terça-feira, 27 de setembro de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



FENAOSTRA

fenaostra

Florianópolis, a capital Catarinense também entra no ritmo das festas de outubro com a Fenaostra – Festa Nacional da Ostra, em sua 13ª edição, de 6 a 16 de outubro, Centrosul. A festa tem o seu suporte no cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de mais de um milhão de dúzias. A Fenaostra mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar, tendo a ostra como ingrediente principal. É a única promoção do gênero no país a reunir num mesmo espaço atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica, artística e cultural, tendo como mote a maricultura. Durante seis dias, os visitantes terão à disposição atrações para diferentes públicos e gostos. São cursos, concursos, workshops, seminários, feiras de produtos e serviços, jornadas de negócios, além de um amplo salão de gastronomia e de muita diversão, com mais de 150 artistas mostrando o melhor da música, teatro, dança e folclore regionais. Essa diversidade foi a receita para o sucesso do evento, criado em 1999, e faz dele um diferencial no circuito festivo de outubro em Santa Catarina. Graças a esse desempenho, Florianópolis detém a liderança absoluta dos mercados de ostras no estado e no Brasil, com 1,2 milhão de dúzias, o que corresponde a 80% da produção nacional. A Festa Nacional da Ostra terá estandes para comercialização de artesanato, mas o destaque na área de exposições será a Feira de Produtos e Serviços, voltada à gastronomia e aquicultura, com 25 empresas de Santa Catarina e do Brasil, além de convidados da França, terceiro maior produtor de moluscos do mundo, e dos Açores, região que influenciou a colonização de Florianópolis. Site: www.pmf.sc.gov.br/igeof.

Costa Esmeralda



O Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau elegeu nova diretoria para o biênio 2011-2013. Luiz Otávio Lustosa, da Tatuira Petisqueira, foi reeleito, por aclamação, como presidente. Sylvio Gumz (Tomatino Cantina Italiana), vice-presidente; Zenelise Drodowski (Pousada Vila Verde), diretora financeira; José Carlos Boeck (Chico Contabilidade), diretor secretário; Renata Dolce (Hospedaria Refúgio das Galés), diretora de promoções e publicidade; Fernanda Cristina da Silva Cademartori (Pousada Las Brisas), diretora de relações externas; Marcelo Monsu (Plaza Itapema), diretor de planejamento. Como suplentes foram indicados: Ulisses Munhoz (Sushi By Ulisses), Alexandre Stodieck (Ilha de Porto Belo) e César Bosqueiro (Refúgio do Estaleiro).

Idiomas online

O SENAC de Joinville oferece uma grande novidade em cursos. É um programa de referência mundial em aprendizagem de idiomas, da Rosetta Stone. O estudante pode aprender um ou mais de 20 idiomas disponíveis, em sessões online ao vivo, de conversação com um instrutor. Milhões de alunos em 150 países já estudaram neste programa. Saiba mais no site www.sc.senac.br.



COBEP 2015

O Departamento de Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e o Joinville Região Convention & Visitors Bureau confirmaram a captação de mais um importante evento para Joinville. Trata-se do XIII Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – COBEP que acontecerá em 2015 e foi captado durante a edição deste ano, que ocorreu recentemente em Natal /RN.



Guia de Hoteis

Com uma tiragem de 50 mil exemplares e a relação de todos os meios de hospedagem do Estado, a ABIH-SC lança no dia 28 (quarta-feira), às 9h, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, o Guia de Hoteis de Santa Catarina, edição 2011. A publicação traz em destaque os associados da ABIH e a relação dos demais hoteis do Estado. O lançamento será feito durante café da manhã, pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, seguido de palestra do presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, sobre os "Desafios do turismo frente ao crescimento das classes C e D".



Lei do Guia Local

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1231/11, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que torna obrigatória a presença de guia de turismo local em excursões organizadas por empresas devidamente credenciadas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e autorizadas a executar esses serviços. Segundo o autor da proposta, somente o guia local pode atender com eficácia aos padrões de consumo exigidos pelo mercado atual. “Agências, operadoras, hotéis e restaurantes exigem cada vez mais profissionais treinados para guiar os visitantes dentro das cidades, sendo capazes de prestar um serviço de qualidade e garantir a satisfação do cliente”, argumenta Cherini. A lei entrará em vigor imediatamente após sua publicação, que depende da regulamentação.

Operação Verão 2012



Para quem adquiriu uns quilos extras e quer exibir um corpo em forma para o verão, o SPA Infinity Blue, em Balneário Camboriú, oferece programas específicos para reeducação alimentar e emagrecimento, além de tratamentos que auxiliam no combate a flacidez, redução de medidas, celulite e desintoxicação. O Programa de Reeducação Alimentar e Emagrecimento é de sete dias, com refeições adequadas, atividades físicas, tratamento estético e hospedagem, com profissionais altamente qualificados. Há também o Day Beleza, um dia inteiro de tratamentos específicos para a beleza e estética do corpo. Saiba mais no site: www.infinityblue.com.br, fone: 47 3261-0300.

Negócios no FESTURIS

Com a intenção de incentivar a geração de negócios para as micro e pequenas empresas, visando o fortalecimento de destinos turísticos, pela primeira vez em 23 anos o Festival de Turismo de Gramado vai colocar Maria Valle Lopez, diretora do DZT em São Paulo à disposição do trade a Rodada de Negócios SEBRAE. Os segmentos escolhidos foram: enoturismo, turismo de pesca, turismo religioso e e-commerce. As inscrições para participar das rodadas são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.festivaldoturismogramado.com.br, até 7 de novembro. Parceria inédita com o Sebrae Nacional, a Rodada de Negócios será realizada no espaço Destinos em Desta que, nos dias 18 e 19 de novembro, entre 14 e 18h30. Serão duas rodadas por dia, com duração de 1h30 cada. A organizadora da Rodada de Negócios SEBRAE, Luciana Thomé, da empresa Decide Projetos.



Segmentos de Turismo

O Enoturismo tem se destacado, pois é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Também eleito para as Rodadas de Negócios, o Turismo de Pesca compreende as viagens de lazer realizadas com a finalidade da pescaria amadora. Turismo Religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar de peregrinação cada uma dessas viagens. E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou seja, pela Internet, é possível adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais.



Chocolate Lugano

O Chocolate Caseiro Lugano completa 35 anos de carinho e compromisso ao desenvolvimento da sua linha de produtos. Uma história de amor, baseada na tradição, na competência e na arte do mais puro chocolate artesanal de Gramado. O pioneiro desta empresa foi Lauri Casagrande, de Renaldo Henrique Schwingel a adquiriu em 1° de abril de 1985, desde então, encontra-se nesta família. A empresa nasceu pequena, mas com grandes sonhos e coloca dedicação em tudo o que cria e produz, levando ao consumidor um gosto inconfundível do mais puro chocolate de Gramado.

Escola de Chocolataria

E por falar em chocolate, a Castelli Escola Superior de Hotelaria, em Caxias do Sul (RS), fundada em 1978 e que se destaca pela excelência dos seus cursos, terá mais uma novidade: a Escola de Chocolataria, lançada no dia 1º de setembro, durante a FEBRACHOCO – Feira Brasileira de Chocolates, realizada em Gramado. A escola favorece a preparação de mão de obra da região, em que a fabricação de chocolates é um dos atrativos principais do grande fluxo de visitantes.
Ministro suspende



O ministro do Turismo, Gastão Vieira decidiu suspender a realização de convênios com Organizações Não Governamentais (ONGs) na área de treinamento de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014. A decisão do ministro foi tomada um dia após a publicação do decreto no Diário Oficial da União, que endurece as regras para contratação e repasse de verbas a entidades sem fins lucrativos. Ele suspendeu contratos para festividades e obras, mas ainda restava uma medida para reaver os contratos com ONGs para formação da mão de obra que trabalhará na Copa em hoteis, por exemplo”, disse Vieira. O novo titular do Turismo vai fazer mudanças. “Queremos participar de forma ativa da Copa do Mundo, ter um ministério mais presente em todos os setores do turismo, recuperar campanhas que deram certo, como o Turismo para Idosos, e aumentar a receita do Turismo”.

Um brinde com a TAP



A TAP serve a bordo três vinhos portugueses que a revista norte-americana Global Traveler considerou “os melhores servidos por companhias aéreas de todo o mundo”. A revista Global Traveler promove um concurso anual, “Wines on the wing 2011”, para avaliar os vinhos servidos a bordo. Este ano, além do “Casa de Santar Dão Reserva 2007” , que recebeu o primeiro lugar na categoria de vinho tinto servido em Classe Executiva nos voos internacionais, a TAP teve também premiados o “Luís Pato 2010”, em terceiro lugar no ranking dos melhores vinhos espumantes em Classe Executiva nos voos internacionais e o “Paulo Laureano Alentejo Branco Reserva 2010”, servido na mesma classe, em quarto lugar. O “Wines on the wing”, contou este ano com a participação de 28 companhias, que inscreveram na competição 136 vinhos, provados e avaliados por um painel de 31 juízes.

Círio de Nazaré

O Pará deve receber em 2011 mais de 73 mil turistas durante a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A previsão é da Paratur e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, na expectativa de que os gastos desses turistas ultrapassem U$ 26 milhões de dólares. Cerca de 2 milhões de romeiros participam do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, sempre no segundo domingo de outubro. O evento é o mais forte atrativo turístico da capital paraense.

Puyuhuapi na Patagônia



O Puyuhuapi Lodge & Spa fica numa região da Patagônia Chilena com muitos lagos e rios de águas frias durante todo o ano e com abundância de trutas e salmões. O lodge não é voltado exclusivamente para a pesca, mas oferece programas especiais para quem gosta de praticar o fly fishing. E quem não curte jogar a linha na água, pode aproveitar os passeios e as incríveis paisagens da região, com montanhas de cumes eternamente brancos pelas neves contrastando com o verde da vegetação, cachoeiras, lagos, rios e riachos. As agências de viagens dispõem de pacotes para seis dias. O Puyuhuapi Lodge & Spa está localizado na Baía Dorita, numa área em meio à natureza exuberante e oferece serviços como tratamentos de beleza no Spa, conforto e elegância nos quartos e suítes, excelente gastronomia que mescla receitas locais com pratos do Mediterrâneo, revigorantes banhos em águas termais e passeios como o roteiro pela Carretera Austral, excursões de pesca e navegação até o imponente Glacial San Rafael.

Camarote VIP Oktoberfest

Os visitantes da 28ª Oktoberfest de Blumenau podem frequentar o Camarote VIP, espaço privilegiado na festa, no mezanino do Pavilhão 3. O espaço, de 300 m2 é limitado a 300 pessoas por noite será aberto a grupos corporativos e ao público em geral. O local terá ambientação cenográfica, climatização e a presença de personagens da 28ª Oktoberfest. No local será servido bufê de frios e quentes, chope, refrigerante e água com consumo livre. O ingresso para a festa já está incluso no pacote de acesso ao camarote. O ingresso antecipado custa R$ 130,00 por dia, por pessoa, mais taxas de administração do site www.zetks.com (somente com cartão de crédito) e na hora, R$ 150,00. O camarote funciona nos dias 07, 08, 11, 14, 15, 21 e 22 de outubro, das 20h às 4h. Nos dias 13 e 20, os preços serão de R$ 110,00 e R$130,00.

Comidas e bebidas/preços:
NOME DO PRODUTOVALOR
BATATA RECHEADADe R$ 10,00 a R$ 12,00
CACHORRO QUENTEDe R$ 6,00 a R$ 8,00
REFRIGERANTE (300 ml)R$ 3,00
CHOPE (400 ml)R$ 4,50
CERVEJASDe R$ 6,00 a R$ 10,00
H2OH (500 ml)R$ 3,50
AGUAR$ 3,00
ENTENSNACK (TULIPA DE PATO)R$ 12,00
GEFÜLLTES ENTENBEIN (COXA DE MARRECO RECHEADA)R$ 15,00
BOLINHO DE CARNER$ 12,00
CROQUETE DE CARNER$ 12,00
HACKEPETER (CARNE MOÍDA CRUA TEMPERADA)R$ 10,00
PASTELR$ 4,00
GOULASH IM BROT (CARNES VARIADAS COM MOLHO NO PÃO)R$ 10,00
CAFÉ DA TARDE (COLONIAL)R$ 18,00
EISBEIN (JOELHO DE PORCO)De R$ 25,00 a R$ 26,00
SALSICHA COMPLETAR$ 23,00
STRUDEL (TORTA DE MASSA FOLHADA COM RECHEIO)R$ 7,00
MARRECO RECHEADOR$ 28,00
GALETO A OKTOBERFESTR$ 23,00 a R$ 26,00
WIENER SCHNITZEL (CARNE EMPANADA)R$ 23,00
PICANHA OU MEDALHÃO AO MOLHO DE CHOPER$ 30,00
KASSLER (BISTECAS OU COSTELETAS DE PORCO DEFUMADAS)R$ 25,00

Seminário Costa Verde & Mar

O Seminário Costa Verde & Mar de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontecerá em Itajaí de 27 a 29 de outubro é destinado aos micro e pequenos empresários dos setores de turismo, ecoturismo, turismo rural e de aventura dos municípios da AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Destina-se a empreendedores do setor, universitários, profissionais dos segmentos de turismo, ecoturismo, educação física e aventura. O evento será realizado no Auditório da AMFRI e está dividido em três fases: levantamento de dados, oficinas regionais e o Seminário. Terá a participação dos onze municípios da AMFRI, através das suas Secretarias/Divisões de Turismo. Blog http://seminariocostaverdemar.blogspot.com.

Splendour of the Seas



A próxima temporada da Royal Caribbean no Brasil terá muitas novidades no navio preferido do público brasileiro, o Splendour of the Seas, que passará por uma revitalização em novembro antes de chegar a Santos, no dia 09 de dezembro. Entre as inovações estão mais cinco opções gastronômicas, que vão desde os deliciosos hot dogs da Dog House até sofisticados jantares com menu degustação em uma área especialmente reservada para o chef do navio, o Chef’s Table, com capacidade para 14 hóspedes que degustarão os cinco pratos preparados e apresentados pessoalmente pelo chef e acompanhados por vinhos selecionados. Quem preferir comida asiática pode escolher o Izumi Asian Cuisine. Já para uma refeição mais descontraída ou um petisco no meio da tarde, o Park Café, oferece café da manhã e lanches. À noite, o Chops Grill, especializado em carnes, oferece deliciosos cortes combinados com diversos acompanhamentos e vinhos especiais. Todas as cabines serão revitalizadas e contarão com TVs de tela plana e bases para os hóspedes conectarem seus iPods. Além disso, 124 cabines adicionais terão varandas. Um berçário, para crianças de seis meses a três anos, oferecerá aos pais a oportunidade de deixar seus filhos em um ambiente divertido e interativo com profissionais treinados, com atividades desenvolvidas exclusivamente para a companhia em parceria com a Fisher Price e a Crayola. Reservas para a temporada 2011/2012 já estão disponíveis nas agências de viagens. Site www.royalcaribbean.com.br.

Estrada Real


Caminho dos Diamantes

O Instituto Estrada Real realizará no dia 1º de outubro, uma blitz promocional da Estrada Real na Praça JK, bairro Mangabeiras. A Estrada Real é formada por quatro caminhos, que foram abertos pela Coroa Portuguesa, para escoar as riquezas das antigas regiões das minas e das pedras preciosas, do interior do Estado de Minas Gerais, para o litoral: o Caminho dos Diamantes, de Diamantina a Ouro Preto, o Sabarabuçu, de Glaura a Cocais, o Caminho Novo, de Ouro Preto a Rio de Janeiro e o Caminho Velho, de Ouro Preto a Paraty. Além desse mergulho na história, o turista pode desfrutar de várias outras opções, como turismo de aventura, rural, gastronômico, cultural e outros.

Melhor Hotel de Montanha



O Serrano Resort Convenções & SPA recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Performance - Melhor Hotel de Montanha, premiação realizada pelo Guia de Hotéis e Convenções. O evento ocorrerá no dia 27 de setembro, em São Paulo, e reunirá os principais destaques da hotelaria brasileira. O gerente do Serrano Resort, administrado pela GJP Hoteis & Resorts, Rogério Poloni irá representar o empreendimento na premiação. De acordo com a organização do evento, a votação foi estrategicamente feita pelo departamento corporativo do Guia de Hoteis & Convenções e o Clube das Secretárias e Coordenadores Executivos de Viagens (CSCEV), das regionais de São Paulo, Campinas, Curitiba e Porto Alegre e os aspectos analisados são: espaço, infraestrutura para eventos, localização, acomodações, serviços, área de lazer e entretenimento e setor de A&B dos empreendimentos hoteleiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário