terça-feira, 4 de outubro de 2011

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Fale com o colunista

Jornalismo Ambiental

Em novembro deste ano, de 17 a 20, na PUC/Rio de Janeiro, será realizado o 4º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. A Pontifícia Universidade Católica está localizada na Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, 225. Os congressos realizados pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) são espaços de interação entre a Rede e todos que atual com pautas socioambientais no Brasil. O primeiro congresso, realizado em Santos-SP, em 2005, foi realizado o inicio de um debate sobre o papel do profissional de imprensa em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. Esse debate continuou em duas outras oportunidades: em Porto Alegre, em 2007, quando o tema foi mudanças climáticas, e Cuiabá, em 2010, com o tema desenvolvimento e meio ambiente.

Nestes seis anos, as pautas ambientais vêm ganhando cada mais repercussão no cenário jornalístico. A Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, a ser realizada em junho de 2012, reacendeu no país o tema nas editorias dos grandes veículos e fortaleceu as pautas ambientais nos veículos especializados. A pauta ambiental saiu do nicho natureza ou simples denúncia para incorporar a necessidade de um novo processo civilizatório, de uma nova governança, onde os paradigmas de produção e consumo são questionados.

A Rio+20 pode ser palco da consolidação de uma nova agenda global, quando devem ser assumidos compromissos e diretrizes em torno de um novo padrão da relação entre desenvolvimento e meio ambiente. A conferência, que consta de três grandes temas para discussão: economia verde, redução da pobreza e governança do desenvolvimento sustentável terá ainda eventos paralelos que devem ser aproveitados pela imprensa como fontes de diversas pautas socioambientais.

Os desafios instituídos hoje no mundo, melhor evidenciados após a adoção da crise imobiliária nos Estados Unidos, a partir de 2007, colocaram o modelo de governança e econômico em xeque. Considerando, ainda, a crise socioambiental vigente, é consenso por parte de alguns governos, em especial do governo brasileiro. É nesse cenário que os jornalistas têm de sair de suas zonas de conforto para uma atuação mais coerente com os temas em questão, onde não basta exercer a crítica ao modelo, mas é necessário buscar caminhos que possam garantir a qualidade de vida para mais de sete milhões de seres humanos. Ou seja, que soluções existem? Que desenvolvimento queremos? Quais são os desafios da economia verde?

Este quarto Congresso tem, entre outros objetivos, o de consolidar um modelo de jornalismo ambiental composto por profissionais capazes de ler balanços financeiros e balanços sociais. Gente com capacidade de compreender a cientificidade das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, construir pautas que mostrem de forma sistêmica os processos de desenvolvimento locais. Estes profissionais devem ser capazes de trabalhar os conceitos do desenvolvimento em todas as suas vertentes e construir as pontes necessárias com as políticas públicas de educação, saúde, urbanismo e todos os ordenamentos que permitam à humanidade seguir em frente no processo de organização da sociedade.

O Turismo, essa importante atividade econômica, congregando os especialistas no segmento do Meio Ambiente (estudantes, professores, cientistas, técnicos, bacharéis, turismólogos e jornalistas), que não podem perder essa oportunidade de conhecer com profundidade os assuntos ambientais, nesse congresso agora em 2011. Inscrições no site www.cbja-rio2011.com.br e mais informações no e-mail agencia@envolverde.com.br e o telefone (11) 3034-4887 .

PIT STOP

* O empresário criciumense Eduardo Loch (foto), presidente da ABAV-Santa Catarina, liderando as agências de viagens para a participação na Feira das Américas no Rio de Janeiro no Riocentro, de 19 a 21 de outubro. Confira mais informações no site www.feiradasamericas.com.br.

* A nona edição da Feira Casa Pronta, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, de cinco a nove de outubro, com 150 expositores e 210 estandes, é forte atração em Criciúma (SC). Segundo o organizador Willy Backes, espera-se um público de 40 mil pessoas. Abertura às 16 horas e sábado e domingo às 10 às 23 horas. Na foto, o empresário com seus filhos Guilherme e Jaqueline.

* Em Canela (RS), a novidade no Alpen Park é o simulador Alpen Interactive, importado da Bélgica, brinquedo que oferece jogos em 5D, além da projeção de imagens em 3D. O atrativo traz aos participantes o 4D, considerada a tecnologia sensorial e que possibilita sentir o vento, respingos d’água e movimento das cadeiras. Clique o site www.alpenpark.com.br. E-mail due@dueassessoria.com.br e telefone (54) 3282-9752 .

* Abre dia 11 e segue até 16 de outubro, em Forquilhinha (SC), a Heimatfest, a maior festa da Etnia Alemã do Sul de Santa Catarina. Agende-se!

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).

DRT-SC. 02360-JP

OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)

http://abrajet-sc.blogspot.com

http://nossojornalsc.blogspot.com

E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Fotos desta notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário