecer as geleiras Grey, Pingo, Dickson e Del Frances também são opções. Site www.tierrapatagonia.com.

Salão do Turismo

salão de turismo


O Salão do Turismo é um dos mais importantes eventos de turismo do País e recebe mais de 100 mil visitantes a cada edição. É um espaço de grande visibilidade e estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Este ano, o Salão do Turismo será dividido em módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, com presença de empresas de ecoturismo e turismo de aventura dos 17 Destinos Aventura Segura, Vitrine Brasil -Artesanato, moda, manifestações artísticas e gastronomia -, Núcleo do Conhecimento, Rodada de Negócios, Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional). No Espaço do Profissional haverá palestras sobre certificação em Turismo de Aventura e também o Lançamento do Vídeo do Programa Aventura Segura.



Natureza e Aventura

O 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil está acontecendo no Anhembi em São Paulo. A promoção é do Ministério do Turismo e ABETA. No espaço “Parque Copa / Viagem na Natureza”, os consumidores poderão praticar Atividades de Turismo de Aventura e conhecer o Projeto Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura. É uma iniciativa da ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com ações focadas nos consumidores e na divulgação do portal Viagem na Natureza - www.viagem-natureza.com.br, que oferece conteúdo de qualidade para ajudar o turista a desfrutar da natureza brasileira de maneira mais segura e divertida. O espaço Parque Copa / Viagem na Natureza oferecerá gratuitamente atividades como um circuito de arvorismo e a prática de escalada, rapel e caiaque – todas de acordo com as Normas Brasileiras de Turismo de Aventura da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Além disso, os visitantes que se inscreverem no Portal Viagem na Natureza poderão concorrer a brindes e receber cupons promocionais de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura, oferecidos por parceiros comerciais e associados ABETA.

Joinville no Salão
A Fundação Turística de Joinville – Promotur estará presente no 6º Salão do Turismo e o objetivo maior é o lançamento da 73ª Festa das Flores, marcada para, que acontecerá no Complexo Expoville, de 11 a 16 de novembro. Durante o Salão haverá uma coletiva de imprensa para divulgar a festa, seguida de degustação de delícias típicas. O programa Viva Ciranda também estará em destaque, no espaço da III Mostra de Turismo de Base Comunitária.
HI Hostels Brasil no Salão Com estande na rua F número 171, a FBAJ - Federação Brasileira de Albergues da Juventude, no 6º Salão do Turismo, além de divulgar a hospedagem econômica dos estabelecimentos associados, lançará a “carteira do jovem mochileiro”, oferecida gratuitamente para menores de 21 anos. O principal objetivo da “Card Free” é incentivar ao jovem brasileiro a viajar pelo Brasil e também a prática de hospedagem, individualmente ou em grupos de amigos, contribuindo assim para o aumento do fluxo de viajantes, consumindo cultura e atrações de lazer. Após o Salão do Turismo, a carteira gratuita será divulgada nos principais centros acadêmicos do país.



Construmóvel 2011

De 24 a 28 de agosto, Florianópolis será sede do 18º Salão do Imóvel, a Construfair/SC, Expo Condomínio SC e Expo Decor Móveis, feira que envolve negócios, tecnologias, qualificação e muitos outros atrativos. O evento, que movimenta a economia dos setores da construção, do mercado imobiliário, de condomínios, móveis e ainda do setor turístico da Grande Florianópolis, ocupará mais de 7 mil m2 , no CentroSul. Segurança, limpeza, manutenção e administração de condomínios; programa “Minha Casa, Minha Vida”, imóveis, lotes, serviço de cobranças, incorporação, construtoras, imobiliárias, engenharia, inox, decoração, vigilância, financiadoras, tecnologias para medição de água, gás e energia, serviços e equipamentos de comunicação, maquinário, entidades, alarmes, climatizadores, cerâmica, porcelanato, consórcios, imprensa, energia alternativa, assessoria e planejamento, paisagismo entre outros tantos itens necessários ao setor da construção estarão presentes na feira. Em 2010 foram 38. 674 visitantes que conheceram mais de 350 marcas na feira, gerando negócios no valor de R$ 83.924.565,00 em negócios, com valor prospectado pelos expositores em R$ 451.588.000,00.

CVC na Fórmula 1




Entre os dias 25 e 27 de novembro, os olhares dos aficionados por automobilismo estarão voltados para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde acontecerá a 40ª edição do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil e última etapa do ano. Para atender a milhares de fãs que sonham em acompanhar a etapa brasileira, a CVC oferece pacotes de viagens com opções que incluem ingressos e transporte para os dias 25/11 (treinos livres), 26/11 (treinos classificatórios) e 27/11 (GP Brasil 2011). São dois tipos de roteiros terrestres: com duas noites de hospedagem em São Paulo e outro com três noites, ambos com café da manhã, traslados aeroporto/hotel/aeroporto e hotel/autódromo/hotel e o ingresso de acordo com o setor desejado. Acesse sites, www.cvc.com.br e www.agentescvc.com.br ou consulte seu agente de viagens.





Fora-da-estrada



Clique na imagem para ampliá-la

Pouco convencional, o turismo “fora-de-estrada” com veículos 4x4 pode trazer muita diversão a seus adeptos. Não é necessário ser proprietário de um carro para realizar a atividade, que pode ser praticada em diversos pontos do Brasil. Também conhecida como turismo off-road, a modalidade não exige um local especialmente preparado para o aventureiro se divertir. Para alguns praticantes de 4x4, uma boa trilha é uma trilha ruim, sendo que, quanto mais obstáculos e adversidades houver, maior a diversão. Para outros, basta poder dirigir tranquilamente em locais remotos, onde o principal atrativo é a paisagem ao redor. Dessa forma, lugar é que não falta. No país, o turismo fora-de-estrada é permitido e legalizado em diversos parques, onde a atividade pode ser realizada com excelência. Espalhados pelo Brasil, alguns dos melhores locais são: o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia; o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso; o Parque Nacional da Serra da Canastra e Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais; o Parque Nacional de Sete Cidades e Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí; e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro. A atividade pode ser feita por qualquer um. Para quem não possui carteira de habilitação, operadoras oferecem um motorista para pilotar o 4x4. O turismo fora-de-estrada é uma atividade contemplada pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura




Maria-Fumaça e Trem da Vale

Os passeios nos Trens Turísticos operados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Minas Gerais, admirados anualmente por cerca de 200 mil pessoas, acabam de se consagrar como dois dos mais importantes cartões-postais do Brasil. A Maria-Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes e o Trem da Vale, que vai de Ouro Preto a Mariana, são destaques no roteiro “Estrada Real com Inhotim”, da nova série “Descobertas” da CVC. O roteiro “Estrada Real com Inhotim” tem duração de uma semana, com início em Belo Horizonte e término no Rio de Janeiro - ou vice-versa -, e pode ser adquirido também por turistas estrangeiros, já que terá acompanhamento de guia bilíngue português/inglês. São duas noites em Tiradentes, duas em Ouro Preto, duas em Diamantina e uma em Brumadinho, incluindo passagem por Petrópolis. O “Trem da Vale” é um novo equipamento que chega aos trilhos para tornar a viagem entre Ouro Preto a Mariana ainda mais atrativa. Trata-se de um vagão panorâmico, criado especialmente para a composição ferroviária, com laterais totalmente cercadas de vidro temperado, ar condicionado e sistema de iluminação diferenciado. Cofira horários e preços de tarifa no site www.fcasa.com.br/trens-turisticos.




Entre um e Outro

É a exposição da artista Lahir Ramos, aberta no último dia 6 na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Casa da Cultura de Joinville, que permanecerá aberta à visitação até o dia 5 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 20 horas, com acesso gratuito. As obras apresentam o espaço urbano retratado por meio da fusão de gravuras com outros meios. As imagens capturadas são fotografias dos acontecimentos e impressões da arquitetura urbana.

Olimpiatur 24 anos

A Olimpiatur Viagens e Turismo completou no dia 1º de julho 24 anos de existência. Fundada por Helio e Nazilda Kalbusch, hoje dirigida pela filha Simone, a significativa data foi comemorada com toda equipe, formada por 24 “talentos”. A Olimpiatur está situada à Rua 9 de Março, centro de Joinville e possui loja exclusiva no Aeroporto de Joinville, para atendimento dos passageiros da agência. Oferece atendimento também nas principais cidades e aeroportos brasileiros através da REDE ITM, a qual a Olimpiatur se integra e possui os certificados ISO 9001:2008. “Nosso sucesso está muito ligado ao Hélio e Nazilda, que além de nossos grandes mestres tem uma história incrível de superação, e criaram entre nossa equipe de profissionais esse sentimento de união e de família”, declara Simone. Não buscamos ser os maiores, mas queremos é fazer a diferença para cada um dos nossos clientes, encurtar a distância entre as pessoas, tornar cada viagem de lazer uma experiência maravilhosa e inesquecível, e cada viagem de negócios num grande sucesso”, conclui Simone.


Clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário