quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC


FALANDO DE TURISMO por Jefferson Severino - ABRAJET - SC



SANTUR & ABAV

A Santur, órgão oficial de divulgação turística do Estado de Santa Catarina, marcará presença com um estande de 200 metros quadrados, que foi colocado à disposição dos municípios, do trade e empresários dos vários segmentos turísticos do Estado. A comitiva catarinense contará com a participação aproximada de 110 integrantes. O estande privilegiará os Roteiros de Turismo de Sol e Mar e Turismo de Aventuras - apresentando o Guia de Aventuras em Santa Catarina. Merecerá destaque, também, o turismo religioso, com enfoque para o novo teleférico, denominado Parque da Colina - Bondinhos Elétricos, equipamento instalado no Santuário da Santa Paulina em Nova Trento, que auxiliará os fiéis nas suas peregrinações e visitas aos locais que contam a vida e a trajetória religiosa da primeira santa do Brasil.

INFINITY BLUE


Clique na imagem para ampliá-la

Quem esteve no Infinity Blue neste último final de semana prestigiando o Congresso da Associação Catarinense de Magistrados, foi o catarinense e Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Castaldi Buzzi e sua esposa Katcha Macedo Buzzi.

RODAMUNDO


Piratuba, em nossa Rota da Amizade, um dos belíssimos roteiros da nossa Santa e Bela Catarina, recebeu pela sétima vez, o “Grupo Rodamundo”, que realizou encontro estadual no município das águas termais. Mais de 70 veículos ocuparam parte do camping da Companhia Hidromineral neste último final de semana. Segundo eles: “Piratuba já está no nosso roteiro, é um local certo para nossos encontros por conta da grande estrutura, sem contar a recepção que temos do povo desta cidade e o respeito e atenção que os funcionários da companhia têm conosco", garante o presidente do Rodamundo, Alcemir Correa.

Clique na imagem para ampliá-la

Além de usufruírem das águas termais o grupo, que contou com mais de 160 integrantes em Piratuba, também movimentam o comércio local. Eles também realizaram uma noite de abertura oficial, com jantar, presença de autoridades locais e confraternização, no Centro de Eventos. Em Piratuba o Grupo Rodamundo reuniu famílias do PR, RS, SC e CE.

TIROLFEST

Clique na imagem para ampliá-la

Festa mesmo está acontecendo em Treze Tílias, o tirol brasileiro na Rota da Amizade. Trata-se da Tirolerfest 2011, festa da imigração austríaca que lembra a chegada dos bravos imigrantes vindos da Áustria. Ao longo dos anos, a festa tornou-se a vitrine para o turismo de Treze Tílias e se destaca entre as festas de Outubro no Estado de Santa Catarina. Desfiles da Banda dos Tiroleses, Grupos Folclóricos, Corais, Bierwagen, Miss Turismo, Rainha da Tirolerfest, Princesas e Mascotes, apresentações e shows de música típica, show da Família Horn que foi realizado na SOCAP, pura festa de congraçamento regado a muita música, chopps, comidas típicas, apresentações culturais e desfiles históricos.



GASTRONOMIA SAUDÁVEL

Falando em Rota da Amizade, a super chef Juliet Langaro, e a gastrônoma Scheila W. Pilz, do Thermas de Piratuba Hotel, fizeram sucesso no maior evento de nutrição da América Latina, com o prato do prato “Tartar de Tilápia com Morgote ao Pesto de Espinafre e Crocante de Mandioquinha”. Contando desde o ano 2000 com o apoio e a presença das principais entidades internacionais e nacionais do setor de nutrição e alimentação, o Mega Evento Nutrição 2011, que aconteceu Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, teve a participação das principais e mais importantes empresas do setor, que discutiram com profundidade Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Hospitalar, Saúde Pública, Alimentos Funcionais, Food Service, Gastronomia e Aspectos Alimentares e Culturais. Retornam repletas de novidades que serão aplicadas no dia a dia do hotel.

Clique na imagem para ampliá-la

Neste ano, as meninas também participaram do 3º Concurso de Gastronomia Saudável, com o aval do Le Cordon Bleu (França), onde duplas (Chef e Nutricionista) de todo o país estiveram concorrendo a um curso em Paris na mais importante escola de gastronomia da atualidade.

FESTURIS


Cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, imprensa e autoridades, são aguardados na noite desta quinta-feira, para o lançamento do 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris). A solenidade acontecerá a partir das 19 horas, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Para Marta Rossi, o encontro é uma oportunidade para reunir o trade turístico, que já se prepara para o evento em Gramado. “Na realidade, não é exatamente um lançamento, pois passamos o ano inteiro envolvidos com o festival. Vejo esta noite como uma prévia para celebrar a chegada de mais uma edição da feira, em que encontramos profissionais e amigos que todos os anos nos prestigiam”, afirma.

Clique na imagem para ampliá-la

Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, apresentarão aos participantes os principais objetivos do evento, assim como novidades preparadas nesta edição. O Festuris é uma vitrine das novidades do setor e também oportunidade para geração de negócios e o encontro das mais importantes empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. O Festival do Turismo de Gramado é patrocinado pelo governo federal, TAM, Terra Turismo, Hotel Embaixador e GJP Hotéis e Resorts.


PRÊMIOS

Serão sorteados 30 prêmios, como viagens e hospedagens, separados por convidados e agentes de viagem. São patrocinadores da premiação: Feito a Dois, Chocolate Lugano, Hotel Bavária, Hotel Continental, Hotel Vovó Carolina, Hotel Laghetto, Hotel Laghetto Premium, Pousada Vovó Carolina, Hotel Serra Azul, Grand Palladium Imbassaí Resort, Hotel Laghetto Toscana, Hotel Laghetto Siena, Trip, Serrano Resort Convenções e Spa, Liga Turismo, Hotel Jatiúca, Gol, Brocker Turismo, Sepean Operadora Turística, Avianca/Ipanema Plaza, Terra Turismo, Bancorbrás/Webjet, Hotel Radisson/Pluna, Mussulo Resort/TAM, Uneworld, CLM Turismo, CVC, Unesul, Copa Airlines e Tia Iara.


INTERNACIONAL

Marta destaca a internacionalização do festival, assim como a realização da Rodada de Negócios Sebrae e a presença do Espaço Abav/RS, como alguns dos destaques deste ano. Em 2010, cerca de 13 mil profissionais passaram pelos corredores do Serra Park. Neste ano, a expectativa é de um crescimento de 10% do evento, que já conta com 2,3 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais. A reestruturação do Pavilhão II do Serra Park também é uma das novidades da edição de 2011. Ele ganhará nova decoração e abrigará destinos em destaque, workshops e o Espaço Abav. Roteiros também terão espaço, com destaque para o enoturismo de Flores da Cunha. O 23º Festuris se realiza de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Mais informações no www.festivalturismogramado.com.br.


TOP TURISMO

A ADVB/SC promoveu no último dia 7 de outubro, no parque Beto Carrero World, em Penha/SC, a Cerimônia de Premiação do Top Turismo 2011. Os dez melhores trabalhos realizados com o objetivo de incrementar o potencial turístico catarinense foram premiados. Um pouco antes à ADVB/SC realizou, em parceria com o Centro de Divulgação Ambiental (CDA), o Seminário de Turismo Responsável com atividade para crianças de conscientização sobre o uso racional da água e dos recursos naturais, além da apresentação dos dez cases vencedores.


VOO DIRETO

O Destino Iguaçu se destacou na Feira Internacional de Turismo das Américas, na Cidade do México e o estande foi um dos mais procurados por autoridades locais, agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas. Foz do Iguaçu foi representada pela Secretaria de Turismo e contou também com a presença do secretário, Felipe Gonzalez, que trouxe a noticia da estreia da nova rota da LAN, ligando Cidade do México – Lima (Peru) – Iguaçu. A conexão é imediata para a Terra das Cataratas. Já a TAM iniciará, a partir do dia 30 de outubro, uma nova rota direta entre a capital mexicana e São Paulo, com possibilidade de conexão imediata para Foz do Iguaçu.

Clique na imagem para ampliá-la

Os dois voos são vistos como uma grande oportunidade para alavancar o fluxo de turistas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Turismo, em 2010, 67 mil visitantes do México vieram ao país e segundo estatística do Instituto Chico Mendes/Parque Nacional do Iguaçu, 3.930 turistas do México visitaram as Cataratas do Iguaçu em 2010. O famtour (viagem de conhecimento) vai trazer sete operadores internacionais e quatro jornalistas com o objetivo de apresentar aos profissionais a infraestrutura de turismo de eventos, negócios e lazer, a fim de fortalecer o número de turistas mexicanos que vem visitar a Terra das Cataratas.


GESTÃO INTEGRADA

De olho neste mercado, a Secretaria Municipal de Turismo, dentro da Gestão Integrada do Turismo, vem promovendo ações no México desde 2010. Ano passado, a estratégia “Foz do Iguaçu – Destino do Mundo” foi divulgada na 1ª FITA. Neste ano, em março, também houve divulgação do destino na XIII Feira Turística Expo Mayoristas, realizada na Cidade do México, Puebla e Mérida. O evento, em formato Roadshow, proporcionou apresentações dos produtos, serviços e infraestrutura de Foz do Iguaçu para os agentes daquele país. Neste ano, novamente, o Destino Iguaçu foi representado na FITA, entre os dias 21 a 25 de setembro. A segunda edição reuniu 15 mil visitantes entre público e profissionais do setor. O stand do Brasil, onde estava representado o destino, foi bastante procurado pela imprensa mexicana. O secretário de Turismo concedeu entrevistas para jornais, emissoras de rádios e televisão. “A divulgação do Destino Iguaçu vai aumentar a demanda que já existe”, acredita Gonzalez.

500 MILHAS

Clique na imagem para ampliá-la

Já estão abertas as inscrições para a tradicional 500 Milhas de Kart, prova de longa duração que marca a confraternização de pilotos de diversas categorias em um evento de final de ano, será disputada no dia 10 de dezembro em um novo palco, o kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). Além dos pilotos top da F-1 e Indy (como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Lucas di Grassi, Tony Kanaan etc), que já confirmaram presença na 15ª edição da corrida, temos já pedidos de algumas equipes estrangeiras, o que certamente tornará ainda mais especial esta disputa que, pela primeira vez, será realizada fora da Granja Viana", diz Felipe Giaffone, bicampeão da F-Truck e promotor das 500 Milhas.

Clique na imagem para ampliá-la

As inscrições foram oficialmente abertas e as 40 primeiras equipes a garantir vaga terão benefícios, como a hospedagem para dois mecânicos e transporte dos equipamentos de São Paulo para o novo kartódromo em Santa Catarina. Outra novidade é que, neste ano, os pilotos podem optar por um pacote que já inclua o kart alugado e a mão-de-obra dos mecânicos da JL Racing. O traçado da prova já está definido, com 1.200 metros de extensão, desenhado pelo projetista alemão Hermann Tilke, que ganhou renome internacional ao desenhar os circuitos mais modernos da F-1. Os pedidos de participação na prova devem ser feitos pelo site www.kartodromogranjaviana.com.br. Mais informações podem ser obtidas no departamento de competição da Granja Viana, no telefone (11) 4702-5055 (ramal 205) ou email campeonato@kartodromogranjaviana.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário