segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


73ª Festa das Flores

Clique na imagem para ampliá-la

A Festa das Flores de Joinville, em sua 73ª edição será realizada de 11 a 14 de novembro. No dia 11 acontecerá o julgamento das orquídeas inscritas no concurso e às 14 horas, os portões serão abertos ao público. Porém, a solenidade oficial de abertura será realizada às 19 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Florianópolis. No dia 12 acontecerá o concurso de eleição da rainha e princesas da Festa e a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil. Além da tradicional Exposição de Flores e demais atrações, nos dias 11 e 14 de novembro haverá shows de nível nacional. A Fundação Cultural de Joinville programou apresentações culturais e artísticas diárias e o dia 13 será especialmente voltada a terceira idade. Em paralelo a Festa das Flores na Expoville, o Centreventos Cau Hansen sediará, entre os dias 13 e 18 de novembro, o XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e o V Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. Serão mantidas também as visitas aos campos de flores da cidade e o desfile alegórico das candidatas à rainha, já confirmado para o dia 5 de novembro.

Coral da Lírica no RS

O Coral da Sociedade Cultural Lírica se apresentou no último fim de semana na 14ª Festa Nacional do Moranguinho, na cidade de Bom Princípio, Rio Grande do Sul, a convite da prefeitura local. O Coral da Lírica, regido pelo maestro Rafael Huch, é sem dúvida um dos melhores da região, apresentando verdadeiros shows de canções clássicas internacionais, popular brasileiras, folclóricas, em português, alemão ou inglês. No mês passado o Coral fez uma turnê por várias cidades do Oeste Catarinense, em que foi recebida com muitos aplausos.

Curso de Eventos

No dia 19 de setembro próximo, com o apoio do Joinville Convention & Visitors Bureau, a SOCIESC abrirá o Curso de Pós graduação em Execução de Eventos, com a palestra do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Rodrigo Thomasi. Rodrigo falará sobre como os eventos promocionais ajudaram e ajudam o Bali Hai a sobreviver no mercado do lazer, cada vez mais competitivo, além de passar informações a respeito do processo de “desburocratização dos eventos em Joinville”. Assunto inerente à pasta que dirige na Prefeitura, Rodrigo tenta resolver este gargalo que tanto dificulta a vida dos organizadores de eventos. A hora é oportuna para a profissionalização do setor, visto que o Brasil se prepara para receber eventos importantes nos próximos anos. Joinville e a região Norte de SC deverão estar preparadas, porque certamente receberão visitantes em função de jogos da Copa 2014 em Curitiba.

Turismo Interno

No dia 13 de setembro iniciam as inserções da Campanha de Turismo Interno, realizada numa parceria entre a Fundação Turística e a Ric Record em Joinville, com a apresentação de diversos VTs mostrando os atrativos da cidade. A intenção é incentivar o joinvilense a conhecer e admirar as opções turísticas qualificadas que Joinville oferece. “Conhecendo melhor os atrativos locais, o joinvilense será nosso parceiro no fortalecimento do turismo”, ressalta Samir Alexandre Rocha, gerente de marketing da Fundação Turística.

Joinville no Travel Mart Latin América

Joinville participará do 35o Travel Mart Latin América (TMLA), evento internacional de turismo, que será realizado pela primeira vez no Brasil, em Florianópolis, entre os dias 11 e 13 de setembro. O TMLA tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR e reunirá cerca de 300 operadoras internacionais, provenientes principalmente dos mercados norte-americano e europeu. A participação de Joinville se dará em três ocasiões. Na solenidade de abertura, que acontecerá dia 11 no Costão do Santinho, quando uma dupla de bailarinos do Balé Bolshoi, além da rainha e princesas da Festa das Flores, recepcionarão os visitantes na entrada do evento e na sequência se unirão aos representantes de outras cidades catarinenses no cenário da “Ilha Germânica”. A segunda etapa é a participação no estande, junto dos demais municípios da Instância de Governança Caminho dos Príncipes. E a terceira é a recepção de três jornalistas estrangeiros que, após o evento, virão conhecer a rota das cervejarias catarinenses. Eles chegarão a Joinville no dia 15 de setembro visitarão a sede da Opa Bier, o Museu de Imigração e Colonização e no dia 16 de setembro farão o passeio com o Barco Príncipe.

Festival de Cinema e Vídeo Rural



O Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural é um dos maiores eventos de Santa Catarina, em Piratuba, na Rota da Amizade. Já em 3ª edição, o Festival é voltado às produções audiovisuais focadas no meio rural e tem mais de 120 filmes inscritos, com representantes da maior parte dos estados brasileiros. É uma mostra competitiva de filmes e produções brasileiras que se referem ao universo rural, à agricultura familiar, à cultura, aos costumes, hábitos e saberes do homem do campo, assuntos sociais e ambientais, a autêntica expressão do homem do campo, do seu trabalho, suas realizações, preocupações e perspectivas. As produções são divididas em quatro categorias: Filme de Ficção, Documentário, Reportagem de TV e Produção Amadora. Em paralelo acontecerá a 5ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade e também a III Feira de Produtos e Artesanato da Agricultura Familiar, com exposição e comércio de produtos durante o Festival.



Fotografias e Oficinas

O Festival abre também espaço para as fotografias, com o III Concurso de Fotografia Rural, cujo tema é “Manifestações culturais nos meios rural e pesqueiro”. Haverá premiação, nas categorias preto e branco e em cores. As oficinas, de acesso gratuito aos agricultores, estudantes e profissionais do meio audiovisual apresentam temas de grande interesse, tais como “Cinema na Escola”, com Luiza Lins, SEMAS I - “Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos”, com Rogério Carnasciali e SEMAS II, “Capacitação em Agroturismo” - com Thaise Costa Guzzatti. Palestras, Agricultura I - “SC Rural e Verticalização”, com Airton Spies, Agricultura II “Motivação Sustentável” - com Ainor Lotério e “Vivências - Comunicação Rural”, com José Hamilton Ribeiro. Shows com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira e Kleiton e Kledir completam a programação. As premiações dos três melhores de cada categoria vão de R$ 800,00 a R$ 3.000,00. Informações: www.festivaldecinemapiratuba.com.



Semana da baleia franca

Única brasileira no Clube das Baías Mais Belas do Mundo desde 2003, a Praia do Rosa, em Imbituba (SC) sedia, de 14 a 17 de setembro, no Ecoresort Vida Sol e Mar, o I Encontro das Baías Americanas, reunindo os destinos que fazem parte desta associação no continente americano. Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, entre outros, já confirmaram presença. O evento coincide com a 15ª Semana Nacional da Baleia Franca. Em 2007, a Praia do Rosa sediou o congresso mundial da associação e, há dois anos, o representante local, Enrique Litman, assumiu a Vice-Presidência do Clube para as Baías Americanas. A sede do evento é o Ecoresort Vida Sol e Mar, na Praia do Rosa. Na abertura terá concerto da Camerata de Porto Alegre e jantar de boas-vindas aos participantes. Na manhã seguinte (15), palestra do Instituto Baleia Franca (IBF), seguida de passeio de observação de baleias (whale watching). No retorno, é a vez do lançamento da pedra fundamental da Casa do Clube das Baías mais Belas do Mundo, em parceria com o IBF.


Clique na imagem para ampliá-la

À tarde terão início os trabalhos do Encontro, com as apresentações dos projetos de cada participante. No dia 16, sexta-feira, além dos eventos sociais, está prevista trilha ecológica pelo Caminho do Rei (Praia do Rosa) até Ibiraquera, com reconhecimento da flora e fauna locais e avistagem de baleias por terra. E no último dia do evento, será feita a apresentação do projeto “Rosa 2020” – com vistas à preservação e turismo sustentável -, conclusão dos trabalhos e redação da Carta de Imbituba. Passeio de Maria Fumaça até Laguna, para observação dos golfinhos nos Molhes da Barra, e jantar de encerramento finalizam o Encontro. O evento conta com o apoio do Ministério do Turismo, EMBRATUR, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Imbituba.



Negócio Certo Rural

Estão abertas as inscrições para duas turmas do curso Negócio Certo Rural que acontecerá na Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, em parceria com o SEBRAE. O curso é gratuito e é dirigido a jovens trabalhadores do meio rural, com idade mínima de 16 anos e suas famílias. Os aprticipantes irão aprender sobre planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais. Uma nova turma iniciará no dia 15 de setembro. Inscrições, nos telefones da Fundação 25 de Julho 3424-1188 e 3439-6001.

Clube das baías mais belas


Clique na imagem para ampliá-la

Fundado em março 1997, o Le Club des Plus Belles Baies du Monde (www.world-bays.com) tem sede em Vannes, França, e conta com a chancela da UNESCO. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes. Os membros do clube se comprometem a servir de exemplo em termos de gestão turística e proteção ambiental. Os critérios de inclusão vão além da questão estética, abrangendo requisitos referentes ao patrimônio natural e cultural das baías. Para ingressar no clube é preciso corresponder a, pelo menos, dois dos critérios exigidos pela UNESCO. A Praia do Rosa foi selecionada por fazer parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, por ser núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela beleza cênica e por sua preservação ambiental. O título foi recebido em 2003, em Tadoussac, Canadá.

