segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Cicloturismo em SC

Conhecer lugares de bicicleta foi o tema de uma das mesas de debate, no dia 16 de julho, durante o 6º Salão do Turismo, em São Paulo. Caracterização da atividade, apresentação de roteiros catarinenses, como o Circuito Vale Europeu e o Circuito Acolhida na Colônia, implementação de circuitos e experiências profissionais e pessoais foram os principais assuntos. Participaram, Walter Magalhães, diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil, Eduardo Green, diretor da operadora Caminhos do Sertão Cicloturismo, e Ademir Winkelhaus, gestor de turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. O mediador da mesa foi o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini. "Hoje a bicicleta leva a população ao lazer", afirma Agustini. Para Eduardo Green a ideia é tornar Santa Catarina um pólo do cicloturismo, já que a atividade surgiu no Estado e este aparece com destaque no cenário nacional. Ademir Winkelhaus, que apresentou o Circuito Vale Europeu -, primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta -, destacou que o maior legado deixado pelo cicloturismo nas cidades que compõem o circuito é a integração dos moradores com a atividade. Santa Catarina já possui um manual, o "Circuitos de Cicloturismo”, com orientações para o desenvolvimento da atividade no Brasil, com o objetivo de fomentar o cicloturismo no país.
Thermas de Piratuba

O Thermas de Piratuba Park Hotel é uma ótima opção para um fim de semana divertido e com muita saúde. Programação gastronômica, banhos em águas termais, interessantes passeios, tudo em meio a belíssimas paisagens da região oeste de Santa Catarina. Crianças até 8 anos não pagam. Site www.thermaspiratubahotel.com.br.
Navalha na carne

O Espaço Cultural AváRamin traz a Joinville no dia 29 de julho, às 20 horas, o espetáculo Navalha na Carne, de Plínio Marcos, apresentado pela Cia. Quanta de Teatro, de Rio Claro – SP. “Navalha na carne” nos apresenta personagens como Neusa Sueli, uma prostituta; Vado, o cafetão e Veludo, um homossexual, empregado da pensão em que vivem Neusa e Vado. A abertura e o encerramento da noite terão o músico Bruno Padoveze na voz e violão, com o projeto 'A Divina Comédia', interpretando em versões acústicas, musicas de vários grupos. AváRamin fica na Rua Fernando Machado, 190, bairro América, Joinville. Ingressos no local, 20,00 e 10,00.

Abrajet – SC

A diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Seccional Santa Catarina, sob a presidência do jornalista Alberto Gonçalves teve um encontro no último final de semana (29 e 30), no Hotel Internacional de Gravatal. Na bela e estruturada estância de águas termais, o grupo irá discutiu assuntos ligados à entidade, incluindo o Congresso Nacional da Abrajet, que será realizado em setembro, em Belém do Pará.

Mercado aéreo doméstico cresce 19,54% em junho



Informações do relatório de Dados Comparativos Avançados da Anac - Agência Nacional da Aviação Civil divulgou que a procura por voos no mercado aéreo doméstico brasileiro aumentou 19,54% em junho de 2011, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 12,48%. Com isso, a taxa de ocupação chegou a 68,10%, contra 64,09% em junho de 2010. Dados disponíveis no site ww.anac.gov.br/dadosComparativos/DadosComparativos.asp.

Terra Turismo

A conhecida agência, Terra Turismo, após 26 anos em Gramado, abriu um novo escritório, em Porto Alegre. Oferecendo serviços de receptivo de eventos, hospedagem, passeios e transfers, pacotes personalizados e passagens aéreas, o escritório fica no centro financeiro da capital -, Av. Borges de Medeiros, 2105, sala 1706, ao lado do Hotel Intercity Premium.

Oktoberfest em Munique

Em sua 201ª edição, a Oktoberfest de Munique, na Baviera, Alemanha será realizada de 17 de setembro a 3 de outubro, com muita comida típica, atrativos culturais e brincadeiras. O destaque são as famosas cervejas alemãs, feitas somente com malte, água cevada e levedura, conforme lei estipulada em 1515, para controlar a qualidade do “ouro líquido”. Agências de viagens oferecem pacotes para a festa. Informações também no site www.lufthansacc.com.



