segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


FRAIBURGO EM ALTA


Localizada no meio oeste catarinense, a Fraiburgo de hoje é uma cidade simples, simpática e orgulhosa de seu passado e da cultura européia, representada na arquitetura das residências e estabelecimentos comerciais, na língua falada entre as famílias e na peculiar gastronomia. Colonizada há 50 anos pela família Frey, provinda da Alsácia, região antigamente pertencente a Alemanha e hoje território francês, a cidade já foi conhecida pela exploração da madeira e suas serralherias. Hoje o que conduz o turismo e a economia é a maçã, fruta que melhor se adaptou às condições climáticas do local. Arnoldo e Renè Frey foram os responsáveis pelo nascimento da Terra da Maçã. Até hoje é possível desfrutar dos legados que os irmãos empreendedores deixaram.


Três dos oito hotéis da cidade são da família Frey -, Renar, Biz e Fraiburgo, que acomodam diversos públicos, além de outros estabelecimentos. Segundo a assistente de Marketing, Karoline Brandt, Renar é o hotel mais antigo da cidade. "Quando a produção de maçã aumentou, apareceram muitos investidores, que pediam para se hospedar na casa dos irmãos Frey. Foi então que eles tiveram a ideia de abrir este hotel, inicialmente com 39 apartamentos e hoje com 58 unidades, que mantém nos dois apartamentos mais luxuosos, os móveis dos Frey". O Renar, de forma geral é um hotel voltado para o hóspede de lazer e negócios, com ocupação o ano inteiro.

Maçã a economia

Com o mercado da maçã em constante crescimento, o Hotel Renar tornou-se insuficiente para atender a demanda. Criou então Hotel Biz, extensão do Renar, com 61 apartamentos, voltados para o hóspede executivo. E para os turistas que procuram lazer, o hotel Fraiburgo, com 88 acomodações se destina à categoria econômica. Atrelada aos hotéis está a Casa do Turista, que integra um parque de 380 hectares, onde, além da plantação comum de maçã, há uma plantação especial para os turistas poderem plantar ou colher, de acordo com a época, e entender como se desenvolve o processo, até a comercialização.

Passeios


O passeio é uma aventura de cerca de hora e meia, ao preço médio de R$ 15,00, que pode ser de ônibus ou em uma espécie de rally, conduzido pelo caricato Duolsan Constantino e guiado pela simpática Marília Hildebrando. Ela afirma que são colhidas de 36 a 40 mil toneladas de maçã por safra. Os números são inacreditáveis! O visitante pode ainda conhecer as grutas, museus, o artesanato, a gastronomia e os parques aquáticos. Em todos os estabelecimentos é possível encontrar um fraiburguense com a história da cidade na ponta da língua e muitas outras peculiaridades para contar.


Palanque móvel na Oktober

A 28ª Oktoberfest de Blumenau terá um palanque móvel para os desfiles. Ao contrário dos anos anteriores, a 28ª edição da maior festa alemã das Américas - programada para 6 a 23 de outubro - não terá palanque fixo para autoridades e convidados na Rua XV de Novembro, onde ocorrem os desfiles oficiais. O palanque está sendo montado em cima de uma plataforma móvel, com 4 metros de largura por 7 metros de comprimento, explica o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette. "A proposta é evitar a obstrução da via, na altura do Banco do Brasil, onde ele era fixado todos os anos. A construção do palanque na Vila Germânica evita transtornos na Rua XV", explica. A estrutura móvel permanecerá na rua durante toda a festa e ganhará pintura e decoração com flores naturais. Após a Oktoberfest, poderá ser utilizada para os festejos natalinos na Vila Germânica que vai se transformar na Weinachstdorf (Vila de Natal), entre novembro e dezembro.

Pontos de alimentação

No pátio da Vila Germânica, seguem em ritmo acelerado as construções de mais pontos de alimentação para a 28ª Oktoberfest. As barracas de madeira, cobertas com telhas, remetem ao estilo arquitetônico germânico. O Coreto, em fase de finalização, servirá espetinho durante a festa, e a Roda d'água, vai integrar a decoração do Biergarten (Jardim da Cerveja). Essas duas estruturas também serão aproveitadas na Vila de Natal. No início de setembro será montado o Jardim da Cerveja na frente do Setor 1. Este ano, a estrutura de lona terá 32 metros de largura por 48 metros de comprimento, sendo o pé direito de 10 metros. A Oktoberfest conta com o Biergarten desde a edição de 2007. O local é uma opção aos visitantes que podem apreciar variedade de chope e alimentos típicos num ambiente mais aconchegante. "O Jardim atrai muito o público, por isso, a cada ano, procuramos melhorar a estrutura e oferecer mais conforto", ressalta Norberto Mette.


Congresso da ABAV 2011

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, realizado em conjunto com a Feira das Américas – ABAV 2011, apresentará muitas novidades. Segundo o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, o formato será totalmente reformulado e seguirá tendências mundiais. “Vamos realizar vários seminários com apresentações de 20 minutos, de forma a captar e manter a atenção dos participantes. Além disso, iremos criar dinâmicas que promovam a interatividade com a plateia e fomentem oportunidades de relacionamentos. Queremos que o Congresso seja uma experiência marcante”, destacou Kaká. A preocupação com o conteúdo também é grande. Foi realizada uma pesquisa de mercado para verificar as principais demandas do setor para, com base nestes dados, selecionar palestrantes estratégicos. “Isso é essencial para que possamos contratar palestrantes chaves e criar seminários que atendam a demanda e contribuam para o dia a dia dos profissionais de turismo”, explicou o dirigente. O horário também será inovado. Os seminários terão início às 10h e seguem até 11h30, quando começam as plenárias. O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 será realizado no período de 19 a 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Sustentabilidade

De 27 a 29 de setembro o Rio de Janeiro será a capital mundial da sustentabilidade, quando acontece o 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Com o tema “Visão 2050: agenda para uma nova sociedade”, o evento vai reunir no Píer Mauá especialistas mundiais no assunto, CEOs das maiores empresas do País e sociedade civil em torno de discussões dos novos rumos da economia verde. Entre os convidados já confirmados, o economista indiano e ex-assessor especial do PNUMA, Pavan Sukhdev; o presidente-executivo da Global Reporting Initiative (GRI), Ernst Ligteringen; o diretor do Centro de Excelência de Desenvolvimento Sustentável da Índia, Sachin Joshi; o coordenador executivo da ONU para a Rio +20, Brice Lalonde e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O Congresso é realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e produzido pela agência Rio 360.
Parques Iguaçu


Os Parques Nacionais do Iguaçu (Brasil) e Iguazú (Argentina) elaboraram em conjunto um mapa integrado de passeios e serviços, que será distribuído aos turistas que visitam as Cataratas do Iguaçu, de ambos os lados. O folheto faz parte da campanha: “Cataratas do Iguaçu – um destino, dois países”, lançada no dia 26 de julho passado, no jardim do Hotel Sheraton – no lado argentino. Participaram do evento os chefes dos dois parques, Jorge Pegoraro e Daniel Crosta, o governador da província de Misiones, Maurice Closs, o ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer, e o de Misiones, Horacio Blodek, e ainda autoridades do turismo dos dois países. De acordo com Pegoraro, “esse trabalho integrado é o marco inicial para ações futuras nas áreas de pesquisa, manejo, proteção e turismo, envolvendo os dois parques nacionais”. A produção do material conta com o apoio do Duty Free Shop.


Card Free

A FBAJ - Federação Brasileira de Albergues da Juventude lançou a “carteira do jovem mochileiro”, oferecida gratuitamente para menores de 21 anos. O principal objetivo da “Card Free” é incentivar ao jovem brasileiro viajar pelo Brasil e também a prática de hospedagem, individualmente ou em grupos de amigos, contribuindo assim para o aumento do fluxo de viajantes, consumindo cultura e atrações de lazer. A carteira do jovem mochileiro é o passaporte para se hospedar nos HI Hostels, proporcionando descontos exclusivos em vários atrativos localizados nos principais destinos turísticos brasileiros.

Novos HI Hostels

A rede Hostels Brasil, no último ano investiu fortemente na qualificação de sua equipe de trabalho, na qualidade de seus equipamentos e em questões ambientais. Além disto, novos hostels foram filiados à rede e o tema “inovação” começa a aparecer, com o surgimento de hostels temáticos, hostel design e hostel boutique, este último a ser inaugurado brevemente em Porto Alegre. Os HI-Hostels credenciados neste primeiro semestre foram o HI - Ondina, em Salvador e o Hostel Chapada Diamantina, ambos na Bahia. Maceió inaugurou dois HI Hostels, um na praia de Pajuçara e outro em Ponta Verde. Recife credenciou sua segunda unidade na Praia de Boa Viagem e na Serra Fluminense foi reconhecido o HI Samambaia Hostel, instalado na centenária Fazenda da Samambaia, em Petrópolis. Minas Gerais recebeu uma unidade na histórica cidade de Tiradentes e o Belo Horizonte Hostel, o mais novo da rede HI foi inaugurado no dia 5 de julho.

Consules na Suíça

Por iniciativa do Cônsul Honorário da Suíça em Joinville, Alberto Holdereger, haverá de 21 a 25 de agosto um encontro dos cônsules honorários daquele país nas diversas regiões do mundo. O encontro será na cidade de Luzerna e terá programação especial.



Direitos Autorais

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro conseguiu, através de medida liminar, evitar a cobrança de direitos autorais pelo ECAD, de músicas reproduzidas nos quartos dos 177 meios de hospedagem associados. "Isso demonstra a força das entidades na luta por melhores condições em nosso setor. Medidas como essa podem gerar benefícios a outros pólos do mercado, contribuindo para o desenvolvimento de todos e do país", afirma Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional. Mais informações com o SindRio, fone 21 3282-5199. Os associados da ABIH-SC podem ter acesso ao texto da liminar na área restrita no site: www.abih-sc.com.br.

Fecomércio SC em Joinville

No dia 5 de agosto foi realizada, em Joinville, a 7ª Reunião da Câmara de Turismo da Fecomércio de Santa Catarina. O encontro aconteceu no Teatro do SESC e, entre outros assuntos, o destaque foi a apresentação da pesquisa realizada no período de 22 a 25 deste mês, para avaliar o perfil do visitante durante o Festival de Dança de Joinville. A entidade vem realizando esse trabalho nos grandes eventos de Santa Catarina desde o ano passado, para formar um banco de avaliação do impacto do evento na economia local e identificar fatores que necessitam de incremento. A reunião foi conduzida por João Eduardo Moritz, presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio e também presidente da ABIH-SC.

Fecomércio São Paulo

Reunião do Conselho de Turismo da Fecomércio SP, presidida por Jeanine Pires

Na última semana foi realizada a primeira reunião do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio SP, presidido por Jeanine Pires. Na ocasião, foi formatada uma agenda de temas que serão debatidos nos próximos encontros, entre estes, a capacitação de profissionais do setor, legado dos megaeventos, gastos dos brasileiros no Exterior e receita gerada por estrangeiros no Brasil, acordo de facilidade de visto entre o Brasil e outros países, em especial, Estados Unidos, desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, valorização do real frente ao dólar, entre outros assuntos. Participaram do encontro o presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta, o presidente da SP Turis, Caio Carvalho, o presidente do SPCVB, Toni Sando, o vice-presidente da Alatur, Ricardo Ferreira, o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Pina, o presidente da Ancoradouro, Juarez Cintra Filho, o ex-presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, e o diretor geral da Tap na América Latina, Mário Carvalho, entre outros.

Hotel Piçarras

A Linzmeyer Empreendimentos Hoteleiros, com sede em Joinville, SC, e tendo à frente da administração o empresário Geraldo Linzmeyer, amplia sua rede de negócios. Assumiu a gestão do Hotel Piçarras, em Piçarras, litoral norte do Estado. O hotel conta com 24 apartamentos e sete suítes completas. Linzmeyer anuncia que entre os investimentos a serem feitos estão o aprimoramento do atendimento ao cliente e implantação do serviço de café colonial nos finais de semana. Outro projeto é o de transformar o hotel em referência para hospedagens comerciais. O hotel está entre as sugestões de hospedagem indicadas pelo Guia Quatro Rodas, por apresentar o melhor custo/benefício da região.

Artesanato em Jerusalém

De 15 a 27 de agosto acontece em Jerusalém a 36ª Feira Internacional de Artesanato “Sultan’s Pool” (Piscina do Sultão). Tradicional no calendário de eventos de verão em Israel, a feira atrai dezenas de milhares de turistas. A colorida feira, conhecida como Khutsot Hayotser, em hebraico, tem o mesmo nome da pequena Rua do Artesanato, que é aberta todo o ano, aos pés das muralhas da Cidade Velha. Em 2011, contará com 150 artistas e artesãos de Israel, uma exposição internacional de arte de 39 países, uma feira internacional de alimentos, atrações para crianças, oficinas criativas, teatro, dança, performances musicais, numa área de 5.000 m2. O Pavilhão Israelense irá hospedar mais de 150 dos melhores artistas de Israel, expondo e vendendo pinturas, cerâmicas, metais, jóias, têxteis e tecelagem, judaicas, carpintaria e muito mais. Já o Pavilhão Internacional contará com artistas do Extremo Oriente, América do Sul, Europa, Ásia, África, Oriente Médio e, pela primeira vez, uma exposição de arte aborígene da Austrália. É uma atração e tanto para quem tem a felicidade de viajar a Jerusalém nesta época.

Áustria passado e presente


Grande parte dos atrativos da Áustria recordam tempos passados e estão escritos nas imponentes construções históricas. Palácios famosos da época imperial e ecos da música de Mozart estão por toda parte. Mas os visitantes descobriram, de uns tempos para cá, outro atrativo igualmente interessante, ou seja, a Áustria tornou-se um verdadeiro refúgio para os gourmands. Juntamente com a oferta de excelente vinhos, um movimento de culinária sofisticada ganhou força e projeção. Agricultores, chefs e proprietários têm se juntado para dar força a uma tradição do País, voltada para produtos frescos, sazonais e de produção local. Como resultado dessa busca, marcada pela inovação e criatividade, pela primeira vez a Áustria ganha destaque nesse campo. Ali o turista encontra, no setor gastronômico, uma culinária da melhor qualidade, que figura como um atrativo a mais para os viajantes que buscam energia, cultura, charme, num Pais de ricas tradições e de grandes belezas históricas.


Cinema em Piratuba

De 14 a 17 de setembro acontecerá em Piratuba, cidade membro da Rota da Amizade, o 3º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba, Santa Catarina. Para inscrições e informações contate a Comissão Organizadora, pelos telefones 49 3553-0553 ou 49-3553-0485.



Nenhum comentário:

Postar um comentário