Primavera na Patagônia

Navegar entre os fiordes patagônicos, cercados por geleiras e pela singular floresta magalhânica, em um navio moderno, amplo e confortável é a sugestão da Cruceros Australis. O foco principal da viagem são as excursões guiadas por uma equipe de expedição, pela natureza isolada e virgem da região. Para aproveitar a primavera no extremo sul do continente Americano, a companhia oferece duas datas de embarque, a bordo do novo e requintado navio Stella Australis, a preços atraentes, em sistema all-inclusive. Com três noites de hospedagem, as rotas custam a partir de US$ 759 por pessoa, em cabine dupla, categoria A. De 21 a 24 de setembro, o roteiro parte de e retorna a Ushuaia, na Argentina, para conhecer o chamado "Fim do Mundo". O roteiro compreende o mítico Cabo Horn, que durante anos foi uma importante rota de navegação para as embarcações entre os oceanos Atlântico e Pacífico, e o último território sul-americano antes da Antártica. O passeio ainda contempla a Baía Wulaia, sítio histórico que foi um dos maiores assentamentos dos nativos canoeiros Yamana e lugar do primeiro contato de Charles Darwin com este povo.


Clique na imagem para ampliá-la

São visitados também os imponentes glaciares Garibaldi e Pia, localizados no Canal Beagle e parte da Cordilheira Darwin com picos nevados que dominam o cenário durante a navegação. O outro roteiro é a partir de Punta Arenas, no Chile, com visita a grande colônia de pinguins magalhânicos na Ilha Magdalena, de 25 a 28 de setembro e compreende visita aos glaciares Brookes, Águila e Condor e à Baía Aisnworth, onde é possível avistar elefantes marinhos em preguiçosos banhos de sol, além do desembarque em Magdalena. Nas duas rotas os passageiros poderão caminhar no bosque magalhânico, último ecossistema de florestas antes da Antarctica. Informações no site www.australis.com ou com o seu agente de viagens.

Velejar no Nordeste

Agosto e setembro são os meses ideais para curtir os esportes náuticos no litoral cearense. Os bons ventos fazem com que a costa fique movimentada e justamente nesta ocasião, as luxuosas pousadas Vila Kalango, em Jericoacoara, Rancho do Peixe, na Praia do Preá e o Hotel Vila Selvagem, em Pontal de Maceió – Fortim estão com vantagens atrativas para os visitantes. Até 30 de setembro - a cada três noites, uma será free, 10% de desconto no restaurante, up grade conforme disponibilidade, e pagamento parcelado em até quatro vezes. Os empreendimentos, geridos pelo E-Group proporcionam conforto e encanto aos seus hóspedes. E nesta época, o grande atrativo é o mar calmo e o vento constante, que favorece as condições ideais para a prática de kitesurf e windsurf. Os destinos de Jericoacoara, Preá e Fortim, no Ceará, são considerados os melhores picos de velejo do mundo devido às condições de vento e temperatura. Reservas com E.Group, fone 11 5561-1016, sites, www.vilakalango.com.br e www.ranchodopeixe.com.br.


Visto americano



O Consulado Geral dos Estados Unidos vai ampliar o atendimento, enquanto cresce o clamor pelo fim da exigência. Em São Paulo, o Consulado está preocupado em reduzir o tempo de espera para obtenção do visto e para isso seriam abertos, a partir de novembro, cinco postos de atendimento na Capital paulista, para agilizar a demanda. Atualmente, o viajante aos Estados Unidos aguarda em média, 120 dias, para conseguir agendar uma entrevista no Consulado, para recolher as impressões digitais e apresentar os formulários necessários. Quando estiver em vigor o novo sistema, o candidato só irá ao Consulado para a entrevista, a espera será no máximo de 30 minutos e poderão ser atendidas 3 mil pessoas por dia. Os novos postos seriam instalados em shoppings ou em agências independentes. A medida poderá ainda ser estendida às outras cidades em que há Consulados dos EUA, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Fim do visto?

O interessante é que a mudança ocorre justamente no momento em que se volta a insistir pelo fim da exigência do visto americano, e, por consequência, do visto brasileiro para os cidadãos norte-americanos, em razão da reciprocidade. A medida seria coerente com o desejo do presidente Barak Obama de incrementar o turismo no País, até para fazer frente à crise econômica e ao alto índice de desemprego que atinge os Estados Unidos.



Do lado brasileiro, o fim do visto também facilitaria a visita de norte-americanos ao País, atendendo à expectativa de aumento do número de turistas estrangeiros no Brasil, que há anos patina sem sair do lugar. Os empresários dos segmentos turísticos nos Estados Unidos querem sobretudo que seja facilitada a entrada de brasileiros, chineses e indianos, que sofrem as mesmas restrições. Há diversas mobilizações para sensibilizar o governo dos EUA, a exemplo de Miami, aonde o presidente do Miami Convention & Visitors Bureau, William Talbert, vem defendendo maior flexibilização na concessão de visto a brasileiros. A ação é encarada com simpatia pelo superintendente geral do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, porque seria um passo importante para ambos os países na ampliação do fluxo turístico nas duas direções.

Turismo Sul-Americano

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo mundial cresceu no primeiro semestre deste ano em 4,4%. O melhor desempenho foi da América do Sul, com crescimento de 15%, três vezes superior à média mundial. No mesmo período, o Brasil registrou um crescimento de 11,7%. O presidente da Embratur, Flávio Dino, comemorou o resultado. Entre janeiro e junho deste ano, o número total de chegadas internacionais chegou a 440 milhões, 19 milhões a mais que no mesmo período de 2010. O aumento de turistas internacionais se ajusta em grande medida à previsão inicial divulgada pela OMT no início de 2011 e que apontava avanço entre 4% e 5% para o ano, ou seja, taxa ligeiramente superior a de 4%, considerada média de longo prazo.

Brasil em Portugal

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), levou um pouco do Brasil para as ruas de Portugal, especialmente em dez paradas de ônibus de Lisboa. Além de ver imagens de destinos turísticos, o pedestre também poderá ouvir músicas brasileiras enquanto espera pelo transporte. O diretor de Marketing do Instituto, Walter Vasconcelos, justificou a ação pela praticidade de oferecer ao público uma maneira simples de conhecer a riqueza cultural brasileira e nossos destinos turísticos de maneira interativa, tecnológica e moderna. A ação faz parte da Campanha Publicitária "Brasil te chama, celebre a vida aqui", iniciada no governo Lula e sequenciada pela Embratur para auxiliar a promoção dos destinos brasileiros no exterior. A iniciativa, com investimento de cerca de R$ 5 milhões em publicidade na Europa, começou a ser veiculada após o final da Copa do Mundo de 2010, já de olho nos potenciais turistas da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Trip amplia frota



A companhia aérea de aviação regional Trip finalizou a encomenda de 18 unidades do avião ATR 72-600, e fechou acordo de opção para aquisição de 22 aeronaves adicionais. O negócio é avaliado em US$ 903 milhões. Os aviões têm configuração para 68 lugares. Com a aquisição dessas unidades, a empresa informou que passará a ser a maior operadora de turbopropulsores ATR do mundo, com 50 aviões desse modelo até 2013. Atualmente, a maior frota de ATRs em operação é a da American Eagle, nos Estados Unidos, com 39 aeronaves.

Diversão no Alpen Park

O Alpen Park, de Canela (RS), proporciona um presentão para quem procura dias de diversão e adrenalina. Agora, o Alpen passa a abrir diariamente (antes não abria às segundas-feiras), disponibilizando todas as atrações oferecidas no complexo. “Percebemos uma grande procura de público nesse dia e acreditamos que assim seria mais uma forma de satisfazer nossos visitantes”, destaca a Relações Públicas do Alpen Park, Samanta Vasques. Já reconhecido como um dos complexos de diversão na Serra Gaúcha, o Alpen oferece atrações diversas. O passeio pode se tornar mais radical com os esportes ao ar livre como rapel, escalada, bungee trampolin, arvorismo e tirolesa. O complexo conta também com brinquedos como simuladores, touro mecânico e o incrível Cinema 4D, onde a projeção simula movimentos nas poltronas, rajadas de vento e respingos d’água, fazendo com que o público interaja diretamente com o filme. Além disso é preciso conferir a descida de trenó com 950 metros, repleta de curvas e os passeios de quadriciclo, que passam pela mata nativa que envolve o parque. O horário de funcionamento do parque é das 9h às 18h. Mais informações pelo site www.alpenpark.com.br.



Febrachoco

A primeira edição da Feira Brasileira do Mercado de Chocolates (Febrachoco) encerrou sábado no ExpoGramado, com alto nível de satisfação dos expositores. Segundo o coordenador do evento, Caio Tomazeli a boa aceitação da feira ocorreu em função da seletividade do público, e pelo fato de Gramado ser um centro de produção de reconhecida qualidade. “Este é o evento mais profissional do Brasil, como desenvolvedor de novos produtos”, resume Tomazeli, ao destacar a presença da maior empresa do mundo na produção de chocolates, a Barry Callebaut, e a maior produtora do Brasil, a Harald.


Nenhum comentário:

Postar um comentário