Depois do recorde de 2010, quando houve um crescimento no número de pernoites de estrangeiros, de 42% em relação a 2009, os números para o ano de 2011 são ainda mais positivos. Segundo dados das autoridades alemãs, de janeiro a maio deste ano, a Alemanha registrou 8% de crescimento na hospedagem de estrangeiros, em relação ao mesmo período de 2010, num total de 21,6 milhões de visitantes. O número de brasileiros na Alemanha também aumentou. De janeiro a abril, foram 31% de pernoites de brasileiros a mais, em relação ao mesmo período de 2010, registrando um total de 147.686 pernoites. Segundo Maria Valle Lopez, diretora do Centro do Turismo Alemão na América do Sul, a previsão de turistas na Alemanha, no segundo semestre é bastante favorável.

Saúde no Festuris

A medicina brasileira, em suas diversas áreas, é uma das mais respeitadas por médicos e especialistas de todo o mundo, e a busca por locais que ofereçam opções para turismo de saúde e bem-estar é crescente. Por isso o Festival do Turismo de Gramado - Festuris aposta no Salão do Turismo Saúde. Atualmente o tempo para relaxar e cuidar da saúde está cada vez mais escasso e para atender a esta crescente demanda, muitos hotéis e spas estão diversificando seus serviços. Dados do Ministério do Turismo sinalizam que o estrangeiro que vem ao Brasil por motivos de saúde é o que permanece por mais tempo no país e o que mais gasta por dia de permanência. Nos últimos anos foram aproximadamente 200 mil viajantes buscando tratamentos no Brasil. O 23º Festival de Turismo se realizará de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, Gramado. Site www.festivalturismogramado.com.br.



TAP em Viena

A TAP, no período de 7 de agosto a 18 de setembro oferecerá mais uma ligação por semana entre Lisboa e Viena, reforçando a operação lançada em maio com cinco voos semanais. Este reforço surge em resposta à forte procura registrada, que permite atingir taxas de ocupação dos voos acima dos 90% durante o mês de agosto. A operação é efetuada em aviões A320, com capacidade para 160 passageiros. O novo voo será realizado aos domingos, com partida de Lisboa às 13h00 e chegada a Viena às 17h25 (hora local). No sentido contrário, o voo parte às 18h10 e chega a Lisboa às 20h35.

TAP no Brasil

Entre o Brasil e a Europa a TAP oferece as melhores ligações partindo de dez capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa, com excelentes conexões. E a excelente revista de bordo da TAP, na sua mais recente edição expõe um delicioso passeio de bug no Rio Grande do Norte e destaca a beleza da Croácia. Veja:



Toda a riqueza da história e da geografia peculiar de um destino muito agradável onde o mar é azul turquesa: Croácia.

Selo de Qualidade do Turismo

Durante o 6º Salão de Turismo, realizado em São Paulo de 13 a 16 de julho, o ministro do Turismo, Pedro Novais, e o diretor da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo Cabral, assinaram um memorando de entendimento para estudos e proposições para elaboração do Selo de Qualidade Nacional de Turismo. A fundação será responsável pela realização de seminários e consultas públicas tendo em vista o desenho e desenvolvimento técnico do selo de qualidade. Todas as empresas que atuam em algum segmento do turismo deverão ter o Selo de Qualidade Nacional de Turismo, conforme previsto na Lei n° 11.637, de 28 de Dezembro de 2007.

santa catarina


Turismo para gays e lésbicas

Uma vez que no Brasil agora é permitido o casamento entre gays, são estimulados também, de forma mais ostensiva, os serviços turísticos voltados a este público. Segundo dados da Câmara de Comércio GLS do Brasil, o público formado por homossexuais é um importante segmento para o mercado de turismo, responsável por um mercado que movimenta R$ 150 bilhões por ano. Estimativa da Associação de Turismo GLS (Abrat-GLS) aponta que , enquanto os heterossexuais brasileiros viajam, em média, 1,6 vezes por ano, considerando viagens aéreas de mais de duas horas de duração, os homossexuais viajam seis vezes. Sem filhos, possuem maior disponibilidade para viajar e gastar com lazer. E exigem atendimento diferenciado, livre de preconceitos. Esta parte, no Brasil, ainda precisa evoluir muito.

Hotel Leão da Montanha

O hotel Leão da Montanha, localizado a 600 metros do centro de Capivari, em Campos do Jordão, preparou uma programação especial para famílias no final das férias de inverno. Com amplos espaços nas áreas comuns, sala com lareira, espaço kids com aquecimento, buffet infantil com área dedicada às crianças, o hotel é excelente opção para a temporada de inverno. Os apartamentos podem ser conjugados e abrigar famílias com até 11 pessoas. Os monitores animam a criançada nos finais de semana com atividades durante todo o dia e passeios às principais atrações da cidade. A garotada vai aproveitar também o Cine Leão, com programação de filmes com pipoca free e vai alimentar os esquilos, que todas as manhãs buscam as instalações do hotel para seu desjejum. Para os pais, o hotel preparou cardápio especial para o jantar, de quinta-feira a domingo, oferecendo pratos da gastronomia italiana, festival de cremes e sopas e a cozinha da montanha, além da tradicional feijoada nos almoços de sábado. A carta de vinhos foi totalmente renovada e o piano bar, um dos ambientes mais agradáveis do hotel, está oferecendo variedade de fondues. Mais detalhes no site www.leaodamontanha.com.br.

Porto de Paz

O aconchegante Hotel Porto de Paz, localizado à Rua Roma, 555, na praia de Itaguaçu, São Francisco do Sul oferece atraente pacote para o feriado de 7 de Setembro. A diária do dia 7 é cortesia e no dia 11 o check-out é livre. Reservas, fone: 47 3422-5706.



Mundo a vapor



Na cidade gaúcha de Canela, o Mundo a Vapor é um dos belos atrativos da região, que merece sua visita.



Capacitação para venda de SC

A Ceretur Operadora, de Florianópolis, em parceria com a Santur, realizará a 5ª Rodada de Capacitação de Vendas de Santa Catarina para o Nordeste. De 25 de julho a 3 de agosto haverá workshops com operadores e agentes de viagens em seis capitais nordestinas - Salvador, Maceió, Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa e Brasília. Desde o início desses eventos de capacitação, em que operadores e agentes de viagem são treinados para vender mais e melhor Santa Catarina, os nordestinos começaram a visitar o Estado e hoje já fazem um número expressivo de turistas, que vem principalmente na temporada do frio e da neve.

Sabores e cores do Equador


Clique na imagem para ampliá-la

As cores do artesanato e das plantações de rosas, os aromas e sabores da cozinha equatoriana e as paisagens andinas são as principais atrações de um passeio de dia inteiro que a Metropolitan Touring oferece para os turistas que forem ao Equador. Com saída de Quito, o passeio segue rumo ao Norte, pelos Andes, até Otavalo, linda região, rodeada de rios, vulcões e lagos, famosa pela produção artesanal. Uma incursão pelo mercado será uma introdução à culinária local e aos seus ingredientes. Os aromas das mais variadas comidas caseiras tomam conta do ar e ajudam a abrir o apetite para o que virá em seguida. Depois do mercado, os passageiros são levados a uma propriedade do século XVIII. Lá, com a ajuda de um chef, os próprios turistas preparam um almoço equatoriano: truta grelhada e empanados. Tudo isso, acompanhado de um bom vinho. Para terminar, sorvete artesanal, preparado com puro suco de frutas. Na volta a Quito, é feita uma visita a uma plantação de rosas, das quais o Equador é um dos maiores exportadores do mundo. Os visitantes aprendem como as flores são cultivadas, empaladas e preparadas para a exportação. O passeio custa a partir de US$ 177 por pessoa, com almoço, e pode ser feito a partir de duas pessoas. Quanto maior for o grupo, menor é o preço individual.

A preciosa água

Curiosidade de interesse mundial: duas equipes de astrônomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia -Caltech, nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água dos oceanos do mundo, envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância. Astrônomos já haviam detectado vapor d’água, que é um sinal importante para investigação, em outras partes do universo, mas não em tanta quantidade. “É uma demonstração de que a água está por todo o universo, ainda que em tempos mais antigos”, avaliou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia. O que são quasares? são objetos brilhantes de localização muito distante, nos núcleos de galáxias, e são abastecidos com a energia de buracos negros. O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo que o Sol, e produz energia superior à energia de trilhões de sóis. (Fonte: Portal Terra).



Nenhum comentário:

Postar um comentário