terça-feira, 27 de setembro de 2011

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


A pequena cidade com características européias e sede do Festival do Turismo é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil. Dotada de completa infraestrutura hoteleira e gastronômica é freqüentada por milhares de turistas do Brasil e de outros países. Seu centro é um verdadeiro shopping a céu aberto com lojas de grifes fazendo contrapontos aos artesanatos e chocolaterias, outra marca registrada da cidade. Gramado é ainda privilegiada por suas áreas verdes que abrigam condomínios, mais de uma centena de hotéis, parques e áreas de lazer.

O Estado do Rio Grande do Sul , no sul do Brasil, onde está Gramado,é a principal via de acesso para o Mercosul. Sua Capital Porto Alegre é considerada o Centro deste mercado comum, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A estratégica posição geográfica do Estado faz dele a segunda maior porta de entrada de turistas no Brasil. Com quatro estações bem definidas, o Rio Grande do Sul foi colonizado por imigrantes açorianos, alemães e italianos, que lá encontraram um pedaço da Europa. O estado tem ainda forte influência hispânica devido à proximidade com os países de fala espanhola, com os quais faz fronteira.

Gramado esbanja exemplos com seus modelos de eventos, como eu conheci em Benevides, uma pequena cidade do Pará. O Natal Luz, que o Prefeito daquela cidade veio conhecer aqui e implantou lá com um “Projeto Comunitário” aproveitando as garrafas de plástico (peti), que iluminadas mostram aos turistas em belo espetáculo.

Aproveitando os textos do “Festuris” para homenagear esta querida cidade gaúcha, no Dia Mundial do Turismo, que acontecerá no próximo dia 27 de setembro, saudando as eternas guerreiras (empresárias) Marta Rossi e Silvia Zorzanello, criadoras do Festival do Turismo de Gramado. E aqui fica o CONVITE.! Visite Gramado e participe do 23º Festival de Turismo, de 17 a 20 de novembro de 2011.

PIT STOP

* Vem aí a sexta edição da Feira do Livro de Criciúma(SC), com o tema “O Embarque Certo para sua Viagem”. Local: na Praça Nereu Ramos, de 30 de setembro a oito de outubro de 2011. Horário: das 8 às 21 horas, com palestras, bate papo, teatro, oficinas, exposições, cinema, contação de histórias e música. Conheça seus escritores preferidos! (http://galeriafcc.blogspot.com). (ver foto alunos feira livro)

* No Turismo Jurídico participe do Primeiro Congresso da Advocacia Sul Catarinense. Acontecerá em Criciúma (SC), nas dependências do Centro de Eventos Oásis. Dias 20 e 21 de Outubro de 2011. Inscrições no site www.oabcriciuma.org.br/congresso.

* Não dá pra entender a falta de um aeroporto para atender a Região das Hortênsias. Com um fantástico potencial turístico, as cidades gaúchas de Gramado, Canela e região há anos lutam para a sua construção.Vamos lá, tchê! O Traslado rodoviário via Porto Alegre atrasa e cansa os turistas! Cadê a força dos nossos irmãos gaúchos??? Com a palavra a AMSERRA, Associação dos Municípios de Turismo da Serra.

* Salve o Dia Mundial do Turismo - 27 de setembro de 2011. Em Belém do Pará, jornalistas de Turismo festejam no Congresso da Abrajet. Em Salvador na Bahia, a grande festa do jornalista Carlos Casaes com o seu Catavento de Prata. Em Criciúma(SC), o Governo Municipal inaugura o Parque das Nações com várias atrações nacionais. Parabéns a todos!

* A maior festa alemã do Sul de Santa Catarina acontece em Forquilhinha: a HEIMATFEST, de 11 a 16 de outubro de 2011. (www.heimatfest.blogspot.com). Cultura, história, shows e gastronomia.

* O Projeto Viva a Serra, com arte, turismo, cultura, gastrononia, música, feira e shows (arena dois mil lugares) integra fora do inverno as cidades catarinenses de Urubici, São Joaquim e Lages nos finais de semana, agora o ano todo. (www.vivaserrasc.com.br) Dica: inicie por Urubici..!


Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turístisca de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910(www.difusora910.com.br)

DRT-SC.02360-JP

OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)

http://abrajet-sc.blogspot.com

http://nossojornalsc.blogspot.com

E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com.br

Fotos desta notícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário